Categories: blogueiros

Veremos em campo o Galo ou um tubo de ensaio?

Foto: Bruno Cantini | Atlético

Por José Roberto

Inconsistência, desconfiança, falhas defensivas gritantes, repetições de erros e rendimento aquém do esperado. Esse é o cenário do C.A.M após a Copa do Mundo. Vivemos um primeiro semestre um tanto curioso e/ou decepcionante, pode-se dizer assim.

Na última temporada, prá lá de conturbada, passamos por troca de treinadores, ausência de rendimento – com um time recheado de medalhões – e bastidores confusos. Teve até diretor de futebol tampão. Com exceção dessa trágica temporada, descrita acima, vale lembrar que entre 2012 e 2016, o C.A.M sempre esteve em evidência, brigando nas cabeças, conquistando títulos importantes e tocando o terror nos demais times de camisa feia.

Com todo este cenário positivo, a sensação que ficou é que tudo parecia dar certo e que o C.A.M poderia mais, muito mais!

Dizer isto parece um pouco piegas, mas o discurso justifica as críticas que temos feito por aqui. Elas podem parecer excessivas, mas não estão de todo erradas – são justas! Pelo enorme investimento feito nas temporadas em que o C.A.M esteve em evidência, ver o time hoje oscilando feito gangorra, demonstra que as diretorias passadas sentaram em cima do bom momento vivido pelo Clube achando que ele seria eterno.

A ausência de projeto para o futuro deu no que deu, pois o futebol é cíclico e o hoje é diferente do amanhã. O desempenho do time não deixa mentir. Criou-se uma expectativa bacana com a chegada da nova gestão, esperava-se o início de uma nova era, vencedora e que recolocasse a Instituição nos trilhos, mas o que se vê não é bem isto, pelo contrário, até então o que se vê é o futuro repetir o passado, simples assim!

Contamos hoje com um elenco desequilibrado, com várias opções ofensivas e muitas incógnitas na defesa e meio de campo. O talento individual acaba decidindo alguns jogos ao contrário de uma organização tática – o que realmente queremos. O trabalho do Thiago Larghi tem méritos, mas também muitas falhas a serem corrigidas e esta é uma delas: nosso Galo decepciona coletivamente.

As linhas táticas não existem, a defesa comete inúmeros erros de posicionamento e várias falhas individuais e a cobertura é inexistente. Trocando em miúdos, o time é inconstante.

Falhas que impedem a boa performance do time

Elas se explicam. Afinal, foram vinte e dois gols sofridos em quatorze jogos – cinco nos dois últimos. Desses gols, treze foram feitos em bolas paradas; dez em bolas alçadas na área, dois de pênalti e um de falta.

Seguimos, portanto, como a 2ª pior defesa dos times da Série A. E não é de hoje, viu?! São quatro temporadas nessa batida. Em compensação, fomos até o momento, o melhor ataque da competição com vinte e seis gols assinalados – o que demonstra o desequilíbrio  das peças e também do sistema de jogo implementado pelo time.

Vários erros individuais e coletivos nos custaram pontos importantes, que, se conquistados, poderiam sinalizar que neste ano estaríamos fortes na briga pela tão sonhada taça de campeão brasileiro.

Foto: Bruno Cantini | Atlético

A falta de cobertura, defensores que não passam a mínima confiança – o único que temos, Léo Silva, não tem físico para atuar em todas as partidas, a falta de atenção nos lances capitais – domingo levamos um gol faltando seis segundos para o término da partida e a desorganização defensiva têm sido os grandes problemas que se repetem durante os jogos do Galo.

O desmanche somado à chegada de novas peças em meio a competição já em andamento são fatores decisivos, os quais além de prejudicar a boa performance do time, deixa o torcedor apreensivo e desconfiado. Nosso Galo, que perdeu peças importantes, passa por outro momento de transição, alguns chegando e outros saindo. Por conta disso, quanto mais nosso treinador simplificar, menos riscos o time irá passar. Neste caso,  menos é mais – principalmente no sistema defensivo, o nosso calcanhar de Aquiles.

Uma defesa considerada eficiente e bem ajustada supera qualquer deficiência individual quando o coletivo se destaca. Defender envolve uma estrutura completa do time – não que seja a solução de todos os problemas e da falta de técnica de alguns jogadores, mas uma defesa eficiente começa no ataque.

Esse é o ponto chave, em que o nosso treinador deveria usar todos os recursos disponíveis, buscando rapidamente uma nova formatação tática, uma nova filosofia e um novo comportamento do time em campo. De nada irá adiantar ir ao mercado buscar peças novas para nossa zaga sem um esquema de jogo bem definido e que funcione. Precisamos contratar sim, mas antes precisamos repensar nossa forma de jogar, pelo e para o bem do C.A.M.

O que se espera ver no jogo frente ao Paraná, logo mais no Horto, é uma boa atuação e uma evolução clara do time.  Saudações.

PS: Leandro Pedro Vuaden será o dono da latinha nessa partida. O histórico deste sr. em jogos do C.A.M  é, no mínimo, desastroso. Só para relembrar: em 2014, final do Estadual, um pênalti escandaloso em Jô nos custou o campeonato.  Portanto, de @OlhoNoApito moçada. Depois, não adianta ir nas redes sociais reclamar!   

