Pau que dá em Chico tem que dar em Francisco

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Envolvido em cinco competições na temporada, o Galo chega ao primeiro duelo decisivo. É a nossa chance de levantar o caneco do Campeonato Mineiro. De acordo com o regulamento, jogamos por dois resultados iguais. O mando de campo do jogo de ida é do adversário. No outro domingo, na partida decisiva, somos mandantes, no gramado e nas arquibancadas.

O lado de lá festeja a invencibilidade de sete jogos sem perder para o Galo. Recentemente, porém, completamos treze partidas invictas. Para o Atleticano, chegou a hora da virada. Historicamente, em momentos assim nosso time costuma crescer. Por isso, lideramos o número de conquistas em Minas Gerais. O Atlético tem 43 títulos regionais, contra 36 de nosso rival.

Desde o início da semana, apesar de o Galo ter atuado na quarta-feira pela Copa Libertadores, a decisão toma conta de Minas Gerais, com repercussão nacional. Como prova os consulados, temos Torcedores espalhados em todos os cantos do mundo. Onde tem um Atleticano, tenha certeza, a comunidade daquele lugar se envolve com nosso clube. Somos muitos, em busca de dominar o mundo.

Faço questão de reiterar: se pudesse escolher, optaria pela realização dos dois jogos no Mineirão, com torcida dividida. Mas respeito a diretoria que tomou decisão contrária. Neste espaço, leitores relembraram ocasiões passadas em que nosso adversário teve o mesmo comportamento que agora reclama do Galo. Pau que dá em Chico tem de dar em Francisco, oras!

Não tenho nada a ver com isso, mas declarações oficiais e manifestações via redes sociais deixaram evidente que a disputa lá não é com o Galo. A briga é interna e entre figuras que querem ascensão no comando do time. Senador sem voto, que quer se valer de seu jeito moleque de levar a vida, atirando contra o Galo, contra seus próprios dirigentes e instituições mineiras…

Nós, Torcedores e profissionais que defendem as cores e a tradição Atleticanas, precisamos ficar distantes desta polêmica. Não temos interesse na economia interna. Aqui, não tem ninguém se valendo de objetivos alheios. Torcemos unicamente pelo Clube Atlético Mineiro. Somos cidadãos. Pagamos nossas contas e não dependemos de favores ilícitos do Poder Público.

Nosso lance, para o primeiro jogo da final, é dentro das quatro linhas do campo. Se o treinador, com aquela mania idiota de treino secreto, vai usar este ou aquele jogador, não meto o bico. A mim e aos Atleticanos, uma coisa importa: torcer por um bom desempenho e grande resultado da equipe. A vitória nos coloca na condição de espera para selar o título. Em caso de empate, deveremos jogar por uma vitória ou um novo empate. Caso contrário, precisamos vencer o segundo jogo para levantar o troféu.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

É fundamental não entrar na pilha, seja de dirigentes, jogadores ou até mesmo torcedores do outro lado. No sentimento de harmonia, a fim de conquistar o título, devem estar presentes os oito milhões de Atleticanos, no Mineirão ou no mais longínquo lugar do mundo. O equilíbrio é o segredo do sucesso. Deixa a patacoada para lá. Vencendo ou não, nosso comportamento precisa estampar a verdadeira face do futebol.  A quem interessa clima de guerra? Não é esse o sentido da disputa de um campeonato regional.

REInaldo

Na noite de quinta-feira, Barbacena ficou ainda mais enlouquecida. A presença do Galo Doido, do Rei do Galo, do Príncipe Philipe (filho de Reinaldo) e do blogueiro agitou a cidade. Foi o lançamento simultâneo dos livros “Punho Cerrado” e “O menino Rei”, contando a trajetória do maior ídolo de nossa história. Philipe Van Lima assina ambos. Na obra infantil, participo como coautor. Hoje, à tarde, será a vez de Divinópolis.

