Poupando para a Libertadores

Tirando o pé, o Galo superou o Villa Nova e mantém cem por cento de aproveitamento no Campeonato Mineiro. Partida ruim para alguns Torcedores, ao ponto de estes condenarem a equipe Atleticana. Sugiro, porém, uma leitura mais complacente do time. Fizemos nove jogos (seis pelo Mineiro e três pela Primeira Liga): vencemos sete (todos no estadual), perdemos um e empatamos outro. É um bom começo de temporada.

“Ah! Mas a qualidade dos adversários não serve para avaliar o futuro”. Não mesmo. Algum outro time mineiro ou brasileiro tem se destacado para deixar o Torcedor e o blogueiro com “as barbas de molho”? Não. Definitivamente. Digo mais: somos o único de Minas Gerais na Copa Libertadores, quando outros ainda brigam para chegar na fase em que o Galo já está na Copa do Brasil (a partir das oitavas). Tem clube daqui que já deu adeus a esta competição.

Ainda insisto que a diretoria tem que trazer um bom zagueiro e alguém que dispute a camisa 10 com Cazares. Contra o Villa, o equatoriano entrou aos 30 minutos do primeiro tempo, quando Roger Machado, talvez percebendo o equívoco de insistir com o Yago, optou pelo serelepe jogador. Ele atuou como o Atleticano deseja, a substituição, no entanto, abriu um buraco no setor defensivo; a saída de um volante e a entrada de um jogador que se posiciona mais avançado permitiu ao Leão do Bonfim abrir o placar no Horto.

Para atenuar nossa aflição, Fred, o guerreiro Atleticano, deixou seu oitavo gol no Mineiro. Fomos para o intervalo aliviados. Quando se imaginava que a vitória viria com facilidade, o time mostrou-se distante do que o Torcedor almeja. O gol do suspiro só veio no final da partida, aos 35 minutos da etapa complementar. O lance foi primoroso; perfeita triangulação entre Cazares, Fábio Santos e Rómulo Otero, este responsável por finalizar. Perfeito e suficiente. Mais três pontos na conta.

O gol saiu após duas alterações feitas pelo treinador. Rafael Moura, nosso He-Man, no lugar de Robinho, apático em campo. A fim de corrigir seu erro inicial, Roger finalmente acionou o jovem com belo futuro, Ralph, no lugar de Danilo. Este é outro que não vem repetindo o rendimento de suas primeiras partidas no Galo. O ex-americano, como auxiliar de Fábio Santos (o que possibilita a alternância de posição), realiza um trabalho muito produtivo. Afora essa condição, ele fica longe de merecer a titularidade, ainda mais errando um gol que era mais feito que os três de toda a partida.

Que falta fez Rafael Carioca! O volante cresceu muito depois dos primeiros jogos do ano. Hoje Elias, por exemplo, ficou sobrecarregado no meio campo. Torcedores questionam Carioca, faço, no entanto, coro aos que enxergam nele a razão de estabilidade no setor, o que reflete no sistema defensivo. Elias não aparece tanto, não protagoniza jogada de efeito (aquelas que levantam a Torcida), mas é presença constante em todos os cantos dentro das quatro linhas. Lado direito e esquerdo, seja na defesa ou no ataque. Os dois equilibram a coisa.

Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Outra vez nossa defesa mostrou a soberania de Leonardo Silva. Atuação impecável, apesar de, ao final e depois da partida, ter entrado na pilha de jogador adversário. Sua experiência não sugere bater boca com um pirralho, como se deu ontem, no Independência. Oremos contra as contusões e os cartões, pois sem Silva o setor fica vulnerável.

