Categories: blogueiros

Vencemos bem e agora é a hora da verdade

Depois de dois jogos horrorosos (Boa fora de casa e Zamora em BH), agora fizemos o dever de casa. A repetição dos cinco a zero, na abertura do Mineiro, comprova que o futebol do interior está sofrível. O time de Varginha, campeão do interior, fez a quarta melhor campanha atrás exatamente dos três da capital.

O que interessa, apesar de tudo, é que o Galo chega à sua décima terceira final consecutiva no campeonato estadual. Neste período, além do adversário do próximo domingo, ainda decidimos título com o América, Ipatinga e Caldense. Isso, por si, comprova quem manda no terreiro de Minas Gerais.

Mas, para chegar ao título, o Atleticano sabe que precisamos evoluir e muito em apenas uma semana. Antes, ainda, teremos um difícil compromisso no Paraguai. O resultado da partida frente ao Cerro Portenho, pela Libertadores, irá sinalizar o nosso futuro no torneio sul-americano. É preciso vencer e convencer, até para embalar o time e a Torcida para o jogo de domingo no Mineirão.

Vencendo essas partidas, o time Atleticano vai devolver ao Torcedor a confiança e retomar a normalidade de temperatura e pressão abaladas nas recentes apresentações. O placar dilatado, nem de longe, sinaliza evolução do time. O Boa é um time bastante limitado. Assim como o Zamora e até outros adversários que nos derrotaram recentemente.

O time de Varginha é tão inferior, que embora precisasse da vitória a qualquer custo, começou a partida dando sinais de retardar seu andamento. Foi só abrir a porteira, depois de mais um gol anulado pelo famigerado VAR, que a superioridade técnica, física e emocional construiu a goleada. Gol contra e zagueiro escorregando comprovam essa fragilidade. Reconheço, entretanto, que o time melhorou na segunda metade da partida. Não sei dizer se foram as substituições ou o falta de preparo físico do adversário. Vinicius entrou bem e Adilson foi o mais fraco do nosso lado.

A propósito dos gols, nas três últimas partidas o Galo balançou as redes adversárias 11 vezes, mas o VAR anulou três destes gols. Pois, entre todos os tentos – válidos e invalidados – nenhum deles foi do camisa 9 Ricardo Oliveira. Repito, marcamos onze vezes (oito confirmados e três nocauteados pelo VAR), mas o nosso centroavante – o homem gol – não achou o caminho para balançar as redes adversárias. Muito preocupante!

Duas outras breves preocupações para dividir com os amiGalos deste território. Essa novidade (var – agora propositalmente com minúsculo), que faz o juiz ficar minutos para validar ou anular um gol, vai interferir na reação do torcedor. Tempos atrás, ao sair um gol, olhávamos rapidamente para o bandeira. Agora, além do bandeira e do próprio juiz (que se leva a mão no ouvido, já faz a gente gelar), impede a comemoração imediata. Ficou muito sem graça.

E, para piorar, já colecionamos três gols anulados pelo vídeo em dois jogos. Vamos ter marcar sempre além da conta? E o juiz de ontem, que deu sete minutos de acréscimo no primeiro tempo, foi econômico ao final do jogo quando aplicou apenas um minuto. Note-se que na primeira etapa tem – em dois momentos – o uso de VAR e no segundo tempo uma vez. No primeiro tempo uma única substituição, já na segunda metade foram cinco. Qual o critério?

A outra consideração é com a direção Atleticana. Nós, Torcedores e me incluo entre, podemos e temos o direito de tirar sarro no adversário. Dirigente não! São responsáveis e deveriam agir com equilíbrio. Provocação não cabe na missão de administrar um clube de futebol, notadamente de Massa. Seja em entrevistas ou pelas redes sociais. Que falta faz um estadista.

Certa ocasião fiquei uma manhã inteira com um dirigente Atleticano do passado, que – por ter sido chamado de “cristão novo” por dirigente do outro lado da lagoa – queria dar o troco de maneira ofensiva e agressiva. Consegui demovê-lo dessa imbecilidade. Talvez falte alguém que ouse enfrentar internamente para evitar declarações infelizes como “segunda divisão da América” e “estão dando ingresso a torto e à direita”.

