Esse tri se refere à conquistas de estaduais, nessa nossa Minas Gerais, sendo que atingimos agora a 47ª vitória. Nesse caminho da terceira vez consecutiva, decidimos pela ordem com a Tombense, depois América e por fim – ontem – com o CSA/MG. Disputamos 16 finais seguidas, sendo que delas vencemos nove vezes. Foram vices nesse período, além do concorrente de ontem, ainda América, Ipatinga, Caldense e Tombense. Os sete restantes – que fomos vice – foram distribuídos entre a concorrência.
Se mudarmos o corte para as últimas dez decisões, seguimos soberanos com seis conquistas contra quatro; diminuindo para as cinco mais recentes, são três do Galo. Faço esse devaneio, pois leio e ouço – por uma pequena parte da imprensa – opção por divulgar situações que tentam dissimular a realidade. Mas esse é um assunto que talvez eu traga amanhã. Hoje é o dia seguinte e ainda permito-me comemorar.
Se temos o maior número de títulos, estamos com mais de uma dúzia e meia de finais consecutivas e – em tempos recentes – mais vitórias que toda a concorrência, quem é o melhor de Minas? Passado e presente, que asseguram um belo futuro. Para fechar, antes de entrar no que vi na tarde de ontem, observem que o Galo ganhou – em menos de um ano – cinco títulos em seis disputados. Dois mineiros, um brasileiro, uma Copa do Brasil e a Supercopa – essa tanto badalada pela cbf e tv antes da decisão e que depois caiu no esquecimento – só não conquistando a Libertadores, onde avançamos até as semifinais.
Ontem, além do título que a Massa está no direito de festejar (até no embalo da saudosa Bete Carvalho), também o futebol mineiro – apesar da fmf – tem muito o que comemorar. Depois de anos, finalmente um clássico meio e meio, sem ocorrências que assustassem aos torcedores. Ficou provado, depois de tanto debate, que finalmente a Polícia Militar de Minas Gerais – nesses tempos atuais – está preparada para assegurar a tranquilidade de quem vai ao jogo. Méritos para a PM e todo seu comando. Que continue sendo dessa maneira, é bonito ver o Mineirão lotado. Evidente que, do lado Atleticano, como sempre, estava mais apertado para a acomodação da Torcida. Somos a maior do meu Estado.
E dentro de campo, vimos desde o início um time querendo jogar e o outro optando por cozinhar o tempo. Era essa a estratégia de uma equipe, reconhecidamente mais fraca, para tentar protelar o primeiro gol. Sabemos, quem acompanha futebol, que nesse sistema anti-jogo, quando se abre a porteira passa a boiada. E assim foram saindo. O primeiro, o segundo e o terceiro, levando a Massa a loucura que o Brasil todo reconhece. Hulk e Nacho comandaram a quase goleada, que teve dos demais companheiros o mesmo futebol de alto nível que o time vem apresentando.
Desde cedo nas ruas da cidade, o que se via era uma proporção de dez camisas do nosso time por uma do adversário da final. Essas poucas, na quase totalidade, com um cheiro forte de naftalina. Lá no Mineirão, dentro do gramado, parecia o mesmo enredo. Só dava Galo em campo. Se do lado de lá da lagoa se destacava a arrogância e provocação, do nosso lado imperava a humildade, equilíbrio que levam essa alegria contagiante das arquibancadas. Disse acima de Hulk e Nacho, pois os dois primeiros gols foram nessa ordem, com assistência um do outro. Já o terceiro, também do super herói, numa penalidade por ele sofrida e cobrada. Ninguém reclamou da marcação, que por pouco Felipe Fernandes deixou de assinalar. Demorou a apontar a marca fatal.
Ao final, na entrega das medalhas e da taça, o Atleticano não arredou o pé das arquibancadas. Foi quase uma hora dos jogadores interagindo com a Massa. Fechou o Mineiro, um campeonato que em tempos anteriores era disputadíssimo e motivava o torcedor e a própria rivalidade. Não sei se pelo fato de o Galo ser o único de Minas, o envolvimento do Atleticano não é mais o mesmo da minha juventude.
Em tempo: A Minas Arena precisa rever situações que causam desconforto ao torcedor. A passagem das mulheres na revista foi super lenta e ineficiente. Também pudera, devia ter em torno de 20 filas para homens e apenas quatro ou cinco para elas. Nas catracas, algo estranho aconteceu, pareceu que a leitura do QR Code não estava funcionando. Entrou gente sem ingresso nessa confusão. Pior, ai já volta para a federação e a administradora não pode ser responsabilizada. A proibição de faixas dos dois clubes deixou o lindo Mineirão com suas paredes frias e onde se abrigaria essas tiras de tecidos numa situação que contrastava com a beleza das arquibancadas. Feio mesmo!
Por fim, aqui é Gaaalooo, po##@! O campeoníssimo de Minas Gerais e do Brasil. Me aguardem as Américas e o mundo.
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Eu queria saber o motivo de nenhum comentário meu ser publicado... Nenhum tem ofensa ou desrespeito.
