Uma sensação gostosa ronda nossos dias, com essa possibilidade – a cada rodada mais concreta – de reconquistar o segundo título Brasileiro depois de 50 anos. Muitos, entre nós, viveu a conquista daquele que foi o primeiro campeonato brasileiro de futebol (1971). Refiro a título conquistado na competição, diferente de negociata para reconhecer torneio de meia dúzia de participantes como conquista. Fosse assim, o de 1937, com muito mais propriedade deveria ser conferido ao Galo. Mas, esse acordo entre quatro paredes, foi a conta para implodir com o Clube dos 13. Todo mundo sabe disso.
O Atleticano, como a maioria dos brasileiros, sabe fazer a hora e esperar acontecer. A probabilidade de conquista, já chegando a 99%, reserva aos segundo e terceiro colocados, menos de 1% para cada deles. Mineiramente, estamos dourando essa eventual conquista – rodada a rodada – apreciando o palavrório e falatório patrocinado pelos interesses midiáticos da televisão. Comentaristas grotescos, tendenciosos que tentam vender uma imparcialidade que nunca pautou suas opiniões, escondendo o interesse comercial da suas emissoras.
Por isso, faz tempos, não assisto essa gente e sua programação. Essa turma não entra na minha casa e na minha vida com informações distorcidas que tentam moldar o comportamento de toda a sociedade. Isso vale para o esporte, no nosso caso o futebol, bem como jornalismo e até sua promíscua programação de entretenimento. Soube ontem, depois da vitória do Galo que um deles ainda tirou sarro do Galo com o encaminhamento e consolidação do título brasileiro de 2021
Um ex-jogador, medíocre diga-se, embora com passagem – igualmente sem brilho –pela selecinha da cbf. Esse sujeito, quando diretor de futebol de um clube carioca e o Galo liderando a competição, disse e propagou que o Rio de Janeiro se unia contra o nosso time. Agora, ao lado de outros iguais ao seu estilo, vomita comentários pela televisão. Era uma enceradeira quando jogador, agora um verdadeiro esgoto como comentarista. Insisto com os mineiros, especialmente aos Atleticanos, não assistir esses caras que se mobilizam contra o Galo.
Apesar dessa gente, o nosso time – para desespero do interesse da cbf e tv segue líder. Desde agosto, sem dar chance aos concorrentes, o Galo vem liderando o Brasileiro. Fomos o primeiro do turno e lideramos o returno. Temos a melhor campanha como mandante e também como visitante. A melhor defesa. Aliado a isso, e é o que vem incomodando um grande time, muito bem comandado dentro e fora do campo. Elenco, treinador e comissão técnica, dirigentes sérios e responsáveis. Como se não bastasse, daqui um ano inaugurando a Arena do Galo. Multi uso, que vai ainda render muito dinheiro ao nosso time. A inveja é uma merda! Sempre foi e agora, nesse caso, aguçou a ira dessa gente.
Enquanto o estádio não vem, seguimos mandando nossos jogos no salão de festas da Pampulha, a cada rodada batendo nosso próprio recorde de público nas arquibancadas. A vitória de ontem, que nada comentei na prosa de hoje, fará com que a venda de ingressos para sábado – frente ao Juventude – se esgote em poucas horas. Tem sido assim! Creio que mais duas vitórias, contando com os escorregões contumazes, dos dois concorrentes poderão assegurar a conquista com algumas rodadas de antecedência. É esperar.
Lá em Curitiba, frente ao Paranaense, arrancamos três preciosos pontos num jogo chato do princípio ao fim. Disse ontem que o adversário não participava de eventual mala branca de interesse de terceiros. Vendo a pegada que os reservas escalados para a partida já não tenho essa convicção. Tinha algo a mais que a busca de uma vitória que em nada mudaria o roteiro do time na competição. E, como via de regra, um juizinho que não gosto. O goiano não viu um zagueiro adversário pisar no tornozelo do Keno e depois quando não teve como anotou falta em cima do Hulk sem advertir o violento defensor do Paranaense. Já com Diego Costa e Jair foi preciso, mesmo com o segundo reagindo a uma agressão de jogador adversário. Valeu! Um, dois, três ou dez a zero garantem três pontos.
