Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Que a vaga seja decidida na bola

Num clima que ultrapassa os limites e barreiras do bom senso, Galo decide hoje – no Maracanã –, quem segue na Copa do Brasil com o Flamídia. Essa rivalidade, que vem desde os anos 80, época que já imperava na cbf arbitragens polêmicas. Até diria que muito mais que isso. Estranhas, basta rever dois jogos entre os dois clubes. Decisão do Brasileiro de 1980 e valendo vaga na Libertadores do ano seguinte.

Quando não houve interferências e os interesses externos não entraram em campo, as coisas funcionaram bem para o lado do Galo. Assim como não esqueço as duas que mencioneis acima, outras também tem lugar privilegiado na minha memória. Em Ipatinga, Galo 6 a 1, pelo Brasileiro de 2004. Dez anos depois, no Mineirão, pela Copa do Brasil – 2014 – depois de ser derrotado no Rio por 2 a 0, na partida de volta começamos perdendo para os cariocas. Enquanto, precipitadamente, acharam que estavam classificadaço, o Galo foi fazendo um, dois, três, quatro e surpreendeu o exquema podre do Rio de Janeiro.

E hoje, pela mesma Copa do Brasil, depois da primeira partida vencida pelo Galo por 2 a 1, o climão anunciado pela diretoria e parte da torcida carioca é ameaçador. Nem tanto de reverter o placar na bola, mas – pelo que estamos lendo e ouvindo (especialmente nas redes sociais) – de o time carioca vencer utilizando de métodos que ultrapassam os limites da tolerância e esportividade.

Como estive no Maracanã, naquele distante ano de 1980, hoje já não mais jovem como na ocasião, não me aventuro ao ambiente proposto. Jogadores, diretores e parte da torcida carioca insiste que a classificação vale a qualquer custo. O tom ameaçador, preocupante, sugere até que nem diretoria vá ao Rio de Janeiro. Interessante, ano passado, como agora no Brasileiro a CBF na confecção da tabela privilegiou a partida no segundo turno na casa dos cariocas.

Coincidentemente, agora pela Copa do Brasil, as bolinhas que não gostam do Galo, também deixou o jogo da volta na casa do adversário. Digo isso das bolinhas, pois elas – lembrando daquele sorteio com o Roger Flores – tem sempre premiado o Galo por decidir fora de casa. Quatro seguidas. Fortaleza, Paranaense – ano passado – e nesta temporada Brasiliense e Flamengo. Eita, ou a bolinha é viciada ou haja tanto azar assim. Enfim, como convém aos interesses cariocas, o circo tá armado. Depois do Daronco ameaçador de domingo, a comissão de arbitragem – ardilosamente – escolheu Wilton Pereira Sampaio para a partida decisiva.

Em que pese todo esse climão conveniente aos interesses que extrapolam o ambiente saudável da disputa, os jogadores entrarão em campo focados na busca da vaga. Se ela for confirmada, sigamos em frente, caso contrário – se dentro das regras e esportividade – reconhecer o resultado. O que não se pode mais admitir, em pleno ano de 2022, é que manobras extracampo continuem definir títulos no futebol brasileiro. O preço disso tem sido alto, Alemanha e Argentina que o digam, vencendo nossa selecinha em território nacional. A primeira no vergonhoso sete a um e a outra na recente Copa América.

O time para hoje, embora o treinador não tenha anunciado quais jogadores pretende utilizar, creio que vai de Éverson; Mariano, Nathan Silva, Alonso e Arana; Allan, Otávio, Zaracho e Nacho; Vargas e Hulk. Não me surpreenderia se o treinador entrasse com Rabello – formação com três zagueiros – e retirando um meio campista. Ainda podemos ter as opções de banco como Jair e Ademir, esse último para o segundo tempo.

