Assim defino o time Atleticano e a arbitragem de Goiás no jogo de ontem. Sobre essa gente, apitadores, tentarei fazer uma breve consideração ao final do texto. O time do Galo é mais preocupante que a desqualificada arbitragem brasileira. O Sport, que não tem nada com isso, voltou para Recife com o desejado empate e o consequente ponto na tabela que não fazia parte do projeto do time do profexxor. Diga-se, antes da partida, esse malinha e ex-treinador provocou a Torcida Atleticana do lado do Galo na Veia. Igualzinho o não menos mala Tite fez em 2015.
Pois bem, fui ao jogo, eu e milhares de Atleticanos (mais de 12 mil pagantes), sonhando em voltar para casa e ter – finalmente – um sono dos justos. Que nada, o desejo de dormir profundamente, tranquilo, para acordar revitalizado, com energia e boa disposição, novamente esbarrou numa atuação sem alma, sem coração e sem transpiração. Cheguei em casa às 2h da madrugada, rolei na cama a noite toda e agora – 6h da manhã – estou aqui cumprindo meu compromisso com o leitor.
O time do Galo, depois de nove rodadas (quatro jogos fora, com uma vitória, uma derrota e dois empates; e cinco em Belo Horizonte, sendo duas derrotas, dois empates e apenas uma vitória) é uma ameaça ao Atleticano. Longe do time ideal, dos nossos sonhos, esse arremedo dirigido por Roger Machado deixa o Torcedor apavorado e desesperado. Disse aqui, dias atrás, que o ideal seria vencer em casa e empatar fora. Agora, temos de buscar dez pontos além dos empates fora de Belo Horizonte.
Saí do Independência e minha nostalgia me fez lembrar e desejar zagueiros como Márcio Paulada, meios de campo como Valdir Todinho e atacantes como Campos. Que saudade. Esses caras comiam grama e saiam de campo com a camisa suada e suja de terra. É um desrespeito com o Torcedor, que mesmo com esse desempenho pífio – até agora –, do time não deixa de levar o seu apoio.
É total falta de compromisso e vergonha na cara. Muita gente não perdoa este ou aquele jogador, sendo que Rafael Carioca e Robinho (ao que percebo) são os mais cobrados. Além deles, o treinador também está com o pescoço na degola para muitos Torcedores. Ocorre que, não podemos abrir mão de nenhum deles, pois as inscrições para a Copa Libertadores e Copa do Brasil não contemplam essa possibilidade.
Ruim com eles, pior sem eles. Com que time iríamos disputar as duas competições? Se faltou planejamento da diretoria, estou convencido que sim, nessa altura não tem outro caminho. É seguir com o que temos e exigir respeito com a nossa camisa e a tradição Atleticana. Quanto ao treinador, dispensar para trazer quem? Qual profissional de capacidade teria no mercado? Nenhum! Cobrar, cobrar, cobrar, este passou a ser o nosso ideal daqui pra frente.
Ontem, outra vez, o time foi vergonhoso. Virou no gogó que vinha da arquibancada, depois de começar perdendo. No segundo tempo, nem mesmo o Torcedor teve mais fôlego para levar o time nas costas. A apatia dentro do gramado acabou contagiando o lado de fora, ainda assim as merecidas vaias só vieram depois do apito final.
Cazares sozinho não dá conta de carregar o time. Além dele, um ou outro jogador (Luan, claro) pode merece alguma consideração, mas Fábio Santos, Robinho e Fred – entre outros – precisam se explicar. Roger Bernardo, acionado para o segundo tempo no lugar da expectativa furada do Ralph, esteve apagado. Parecia estar se apresentando a cada um dentro de campo, tamanha sonolência e bolas perdidas. O Torcedor gritava avisando ao estreante a chegada do adversário. Ele parecia sofrer com o fuso horário. Tomara que não tenha esquecido a língua pátria. Horrível tudo ontem, mais uma vez. Até quando?
Para fechar, tentarei ser breve sobre arbitragem de maneira geral. Não confio nesses caras. Estou entre aqueles que enxerga conspiração oficial da CBF contra o Galo. Entidade suja e cheias de denúncias, considerando quem foram seus três últimos presidentes, incluindo o atual mandatário. Foragido, preso e isolado no Brasil com medo de viajar para o exterior.
Pois bem, o passado sujo dos juízes em prejuízo do Galo é conhecido e reconhecido. Mas, na atual temporada, considerando apenas as três últimas partidas, o quadro é desalentador. Gol mal anulado no jogo com o Atlético do Paraná. Penalidade não marcada na partida com o São Paulo.
Aí, vamos ao jogo de ontem. Antes, porém, o time do Galo está tão mal que nem precisava essa ação desenfreada. Pois bem, ao ver os nomes do Wilton Pereira Sampaio e Fabricio Vilarinho da Silva, nem li o resto. Ambos já prejudicaram ao Galo no passado. Agora não foi diferente. Embora nem questione o pênalti (o terceiro contra o Galo no atual Campeonato Brasileiro) e o gol anulado, afirmo que o tempo todo – ambos – interpretaram “in dubio” em desfavor do Galo.
Coloco em dúvida intepretação e critérios, lances invertidos, conivência com o anti-jogo proposto pelo adversário, sempre em prejuízo do Galo. E no último minuto, a foto acima que recebi na rede social, flagra o momento exato de uma penalidade a favor do Galo que “ninguém viu”. Nem me refiro aos patetas atrás do gol, aquilo é a coisa mais imprestável e desprezível que existe nos jogos do Brasileiro.
A arbitragem brasileira, não posso afirmar que entra em campo com a intenção determinada, mas – caso contrário – é horrorosa. Uma vergonha! A voz que vem das arquibancadas define melhor que a minha modesta opinião.
De bom, apenas os meninos do sub-20 que foram homenageados no intervalo. Tivessem os marmanjos parte do amor à camisa Atleticana deles, com certeza estaríamos nas primeiras posições da tabela.
Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
View Comments
O técnico para o Galo teria que ser o Sr. Givanildo! Não importa que tenha treinado apenas times medianos, nas sim, o que ele sabe sobre futebol.
Jeff,eu colocaria de interino o Giacominni e esperaria um bom técnico estar a disposição.Desss que estão disponíveis,nenhum atualmente nos serviria
Caro Eduardo gostei de sua sutil ironia respondendo ao comentário do Sr. Flávio Teixeira (21h31min). Como é bom perceber que ainda há brasileiros que conhecem, enxergam e SABEM usar e brincar com a nossa língua portuguesa. Simplesmente ÓTIMA a segunda frase de seu texto! Parabéns!
Alvinegros,
A realidade bate a porta e é q o elenco atual do Galo é fraco tecnicamente. O torcedor q se agarra ao mantra do melhor elenco já era, parou no tempo. Melhor elenco de verdade quem montou foi o Cuca, indicando quais jogadores queria. Cometeu erros, sim, mas montou um elenco com bons jogadores em todas as posições, incluindo reservas. Parecia q essa mentalidade ia fortalecer dentro do clube. A chegada de Levir Culpi quebrou isso, com a contratação em série de jogadores medíocres, concomitantemente à dispensa os bons. O pior q poderia ter acontecido foi ter trazido prá cabeça de área do Galo um volante preguiçoso e vacilão, uma bailarina. Pior q três Conceição.
Os adversários hj em dia passeiam no meio campo do Galo e passam a mão na bunda do Zé Carioca ridicularmente. E fazem isso no Horto.
Uma vergonha honestamente. Nenhum bom time do futebol mundial é bom sem bons volantes. Um requisito básico prá ser bom volante é ser caceteiro, baixar a botina mesmo ali na frente da zaga, se impor, e depois sair pro jogo. Sem falar q, no geral, bons volantes são bons organizadores. Vou falar de um, contestado, mas q foi gigante: Josué.
Perder pontos prá times da parte baixa da tabela nós sabemos o q significa: mais um ano sem título nacional. E, no mais, ligar o sinal de alerta.
Leio diversos comentários defendendo o Roger, que é um bom técnico que o problema é nosso elenco. Grêmio com o mesmo elenco que tem hoje não jogava com ele, fato. Outro ponto que todo jogo ganho pelo Atlético esse ano foi no abafa, bumba meu boi, mesmo contra pequenos no Mineiro. Não consigo ver uma jogada onde posso apontar e dizer, ta aí o dedo do treinador. Tenho criticado desde a contratação dele por que não consigo ver esse dito trabalho de base feito no Grêmio que muita gente diz. Parei de ir ao estádio e estou começando a perder a vontade de assistir na tv. Com ele não acredito que passaremos nem do Botafogo nem do JW e aí vai ficar longe pra buscar até G6, sinceramente uma pena. Até o Tite assumir a seleção vi diversos jornalistas comentando que viviamos uma geração perdida da seleção brasileira, que não tinha jogador com qualidade, Tite assumiu, deu ordem na casa e tudo mudou, agora já dizem se a copa fosse hoje seríamos campeões. Vamos queimar jogador a jogador até perceber que o problema está em tirar o melhor de cada um, Marcos Rocha melhor lateral do brasileirão a cinco anos estava sendo criticado por não marcar, Fred de cada duas bolas que chegam pra ele um ta dentro do gol, agora já dizem que é ex-jogador em atividade. Não sei por que querem acreditar que Roger é um entendedor de futebol e que errados são o elenco, tabela, calendário. Muita tristeza em ver o Galo assim, perdemos o tempo para contratar o Cuca, Levir e agora já nem sei o que vai ser do Galo. Raça, mas eu já não acredito!!!
Boa noite. Bom , pra resumir o jogo de ontem foi mais um dos péssimos realizados esse ano. Mas vou dar minha opinião , e ela é bem polêmica. A culpa maior é da torcida do galo!!!! ( Sei que muitos vão me xingar , me chamar de Maria) mas se nossa torcida fosse mais exigente , no tropeço contra o Atlético PR , já estaríamos no CT protestando e pedindo a saída do Roger. Não sou a favor de quebradeira , mas pressão é fundamental. Quanto ao presidente , é fraco e ingênuo. Está pagando por mandar o Levir embora sendo você campeão. E Diego Aguirre insistindo com Patric na ponta?( Esse ano vi Danilo de volante e Thales na lateral direita). Depois Marcelo Oliveira vice da copa do Brasil e 4 no brasileirão sendo demitido. Quanta burrice , meu Deus!!!! Estamos criando um ambiente onde técnicos são os culpados pelo fraco desempenho dos jogadores. Claro q eles tem sua parcela de culpa, mas nós como torcedores temos q fazer nossa parte. Como dizem por aí, se não é no amor, é no terror!!!! Muda galo, e muda massa!!!!!
Porque não acredito mais em Roger. Ele fez a pré temporada com o Galo e nessas alturas do campeonato, você não vê padrão de jogo. A gente vê por exemplo o Corinthians, o Grêmio, o Coxa e até as marias jogando, apresentando organização. Todos os jogadores sabem o que fazer. Já no Galo é um amontoado de gente que não sabe o que fazer com a bola quando ataca e um desespero quando atacado. Além disso, Roger Machado parece que tem medo de sacar Rafael Carioca, Robinho e Fred do time. Outra coisa, o treinador quando é bom, em pouco tempo já demonstra resultados palpáveis, vide Abel no Flu e agora Levir no Santos. Roger está perdido, não sabe mais o que fazer. Não acredito que ele continue à frente caso o Galo perca pra Chape.
Não é falta de vontade ou raça! É ruindade mesmo!!! Vamos acordar gente!!! Acorda Eduardo!!! Os caras estão tentando, mas o time é fraco! Não tem meio campo, os volantes são horrorosos , o lateral direito era reserva do América, a zaga há três anos é fraca! A culpa não é do Fred , do Robinho e cazares! Todo jogo fazem gols. O problema está dos volantes para traz! Acorda Eduardo, esquece a paixão!!! Vamos enchergar futebol!!!
Cada um enxerga à sua maneira. Não contesto o seu enxergar. Ao contrário, respeito. O seu e todas as opiniões. Assim vamos chegar onde cada um deseja.
FORA RM!!!única solução imediata. FORA RM!!!
Companheiros, vamos ser realistas, parem de se iludirem. O elenco é fraco, Roger não consegue dar um padrão tático ao time, o treinador não barra Robinho, Carioca, que estão só observando o jogo, inertes não fazem nada. Faltou planejamento? Não, faltou competência ao presidente que não entende de futebol profissional. Muitos erros, omissão da diretoria e contratações equivocadas. A situação é muito séria, não vejo uma luz, pois não vejo reação dos jogadores, da comissão e da diretoria. O torcedor tem todo o direito de cobrar. Que saudades de Alexandre Kalil, contratava bem, não admitia corpo mole, cobrava todo mundo. Postura que não é exercida por nosso presidente. Acorda massa.