Categories: blogueiros

Menos conformismo e mais atitude

*Roberto Caldeira

Semana passada, o Galo venceu o Santos. E se não foi na técnica, foi na base da raça, e tivemos uma trégua do sofrimento do já calejado torcedor Atleticano. Alguns chegam a pensar: será que agora vai? Ah, não vai não…

O Presidente que andava sumido resolveu aparecer. Era melhor ter continuado sumido. Nossa triste realidade, o sentimento de raiva, passou a ser desespero. Uma sensação que já era tomou conta do Galo!

Sintetizando o longo e cheio de confiança de si, o discurso do Presidente teve como ponto forte se enaltecer de que agora conhece os números da real situação do Clube! Eureka!

Pois, esse diagnóstico é crucial para entender a situação e saber como solucionar o problema. Interessante! Ele só não falou, e poucos perceberam, que esse tal diagnóstico demorou, surpreendentes, quase dois anos.

Seria honesto também destacar que, desde que assumiu, os tais números que já eram ruins, pioram em sua Gestão.

Não bastasse passar dois anos e ainda não ter uma plano estratégico para salvar o Galo, no campo, o futebol foi relegado e os vergonhosos resultados falam por si.

Contra fatos, não há argumentos. São SETTE Eliminações. Mesmo sem fazer uma autocrítica, disse estar tentando, mas vai utilizar a mesma estratégia que não deu certo. Uma gestão moderna, baseada no escambo, e que se sente ainda merecedora de uma reeleição.

Pelo menos em alguma coisa podemos “quase” concordar. A torcida pinta o Sette como pior Presidente, porque é ele que está no comando hoje, pois antes foram outros que também não ganharam nada. Bingo! Dá um prêmio pra ele!

Enfim alguém jogando a verdade na cara de todos! Quase todos que passaram pelo Galo fracassaram! Esse é o padrão! A mesma ladainha de sempre! Dívidas! Azar! Não foi dessa vez! Aceitemos o fracasso!

E tudo isso parece refletir em campo. Longe da Massa, assistimos mais uma partida de um time medroso, sem brio e sem raça. Um time que tá se esforçando pra ganhar o título de “Pior Atlético dos Últimos 30 anos”.

Nossa sorte é que fizemos uma boa gordura no começo. É o time do barato que custa bem mais caro, mas que alguns chamam de Austeridade.

O problema do Galo não é ter apenas que economizar. Além disso, precisamos saber fazer futebol, montando um time competitivo que possa gerar receitas e com isso conseguir pagar dívidas.

Não existe mistério nesse processo: Conselho forte e participativo. Diretoria 100% profissional. Governança, Compliance e Transparência. Saber investir. Reestruturar a base. Alavancar receitas. Retomar a confiança e parceria da torcida. Num Ciclo Virtuoso!

Isso requer muito trabalho, responsabilidade, competência e ter ousadia correspondente ao gigantismo do Clube Atlético Mineiro.

Mas, infelizmente, parece que todos, Conselho, Diretoria, Time e Torcida, preferiram se conformar com a mediocridade. Aceitar essa “Sina do Fracasso” que nos assola há décadas e continuar com a mesma ladainha.

Ainda bem que, quando a situação se complica, assim como ocorreu no domingo passado, a torcida vai comparecer, apoiar e carregar esse time, mesmo que não mereça.

Em nome da Instituição, decidimos por salvar o time agora, do que ver um desastre maior. Quarta é guerra! A Chape vai pagar o pato!

Isso é o que se espera da Massa do Galo!

Mas o problema é que aceitamos o papel de fazer apenas isso! Torcer e apoiar o time! E quando o ano terminar, todos vão se esquecer do quanto judiaram o Galo esse ano e nas últimas décadas.

O sofrido e calejado Atleticano vai de novo se apegar nas especulações do mercado, que quase nunca terminam bem. Vai se apegar a esperança de uma temporada melhor, acreditando novamente em falsas promessas, feitas pelas mesmas pessoas que irão fazer a mesma coisa que já deu errado. Mas agora vai dar certo né….

Até quando vamos aceitar isso?

Já passou da hora da torcida se questionar e se conscientizar de que deveria ter um novo papel na salvação do Galo! Não vão ser as mesmas pessoas, fazendo as mesmas coisas, que vão salvar o Galo.

Não digo apenas o SETTE Eliminações. Quem, dentre os Senhores Conselheiros tem condições, competência e 100% de dedicação pra mudar a história do Galo? O sistema vigente, que não representa o torcedor, fracassou e precisa ser renovado. Esse tabu precisa ser debatido! Por que o torcedor não pode votar?

Mas o que podemos então fazer? O que cada um de nós, torcedores, pode fazer?

Devemos começar a falar cada vez mais sobre outras questões. Pesquisar como funciona em outros Clubes. Conhecer o Renova Galo.

Debater e disseminar as ideias de renovação, democracia, transparência, governança e gestão profissional. E, melhor ainda seria, se muitos se engajassem apoiando essas ideias, despertando a consciência da Massa do Galo.