Vamos aguardar, torcendo para que seja um bom jogo. Que a alegria e a descontração dos treinamentos da semana, conduzam o time Atleticano no gramado. A maiorias dos rubro-negros cariocas não compactuam com esse ambiente hostil que a diretoria e jogadores estão criando com a pilha ligada em parte da torcida.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

31 thoughts to “Que a vaga seja decidida na bola”

  1. Vim apenas te ver chorar..

    Escolheram até o árbitro, mas conheceram o inferno, e como diria o Bruxo, “Quando tá valendo, tá valendo ” ou como diria neguebinha, “a camisa pesou.”

    SRN

    1. Tava sumidinho, mocinho! Passou 2021 e matade de 2022 com o rabo entre as pernas. Sigo nas primeiras colocações do Brasileiro e na série A.
      Estou aqui todos os dias, assim como você também, só que mostro a cara com qualquer resultado. Diferente de gente covarde, como seu caso.
      A derrota, merecida e diferente daquelas que fomos roubados, não muda minha Atleticanidade. Tampouco me faz esconder, como seu caso. Essa é uma das nossas muitas diferenças.

  2. Infelizmente esse turco é fraco!!! O cara não mexe no time… levando sufoco e o cara passivo.. Põe na conta do Rodrigo Caetano. Só falo uma coisa, odeio esse flabosta, odeio mais essa rede bosta, os caras não escondem a preferência…. Vou vive para ver esse povinho resumir. Eduardo, te peço, para colocar esse comentário, no próximo, pfv. Atleticano que é atleticano não torce para a seleção da CBF/rede b@$*!@
    Fora turco! Não pq perdeu, é pq e fraco msm. SAN

  3. Difícil de entender Atleticanos aqui criticando nossos técnico e jogadores NO DIA DE HOJE!
    Pessoal, é proibido!
    Até que darei algum respeito pelo jeito de torcer de cada um, mas HOJE vou falar claramente:
    – Quando se veste o MANTO ALVINEGRO, não se teme nada, ninguém!
    Temos um AMOR INCONDICIONAL PELO CAM e um TIMAÇO em campo, então, a hora é de mandar as MELHORES ENERGIAS para o time, ACREDITAR, aceitar EVENTUAIS ERROS e JOGAR com o time, com todos os nossos CORAÇÕES ATLETICANOS pulsando de emoção!
    Mas NUNCA, NUNCA temer adversários, nem antecipar culpados por eventual infortúnio!
    E quero ver o time e a torcida cantando após a classificação: Uh, Uh, o Maraca é nosso!
    Daqui de Porto Seguro, RECEBA AS MINHAS ENERGIAS POSITIVAS E CANTE ALTO NO MARACANÃ, GALO QUERIDO!
    AMÉM!

  4. boa tarde Eduardo e massa.jogo simplesmente muito difícil em várias frentes. arbitragem. var. torcida e EL turco. se este péssimo treinador entrar retrancados e com seu afilhado nacho morto e preguiça. allan brigador e Guga pé de chumbo vamos levar uma tareia contra as mulambadas .hoje tem a primeira decisão deste péssimo treinador pela frente espero que queima minha língua e de milhões e que os deuses do futebol tenha Piedade de nós. rsrs.a EL turco abre o olho. galo 1x 1.vai galoooooooooo.

  5. Boa tarde.
    Flamingal já perdeu quando,capitaneados por Gabigol ,ao invocar e propagar o mal,transformando este acontecimento esportivo,com a simbologia de um inferno.
    Ele não sabe que o bem sempre triunfa.
    Vai com Deus,galão da massa.

  6. Olá amigos da bola!

    Se o péssimo Mohamed entrar com a escalação inicial do jogo passado como você sugere, estamos lascados!….. Não suportará 15 minutos a pressão carioca.

    Para o Galo se dar bem, a meu ver, precisa entrar de cara com pelo menos um ponta aberto! Ademir tem que entrar jogando. Se Keno tiver sido relacionado, que entre no segundo tempo.

    GALO precisa jogar pra cima, óbvio, forte marcação na saída de bola dos caras. Se jogar recuado, já era!

    Meu time seria esse!

