O assunto Galo, como sempre, domina em Belo Horizonte. Quando vence e conquista títulos, quando perde – seja derrota inesperada ou até mesmo previsível – e nos empates. Afinal, vivemos na Cidade do Galo, onde o predomínio de Atleticanos é incontestável. Aqui e em toda Minas Gerais. Pois a decisão do presidente de antecipar e mudança no comando técnico, visando ao planejamento para 2017, acabou dominando o noticiário e as rodinhas por todos os cantos de Belo Horizonte.
Diante da manifestação dos Torcedores e lendo as declarações de Marcelo Oliveira e do presidente Daniel Nepomuceno, sou levado a algumas reflexões.
Marcelo demonstrou surpresa com a decisão, acreditando que ainda poderia chegar ao título da Copa do Brasil. Atribuiu a derrota para o Grêmio ao péssimo primeiro tempo. Na verdade, a campanha do Galo, de maneira geral, vinha sendo medonha. No Brasileirão, os pontos perdidos fora de Belo Horizonte foram decisivos para nosso afastamento do G3. Ele ainda teria argumentado que o Galo tem um elenco “desequilibrado”. Aqui, faço duas considerações, uma em sua defesa e outra contrapondo à primeira alegação.
Em sua recente passagem de sucesso por outro clube de Belo Horizonte, justiça seja feita, quando assumiu aquele desafio, indicou – jogador por jogador – trazendo vários que inclusive já haviam trabalhado com ele em outros clubes. E deu certo. No Galo, ele chegou e assumiu o comando com o grupo definido. Por outro lado, o pior setor, que comprometeu toda a temporada, foi a defesa. Exatamente onde talvez tenha sido contratado sua única indicação: Ronaldo Conceição. Daí, não há argumento que sustente sua defesa.
Reitero, entretanto, que trata-se de uma pessoa extraordinária. Bom caráter, profissional sério e competente. Seu currículo e conquistas falam melhor do que qualquer referência que pretenda justificar a afirmação. Contudo, sem entrar no mérito, até porque não saberia encontrar explicação, o Galo sob o seu comando não deu liga. E registre-se que chegou com grande expectativa e apoio da maioria dos Atleticanos. Que seja feliz em sua carreira, afinal é uma pessoa íntegra e honesta.
Já o presidente Daniel Nepomuceno, questionado sobre a alteração neste momento, com apenas três jogos pela frente, sendo um deles a partida de volta pela Copa do Brasil, não só assumiu o risco como trouxe para sua responsabilidade o desfecho da caminhada do clube nesta reta final. Especialmente a partida que vai apontar o campeão da Copa do Brasil e assegurar vaga direta na Copa Libertadores. Além disso, sugerindo que irá cobrar do elenco o devido empenho, argumentou sobre a necessidade de planejar o time para a próxima temporada.
Em meio a tanta informação e às especulações sobre o próximo treinador, o Atleticano se dividiu. Alguns com criticas contundentes ao dirigente e/ou ao treinador. Mas, ao que pude sentir, a maioria colocando fé, não só na remota possibilidade de o time virar o jogo, como também num 2017 diferente, sem que se repita o fiasco deste ano.
Outra discussão que surge é sobre um assunto que já abordei neste blog. Diz respeito à participação na Florida Cup, Primeira Liga e até mesmo no Campeonato Mineiro. O Atleticano, desde 2012, não quer pequenas conquistas, pois acostumou-se com excepcionais campanhas.
Felicidades ao Marcelo Oliveira no seguimento de sua carreira e que o próximo treinador recoloque o Galo na trilha de vitórias e conquistas.
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
Com grande atuação do time todo, destacaria a zaga – Bataglia e Alonso – e…
View Comments
MO é passado ruim, mas é passado, no dia 1º / 12 dia 30/11 será passado que pode ruim ou pode ser ótimo, pois, ainda não acabou, no entanto, Daniel é o principal responsável por manter um técnico tanto tempo em queda livre, depois do jogo do fluC era pra ter despedido, seguramente nosso presente seria outro e certamente muito melhor. Agora 2016 já foi pro lixo, e o principal erro de Daniel foi vender Jemerson, dali pra cá nossa defesa virou um lixo. Em 16 que não se cometa os mesmo erros infantis e que este DM seja reestruturado, o que aconteceu de contusões, inclusive em treinamento, foi verdadeira aberração. Merecemos muito mais do que nos foi dado neste ano.
Arrogante!!!!
Interessante o senhor Eduardo de Ávila não incluir a CBF, árbitros, Globo etc. em suas justificativas para o naufrágio do seu barco branco e preto.
Bem lembrado, caro fiel e assíduo leitor das coisas "Atleticanas". Inegavelmente, como vossa pessoa com propriedade relembra, essa pilantragem tem sua significativa parcela histórica, entretanto em 2016 o Galo deu motivo e facilitou a vida dessa gente.
ObriGalo pela lembrança, honra ao blogueiro, ao blog e ao Atleticano, tanto interesse assim com as nossas cores. Diga-se, com as mesmas cores e mesmo nome desde a fundação.
Creio que nunca pairou qualquer dúvida quanto ao caráter, o comprometimento, a inteligencia e a honestidade de MO. Porém o que estava em análise era o seu trabalho, e apesar dos percalços com grande quantidade de lesões, indisciplina e falta de comprometimento de jogadores, o seu trabalho sempre foi questionável. Isto porque ele dispunha de um dos melhores senão o melhor elenco do Brasil.
