Categories: blogueirosfutebol

Que a vaga seja decidida na bola

Num clima que ultrapassa os limites e barreiras do bom senso, Galo decide hoje – no Maracanã –, quem segue na Copa do Brasil com o Flamídia. Essa rivalidade, que vem desde os anos 80, época que já imperava na cbf arbitragens polêmicas. Até diria que muito mais que isso. Estranhas, basta rever dois jogos entre os dois clubes. Decisão do Brasileiro de 1980 e valendo vaga na Libertadores do ano seguinte.

Quando não houve interferências e os interesses externos não entraram em campo, as coisas funcionaram bem para o lado do Galo. Assim como não esqueço as duas que mencioneis acima, outras também tem lugar privilegiado na minha memória. Em Ipatinga, Galo 6 a 1, pelo Brasileiro de 2004. Dez anos depois, no Mineirão, pela Copa do Brasil – 2014 – depois de ser derrotado no Rio por 2 a 0, na partida de volta começamos perdendo para os cariocas. Enquanto, precipitadamente, acharam que estavam classificadaço, o Galo foi fazendo um, dois, três, quatro e surpreendeu o exquema podre do Rio de Janeiro.

E hoje, pela mesma Copa do Brasil, depois da primeira partida vencida pelo Galo por 2 a 1, o climão anunciado pela diretoria e parte da torcida carioca é ameaçador. Nem tanto de reverter o placar na bola, mas – pelo que estamos lendo e ouvindo (especialmente nas redes sociais) – de o time carioca vencer utilizando de métodos que ultrapassam os limites da tolerância e esportividade.

Como estive no Maracanã, naquele distante ano de 1980, hoje já não mais jovem como na ocasião, não me aventuro ao ambiente proposto. Jogadores, diretores e parte da torcida carioca insiste que a classificação vale a qualquer custo. O tom ameaçador, preocupante, sugere até que nem diretoria vá ao Rio de Janeiro. Interessante, ano passado, como agora no Brasileiro a CBF na confecção da tabela privilegiou a partida no segundo turno na casa dos cariocas.

Coincidentemente, agora pela Copa do Brasil, as bolinhas que não gostam do Galo, também deixou o jogo da volta na casa do adversário. Digo isso das bolinhas, pois elas – lembrando daquele sorteio com o Roger Flores – tem sempre premiado o Galo por decidir fora de casa. Quatro seguidas. Fortaleza, Paranaense – ano passado – e nesta temporada Brasiliense e Flamengo. Eita, ou a bolinha é viciada ou haja tanto azar assim. Enfim, como convém aos interesses cariocas, o circo tá armado. Depois do Daronco ameaçador de domingo, a comissão de arbitragem – ardilosamente – escolheu Wilton Pereira Sampaio para a partida decisiva.

Em que pese todo esse climão conveniente aos interesses que extrapolam o ambiente saudável da disputa, os jogadores entrarão em campo focados na busca da vaga. Se ela for confirmada, sigamos em frente, caso contrário – se dentro das regras e esportividade – reconhecer o resultado. O que não se pode mais admitir, em pleno ano de 2022, é que manobras extracampo continuem definir títulos no futebol brasileiro. O preço disso tem sido alto, Alemanha e Argentina que o digam, vencendo nossa selecinha em território nacional. A primeira no vergonhoso sete a um e a outra na recente Copa América.

O time para hoje, embora o treinador não tenha anunciado quais jogadores pretende utilizar, creio que vai de Éverson; Mariano, Nathan Silva, Alonso e Arana; Allan, Otávio, Zaracho e Nacho; Vargas e Hulk. Não me surpreenderia se o treinador entrasse com Rabello – formação com três zagueiros – e retirando um meio campista. Ainda podemos ter as opções de banco como Jair e Ademir, esse último para o segundo tempo.

Vamos aguardar, torcendo para que seja um bom jogo. Que a alegria e a descontração dos treinamentos da semana, conduzam o time Atleticano no gramado. A maiorias dos rubro-negros cariocas não compactuam com esse ambiente hostil que a diretoria e jogadores estão criando com a pilha ligada em parte da torcida.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Vim apenas te ver chorar..

    Escolheram até o árbitro, mas conheceram o inferno, e como diria o Bruxo, "Quando tá valendo, tá valendo " ou como diria neguebinha, "a camisa pesou."

    SRN

    • Tava sumidinho, mocinho! Passou 2021 e matade de 2022 com o rabo entre as pernas. Sigo nas primeiras colocações do Brasileiro e na série A.
      Estou aqui todos os dias, assim como você também, só que mostro a cara com qualquer resultado. Diferente de gente covarde, como seu caso.
      A derrota, merecida e diferente daquelas que fomos roubados, não muda minha Atleticanidade. Tampouco me faz esconder, como seu caso. Essa é uma das nossas muitas diferenças.