Blogueiro

View Comments

  • Caro rival Eduardo,
    Não sou de frequentar esse espaço mas o título da coluna e os bastidores do clássico me chamaram a atenção. Mesmo deixando meu fanatismo de lado não consigo entender a diretoria do seu time. Pra mim, por mais que o desempenho de vocês no 7 de Setembro seja bom, não faz sentido abrir mão da tradição, do dinheiro e até mesmo da reputação que vêm com os derbys de torcida dividida no Mineirão. E o histórico dos clássicos mostra que o fator casa nunca foi o alicerce das conquistas ou invencibilidades entre os dois rivais (basta ver as duas últimas séries invictas de ambos). Não sei exatamente que fatos você considerou para dizer que o Cruzeiro se comportou da mesma forma anteriormente, mas mesmo que seja verdade, não acho que um erro justifique outro e, se queremos o melhor para nossos clubes, devemos pensar no melhor para o clássico e para o futebol mineiro. Não estou isentando a diretoria celeste de erros, mas eles deram o primeiro passo, abriram mão de ter 90% da torcida no Mineirão em prol de dois jogos com torcida dividida no maior estádio de Minas e os dirigente alvinegros não aceitaram, mesmo sabendo que o Independência não oferece boas condições de segurança para grandes jogos. Por mais que isso seja permitido, definitivamente não é de bom senso e para piorar, ainda desviou os holofotes de uma forma muito negativa para coisas que deveriam se secundárias e que são prejudiciais para todos os envolvidos(Cruzeiro, FMF, PM, Atlético-MG). Prezado rival, queria deixar claro que não tive a intenção de exaltar a "nobre atitude" celeste e colocar meu clube no sagrado pedestal dos bons costumes, fiz esse comentário porque acredito que o combalido futebol mineiro está morrendo aos poucos e me dói ver nosso campeonato minguando por decisões egoístas de dirigentes vaidosos (aqui podemos incluir Perrella, Gilvan, Kallil, Castellar e longa lista). Se for pra continuar desse jeito, é melhor acabar logo com tudo isso. Já que o Campeonato Mineiro não vale mais nada e que os clássicos não sustentam sua tradição, pra que continuar? Não seria melhor abrir espaço no nosso apertado calendário?
    Espero sinceramente que as coisas mudem para os próximos duelos, que os mandachuvas mineiros parem de agir como crianças e que o pau que agora dá em Chico dê também em Francisco. Mas, acima de tudo, que a paz e a rivalidade sadia prevaleçam em todas as circunstâncias. Saudações celestes!

    • Concordo em quase tudo. Excluiria o Castelar e entendo que a boa intenção deveria ser demonstrada quando o regulamento fosse favorável. Explicando. No caso anterior, semelhante ao atual, Gilvan bateu o pé. Agora, na mão inversa, tenta posar de mocinho.
      Entretanto, concordo com você, estão matando o futebol mineiro. Eles, os dirigentes. Preferia meio a meio nos dois jogos.

  • Sugiro que amanha os torcedores que forem ao campo campo levarem uma faixa com os seguintes dizeres:" Marcos Rocha e jogadores, aqui está a verdadeira torcida e não aquela responsável pelos vandalismos na Cidade do Galo. Força estamos com vocês"

  • Li há pouco o que fizeram com marcos rocha . Um absurdo de um bando de desocupados que não nos representa , marginais e que devem ser processados. Protesto pacífico , como fixar faixas no muro , eu aprovo e louvo tal atitude , pois a cobrança deve existir sempre, agora bate boca com jogadoe, violencia, intimidação, jamais . A nossa torcida é famosa por ser uma torcida pacífica, atenuante , participativa, com idéias e slogans pioneiros no Brasil , admirada e elogiada por todos . Não será meia dúzia de retardados que a manchará uma primeira medida seria a detenção destes vândalos , e a organizada que os abriga , responsabilizada.

  • Fico muito temeroso com a reação do time frente a atitude de imbecis travestidos de torcedores do Atlético. Penso qual seria minha reação, acho que minha reação seria a oposta, ao invés de me motivar, me desmotivaria ao máximo, entraria sem gás e vontade. Babacas!!Canalhas!! Amanhã veremos a postura do time e espero que o resultado seja diferente do que agora imagino!! Se for a derrota, vou por parte dessa bronca na conta da Galoucura e deste pseudoatleticanos!