*fotos: Bruno Cantini, Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Caro amigo Jairo Pimenta.
    Observe bem , ELIAS é um parasita que afeta negativamente todo o desempenho do time.
    ELIAS NUNCA MAIS.

  • Olá amigos da bola!

    Na verdade, o VAR é uma faca de dois gumes.

    O árbitro anulou o primeiro gol do galo. Viu empurrão do zagueiro Igor Rabelo. Ok!
    No entanto, se repararem no lance, verão que antes do gol, e do suposto empurrão, o nosso zagueiro Héver, foi empurrado dentro da área,

    Ou seja, o Juizão acertou em partes, Anulou o gol de maneira correta, mas deixou de marcar a penalidade em cima do Hever.

    O critério correto, seria: anular o gol, e marcar a penalidade em cima do zagueiro Héver.

    Esse tal de VAR, vai prejudicar demais o galo no brasileirão! Quando estivermos enfrentando Corínthians, Flamengo, São Paulo e toda a turma de lá, não tenho dúvida!.... Os lances que iriam nos ajudar, passarão batido, os árbitros de vídeo e dos gramados, farão vistas grossas, e os lances que irão nos prejudicar, serão todos marcados.

  • Fala Massa do Galo,.. Campeão este ano só no Mineiro. Por isso, foco total nesta decisão. Uma vitória contra o Cerro será o combustível necessário para a final.
    Na minha opinião, jogo de volta no Horto. Tem que ser pressão total e lá elas sentem o baque.
    As Marias tem um bom time, vivem melhor momento, mas acho que tem alguns jogadores de lá que tremem mesmo.
    Espero que o time do Galo veja o vídeo de uns 5 jogadores de lá zombando após a derrota na LA e deem o troco em campo. Olha, o lado direito delas é muito forte, o Levir precisa compor bem o esquema de marcação, talvez deslocando o Luan para ajudar o irregular Fábio santos.

  • Boa tarde a todos,
    Feliz com a vitória do Galo? Sempre!!
    Iludido? Jamais...
    Essas duas vitórias, contra os "fortíssimos" Zamora e Boa não servem de parâmetro, na minha humilde opinião.
    O que o Galo fez ontem, foi o mesmo que fez no segundo tempo contra o Zamora: Se impôs!
    Mas o Galo irá se impor contra o Cerro? Tem que se impor!
    E o "entregador de camisas" deveria ter colocado o Alerrandro pelo menos no segundo tempo, afinal quem segurou a onda, quando ele optou em "poupar" o Pastor?
    Hoje ouvi de um comentarista numa rádio: "A pré temporada acabou."
    Pois é, acabou mesmo.
    Daqui pra frente são os dois jogos da final do mineiro e na quarta feira o nosso "atual" mais importante jogo do ano.
    E o BR19 está batendo na porta.
    Chega de desculpas Sr. Burro com Sorte. Chega de inventar. Quem foi testado e não agradou, tchau!
    Vai pra cima deles GALÔÔÔ!!!
    Saudações Alvinegras.

  • Alguns comentários pedem apoio, mais apoio do que já tem sido dado pela massa. O que temos que fazer é continuar cobrando, cobrando um time bem treinado, um elenco qualificado, uma diretoria competente e profissional e jogadores determinados que honrem o clube. O Boa é muito, muito fraco, o galo só fez a obrigação, mas continua Fábio Santos, Cazares, Ricardo Oliveira e outros mal, inclusive o comediante treinador. A razão ao invés da paixão, o time tem melhorar em muitos aspectos, Levir pra mim não dá mais e também outros jogadores. Infelizmente a diretoria só sai em 2021, péssimo mandato dessa diretoria aventureira e amadora. Ontem, gostei do Vinicius, boas bolas enfiadas para o ataque , Luan como sempre muito bem, Elias bem, Geuvânio boa estreia e Chará entrou bem também. Não me iludo, temos competições importantes e precisamos evoluir e reforçar o elenco. Acorda massa!!!