Já os dois laterais, Marcos Rocha e Fábio Santos, alternaram entre momentos de total segurança e falhas irreconhecíveis. O dono do gol enquanto Victor se recupera, Geovanni, saiu-se muito bem. Na frente, estamos sobrando. Robinho é fundamental, mesmo que sua performance não tenha  sido aquela que conhecemos. Fred sabe aproveitar as oportunidades de artilheiro. O venezuelano Otero é o outro que satisfatoriamente luta e busca seu espaço. É exemplo da garra Atleticana. Ainda faz gol.

Muitas outras considerações eu teria a fazer, maioria delas de otimismo e de confiança nas grandes conquistas que virão. Sim, de novo: ainda peço mais duas contratações.

No tocante ao trio de arbitragem, não posso deixar passar em branco. Os três não me convenceram. Como a cada novo jogo, Benevenuto sempre Benevenuto. O longo acréscimo quase beneficia àqueles que retardaram a partida. Depois do segundo gol do Galo, o juizão marcou tudo contra, desde o que foi, o que nem sei se foi, até o que não foi (como uma falta de Rafael Moura que não aconteceu). Luiz Antônio Barbosa errou excessivamente. Magno Arantes Lira, o outro auxiliar, foi extremamente rigoroso com o Galo; anotou, por exemplo, duas faltas inexistentes de Gabriel.  Novidade? Nenhuma.

Blogueiro

View Comments

  • Poupando para a Libertadores?Esse time não joga mais que isso não.
    Fraquíssimo.
    Futebol mineiro de mau a pior,se continuar assim ano que vem teremos três mineiros na serie B.

  • Eduardo, O seu texto traduz exatamente o que aconteceu na partida e foi muito bem contextualizado. Concordo com tudo. Só o peço que tenhamos um pouco de paciência com o Yago, mas respeito que cada um de nós tem o direito de se identificar com este ou aquele jogador em campo. Parabéns pelo texto! O Roger pode até cometer equívocos ao postar o time, mas até o momento soube driblar as dificuldades fazendo mudanças significativas no jeito de jogar. E isso será precioso em jogos importantes. O que não anula a necessidade de contratar ao menos um zagueiro de ponta e um meio campista habilidoso para concorrer com o Cazares. E se possível um meia-direita veloz com precisão nos cruzamentos, independente da recuperação do Luan. Mas torço contra o vento pela volta dele. É minha opinião. Galo+ sempre!

  • Tenho lido comentários muito interessantes a respeito da montagem/evolução do time. O que mais me chama a atenção é alguma consciência sobre o momento que estamos, de criar uma nova cara, uma forma de jogar, pois isso não foi conseguimos isso o ano passado inteiro. Eu ratifico minhas esperanças de que Roger tenha a capacidade para atingir esse objetivo. Mas teremos que ter paciência. Isso demanda tempo. O elenco que tem em mãos permite que alcance vitórias que são importantes para seguir nessa evolução, mesmo que o futebol jogado ainda não encha os olhos do torcedor. Para chegar lá, há um caminho a ser percorrido. Não virá por magia. Torcida cobrar é importante, mas ter consciência do nosso momento, tb. Quarta, começa o ano de verdade. Chegaremos lá.

  • Libertadores é o principal, mas temos três campeonatos muito legais de ganhar. Liberta, copa brasil e brasileirão. E o Galo com este time e um pouco de sorte vamos ter muitas alegrias em 2017. Sou da ala otimista. Quarta-feira começa e será muito difícil. Estreia na Argentina é prova de fogo e a experiência do grupo pesa muito. Neste ponto também estamos bem, elenco cascudo.

  • Cássio seu comentário reforça o meu mais acima, e é um problemao que o Roger vai ter que resolver.
    Estamos com muitos jogadores pelo lado esquerdo Otero, Robinho, Danilo, E Cazares jogam bem por alí, é duas vagas para 4 jogadores se fosse olhar o momento o Robinho seria banco.
    Como ele não vai para o banco e não consegue fazer a recomposição do lado esquerdo só resta a 10 para ele onde ele pode até cair para esquerda e trocar com o Otero em determinadas situações.
    Ficando o Cazares e o Danilo como opções de banco.
    E a direita quem vai ser o substituto do Luan???
    Ao meu ver a camisa 10 já que não vai contratar tem que ficar com Robinho e Cazares Libertadores não é Mineiro não dá para o Robinho fazer o lado esquerdo principalmente em jogo fora.

