Categories: blogueirosfutebol

Renovando minha profissão de fé

Depois de três dias intensos de queixas, centradas especialmente no treinador do Galo, quero virar essa página e buscar forças para a nossa recuperação. Longe de sugerir tolerância com aquilo que percebi, e muitos entre nós tem sentido, mas com a intenção exclusiva de reagir a uma inquestionável queda de produção do time, e, consequentemente, na tabela de classificação.

A eliminação do Paranaense, na noite de ontem, abre a possibilidade da CBF – caso contrário, caracteriza pura má-fé – em marcar aquela partida adiada. Paralelo a isso, porém, temos de pensar – especialmente – nas três primeiras partidas do returno. No início da competição vencemos todos esses adversários.

Flamengo, dentro do Rio de Janeiro, e aqui em Belo Horizonte, Corinthians e Ceará. A realidade atual é outra. Os cariocas, refeitos de um mau começo, brigam na parte de cima contando sempre com – “a ajuda amiga e conveniente” – das interpretações “arbitrárias” a seu favor. Já os paulistas e cearenses estão, momentaneamente, em posições intermediárias na classificação.

Não quero saber onde o diabo nasceu, a mim interessa – exclusivamente –  sobre o nosso Galo. Temos de vencer sim, além das maracutaias oficiais, nossa indiscutível queda de produção. Não tenho – e nenhum de nós tem – o poder de indicar ou vetar contratações, escalar o time e ainda gerir as finanças internas. Isso cabe aos mandatários e seus profissionais de confiança.

Tenho comigo que isso não é difícil e nem impossível. Vencendo esses três adversários e até mesmo o Paranaense, as coisas tendem a acalmar e voltar ao curso de tempos recentes. Flamengo será no nosso campo, assim como os paranaenses. O Corinthians vive de relâmpagos – ao estilo de seu vaga-lume cedido pelo Galo – e o Ceará é equipe de meio de tabela. Respeitosamente, vejo possibilidades desse devaneio pessoal e do Torcedor.

A bem verdade, se dependesse apenas de apoio, já seriamos campeões. Chegou a hora da resposta no gramado.

Na verdade cada um de nós tem preferências para a definição do time titular. Insisto que, quase por unanimidade, especialmente por Rafael na meta Atleticana. Ontem trouxe aqui números que referendam a escolha do Torcedor pelo goleiro preterido por Sampaoli. Assim como em outras posições na defesa, meio de campo e ataque. Unanimidade não existe, mas o desejo de vencer é único e converge profissionais e Torcida.

Sendo assim, sem a intenção de fazer apologia a apoio incondicional, no meu caso, passei – desde ontem – a energizar pela imediata recuperação. Os pontos perdidos improváveis e já deixados pelo caminho não voltam. Agora temos de tentar pontuar conquistando resultados que não estavam na programação. Com isso, recuperar o caminho das vitórias e sonhar com a parte de cima da tabela da série A do Brasileiro.

Com a mesma fé Atleticana que me acompanha desde a virada dos anos 60 para 70 – no século e milênio passados –, sigo na minha função e missão de acreditar no nosso time do coração.

Já perdi várias competições, tanto por ineficácia do time Atleticano, quanto por manobras que nem sempre merecem ser relembradas, mas também já festejei e comemorei conquistas que jamais serão esquecidas. Somos o maior de Minas, seja em paixão, número de torcedores e títulos regionais. Insuperáveis!

Vivi ao lado de muitos de vocês, próximos ou anônimos, os tempos recentes. Quem vai esquecer a Libertadores de 2013, no milênio atual, com uma campanha impecável? O melhor foi a fase de grupos, que possibilitou emoções inigualáveis em cada mata mata. Com exceção do brasileiro São Paulo, que foi dum dum, Tijuana, New Old Boys e Olímpia foram provações ao coração Atleticano.

E, no ano seguinte, em 2014, as viradas épicas sobre os protegidos Corinthians e Flamengo. Ambas com dois gols a zero em desvantagem, aqui na nossa casa, conseguimos reverter no jogo de volta por quatro a um cada adversário. Naquela conquista, só tivemos facilidade – duas vitórias cada – na primeira fase e na decisão da Copa do Brasil. Isso é o DNA Atleticano. Sigamos, com a mesma fé que sempre motiva e acompanha a história do Clube Atlético Mineiro.