    Ademir
    Hulk
    Vargas

    Zaracho
    Alan
    Otávio ou Jair

    Mariano
    Arana

    Alonso
    Rever
    Éverson

  7. Que o nosso glorioso CAM faça aquilo que se espera, jogar bola e decidir a nosso favor dentro de campo… a MILÍCIA Carioca na ativa, dirigerentes do Urubu na famosa arrogância e a torcida adversária na soberba de sempre… os jogadores rubronegros vão pressionar o juiz, vão provocar nossos jogadores e vão fazer de tudo pra vencer o jogo… nada anormal em se tratando do queridinho da mídia que se acha o dono de tudo… balela, somos o atual campeão do torneio, temos um time a altura pra brigar e vamos com tudo pra cima deles também, assim espera a Torcida Atleticana!!!

  8. A defesa deles é a baba do bode , muito fraca .

    Mole pro HULK , pro VARGAS , desde que não tenham que vir “buscar jogo” por falta de serem lançados pelo nosso FENOMENAL meio-campo .

    Por mim , vou na máxima :
    jogo é jogado !

  9. Bom dia! Será jogo duro, como qualquer clássico, mas se tem alguém que precisa de correria desesperada é o carniceiro carioca porque já começam a partida em desvantagem. Então, é controlar o ímpeto inicial, com muita atenção, precisão e calma na marcação, buscando o desarme e o contragolpe com EFICIÊNCIA (essa a palavra chave!!!). Em princípio, não espero marcação alta por parte do Time Atleticano, mas, por outro lado, não se pode encolher demais, deixando excessivamente o controle da peleja com os cariocas. Defesa nenhuma suporta ataques ininterruptos. Novamente, a individualidade dos jogadores do Galo deverá ser diferencial. Considerando o perfil dos Atletas do Atlético Mineiro, não acredito que o clima extracampo possa interferir no desempenho do time. Então, hoje é dia de Sangue nos Olhos e Faca nos Dentes em busca de uma classificação absolutamente possível!

  10. Bom dia a todos. Apoio o titulo mas quero a classificação do jeito que for: ganhando, empatando ou nos pênaltis. Do Canadá , bons fluidos p4o galo. Vai GAAALOOOO!!!!!

  11. Bom dia, todos! Fiz um comentário aqui ontem sobre o jogo de hoje. Não sou engenheiro de obra pronta e nem pessimista, mas não acredito muito na nossa classificação. Temos um time individualmente melhor que o Fla, mas o coletivo é fraco, devido ao trabalho do Turco. O Flamengo ao contratar o Dorival procurou não arriscar, escolheu o feijão com arroz, sabendo que tem um ótimo elenco. O nosso técnico tem algumas qualidades, mas parece ser inexperiente, sente o jogo mais pesado. Enfim, claro que vou torcer como sempre, mas sinceramente não acredito. Tomara que eu esteja errado, mas acho difícil.

    1. Caro LUIZ CLÁUDIO!
      Vamos acreditar! tudo é possível! Quem sabe o espírito do Telê Santana se apossa hoje do “El Turco” e o mesmo nos proporcione um belo resultado. Time temos de sobra para nos impor!
      Abraço.

  12. O Galo tem de ter um especial cuidado com “Gabigole”. Esse cara não está jogando nada, e só entra em campo para provocar e reclamar da arbitragem. Não entre na pilha dele, se não a derrota pode acontecer, com a ajuda dos quatro patetas em campo e do VAR (Vídeo de Arranjo).

  13. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS
    Hoje é aquele dia especial
    Grande time sempre estará em grandes jogos.
    Meu Pai hoje é só a base de remédio, meu véi nutre um nojo fora do comum por esses mulambos.
    Bica Bicudo
    Hoje é Galão na cabeça
    Aqui é Galo Porra, forjado na dor no amor e na injustiça.