Menos conformismo, mais atitude!

@renovagalo

*fotos: UAI/EM

Nota do blogueiro: Reiterando o convite para visitar o blog que divido na boa companhia de algumas amigas. Trata-se do” Mirante“, onde cada um de nós dá um pitaco sobre a vida e o entorno dos nossos dias. Hoje o texto é meu. Passe lá: blogs.uai.com.br/mirante

Blogueiro

View Comments

  • Ontem ouvi o Emanuel Carneiro dizer na Itatiaia que MANCINI tem 5 auxiliares e o Galo tem 2 diretores de futebol, Rui Costa e Marques?
    Daí pergunto: O Clube quer falir com tanta incompetência?
    Se o Clube falir, quem ficará com o enorme patrimônio? Os Conselheiros Natos?

  • Boa Noite,

    Gostaria de usar este espaço hoje para dar uma resposta com base em dados e fatos ao caro Amigalo JOSÉ EDUARDO BARATA ao qual respeito muito principalmente pelos textos editados que expõem muita vivência e conhecimento sobre a história do nosso Galo, mas:
    Em 12 out 201 as 17:26hs questionou meu post do mesmo dia sobre o trabalho que esta sendo feito na base do Galo neste ano.
    É de conhecimento de todos que com a direção de Marques, em 2018, nosso Galo não ganhou nenhuma competição que participou com sua base.
    Então vamos ao desempenho de 2019 do novo diretor de base:
    SUB14 - FINAL - 1º JOGO - CRUZEIRO 01 X 02 ATLÉTICO-MG
    - 2º JOGO - ATLÉTICO-MG X CRUZEIRO - DIA 02/11 - NA CIDADE DO GALO
    SUB15 - CAMPEÃO MINEIRO 2019 - CAM - ATLÉTICO-MG
    VICE - CRUZEIRO
    SUB17 - FINAL - 1º JOGO - CRUZEIRO 0 X 0 ATLÉTICO-MG
    2º JOGO - ATLÉTICO-MG X CRUZEIRO - DIA 02/11 - NA CIDADE DO GALO
    SUB20 - CAMPEÃO MINEIRO 2019 - CAM - ATLÉTICO-MG
    VICE - TUPI

    Então, como dizem ..... Contra dados e fatos não tem argumento.
    Se não estão demonstrando trabalho digno no profissional, porque existem impedimentos contratuais e desempenho necessário para garantir 2020 que ainda não foram alcançados, pelo menos na base, me parece que podemos vislumbrar dias melhores, até mesmo porque todos os jogadores mencionados por você no texto já estão com suas carreiras encerradas a 2 ou 3 décadas atrás, o que prova a inércia que vivemos deste período até o presente.

  • Tudo que o tal Rui Costa faz, ou contrata, é a pedido ou com consentimento do presida. É isso aí que o sujeito deseja.
    Portanto, o culpado é somente um. O incompetente, IRRESPONSÁVEL, mamão leve presida.

    A vitrine Galo sempre aberta.
    A parceria presidia, diretor, empresários, continua...... Penso que todos sabem o que é feito dentro do clube. O que os caras desejam.
    Está tudo bem costurado. Nada vai mudar. A não ser que a torcida acorde e faça algo para arrancar toda a corja lá de dentro. Não pode ficar uma laranja podre. É preciso renovar geral.

    Sinceramente, não vejo saída.
    O pior é que vão reeleger o cara. Quer apostar?

  • Que campanha estamos fazendo nesse Brasileirão!
    Misericórdia!
    O problema do Atlético transcende o campo de jogo. É também estrutural, administrativo.
    Temos poucos recursos financeiros e os gastamos muito mal.
    É inadmissível salários atrasados nessa altura do campeonato.
    Como cobrar os jogadores?
    Pessoal do blog, eu não sei quanto a vocês, mas eu estou em Pânico.
    Flanelinha de série B eu não aguento.
    SAN.

  • Boa Noite amigos do GALO, na verdade já falaram tudo, mas tenho observado o seguinte, o nosso Galo está jogando literalmente como treina, então tem o dedo do Mancini. Time que treina em campo REDUZIDO...... joga em campo REDUZIDO. O meu Galo está jogando apenas em meio campo.............E o tecnico não consegue ver isso..........não quero nem falar na comissão...................