  • Futebol muitas vezes se decide nos detalhes. Dois deles transformaram um zagueiro de vilão a ídolo. O time, de sempre fracassado em campeão. A diretoria incompetente, nos melhores dirigentes do mundo.

    Falo do pênalti do LS aos 48 minutos do 2° tempo em uma quarta de final defendido numa pernada do Vítor e de uma testada fulminante do mesmo LS que nos trouxe de volta à disputa do título.

    O que seria de nós atleticanos se o destino desses detalhes fosse outro? E se o Ferreira não escorregasse; e se o Guilherme não chamasse a responsabilidade na semi final e tocasse a bola de lado?

    O que teria sido o dia seguinte do 'corneta' com o seu indefectível 'eu não falei'? Sua 'certeza' aliviaria a sua dor? E do otimista, rouco de tanto acreditar? A cidade amanheceria cinza e sem vida? Nepomuceno seria o presidente do Galo? E quem seria o prefeito de BH?

    Ah! Os detalhes! De que adiantaria a melhor campanha da primeira fase? E de que adiantou o primeiro turno intenso e ser escolhido o melhor time do brasileirão de 2012? O que adianta um começo fulminante seguida da perda de fôlego no momento mais importante da competição?

    O Galo hoje está muito mais maduro. Sabe que precisa atingir seus objetivos. Um de cada vez. E vem fazendo isso sem precipitação, sem gastar a energia que irá precisar lá na frente. Isso irrita o torcedor-espetáculo. Aquele que paga o ingresso e exige um show à altura. O torcedor-consumidor, sempre ávido pelo melhor elenco, desconsiderando as condições financeiras para isso do clube que deveria amar.

    O Galo segue firme rumo a sua 5a Libertadores seguida. Se vai dar certo, não sei. Há muitos detalhes no caminho, para a glória do corneta. Mas acho que estamos no rumo certo. Com foco, com fé, concentração e muita determinação, podemos chegar lá. Sou otimista. Eu escolhi acreditar! Até porque quem morre de véspera é o peru e não o Galo, esse, haja o que houver, será sempre imortal em nossos corações!

    • Boa noite, Jorge. Endosso as palavras do Eduardo e do Hermano. Comentário enriquecedor do blog. Aprendi com ele. Aceita um elogio de um chato metido a irônico? Saudações.

      • Sem ironias? Tá aceito! Desculpa aí pelo 'chato', impulso de primeiro momento. Ninguém é dono da razão e todos as opiniões são igualmente válidas. Cada um, a seu modo, só quer o melhor para o nosso Galo. Desenferruja aí o 'eu acredito' e vamos todos juntos buscar essa Libertadores! E de quebra ainda trazer o Brasileiro. Eu acredito!

        • Meu "eu acredito" não está enferrujado, só guardado. Mas, acabei de tirá-lo da gaveta e tá funcionando. Vamos juntos. Uma abraço.

    • Um dos melhores comentários que li neste blog! Perfeito Jorge19! Vamos começar mais uma Libertadores (quinta seguida) rumo ao título!