Agora, faltando seis jogos (num total de 18 pontos), o Flamídia ainda tem sete confrontos (21) a diferença é de 11 a favor do Galo. Se vencer quatro ou mesmo se apenas três e dois empates, ainda que o segundo colocado vença todos, não nos ultrapassa. Caso o time carioca, nas três próximas partidas (Corinthians, Internacional, Grêmio), não saia vitorioso ou perca uma e empate outra, com o Galo vencendo as duas (Juventude e Palmeiras) – matematicamente – estará fechado o campeonato Brasileiro, faltando ainda quatro partidas para serem cumpridas. Tá chegando a hora e sei esperar!
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
View Comments
Mto bom ver o galo em fase sensacional e rumo ao título!!!
Quanto ao Cuca ele vai entrar p história como o técnico mais vitorioso e importante da nossa história, simples! Tecnico c nome e fama nem sempre da liga ou é sinônimo de sucesso. Abraços!
Existe um grande time na cidade? Não só um grande mas o maior, o glorioso Clube Atlético Mineiro.
O mais querido? Com certeza é o Galo! Não tem torcida que ame mais o seu clube que a Massa Atleticana.
Fiel? A Massa é imbatível nesse quesito.
Galo é GALO!!!
Eduardo quem me dera pudesse opinar para a formula do campeonato Mineiro:
Simplesmente faria uma disputa estilo no auge do Carioca taça Guanabara e taça Rio.
Primeiro turno taça Alterosa ou Inconfidência
2 grupos de 6 jogando entre si 5 jogos para cada os primeiros de cada grupo fazem a final em ida e volta - 7 datas
Segundo turno taça Minas
jogando contra o outro grupo 6 jogos mais final ida e volta - 8 datas
Final do campeonato campeão da taça Alterosa com o Campeão da taça Minas 2 jogos ida e volta - 2 datas
total de datas 17 datas ou 15 datas e as finais das taças forem em jogo único deixando somente a final do campeonato em 2 jogos.
Se um time ganhar as 2 taças já leva o cameponato
Prezado Barata. Prezado André. Temos plantel? No início do ano, quem apostava em Guga, Mariano, Rever, Natan Silva e Everson como a defesa menos vazada do Brasileirao? Eu cansei de dizer que não tínhamos lateral direito, queria a aposentadoria do Rever. Mariano eu não acreditava. SERÁ QUE O CUCA NAO TEM NENHUM MERITO NO CRESCIMENTO DESSA DEFESA? E O Alan, como merelhorou o desempenho... pedindo licença para discordar, mas para mim o Cuca está fazendo um trabalho excelente. Olhem o que o Renato tá conseguindo no Flamengo: eliminado na Copa do Brasil e dificilmente ganha o Brasileiro. E o Galo foi eliminado da Libertadores por falhas do Hulk, Natan e Vargas....colocar na conta do Cuca eu discordo, mas respeito sempre a opinião contrária.
Falem o que quiserem, pensem o que quiserem , ganhamos ontem um jogo dificilimo de ser ganho , por causa do cheirinho que exalava da mala branca, Amigos, não nos façamos de bobos e ingênuos, jogar contra qualquer time que tem a promessa de uma polpuda mala branca não é facil. Jogamos um jogo nervoso onde o sub gHenerico , pra variar , nos impos muita dificuldade. Fizemos o jogo da conta do chá, tres pontos que na minha humilde opinião, selou o campeonato a nosso favor , agora me tranquilizeie so vou comemorar quando a matematica indicar. Este ano, amigos , é nosso ano, é o ponto de partida de muitas glorias, quem viver, verá
Jogou com o regulamento debaixo dos braços e tá certíssimo mais 3 pontos conquistados e em breve vamos soltar o grito de campeão.
O Clube nunca esteve tão bem administrado e começa a colher os frutos aumentado todas as receitas e conquistando os títulos...