Agradeceria uma resposta para poder continuar prestigiando o blog
Sabe dizer quando foi que (tentou) postar? Por curiosidade, entrei na lixeira, o último que encaminhei para a lá é datado de 29 de março e não veio de vossa pessoa. Sempre fui muito flexível com os comentários, tendo evitado tão e somente aqueles que não condizem com o propósito do blog. Muitas vezes, mas foram muitas mesmo, o blogüeiro foi atacado e o comentário postado. Dito isso, recomendo verificar a efetiva postagem, antes de deixar margem de duvida quanto ao comportamento de quem assina este espaço tem seis anos e sempre se pautou por dar vez e voz ao Atleticano. Dessa maneira, diria até ríspida de seu comentário, deixa no ar algo que não condiz com a dedicação que sempre tive com o espaço. Diga-se, por total e completa abnegação por ser em defesa do nosso Clube Atlético Mineiro. Talvez, aproveitando o tom de sua mensagem, uma aulinha sobre o uso dessa ferramenta evitasse esse comentário.
TRI CAMPEÃO.
Acabei de ver a decisão do paulistão. Que vergonha esse time do São Paulo. Por isso quero aproveitar para parabenizar o time do Cruzeiro que mesmo sendo inferior tecnicamente, não se acovardou e valorizou muito a vitória e conquista do Galo. Além disso as duas torcidas estão de parabéns pelo show que deram. Orgulho de ser mineiro!!!
CAMPEÃO DE TUDO NO BRASIL. AOS INFILTRADOS CHOREM COMO O ROMULO. ACREDITAR SEMPRE, ARROGÂNCIA JAMAIS. QUEM ESTAVA CERTO OS INFILTRADOS OU OS VERDADEIROS ATLETICANOS VIU FESTEJAR, VOU FESTEJAR. FORA TURCO KKKKKK
Na Europa há o Fair play financeiro. No Brasil, enquanto bancos continuarem a comprar federação, tribunal de justiça desportiva, haverá distorções como está se vendo. Pênaltis repetidos às escancaras, faltas não marcadas a vontade....
Boa tarde! CAMpeao com muito merecimento, só queria saber quem foram os "Iluminados"que votaram na seleção do campeonato e que teve 5 jogadores do rival e 4 nossos, e craque do mesmo, deles! Só pode ser piada das mais sem graça!
Começa a sequência de títulos,penso que teremos até o mundial.Acredito sempre,aqui é GALO.
Olá amigos da bola!
EU DISSE, RÉVER SUPER TITULAR, NOGA MUITO!...
JOGO!
Valeu pelo título, e apesar do gol não gostei da escalação do Nacho. Nunca joga bem e toda vez que entra, "anula" nosso excelente 10, ZARACHO.
Outra coisa!
Se nosso treinador fosse o Pezzolano, teríamos goleado de 7, 8 pra lá.
Mohamed não implantou no Galo, boa estratégia de jogo. Vence por causa do baita elenco e só.
Esse nosso elenco é sensacional, não pode deixar de jogar excelente futebol.
Pena não termos bom treinador!....
Ousado, ofensivo, arrojado, estrategista. Que ponha esse timaço do Galo, para marcar pressão, tocar a bola em velocidade, e tantos outros adjetivos.....
PENA!
Meu Deus que torcedor amargo é esse...
Bom dia amigos do Galo. Foi um jogo típico do Campeonato Mineiro, daqueles que um time do interior joga contra o NOSSO GALO, não ser goleado já é motivo para comemoração.
P.S.: Rômulo, um jogador mediano, com perfil de série B
Bom dia para todos!
O Gaganhô!!!
Ganhou do "melhor" time do campeonato, o csa MG.
Ganhou do time que tem 5 jogadores da "seleção" nao sei de onde.
Ganhou do time que tem o "craque" do campeonato.
Ganhou porque tem um cara aí que tá enfiando dinheiro igual água né, Romulo chorão!
Ganhou só de 3 a 1 porque o csa MG é muito melhor!
Ganhou SÓ porque tem jogadores decisivos, mas no "coletivo" o csa MG foi "superior"
Ganhou de um time "brioso" que mesmo depois de uma derrota acachapante, parte da sua platéia ficou nas arquibancadas aplaudindo.
Por favor, FMF, grobo, Itatiaia e csa MG, entrem com recursos porque esse TRICAMPEONATO do GALO foi muito "injusto".
Com a licença do Eduardo, queria sugerir aos amigalos que leiam a coluna Filosófia Futebol Clube, do Renato de Faria,publicada aqui neste portal ontem.
Agora estou pensando no TETRA e Quadragésimo oitavo título ,ano que vem na nossa Arena MRV. Se Deus nos der vida e saúde,é claro!
Saudações atleticanas!
Bom Dia! Valeu pelo titulo! Mais é uma preocupação a quantidade de passes errados, reposição de bolas e gols de cabecas que tomamos. Inclusive o gol do adversário foi pelas substituições, no meu ver erradas do treinador. Qual foi a função do Sacha? Atacante, armador ou defensor? Que venha o Brasileirão e, que esse treinador mostre suas qualidades. Haja vista vai enfrentar equipes mais qualificadas. Pois até agora é uma versão Dudabel 2.