  14. Bom dia amigos do Galo. Éverson, Junior Alonso, Ygor Rabello/Nathan Silva, Mariano, Arana, Allan, Otávio, Nacho , Zaracho, Vargas, Hulk, e ainda tem o Rubens, que merece um lugar aí. Sem dúvida o melhor elenco do Brasil,que só não está jogando melhor porque o técnico não corresponde a qualidade deste timaço. Mas é com ele que eu vou, que Deus ilumine NOSSO MOHAMED, que ele mostre hoje que é um técnico que joga por títulos e faça a torcida feliz.
    P.S.: Revoltante alguns comentários e piadinhas dos comentaristas do programa F90 da ESPN, sobre o CAM

  15. Bom dia xará e amigalos!
    É HOJE!!!!!!!!!!!!!!!! Hoje é dia 13! e 13 é GALO!!! Concentração, determinação e raça durante os 90 minutos! Que nosso GALO QUERIDO jogue como último Campeão Brasileiro e da Copa do Brasil. GALO vai se impor e calar o maracanã. Que os jogadores não caiam nas inúmeras provocações de Gabriel Barbosa e do juiz “ardilosamente escolhido pela Confederação Brasileira de Falcatruas” para apitar a partida: Wilton Pereira Sampaio(que adora distribuir cartões amarelos). O empenho defensivo de nosso meio campo e laterais será fundamental para sairmos do Rio com a classificação. Deixe o “classificadaço” no cheirinho. Assim como a “imprensa maldita” que coloca fogo na partida há mais de uma semana. GALO É RAÇA!! GALO É A MASSA!! GALO É GALO!!!!! VAMOS MEU GALÃO ARREBENTAR ESSE URUBÚ AGOURENTO!!!!! AQUI É HULK! HULK! HULK!

  16. Bom dia a todos!
    O jogo será extremamente difícil, não só pela pressão que se espera vinda da torcida rival no Maracanã, e principalmente pela qualidade dos jogadores adversários. Se os 22 jogadores em campo se ocuparem em dar o melhor de si, teremos certamente o melhor jogo do ano no futebol brasileiro.
    Só para ressaltar uma coisa, se o Maracanã for o inferno esta noite, que nosso time seja o diabo que comandará tudo.
    Que venha a classificação, mesmo que no sufoco.

  17. Bom dia!!!

    O Time do Flamengo:

    O Rubro-negro, para avançar para as quartas da CB22, terá que vencer por diferença igual ou superior a dois tentos. Vitória por margem mínima implicará em cobranças de pênaltis. Em caso de empate ou vitória do Atlético quem avança é o Galão da Massa.

    O provável Flamengo (4-4-2): Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes e Arrascaeta; Everton Ribeiro, Gabigol e Pedro.

    Desfalques:

    Rodrigo Caio.

    Obs: Arão e Andreas Pereira (de saída).

    Ponto Fraco Flamenguista:

    A lateral direita em avenida (Rodinei e Matheuzinho); e o setor defensivo que costuma espanar de quando em quando.

    Ponto Forte Rubro-negro:

    O meio-campo criativo e o ataque incisivo que podem resolver, senão no conjunto, ao menos na individualidade de seus jogadores que são decisivos.

    Quem pode mudar o jogo?

    Arrascaeta.

    Favoritismo do Jogo:

    Em jogo grande e decisivo o fator emocional costuma prevalecer, para o bem e para o mal, tirando da partida qualquer favoritismo de lado a lado. Ademais, ambos os times possuem elencos fortes com jogadores cascudos, experientes e decisivos.

    O Atlético precisa fazer um jogo estratégico, de paciência e mental, sem entrar na pilha do jogo que está alta.

    Nathan e Allan precisam controlar os nervos para não fazerem bobagens.

    Eu acredito!!!

    Hoje é 13 e 13 é Galo!!!

    1. Acrescentaria como ponto fraco o Golerio em saida de bola, não sabe jogar com os pes.
      O Atletico tem que forçar o erro na saida do Urubu, ter foco e concentração. Vai ser dificil, vai, mas quem tem pretenções de disputrar titulos não pode se dobrar a nenhum outro time.