  • Boa noite Eduardo. Sobre a "manifestação" da " torcida" na Cidade do Galo", não entendi nada, são mesmo torcedores do Atlético?

  • Repúdio total aos "torcedores" que foram ao CT e praticaram mais um desserviço ao Clube Atlético Mineiro.
    Lamentável as ameaças que alguns jogadores receberam, dentre eles Marcos Rocha, que é simplesmente o MELHOR lateral direito do Galo nos últimos 30 anos e foi tratado como um lixo.
    O que pensam esses desocupados? Simplesmente resolveram fuder com o ambiente do nosso time numa véspera de clássico! São torcedores do Galo mesmo?
    Esses aí não me representam.

  • Só pra completar, segue o texto que o Marcos Rocha postou hoje:
    "Assim ficou meu carro hoje. São 11 anos de Atlético, com título da Libertadores, Copa do Brasil, Campeonatos Mineiros, 4 vezes melhor lateral direito do Brasil, seleção brasileira e agora o lateral direito com mais jogos na história do clube. Entre muitos elogios e cobranças nestes 11 anos, nunca me senti tão decepcionado após essa "manifestação" de hoje de manhã na porta do CT, que pra mim foi vandalismo puro. Digo a todos que estarei em campo amanhã com a mesma determinação de sempre, dando o meu suor e o meu sangue por esta camisa, pois sou muito grato ao Atlético e defendo essas cores como ninguém, e será assim até meu último dia de contrato."
    Parabéns aos envolvidos! Chutaram o carro de um cara que nos deu uma Libertadores! Se eu fosse o presidente proibiria a entrada de camisas e bandeiras da Galoucura no estádio! Boçais como esses deveriam ter a língua cortada para nunca mais gritar Galo!

  • Quero só deixar um recado aqui! Com a bola rolando tudo pode acontecer num clássico. Em condições normais tenho certeza que o Galo tem time pra vencer as Smurfetes. Mas, depois da merda que alguns "torcedores" fizeram no CT hoje, se vier uma goleada das Marias não ficarei surpreso! Vou torcer muito para os jogadores responderem no campo com uma grande vitória pra calar a boca dos idiotas que fizeram isso! Mas é difícil acreditar nisso! Se eu fosse o Marcos Rocha nem entraria no campo amanhã, a chance de um boicote é enorme! E nada tira da minha cabeça que em 2011 algo podre aconteceu no fatídico 6x1, naquele jogo nenhum jogador foi pra Arena do Jacaré com o carro amassado.

  • Responsável por convocar os torcedores para a manifestação na Cidade do Galo, a Torcida Organizada Galoucura se isentou de qualquer responsabilidade pelo incidente. Em nota oficial, admitiu ter cobrado "empenho e raça dos jogadores... Fonte Uol.com.br
    São bandidos e vândalos e não torcedores, até quando os clubes de futebol serão reféns e vitimas destas organização criminosas que são as torcidas organizadas?

  • Para corrigir esta caca, a torcida deveria ir amanha ao CT para apoiar e incentivar o time na saída para o Mineirao.
    Vamos aguardar...

Recent Posts

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

45 minutos ago

Pitacos Atleticanos e patacoadas dos outros

Nesse curtíssimo intervalo sem jogos, pós vitórias seguidas pelo Brasileiro e Libertadores – adicionadas ao…

1 dia ago

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o…

2 dias ago

Três sofridos pontos

Estão no dia a dia Atleticano, frases que se eternizam e misturam com a nossa…

3 dias ago

Nas três frentes hoje é dia de Libertadores

Time grande e favorito em todas as competições que participa, sequer tem tempo para comemorar…

4 dias ago

Ainda sobre a vitória e focando noutra competição

Início de semana, segundona animada – expressão que ameaça outros e não a Atleticanos -,…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!