  • Infelizmente esse turco é fraco!!! O cara não mexe no time... levando sufoco e o cara passivo.. Põe na conta do Rodrigo Caetano. Só falo uma coisa, odeio esse flabosta, odeio mais essa rede bosta, os caras não escondem a preferência.... Vou vive para ver esse povinho resumir. Eduardo, te peço, para colocar esse comentário, no próximo, pfv. Atleticano que é atleticano não torce para a seleção da CBF/rede b@$*!@
    Fora turco! Não pq perdeu, é pq e fraco msm. SAN

  • Difícil de entender Atleticanos aqui criticando nossos técnico e jogadores NO DIA DE HOJE!
    Pessoal, é proibido!
    Até que darei algum respeito pelo jeito de torcer de cada um, mas HOJE vou falar claramente:
    - Quando se veste o MANTO ALVINEGRO, não se teme nada, ninguém!
    Temos um AMOR INCONDICIONAL PELO CAM e um TIMAÇO em campo, então, a hora é de mandar as MELHORES ENERGIAS para o time, ACREDITAR, aceitar EVENTUAIS ERROS e JOGAR com o time, com todos os nossos CORAÇÕES ATLETICANOS pulsando de emoção!
    Mas NUNCA, NUNCA temer adversários, nem antecipar culpados por eventual infortúnio!
    E quero ver o time e a torcida cantando após a classificação: Uh, Uh, o Maraca é nosso!
    Daqui de Porto Seguro, RECEBA AS MINHAS ENERGIAS POSITIVAS E CANTE ALTO NO MARACANÃ, GALO QUERIDO!
    AMÉM!

  • boa tarde Eduardo e massa.jogo simplesmente muito difícil em várias frentes. arbitragem. var. torcida e EL turco. se este péssimo treinador entrar retrancados e com seu afilhado nacho morto e preguiça. allan brigador e Guga pé de chumbo vamos levar uma tareia contra as mulambadas .hoje tem a primeira decisão deste péssimo treinador pela frente espero que queima minha língua e de milhões e que os deuses do futebol tenha Piedade de nós. rsrs.a EL turco abre o olho. galo 1x 1.vai galoooooooooo.

  • Boa tarde.
    Flamingal já perdeu quando,capitaneados por Gabigol ,ao invocar e propagar o mal,transformando este acontecimento esportivo,com a simbologia de um inferno.
    Ele não sabe que o bem sempre triunfa.
    Vai com Deus,galão da massa.

  • Olá amigos da bola!

    Se o péssimo Mohamed entrar com a escalação inicial do jogo passado como você sugere, estamos lascados!..... Não suportará 15 minutos a pressão carioca.

    Para o Galo se dar bem, a meu ver, precisa entrar de cara com pelo menos um ponta aberto! Ademir tem que entrar jogando. Se Keno tiver sido relacionado, que entre no segundo tempo.

    GALO precisa jogar pra cima, óbvio, forte marcação na saída de bola dos caras. Se jogar recuado, já era!

    Meu time seria esse!

    Ademir
    Hulk
    Vargas

    Zaracho
    Alan
    Otávio ou Jair

    Mariano
    Arana

    Alonso
    Rever
    Éverson

  • Que o nosso glorioso CAM faça aquilo que se espera, jogar bola e decidir a nosso favor dentro de campo... a MILÍCIA Carioca na ativa, dirigerentes do Urubu na famosa arrogância e a torcida adversária na soberba de sempre... os jogadores rubronegros vão pressionar o juiz, vão provocar nossos jogadores e vão fazer de tudo pra vencer o jogo... nada anormal em se tratando do queridinho da mídia que se acha o dono de tudo... balela, somos o atual campeão do torneio, temos um time a altura pra brigar e vamos com tudo pra cima deles também, assim espera a Torcida Atleticana!!!

  • A defesa deles é a baba do bode , muito fraca .

    Mole pro HULK , pro VARGAS , desde que não tenham que vir "buscar jogo" por falta de serem lançados pelo nosso FENOMENAL meio-campo .

    Por mim , vou na máxima :
    jogo é jogado !

  • Bom dia! Será jogo duro, como qualquer clássico, mas se tem alguém que precisa de correria desesperada é o carniceiro carioca porque já começam a partida em desvantagem. Então, é controlar o ímpeto inicial, com muita atenção, precisão e calma na marcação, buscando o desarme e o contragolpe com EFICIÊNCIA (essa a palavra chave!!!). Em princípio, não espero marcação alta por parte do Time Atleticano, mas, por outro lado, não se pode encolher demais, deixando excessivamente o controle da peleja com os cariocas. Defesa nenhuma suporta ataques ininterruptos. Novamente, a individualidade dos jogadores do Galo deverá ser diferencial. Considerando o perfil dos Atletas do Atlético Mineiro, não acredito que o clima extracampo possa interferir no desempenho do time. Então, hoje é dia de Sangue nos Olhos e Faca nos Dentes em busca de uma classificação absolutamente possível!

  • Bom dia a todos. Apoio o titulo mas quero a classificação do jeito que for: ganhando, empatando ou nos pênaltis. Do Canadá , bons fluidos p4o galo. Vai GAAALOOOO!!!!!

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

4 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

1 dia ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

2 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

3 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

4 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!