Ontem à tarde, numa decisão da Terceira Comissão Disciplinar do STJD, o Grêmio foi punido com a perda do mando de campo da final da Copa do Brasil frente ao Galo. Imediatamente, nas redes sociais, iniciou-se uma grande discussão sobre o que acontecerá e – se for mantida a penalidade – onde deve acontecer a partida. Ora, nada disso vai acontecer.
Basta um simples efeito suspensivo e os gaúchos manterão o jogo em Porto Alegre, conforme determinou aquele “suspeito” sorteio da semana passada. Ou pensam que o Atleticano engoliu aquela farsa? Relembrando que a TV que manda na CBF anunciou horas antes o resultado do sorteio a ser realizado. Tudo farsa. Tentei conversar sobre o assunto naquela entidade da maracutaia, mas a assessoria de imprensa ignorou todos os e-mails enviados com o pedido. Foi para o mesmo assessor que, dias antes, ao sermos apresentados, se virou de costas demonstrando desdém com o Clube Atlético Mineiro.
Pois bem, por que razão não acredito na CBF e no STJD? Pelo histórico. Se voltarmos ao ano de 2012, resgatamos aquele julgamento providencial para tirar Ronaldinho Gaúcho da partida frente ao Internacional. O relator daquele processo foi um confesso flamenguista, que queria se vingar do jogador e do Galo pela contratação do R10.
Voltando mais ainda na história, vou ao ano de 2000. Pela Copa do Brasil, num mata-mata, tivemos pela frente o Fluminense, velho conhecido e protegido pelo esquemão que até recebe o nome de CBFlu. Na decisão que classificou o tricolor, superando o também carioca Vasco da Gama, dois jogadores foram expulsos. A suspensão automática deveria ter sido cumprida na partida seguinte, independentemente de qualquer julgamento. Mas, como tudo acontece a favor do eixo, o tribunal açodadamente se reuniu e absolveu o zagueiro César e o volante Fabinho. Apesar da grotesca manobra, o Galo superou o time do Rio de Janeiro com dois empates.
Faço as colocações para alertar aos que estão comemorando que, como sabemos que não existe seriedade no futebol brasileiro, esta perda de mando de campo não será efetivada. Ao que sinto, “galo esfolado” que sou, afirmo que tudo isso é teatral. Depois do sorteio, que teve o resultado anunciado antes de sua realização, a CBF – por meio do STJD – anuncia uma punição que não terá aplicabilidade. O efeito suspensivo será anunciado e no final das contas a entidade e tribunal terão vendido uma falsa isenção. Não acredito nessa gente.
Se a CBF fosse séria, o futebol brasileiro estaria noutra dimensão. Ao longo de décadas, quase seis, que acompanho o Galo e o futebol, sempre presenciei maracutaias. Essa será mais uma. A punição, imposta aos gremistas, foi pelo fato de a filha do treinador Renato Gaucho ter invadido o gramado na partida em que o seu time avançou para a grande final. Ora, acham que a moça “invadiu?”. Que nada, fosse um torcedor comum teria a facilidade que encontrou ou que lhe facultaram para chegar ao gramado. Na verdade, ela estava no banco de reservas, local proibido, com a conivência da direção do Grêmio. A punição é severa e está prevista do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
Então, caros, especialmente os que condenam o blogueiro pelas queixas relacionadas às maracutaias da CBF, este episódio será mais um engodo patrocinado pelos organizadores. Talvez para amenizar o “suspeito” sorteio, previamente anunciado pela patroa da CBF. Sem, entretanto, efeito prático, pois será concedido o efeito suspensivo. Mais um engodo deles em cima do Atleticano.
Em tempo: à tarde falamos sobre o jogo de hoje à noite. Essa farsa não poderia passar em branco. Se – o que não acredito – o resultado for mantido, no apito resolvem a questão. Assim caminha a CBF.
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
Com grande atuação do time todo, destacaria a zaga – Bataglia e Alonso – e…
View Comments
Eduardo, gosto do blog, mas tome cuidado pra não ficar igual seu colega de Diários Associados, aquele carioca mala, cuja coluna é quase sempre igual. Fique atento, se não vai ficar "Aqui é só Galo, CBF e arbitragem". Abraço e bica Galo!