  18. Bom dia Massa e Guru

    Um placar favorável hoje dependerá de vários fatores :

    – Que El Turco saiba escalar a equipe,principalmente não colocando em campo Vargas e Nacho jogando juntos;
    – Que Allan e Hulk pensem somente na partida e tenham discernimento para não entrar na pilha do adversário e do próprio juiz;
    – Que nossos jogadores se lembrem que hoje temos um VAR tendencioso e qualquer lance perto da área do adversário, na dúvida será a favor deles;
    – Que tenhamos foco e não tomemos gols nos minutos iniciais da partida;
    – Que El Turco, caso necessário, faça as substituições na hora que for necessário e não espera a vaca ir pro brejo como em algumas partidas anteriores;
    – Que nossos jogadores entendam que o jogo deve ser jogado nos 90 minutos e nos acréscimos, ou seja não existe hora para dispersão ou o tal diminuição de ritmo;
    – Que Deus proteja nossos torcedores que irão prestigiar o time,porque o clima armado é de guerra;
    – Que nós torcedores deixemos de lado nossas diferenças de opiniões, nossa bipolaridade, nossa rejeição a qualquer jogador e até ao próprio técnico e nos concentremos em fazer uma corrente positiva.

    Se assim for, não será o Flamidia e toda suas maracutaias e pressão extra campo que nos tirará a classificação.
    Vamos Galo!!!!!

  19. Somente fazer como fez o cbflu ontem. Jogar futebol, vencer e nao tomar conhecimento do extra campo. Somos um time melhor, bem melhor. Jogar, sem entrar na plilha , com inteligencia e empenho. No futebol tudo e possivel , que venca quem jogar melhor. Bom jogo a todos

  20. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Não existem virgens na zona e santo no futebol. No jogo do Mineirao a torcida do Galo fez a pressão, inclusive com cânticos homofóbicos. Agora a torcida da Flamengo está fazendo o mesmo. Cabe às autoridades da Segurança Pública fazerem o seu papel. Agora se pressão de torcida valesse, o nosso Galo não teria sido eliminado em semifinais diversas do Brasileiro, dentro do Mineirao lotado, o Corinthians não teria eliminado o boca nos pênaltis e o Palmeiras não teria eliminado o Galo da libertadores no Mineirao, o ano passado. A coisa se resolve no campo de jogo e com Natan na zaga tudo pode acontecer….Falando em pressão de torcida, ontem o Mineirao viu como isto funciona: 3×0 com direito a caneta do Natan….Agora, o Galo não pode é ter medo de tentar ganhar e ficar agarrado em empate, pois como ensina a Madre Teresa de Calcutá: o medo de perder tira a vontades de ganhar.

  21. Bom dia !
    Temos cicatrizes dos anos 80, mas se ficarmos cutucando a ferida nunca fecha. Não estou dizendo que devemos esquecer, mas saber superar, pois se guardamos sentimento de ódio, ficaremos sempre ligado ao que nos foi caro.
    Nossa organizada com aquela musiquinha – sempre te odiei-, alimentou o monstro. Tudo que a imprensa do eixo precisava para acender a centelha do jogo sujo nos bastidores . Agora é aguentar o tranco , não se intimidar. Teremos que fazer um jogo perfeito para superar esse cenário do coisa ruim, o inferno do GabrielCapiroto .

  22. Bom dia
    Segurança para todos dentro e fora do Maracanã e Deus permita que não ocorra atos de violência.
    Quanto ao jogo nosso maior problema pode ser as escolhas e decisões do nosso fraco treinador, vamos aguardar

  23. Bom dia!
    Que nossos jogadores, especialmente Hulk e o irresponsável Allan, não entrem na pilha, pois vão tentar desestabiliza-los. Fosse o treinador um bom leitor, nem entraria com Allan e nem o Nacho, mas…
    Vai pra cima Galooooo

  24. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Sem medo, vamos com tudo pra cima do Urubu. Nada que me amedronte dentro de campo, mas, fora dele, tudo pode acontecer! Os ânimos estão acirrados e seria bom um chá de maracujá para assistir o jogo de logo mais. Calma, muita calma nesta hora. Vamos voltar com a nossa classificação! Temos time! Basta querer querendo!
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *