Categories: blogueiros

Faça chuva ou faça sol, o Galo é notícia

O assunto Galo, como sempre, domina em Belo Horizonte. Quando vence e conquista títulos, quando perde – seja derrota inesperada ou até mesmo previsível – e nos empates. Afinal, vivemos na Cidade do Galo, onde o predomínio de Atleticanos é incontestável. Aqui e em toda Minas Gerais. Pois a decisão do presidente de antecipar e mudança no comando técnico, visando ao planejamento para 2017, acabou dominando o noticiário e as rodinhas por todos os cantos de Belo Horizonte.

Diante da manifestação dos Torcedores e lendo as declarações de Marcelo Oliveira e do presidente Daniel Nepomuceno, sou levado a algumas reflexões.

Marcelo demonstrou surpresa com a decisão, acreditando que ainda poderia chegar ao título da Copa do Brasil. Atribuiu a derrota para o Grêmio ao péssimo primeiro tempo. Na verdade, a campanha do Galo, de maneira geral, vinha sendo medonha. No Brasileirão, os pontos perdidos fora de Belo Horizonte foram decisivos para nosso afastamento do G3. Ele ainda teria argumentado que o Galo tem um elenco “desequilibrado”. Aqui, faço duas considerações, uma em sua defesa e outra contrapondo à primeira alegação.

Foto: Bruno Cantini/Atlético

Em sua recente passagem de sucesso por outro clube de Belo Horizonte, justiça seja feita, quando assumiu aquele desafio, indicou – jogador por jogador – trazendo vários que inclusive já haviam trabalhado com ele em outros clubes. E deu certo. No Galo, ele chegou e assumiu o comando com o grupo definido. Por outro lado, o pior setor, que comprometeu toda a temporada, foi a defesa. Exatamente onde talvez tenha sido contratado sua única indicação: Ronaldo Conceição. Daí, não há argumento que sustente sua defesa.

Reitero, entretanto, que trata-se de uma pessoa extraordinária. Bom caráter, profissional sério e competente. Seu currículo e conquistas falam melhor do que qualquer referência que pretenda justificar a afirmação. Contudo, sem entrar no mérito, até porque não saberia encontrar explicação, o Galo sob o seu comando não deu liga. E registre-se que chegou com grande expectativa e apoio da maioria dos Atleticanos. Que seja feliz em sua carreira, afinal é uma pessoa íntegra e honesta.

Já o presidente Daniel Nepomuceno, questionado sobre a alteração neste momento, com apenas três jogos pela frente, sendo um deles a partida de volta pela Copa do Brasil, não só assumiu o risco como trouxe para sua responsabilidade o desfecho da caminhada do clube nesta reta final. Especialmente a partida que vai apontar o campeão da Copa do Brasil e assegurar vaga direta na Copa Libertadores. Além disso, sugerindo que irá cobrar do elenco o devido empenho, argumentou sobre a necessidade de planejar o time para a próxima temporada.

Em meio a tanta informação e às especulações sobre o próximo treinador, o Atleticano se dividiu. Alguns com criticas contundentes ao dirigente e/ou ao treinador. Mas, ao que pude sentir, a maioria colocando fé, não só na remota possibilidade de o time virar o jogo, como também num 2017 diferente, sem que se repita o fiasco deste ano.

Outra discussão que surge é sobre um assunto que já abordei neste blog. Diz respeito à participação na Florida Cup, Primeira Liga e até mesmo no Campeonato Mineiro. O Atleticano, desde 2012, não quer pequenas conquistas, pois acostumou-se com excepcionais campanhas.

Felicidades ao Marcelo Oliveira no seguimento de sua carreira e que o próximo treinador recoloque o Galo na trilha de vitórias e conquistas.

Blogueiro

View Comments

  • MO é passado ruim, mas é passado, no dia 1º / 12 dia 30/11 será passado que pode ruim ou pode ser ótimo, pois, ainda não acabou, no entanto, Daniel é o principal responsável por manter um técnico tanto tempo em queda livre, depois do jogo do fluC era pra ter despedido, seguramente nosso presente seria outro e certamente muito melhor. Agora 2016 já foi pro lixo, e o principal erro de Daniel foi vender Jemerson, dali pra cá nossa defesa virou um lixo. Em 16 que não se cometa os mesmo erros infantis e que este DM seja reestruturado, o que aconteceu de contusões, inclusive em treinamento, foi verdadeira aberração. Merecemos muito mais do que nos foi dado neste ano.

  • Interessante o senhor Eduardo de Ávila não incluir a CBF, árbitros, Globo etc. em suas justificativas para o naufrágio do seu barco branco e preto.

    • Bem lembrado, caro fiel e assíduo leitor das coisas "Atleticanas". Inegavelmente, como vossa pessoa com propriedade relembra, essa pilantragem tem sua significativa parcela histórica, entretanto em 2016 o Galo deu motivo e facilitou a vida dessa gente.
      ObriGalo pela lembrança, honra ao blogueiro, ao blog e ao Atleticano, tanto interesse assim com as nossas cores. Diga-se, com as mesmas cores e mesmo nome desde a fundação.

  • Creio que nunca pairou qualquer dúvida quanto ao caráter, o comprometimento, a inteligencia e a honestidade de MO. Porém o que estava em análise era o seu trabalho, e apesar dos percalços com grande quantidade de lesões, indisciplina e falta de comprometimento de jogadores, o seu trabalho sempre foi questionável. Isto porque ele dispunha de um dos melhores senão o melhor elenco do Brasil.
    O Atlético é considerado por todos como um amontoado de jogadores, sem esquema tático e sem padrão de jogo. A favor dele é que chegamos entre os melhores do brasileiro e a final da copa do Brasil, mas pelo que jogamos, para chegar a esta condição, sofremos demais, com jogos horríveis inclusive para equipes imensamente inferiores. Para os que criticam a sua saída, vale lembrar que de 5 anos pra cá o galo mudou, e não nos contentamos mais em ser coadjuvantes, queremos ser protagonistas, e isto o MO não conseguiu entender.
    Boa sorte para onde vc for MO, mas sua vez no Galo já passou.

  • Quem vem é o CUCA. Ele não tem compromisso com o Palmeiras para 2017. E ao que parece, o Alexandre Matos também.

  • Os que martelam o M.O, não se esqueçam de quem começou o Brasileirão foi o Aguirre. Então, os 58 gols que a defesa tomou devem ser colocados na conta de outro, não só na dele.

    • Sebastião, todos os gols sofridos pelo Galo no campeonato devem ser colocados na conta do Marcelo. Aguirre só esteve a frente do time no Brasileiro uma única vez, quando escalou uma equipe reserva para estrear no campeonato, no independência, contra o Santos, vencendo por 1x0. Escalou os reservas , poupando os titulares para a segunda partida contra o São Paulo na libertadores, vencida por 2x1, mas que eliminou o Galo, na quarta-feira. Na quinta, Aguirre foi desligado do time. Na sexta, Marcelo assumiu o clube, embarcando para Curitiba, quando estreou no comando do time no empate em 1x1 com o At. Paranaense.
      Infelizmente, Marcelo não fez um bom trabalho, sob todos os aspectos. Isso é fato.

    • Caro, sem entrar a fundo no mérito, só um esclarecimento. Aguirre dirigiu o time apenas na vitória sobre o Santos. 1 a 0!

  • Se contratou ou se vai contratar o Roger Machado, entendo que o Sr. Daniel Nepomuceno (chama-lo de Presidente é muito para seu o seu caminhão), vai cometer outro erro. Se já contratou é porque foi treinador do Grêmio até pouco tempo, conhecer o elenco e tentar tirar carta da manga na Quarta Feira. Não vai funcionar. Também é paternalista como o Marcelo. Não vai dar liga.

    • Pô, firefox, você está tremendo até hoje por algo sem a mínima importância para nós, que aconteceu em 2014? Putz, deve ter doído, heim! Apareça sempre que tiver saudades, prezado!

  • Primeira vez que posto minhas opiniões em algum blog. Acho importante como as opiniões são colocadas sem ofensas a rivais ou a quem quer que seja. Concordo em grande parte com o que foi colocado pelo titular do blog e pelos demais postulantes. Discordo em alguns pontos. Nunca achei e continuo com a certeza que o Atlético não tem o melhor elenco do Brasil. Basta observar os nomes citados pelo colega Wander. Se o Atlético não tiver nas divisões de base jogadores melhores que alguns citados, tem que fechar a base. Questiono sobre o Claiton porque o que ele jogou ano passado no Figueirense e tem jogado no Galo é inexplicável. Tem que ver os motivos porque quem sabe não esquece, e ele sabe jogar. Buscaram o Jesiel no Bragantino e colocam Ed Carlos e Ronaldo Conceição para jogar, e eles não jogam nada. Porque o Lucas Cândido não tem uma sequência no time? Ele não é pior que Júnior Urso. Colocam Cazares como craque, mas na minha opinião é jogador de momentos e não tem regularidade, além de, aparentemente não ser muito profissional. Criticam muito o Leonardo Silva, mas na minha opinião ainda é o melhor zagueiro do Galo e um dos melhores do Brasil. Só não tem mais condições físicas par caçar atacantes no meio de campo e correr atrás em todos jogos. Deveria jogar ao lado de outro zagueiro com velocidade e ser poupado em algumas partidas. Acho que não é conveniente ter jogadores de mesma posição do nível de Pratto e Fred no mesmo time. Quanto a Marcelo tenho opiniões divergentes. Ele não é ruim, senão não chegaria cinco vezes consecutivas na final da Copa do Brasil em seis anos e duas vezes campeão brasileiro. Tem defeitos, e acho que o pior é a passividade e ser muito bonzinho. Em sua defesa ressalto o fato de apesar de trabalhar várias vezes no Galo, sem obter sucesso, nunca teve a oportunidade de iniciar um trabalho e fazer a montagem do seu elenco. Para finalizar entendo que o desfalque mais importante do Atlético neste ano foi o Eduardo Maluf, e pouca gente tem conhecimento deste fato. Obrigado pela oportunidade. Parabéns ao titular do blog pela competência e aos demais postulantes pela qualidade dos comentários e respeito pelos demais. Saudações atleticanas.

  • O Atlético é noticia agora porque esta disputando um título e não poque tenha hegemonia em BH ou em MG, deixa de lado o fanatismo e procure ler o resultado das pesquisa sérias sobre torcidas.

    • #doisanosquevocetreme .... chupa essa manga ........!!! ........................... pïrängï ............. do brasil ...

    • É o que sempre faço, caro! Assim, como você, só leio o que me interessa. Tanto é verdade que está aqui, ao lado de Atleticanos, lendo o que é interessante.

Recent Posts

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

11 horas ago

Pitacos Atleticanos e patacoadas dos outros

Nesse curtíssimo intervalo sem jogos, pós vitórias seguidas pelo Brasileiro e Libertadores – adicionadas ao…

1 dia ago

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o…

2 dias ago

Três sofridos pontos

Estão no dia a dia Atleticano, frases que se eternizam e misturam com a nossa…

3 dias ago

Nas três frentes hoje é dia de Libertadores

Time grande e favorito em todas as competições que participa, sequer tem tempo para comemorar…

4 dias ago

Ainda sobre a vitória e focando noutra competição

Início de semana, segundona animada – expressão que ameaça outros e não a Atleticanos -,…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!