Punição descabida. Será, justamente, anulada. Como Atleticano, já vi o Galo sofrer com as injustiças e falcatruas do futebol brasileiro. Nesse caso específico, creio que trata-se somente de injustiça mesmo essa perda de mando de campo da equipe gaúcha. Não vejo como "conspiração", ou algo que o valha. E, por experiência própria, não desejo tal injustiça a qualquer adversário.
Saudações Alvinegras.
Por isso que Sergio cabral tá na Policia Federal. Bandos de Incompetentes.
Bom, dado o comentário e as afirmativas do blogueiro Eduardo de Ávila, fica óbvio com quem vai ficar o caneco da Copa do Brasil, tudo por culpa, prazer e responsabilidade da CBF E GLOBO.
A punição não foi razoável. Além da letra fria da lei existe algo que se chama bom senso. Isto não é justiça. Acredito que o efeito suspensivo será concedido ainda hoje. Atleticanos, o que temos que fazer é ganhar dentro de campo, corrigindo a defesa e a compactação do time, seja onde for o jogo. Que ao Grêmio seja dado o direito de jogar em sua casa e desfrutem o título do Galo.
Mais uma vez questao do sorteio anunciado horas antes pela Globo me pergunto o o nosso glorioso Presidente fez sobre esto,como sempre nada alias nunca dar satisfação ao torcedor atleticanoate parece que o clube pertence a ele e ao diretores,no final do ano seria uma otima noticia se ele presidente e o treinador entregase os cargos como ja sei que esto não vai acontecer resta me aumentar minha dose de revotril
Mais um teatrinho... Mais um tapa na cara do torcedor brasileiro. A votação pela perda do mando de campo foi de goleada, 4 x 1. Mas, vejam bem, esse é o mesmo tribunal que aplica pena de 6 meses de suspensão na primeira instância e depois reverte para dois jogos... It's a joke, it's all a big fuckin' joke... Vamu Galo, vamos jogar e ganhar bem no dia 23. Mais uma vez, viajarei mil quilômetros para estar lá.
O ser humano é seletivo, ainda mais o torcedor. Se o time ganha, tá tudo muito bom, se perde, a culpa é da CBF.
Esta punição ao Grêmio é ridícula mas, como é contra nosso adversário, justíssima.
Olha, futebol se ganha dentro do campo.
E vamos ganhar, apesar das dificuldades.
Deixemos de lado a Síndrome do Cachorro Vira latas e joguemos futebol.
Só me pergunto se a final fosse contra um time do eixo o efeito suspensivo seria concedido???? Não foi esse mesmo Grêmio que foi excluído de uma copa do Brasil pelo fato de uma torcedora ter pronunciado gritos racistas contra o goleiro Aranha do Santos (fato que deve ser veemente repudiado) e o beneficiado foi o time paulista??? A quem querem enganar... Já não enganam mais ninguém... Esse futebol brasileiro é um negócio apenas já deixou de ser esporte a muito tempo... e quando se trata de negócio o importante é o lucro.....
Um detalhe que ninguém comenta, no sorteio, as bolas do galo foram depositadas primeiro. Em seguida, as bolas dos ´grêmio, ao todo 5 para cada. Ocorre que as do galo ficaram no centro do pote, as do grêmio na periferia. A moça se quer misturou as bolas, apenas girou, o que manteve as do galo no centro e do grêmio na periferia, parte externa do pote. Eis que ela escolheu olhando para a bola, exatamente, uma bola da parte externa. Isso é aleatório? tá de brincanagem essa CBF.
EXATO amigo, eu vi e revi o sorteio várias vezes. Como pode um sorteio tão sacana e a gente aceitar ? a moça olha para as bolinhas e escolhe uma certeira , já escolhida. Antigamente se colocava as bolinhas no saco. CADÊ O SACO ? Foi a maior mão grande da mocinha de mão delicada. A gente é trouxa ?