  • Francamente, nosso time é inferior ao time Cruzeiro, tanto em qualidade dos jogadores quanto em relação ao comando técnico. Oxalá consigamos igualar as forças através da rivalidade. Vaaaiiiiiii Gaaaalooooooo!!!

  • O "VAR", em tese, é instrumento relevante para auxiliar o juiz, ocasionalmente, em lances polêmicos e duvidosos. Essa seria sua essência e utilidade.
    Não pode ser usado da forma em que foi nesse domingo último. Perde sua função e razão de ser.
    É absurdo um juiz, a cada lance decisivo, parar a partida por longos minutos para consultar o "árbitro de vídeo"! É contrassenso e denota insegurança e covardia. Acaba com o espetáculo!
    Na partida desse domingo, apenas no primeiro tempo, em 45 minutos de jogo, a partida foi paralisada por mais de 25 minutos. É aí, onde fica o futebol?
    É preciso ter regras claras, criteriosas e limitativas quando à utilização do chamado "árbitro de vídeo"! Caso contrário, o bom futebol acaba e o espetáculo perde prioridade, prevalecendo a panacéia das paralisações decorrentes da insegurança e covardia de árbitros malformados e mal preparados.

    • Verdade, todo gol do GALO ia lá ver se tava ok. Tem que ser usado em lances polêmicos e ele decidi se verifica ou não. Daquela tamanho e bundão com medo de assumir a responsabilidade.

  • Exato. Concordo com o leitor e discordo veementemente do blogueiro. Já passou da época de mascarar a incompetência da diretoria, comissão técnica e jogadores com erros de arbitragem, ainda mais agora que ficou comprovado não ter sido erro. O que é certo é certo. Vai validar gol ilegal?
    Bica eles, Galo!

  • SE TIVÉSSEMOS 11 LUANS , CERTAMENTE GANHARÍAMOS TÍTULOS MUITO IMPORTANTES ESSE ANO.
    O PIOR É QUE TAMBÉM TEMOS ALGUNS ELIAS.
    MEIO CAMPO :
    ADÍLSON.
    ZÉ WELLISON.
    LUAN.
    ATAQUE :
    CHARÁ.
    R.OLIVEIRA.
    M. BOLT.
    TAVEZ AÍ TEREMOS UM TIME MAIS AGUERRIDO E MAIS APLICADO EM CAMPO.
    VIVA LUAN.
    VIVA LUAN.
    VIVA LUAN.

    • Caro amigalo Paulo Roberto boa tarde!
      O Cazares é o único camisa 10 que temos e mesmo com o seu futebol de vaga-lume, não pode ser retirado do time, pois se não está bom com ele, pior sem ele, pois ainda é o único que pode de uma hora para outra fazer uma jogada ou um lançamento de profundidade para deixar os caras na cara do gol. O Elias nunca é um jogador pior que o Zé Welinson que é afobado e para ser expulso é de uma hora para outra. Já estou achando que o Geuvânio vai ser muito mais útil que o Bolt. Do meio pra frente hoje eu colocaria: Adilson, Luan, Elias, Cazares, Geuvânio e Ricardo Oliveira. Deixaria o Chará e o Bolt que são velozes para o segundo tempo e pegar o adversário já desgastado. Saudações atleticanas!

  • Apesar da ruindade do adversário uma coisa ficou nítida ontem: eles tem um lateral esquerdo muito melhor que o nosso. Comparando o futebol atual, se o nome dele é Tisunami, o nosso é Fábio marolinha Santos. Contrata o cara Calango, pelo menos uma sombrinha leve o carequinha vai ter!!!

Recent Posts

Chegou a minha vez

Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…

5 dias ago

“Nada e não estão com pressa”

Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…

6 dias ago

O CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA DO ATLÉTICO

Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…

1 semana ago

O Galo e novo desenho do futebol brasileiro

Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…

1 semana ago

A desilusão dos iludidos

Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…

1 semana ago

Fim de semana sem tensão e estresse

Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…

1 semana ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!