Acorda Galo!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Vaga na libertadores não precisava de um treinador caro e contratações caras.... Com muito menos conseguimos ...
    Vocês lembram do Aguire?
    Mesmo futebol do Sampaoli prega....
    Trocar time toda a as partidas precisaríamos ter 22 craques.... Não temos nem 1....
    E agora está mandando as peças de reposição embora... Não são nenhuma Brastemp... Mas é o que tinhamos... Estamos só com Arana na esquerda... É ninguém na direita....

  • Isso aí, blogueiro! Fé atleticana! Vamos para cima dos Urubus! Vencendo ou ganhando, pois o time dos caras é o melhor do Brasil, vamos apoiar até o final e acreditar no projeto. Já vem mais um jogador aí, Vargas! É um time em formação no meio do campeonato! Vamos acreditar no projeto a médio e longo prazo!

  • No protesto da torcida, na chegada do time a BH, os principais alvos eram Everson e principalmente Guga. Hoje o Galo emprestou Mailton. Agora temos além de Guga, tão somente o outro contestado Mariano. Acho que isso é brincar com a torcida.
    Vargas chega amanhã. Espero que não precise de tempo pra se adaptar e ou entrar em forma.

  • Estou aqui novamente a teclar para reverenciar o nosso querido e amado clube atlético mineiro mesmo nesse momento de turbulência vamos lá galããããõ da massssa EU ACREDITO já vi sua superação em momentos difíceis de sua história e não seria agora que iria abandoná-lo. Sei que a missão é difícil mas não é impossível e pode contar com o apoio da massa atleticana.

    • Boa noite, sei q talvez minha postagem não será publicada pelo horário, gostaria de criticar e elogiar, criticar pelo ponto que gostaria que a autarquia que merece todo respeito que aqui nos escreve todos os dias e espero ansiosamente pelas suas palavras nunca mais comentasse sobre arbitragem pois cada vez mais perdemos linhas e letras de uma imensa e vasta inteligência incomum deste que passa algumas noites em claro pra nos saudar com palavras de energia pra nunca abandonar a nossa paixão pelo GALO o que nunca vai mudar, chega de arbitragem !!! já decoramos o que não vai mudar. O elogio fica por sempre ser esse ser que vai respeitar e entender que cada opinião vai agregar valor e cada vez ser mais respeitoso com todos , obriGALO por fazer parte da minha vida , moro em Brasília e espero te conhecer quando for em BH, parabéns, vc me inspira a ser cada vez mais ATLETICANO!!!

      • Caro Ávila!
        Os infiltrados provocam para terem um minuto de sua atenção por este ser, indicutivelmente, o blog de maior evidência e aceitação no meio esportivo de Minas Gerais. Esqueça-os e os relegue ao ostracismo. Só assim eles vão se sentir isolados neste espaço democrático por você ofertado a todos nós atleticanos.

        • Caro Ângelo, tenho essa prerrogativa. Uso e, aunda que eventualmente, permito. Esses que autoriz, são os bobos da corte.

  • Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!

    Ainda me refazendo das últimas pauladas no lombo.

    Mas nunca desisto.

    No próximo domingo, teremos a oportunidade de fazer um bom jogo e continuar brigando por coisas melhores. Temos que fazer prevalecer o mando de campo.

    Estamos errando nas contratações. Com exceção de Junior Alonso, Arana e Keno, as demais para mim, foram APOSTAS. Sasha nunca deveria ter vindo. Sempre foi um jogador muito limitado.

    Já pagamos caro em anos anteriores por utilizar dessa política. Aí... depois, monta aquela barca. O Atleticano conhece bem esse filme.

    O sucesso do Mingau é que só contrata jogadores consagrados.

    Quanto ao Rafael, o mesmo perdeu a posição de forma muito injusta. Ele é um baita goleiro e vinha fazendo jogos com muita firmeza e transmitindo segurança a toda equipe.

    Sampaoli tem que rever essa situação o mais rápido possível.

    Acho até que o próprio elenco aposta e confia mais em Rafael.

    Saudações Alvinegras,

  • Existem duas vias na vida: a poética e a realista. A poética diz respeito aos dois últimos parágrafos do texto sobre os títulos do Atlético. A realista: são apenas 3 títulos. Nenhuma destas vias é pior ou melhor do que a outra. São apenas diferentes .
    Quanto ao rapaz que o chama insistentemente de Velhinho: é um tolo. Não ligue para ele. Pobre de espírito.
    Sou cruzeirense e gosto dos seus textos (embora o conteúdo não me interesse muito, uma vez que trata do seu time). No entanto, gosto do modo como escreve.

    Força sempre meu caro e parabéns pelo trabalho.

    • Obrigado! Na verdade, esse tipo de gente sem rosto, me mostra o lado triste das nossas vidas. Por isso disse que me divide a respeito. Não deixa de ser divertido, pois se esse desconforto - deles - comprova o sucesso do espaço. Sou seu rival, caro Jonas, jamais seu inimigo ou coisa similar. Por isso, assim como vc e a maioria que aqui frequenta, de bem com a vida.
      Na verdade, esse tipo de manifestação não diz respeito ao pretenso agredido, mas mostra quem é o agressor.
      Vida que segue!!!

  • BOA TARDE AMIGOS ATLETICANOS.
    DESANIMAR JAMAIS , MAS APOIAR , COBRAR E MUITO , SIM.
    VEJO ALGUNS AQUI PEDINDO UM CAMISA 10.
    ORA , ZARACHO , CUSTOU UMA FORTUNA , 36 MILHÕES POR 50% DO SEU PASSE. PREÇO DE JOGADOR DE SELEÇÃO , JOGADOR PARA DECIDIR JOGOS E DESEQUILIBRAR.
    SE ZARACHO , NÃO CONSEGUIR EXERCER ESSA FUNÇÃO , ENTÃO SERÃO MAIS ALGUNS MILHÕES JOGADOS FORA.
    ZARACHO FOI CONTRATADO PARA SER O CAMISA 10 , O CRAQUE DO TIME. JOGADOR DA SELEÇÃO ARGENTINA.
    VAMOS VER. ESSA CONTRATAÇÃO NÃO PODE DAR ERRADO , É RECOMENDAÇÃO DE SAMPAOLI E ALEXANDRE MATOS.
    NO GOL O PÉSSIMO "CHAMA GOL" , EVERSON PRECISA SAIR E VOLTAR COM RAFAEL QUE É MUITO MELHOR.
    UM CENTRO AVANTE TAMBÉM É FUNDAMENTAL , POIS SASHA , É SÓ O FILHO DA XUXA.
    MAS , O NOSSO PRINCIPAL PONTO FRACO É O ESQUEMA KAMICASE E SUICIDA DE SAMPAOLI , QUE DEIXA A NOSSA DEFESA COMPLETAMENTE DESPROTEGIDA E ABERTA.
    LATERAL É LATERAL.
    ZAGUEIRO É ZAGUEIRO.
    PONTA É PONTA .
    VOLANTE É VOLANTE.
    ATACANTE É ATACANTE.
    CHEGA DE INVENTAR SAMPAOLI.

    • Tanto Zaracho como Vargas estão chegando agora! O time está em formação. Não há como cobrar dos caras e nem desse time. Não se monta time campeão em seis meses. Respeito sua opinião, mas acho que deveria reavaliar seu modo de pensar...

  • Pra sacar o péssimo Everson do gol, só com muita pressão da torcida. Não é questão de ser pessimista mas de cobrar até ser atendido. Paz e alegrias nas vitórias. Mas vibrar com derrota, ladeira abaixo e teimosia de treinador, aí não dá.

    • Você vai cair do cavalo se o Rafael entrar no gol. Se o time não melhorar não há goleiro que salve! O Everson não teve culpa alguma em nenhum dos gols. E o Rafael estava falhando demais na saída do gol em bola alçada na área. Como os gols, por sorte não saíram, ninguém recamou de nada.

  • Como insiste na velha e batida ladainha da teoria de que tudo e todos querem prejudicar o Atlético . Ja tá chato querer culpar os outros pela incompetência do time.
    Vira o disco e segue a vida , pq se não , vai ficar eternamente nesse círculo vicioso de fracasssos e falta de tradição no futebol Brasileiro.

    • Meu caro Hélio, acho que o assunto aqui não te interessa e, portanto, se o assunto te incomoda é só não vir aqui falar besteira! Aqui comentamos, discutimos, concordamos e discordamos, mas o assunto e a torcida têm um motivo só: O Galo! Imagino que sua página é outra!

    • Hélio, só lhe digo uma coisa, time grande cai de pé e sai andando de cristã alta. Time pequeno, nanico, cai de bunda e se arrasta na miséria.

Recent Posts

O Atleticano não abandona o Galo

Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…

12 horas ago

Kardec reacendeu as chamas da esperança

Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…

2 dias ago

O primeiro confronto da série de decisões

O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…

3 dias ago

Bons ventos sopram a favor do Galo

Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…

4 dias ago

Momentos que antecedem grandes decisões

Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…

5 dias ago

Passada a euforia agora é pés no chão

Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!