José Roberto

View Comments

  • É simples, o Galo não aprendeu a jogar campeonatos de pontos corridos.
    Há muitos anos a defesa é uma baba. Desde o Levir 14/15 não temos um bom técnico que dê padrão tático ao time.
    Sabemos todos que em jogos fora de casa a arbitragem, na dúvida, contra o Galo. Os últimos 10 minutos contra o Palmeiras foram ridículos, bastava contato que era falta. Não adianta, tem que jogar para fazer sempre dois gols...
    O presidente ainda não entendeu que o Galo é gigante. Sem força de bastidor não ganha título. Temos diretor de futebol fazendo estágio. O técnico, por mais promissor que seja, jogou fora pontos valiosos por escalações e substituições erradas.
    É preciso mudar a mentalidade no clube. Chega de acomodação, de conformismo, "ah, veremos ano que vem", "é o que temos", "lá vem o estádio", "árbitro prejudicou", bla bla bla, JÁ TORROU A PACIÊNCIA.
    EU QUERO VER MEU TIME CAMPEÃO BRASILEIRO.
    Ps: marquem cardiologista, o técnico não vai mudar a defesa.

  • Boa tarde Eduardo, lamentavelmente não vejo solução para a nossa zaga com as peças que o Thiago Larghi tem no elenco.

  • Boa tarde Eduardo e massa. Grande texto José Roberto. Enquanto tiver estes 6 jogadores no galo no mínimo é passar vergonha na torcida. Victor. Fábio Santos. Gabriel. Juninho. Patrick e Elias não da mais,estes peladeiros não acrecenta nada na equipe. Só imaginar que nosso melhor defesa tem quase 40 anos éo fim.o mais grave que o Thiago é teimoso e não muda os jogadores. Que raio de experiência é está que ele fez na paragem para copa.meu placar e galo 2x0.vai galooooooooo.

  • Vai dar Galo, vamos ganhar os proximos jogos, Não vejo time adversários com problemas diferentes dos nossos, não estou preocupado com arbitragem, acho que é problema da diretoria.
    Vejo que não tem ninguém no Galo despreocupado, estão todos trabalhando e querendo melhorar e mostrar serviço.
    Acredito no Clube Atlético Mineiro, vamos pra cabeça deste brasileirão.
    Sou torcedor e vou torcer, apoiar e ganhar junto com o time que vai me proporcionar muitas alegrias ainda neste ano.
    Aqui é Galooooooo!!!!!!!!!!!

  • Não sei porque o Galo vendeu o Bremer, a troco de quase nada! Vai gastar muito mais para contratar um zagueiro pior.
    O Galo precisa urgentemente de um treinador de zagueiros. A quantidade de bolas que os adversários cabeceiam, tanto na defesa quanto no ataque, é impressionante. Marcação por zona não funciona no lance final, aí tem que ser na base da marcação individual. Os adversários abraçam e seguram nossos jogadores, mas ficam completamente livres para cabecear.
    Por fim, acho que falta também um despertador no campo para acordar nossos craques. Oh turma de dorminhocos!
    NECESSÁRIO TAMBÉM UM DESPERTADOR PARA DESPERTAR OS DORMINHOCOS

  • Em resumo de tudo que vemos dentro do nosso CAM, somos um gigante fadado ao fracasso neste ano de 2018...

    ainda bem que ainda temos anos de vida pela frente e num futuro bem próximo voltaremos a ser campeões (espero que de tudo)... quem viver verá!!!!!!!!!!

    quanto ao jogo de logo mais, o Paraná vêm na famosa retranca por uma bola de contra ataque e todo cuidado será pouco no jogo aéreo já que todos os times sabem da nossa terrível deficiência nesta jogada...

    e que o T. Larghi escale o nosso GALO sem nenhuma invenção, amém!!!!!!!!!!

  • Gabriel,Patrick,Fábio Santos,Elias não dá mais. Outra questão Victor Capitão não combina,veja qtas partidas o galo ganhou com ele Capitão.

  • Meus Caros,

    A meses atrás escrevemos aqui sobre o tema das categorias de base, e as coisas que acontecem por lá. Quando na ocasião eu fiz um post sobre assédio aos garotos (sem mencionar o clube) e hoje está estampado na primeira página do globo.com a matéria sobre acusação do Jogador Jean Chera. Leiam.

  • PQP PRO TL. GABRIEL PERMANECER NO TIME TITULAR É BRINCADEIRA DE MAL GOSTO. ENQUANTO ESTE PEREBA "JOGAR" NA ZAGA VAMOS CONTINUAR TOMANDO GOLS. O CARA É MUITO RUIM. JÁ TIRARAM TODOS OS BEQUES DO TIME SÓ ELE PERMANECE E O RESULTADO TODOS JÁ SABEM, OU SEJA, SOMOS A 2ª PIOR DEFESA DA SERIE A. ATÉ QUANDO VAMOS TER DE AGUENTAR ESTE PEREBA.
    HAJA CORAÇÃO. FORA GABRIEL, FORA GABRIEL E FORA GABRIEL

  • e o estádio?ninguem fala mais a respeito,e essa historia de arbitragem ja ta é muito chata,sempre teve erros,vai ter e sempre terá...mas se tem time bom,juiz anula um gol...o time vai lá e marca dois.

Recent Posts

Comemorando liderança ainda que provisória

Sim, nos é lícito festejar – mesmo sabendo que ao final da rodada será diferente…

4 horas ago

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

1 dia ago

Pitacos Atleticanos e patacoadas dos outros

Nesse curtíssimo intervalo sem jogos, pós vitórias seguidas pelo Brasileiro e Libertadores – adicionadas ao…

2 dias ago

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o…

3 dias ago

Três sofridos pontos

Estão no dia a dia Atleticano, frases que se eternizam e misturam com a nossa…

4 dias ago

Nas três frentes hoje é dia de Libertadores

Time grande e favorito em todas as competições que participa, sequer tem tempo para comemorar…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!