  • Ao Eduardo e meus amigos atleticanos, para mim a equipe do galão está no caminho certo. Acredito que o Carioca fez muita falta nesta partida. Porém a fase do Fábio Santos não é boa e isso acontece desde o final do ano passado, sempre levando bola nas costas. O MR não tenha subido com tanta intensidade conforme de costume, porém a avenida Marcos Rocha parece ter sido encurtada, defensivamente MR evoluiu muito. O Otero está em grande fase, porém seu forte é jogar pelo lado esquerdo (ele irá render muito mais). Robinho não joga desde a final com o Grêmio (vem atuando centralizado, ele não rende deste jeito). Ano passado a mídia falou "O Atlético chegou onde chegou pela individualidade de seus jogadores." Este ano muitas de nossas estrelas não estão em boas fases (Fábio Santos, Elias, Robinho, Cazares) porem o coletivo está funcionado, o Danilo é muito guerreiro, colabora muito, a ajuda o Fábio e o Robinho pela esquerda. Individualmente não estão rendendo porém coletivamente a equipe começa a se equilibrar. Vamos lembrar que é somente dois meses de filosofia nova, uma filosofia diferente desde da época do Cuca. É possível perceber triangulação, viradas de jogadas, jogadas ensaiadas com pouco tempo de trabalho. Roger é competente, e devemos apoiar toda a equipe. E para finalizar o Cazares joga muito, porém caindo pela esquerda, na época do Aguirre ele enfatizou que é um armador pela esquerda, então para completar o melhor elenco do Brasil falta um armador central, não minha opinião somente esta peça. Será que o Alex ex-Inter não é uma boa peça?

  • O bandeirinha nem sabe a regra de impedimento. O jogador do Villa caiu perto da pequena área. O bandeirinha deu impedimento do Robinho, que estava fora da área! Depois o árbitro, para corrigir a lambança, deu bola ao chão. Mas o lance de perigo foi anulado pela lambança do bandeira.

    • Isso aí Marcos. Por isso, e o outro impedimento mal marcado, acho que o Galo ia ter um jogo mais tranquilo ontem. Juiz complicou o jogo.

  • Se o Otero for o escolhido para substituir o Luan que ele faça a função do Luan e fique alí na direita atacando e defendendo na direita ajudando o Marcos Rocha, e que o Robinho assuma essa camisa 10 pois é pesado ele ter que atacar e defender pela esquerda Libertadores não Mineiro é melhor o Robinho pegar a 10 e deixar o Danilo alí pela esquerda, quando o Luan voltar o Otero vai para esquerda e o Danilo para o Banco.
    E o Cazares fica de primeiro suplente pode entrar no lugar do Robinho de camisa 10 ou no lugar do Danilo pela esquerda em um esquema bem ofensivo.
    Só o Roger sabe quem vai ser o substituto do Luan e o nosso camisa 10 na estréia da Libertadores, vamo Galão traga a vitória!!

  • É provável que eu apanhe neste comentário.. mas vamos lá heheh...
    Li que o Corinthians está querendo negociar o Guilherme em troca de um atacante. Não seria uma boa fazer essa troca por empréstimo envolvendo o Clayton? Pra segundo atacante já temos Robinho, Maicossuel e Luan. O Guilherme fez bem a função no meio campo (apoiando os atacantes) quando atuou pelo Galo. Talvez seja uma boa sombra pro Cazares, ou vice-versa.

    Antes que alguém possa vir dizer que ele não atua bem jogando como armador:
    https://www.youtube.com/watch?v=fqyFwTEWsWI

    Se bobear ele pode repetir a dobradinha como foi com Dátolo, jogando agora com Cazares ou Otero. Assim teríamos mais uma opção para organizador de jogadas e o Clayton teria uma nova vitrine.

        • Ruim não é, pelo contrário, acho ele craque! O problema é o chinelinho e a inconstância mesmo quando está bem. Ele é a mistura do Roger Flores (comentarista) com o Cazares, os dois jogam muito, mas um machucava muito e o outro só joga quando quer. Acho que infelizmente o Guilherme é melhor que os dois, mas une esses dois problemas. Em quatro anos no Galo ele só atuou em 25% dos jogos e só fez um grande jogo por ano. Enfim, já nos deu um grande prejuízo técnico e financeiro, por isso, não o quero de volta.
          Abraço!

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

9 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

1 dia ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

2 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

3 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

4 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!