  • Caros,
    Como acabar com um grande clube nas próximas linhas...
    O q tem q ser dito pode ser: se tudo continuar como tá prá ver como é q fica, AnoQVem nem acaba..."é terra arrasada", sim Srs, viu?...ñ temos em 2019 nem time nem comando...
    Tudo q vem da SAGRADA FAMIGLIA perde fé...ao confinar nosso CAM no campim do mequinha, 15/20mil torcedor/jg, apequenou. Ñ é público prá Massa. Parem com o ridículo, enquanto jgar no campim da FAMIGLIA A Massa ñ existe, é um retrato, um poster apagado na parede...A estratégia dos "donos" atuais é indigna e tantos abnegados engoliram a falsidade, "em 4, 5, 8 anos de Horto, acabamos com A Massa", uma lembrança. Enfraquecida a Massa, tornada "menor", e o time, time do Horto, o passo seguinte foi o acoelhamento, ao estabelecer-se o CAM em Vespasiano. A dilapidação é a prática, e todo o patrimônio da nobre Lourdes, duramente construído ao longo de décadas por "outros donos", sai da mão do CAM para a mão dos Famigliares, tão abnegados e austeros. E tem nego q acredita sem nenhuma nota. O pior são os blogueiros pagos de "atleticanidades" e boas intenções, ñ levantam lebre nenhuma, vivem no melhor dos mundos, ñ se preocupam com "política", tão inocentes...!...A proposta: construindo, nada de time em campo ( ñ contaram com a desqualificação completa da barca atual). Qual garantia q depois do tal estádio haverá time, quem irá cobrar? ...E o pior ainda pode acontecer, da torcida tornar-se uma torcida SETTE, arrogante, indiferente e pequena...o cenário é otimista, né Dr lullyKKK?
    Obs.: ñ acredito em "Renovação", "Renova", "Novo" em dizer q é apolítico em dizer q ñ aceita crítica de fora...a banda tá desafinada...no CAM, a mudança na MENTALIDADE E NA VONTADE tem q partir dos "DONOS", do Conselho, dos cabeças. Ñ há possibilidade de participação de Massa nenhuma, democracia mínima, dos beneméritos... Ou a turma da RENOVAÇÃO vai tomar de assalto a bastilha de Lourdes e devolver o clube aos antigos "donos"?... Se RENOVAÇÃO apenas, e se MENTALIDADE E VONTADE ñ mudam...nada feito.
    Acusado de misógino e machista, faço uma OBS em Dra LLuly du Gurucrÿ: há no mundo X q escreve Y, sotaque Y, há exs. Do mesmo, Y q escreve X. Falo em vc? Ñ. Por ex., Lullu, o amante de 7 (será q morreu ou virou Y e ninguém viu?). Ás vezes enes tb se fantasiam de YX e um tal W S é a própria XXX, um puto. Ñ há ofensa em identificar sotaques, são misturas de linguagens, de atleticanidades mil, de liberdades e exercício de democracias. O resto é censura da KKK...Assim vcs da Lululândia vão ficando parecendo censores do miliquiano SETTE, atleticanos de alma serelepe, entregadores otimistas de rapadura, paçoqueiros natos...
    Obs.: lá em Januária no Norte de MInas, nos 80, jogador só pisava na bola uma vez e olha lá...
    ...A Chape deve pagar o pato, senão pagamos nós...É vencer ou vencer! É DECISÃO! É mole?...
    Falo, GALO SEMPRE!

    • Boa Noite,

      Meu caro, seu problema se justifica nos livros de psicanálise.

      "Agressão dissimulada,
      Este tipo de agressão recorre a meios não abertos para agredir. O sarcasmo e o cinismo são formas de agressão que visam provocar o outro, feri-lo na sua auto-estima, gerando ansiedade. A teoria psicanalítica tem como explicação desta forma de agressão a motivação inconsciente."
      Você é um Psicótico, que usa este espaço apenas para poder agredir as pessoas.
      Boa Noite, fique em paz.
      Aqui é Galo!

  • ALEXANDRE gallo , matou o C.AM. e RUIM COSTA quer enterrar.
    SE RUI COSTA NÃO FOR DEMITIDO O ATLÉTICO PODE SER REBAIXADO ATÉ NO CAMPEONATO MINEIRO.
    RUI COSTA NÃO PODE CONTRATAR MAIS NINGUÉM.
    TODA CONTRATAÇÃO É PREJUÍZO CERTO , TÉCNICO E FINANCEIRO . ISSO SÓ PODE SER PROPOSITAL , PARA LESAR O CLUBE.

  • Erani de Paula Araújo
    eranibq@hotmal.com
    Depois do jogo contra o Santos imaginamos que teríamos de volta um pouquinho da raça que sempre foi a marca do time do Galo, e isso nos deu uma pequena animadazinha mas qual nada já que no jogo contra o São Paulo foi uma tremenda de uma vergonha, um time pra lá de submisso, covarde, não se salvou ninguém, todos erraram, foi de lascar ao ponto de atleticanos verdadeiros ficarem sem dormir de ódio ao ver um"time" vagabundo daquele em campo olhando um São Paulo que não jogou lá essas coisas e conseguiu com certa facilidade ganhar daqueles molengas, até com certa facilidade, por dois a zero e poderia ser por mais, e o Galo não conseguia chutar ao gol deles de jeito nenhum.
    VVAAAAAAMMMMMOOOOOSSSSS treinador dos infernos chuta a bunda dessseeessss caras e os faça correr corámba!!!!!!
    Abraço.

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

13 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

2 dias ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

3 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

4 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

5 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!