O Atlético é considerado por todos como um amontoado de jogadores, sem esquema tático e sem padrão de jogo. A favor dele é que chegamos entre os melhores do brasileiro e a final da copa do Brasil, mas pelo que jogamos, para chegar a esta condição, sofremos demais, com jogos horríveis inclusive para equipes imensamente inferiores. Para os que criticam a sua saída, vale lembrar que de 5 anos pra cá o galo mudou, e não nos contentamos mais em ser coadjuvantes, queremos ser protagonistas, e isto o MO não conseguiu entender.
Boa sorte para onde vc for MO, mas sua vez no Galo já passou.
Quem vem é o CUCA. Ele não tem compromisso com o Palmeiras para 2017. E ao que parece, o Alexandre Matos também.
Os que martelam o M.O, não se esqueçam de quem começou o Brasileirão foi o Aguirre. Então, os 58 gols que a defesa tomou devem ser colocados na conta de outro, não só na dele.
Sebastião, todos os gols sofridos pelo Galo no campeonato devem ser colocados na conta do Marcelo. Aguirre só esteve a frente do time no Brasileiro uma única vez, quando escalou uma equipe reserva para estrear no campeonato, no independência, contra o Santos, vencendo por 1x0. Escalou os reservas , poupando os titulares para a segunda partida contra o São Paulo na libertadores, vencida por 2x1, mas que eliminou o Galo, na quarta-feira. Na quinta, Aguirre foi desligado do time. Na sexta, Marcelo assumiu o clube, embarcando para Curitiba, quando estreou no comando do time no empate em 1x1 com o At. Paranaense.
Infelizmente, Marcelo não fez um bom trabalho, sob todos os aspectos. Isso é fato.
Caro, sem entrar a fundo no mérito, só um esclarecimento. Aguirre dirigiu o time apenas na vitória sobre o Santos. 1 a 0!
Se contratou ou se vai contratar o Roger Machado, entendo que o Sr. Daniel Nepomuceno (chama-lo de Presidente é muito para seu o seu caminhão), vai cometer outro erro. Se já contratou é porque foi treinador do Grêmio até pouco tempo, conhecer o elenco e tentar tirar carta da manga na Quarta Feira. Não vai funcionar. Também é paternalista como o Marcelo. Não vai dar liga.
Ingratos!!! O Marcelo Oliveira deu um título de copa do brasil para o galo, em 2014
Pô, firefox, você está tremendo até hoje por algo sem a mínima importância para nós, que aconteceu em 2014? Putz, deve ter doído, heim! Apareça sempre que tiver saudades, prezado!
Primeira vez que posto minhas opiniões em algum blog. Acho importante como as opiniões são colocadas sem ofensas a rivais ou a quem quer que seja. Concordo em grande parte com o que foi colocado pelo titular do blog e pelos demais postulantes. Discordo em alguns pontos. Nunca achei e continuo com a certeza que o Atlético não tem o melhor elenco do Brasil. Basta observar os nomes citados pelo colega Wander. Se o Atlético não tiver nas divisões de base jogadores melhores que alguns citados, tem que fechar a base. Questiono sobre o Claiton porque o que ele jogou ano passado no Figueirense e tem jogado no Galo é inexplicável. Tem que ver os motivos porque quem sabe não esquece, e ele sabe jogar. Buscaram o Jesiel no Bragantino e colocam Ed Carlos e Ronaldo Conceição para jogar, e eles não jogam nada. Porque o Lucas Cândido não tem uma sequência no time? Ele não é pior que Júnior Urso. Colocam Cazares como craque, mas na minha opinião é jogador de momentos e não tem regularidade, além de, aparentemente não ser muito profissional. Criticam muito o Leonardo Silva, mas na minha opinião ainda é o melhor zagueiro do Galo e um dos melhores do Brasil. Só não tem mais condições físicas par caçar atacantes no meio de campo e correr atrás em todos jogos. Deveria jogar ao lado de outro zagueiro com velocidade e ser poupado em algumas partidas. Acho que não é conveniente ter jogadores de mesma posição do nível de Pratto e Fred no mesmo time. Quanto a Marcelo tenho opiniões divergentes. Ele não é ruim, senão não chegaria cinco vezes consecutivas na final da Copa do Brasil em seis anos e duas vezes campeão brasileiro. Tem defeitos, e acho que o pior é a passividade e ser muito bonzinho. Em sua defesa ressalto o fato de apesar de trabalhar várias vezes no Galo, sem obter sucesso, nunca teve a oportunidade de iniciar um trabalho e fazer a montagem do seu elenco. Para finalizar entendo que o desfalque mais importante do Atlético neste ano foi o Eduardo Maluf, e pouca gente tem conhecimento deste fato. Obrigado pela oportunidade. Parabéns ao titular do blog pela competência e aos demais postulantes pela qualidade dos comentários e respeito pelos demais. Saudações atleticanas.
O Atlético é noticia agora porque esta disputando um título e não poque tenha hegemonia em BH ou em MG, deixa de lado o fanatismo e procure ler o resultado das pesquisa sérias sobre torcidas.
#doisanosquevocetreme .... chupa essa manga ........!!! ........................... pïrängï ............. do brasil ...
É o que sempre faço, caro! Assim, como você, só leio o que me interessa. Tanto é verdade que está aqui, ao lado de Atleticanos, lendo o que é interessante.
hahah tomou ein fi... veio purpurinar por aqui e já tomou uma lapada pra aprender a não falar besteiras.