Infelizmente nem tudo depende da nossa diretoria, vocês viram o que a federação e os outros clubes fizeram com o campeonato mineiro 2022????
Eles conseguiram piorar o que já era ruim e colocaram final única de um jogo só, é muita burrice.
O melhor do mineiro era justamente o mata mata semi final e final em 4 jogos, onde se tem um interesse e uma renda muito maio, o que eles fizeram?? eliminaram 01 jogo ou seja perca de interesse e dinheiro...
Tanto isso é verdade que Atlético e cruzeiro recebiam 14 milhões da Globo o cruzeiro fechou com o jornal o tempo por 5 milhões menos da metade!!
TEOBALDO ,
eu não desisti de nada não .
Até porque não luto pra impor coisa alguma .
O ANDRÉ deu uma chance pra resenhar e troquei ideia com ele .
Mas é que a coisa 'tá tão chata que às vezes cansa , não é mesmo ?
Na minha época de moleque íamos para o Horto em bando pra curtir o TIME , para torcermos e nos divertir.
Pra depois irmos pra "esquina" comentar sobre o jogo assistido.
E hoje ?
Uma "falazada" repetitiva e monótona , narrativas , analistas de desempenho , tudo na base do chá com torradas .
E vá você querer falar de FUTEBOL pra ver o que acontece .
Uma pelada como a de ontem é tratada como "jogo tático" do maior treinador do mundo .
Pois eu já vi time campeão que correu atrás de pontuação até o final sem dar chance nem para adversário nem para os números .
Mas , fazer o quê , não é mesmo ?
Como eu disse , cada qual com seu cada qual .
Se o Cuca tiver uma oportunidade e "abandonar o barco" como já fez no momento mais importante do Galo, aí o Lugalo abandona o Galo e vira Lucuca.
ANDRÉ ,
a sua e a minha .
Uma bola cruzada em nossa área com um toque involuntário da zaga , uma chegada mais forte no adversário , e o VAR pronto pra nos tirar os pontos .
E tem quem enxergue nesse "treineiro" o suprassuno da capacidade , alguém que tenha algum esquema tático a oferecer .
Não consegue mover uma peça em campo pra mudar o ritmo de um jogo.
Parte logo para substituições que raramente levam a algum lugar.
O MANSO é horroroso , mas seremos campeões , APESAR dele .
Verdade José Eduardo Barata!
Apesar do Cuca!.... Seremos campeões por causa do baita elenco que temos!
O cara tem um Ferrari, mas dirige como se tivesse num Fusca 77.
Quem queria assistir a um show ontem e ao invés de ir ao teatro foi ver o jogo do Galo deve ter ficado decepcionado. Jogo chato, para fazer 3 pontos, e não para dar espetáculo. Estou cansado de ver o Galo jogar como nunca e perder como sempre. Um pouco de inteligência faz bem a quem quer ser campeão.
É claro que qualquer vacilo ontem poderia pôr tudo a perder, então o jogo foi tenso. Mas depois do final, fazendo uma retrospectiva, qual foi a vez que o time deles ameaçou o Galo? Por outro lado, o Galo fez dois gols, valeu um, e ainda carimbou uma na trave que poderia muito bem ter entrado. Poderia ter sido 3x0. Sem esforço.
O Cuca e o time já deram mostras que daqui até o fim do campeonato não haverá show, espetáculo e sim estratégia para ser campeão. Não haverá aquela "trocação" como costuma afirmar o Cuca. Afinal, para quê correr riscos se pode 'cozinhar' a partida e esperar o momento de matar o jogo? Aliás, para quê colocar o Hulk, o Diego Costa, o Rever para correr atrás de uma molecada que estava procurando um lugar ao sol? Para quê disputar quem estava mais adaptado ao gramado sintético? O Galo simplesmente anulou o furacão (que não passou de uma leve brisa) e matou o jogo quando quis e como quis. Inteligência. Talvez o que tenha faltado em outras ocasiões em que ficamos no 'quase'. Parabéns Galo!!! É isso mesmo!!!