Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Poupando para a Libertadores

Tirando o pé, o Galo superou o Villa Nova e mantém cem por cento de aproveitamento no Campeonato Mineiro. Partida ruim para alguns Torcedores, ao ponto de estes condenarem a equipe Atleticana. Sugiro, porém, uma leitura mais complacente do time. Fizemos nove jogos (seis pelo Mineiro e três pela Primeira Liga): vencemos sete (todos no estadual), perdemos um e empatamos outro. É um bom começo de temporada.

“Ah! Mas a qualidade dos adversários não serve para avaliar o futuro”. Não mesmo. Algum outro time mineiro ou brasileiro tem se destacado para deixar o Torcedor e o blogueiro com “as barbas de molho”? Não. Definitivamente. Digo mais: somos o único de Minas Gerais na Copa Libertadores, quando outros ainda brigam para chegar na fase em que o Galo já está na Copa do Brasil (a partir das oitavas). Tem clube daqui que já deu adeus a esta competição.

Ainda insisto que a diretoria tem que trazer um bom zagueiro e alguém que dispute a camisa 10 com Cazares. Contra o Villa, o equatoriano entrou aos 30 minutos do primeiro tempo, quando Roger Machado, talvez percebendo o equívoco de insistir com o Yago, optou pelo serelepe jogador. Ele atuou como o Atleticano deseja, a substituição, no entanto, abriu um buraco no setor defensivo; a saída de um volante e a entrada de um jogador que se posiciona mais avançado permitiu ao Leão do Bonfim abrir o placar no Horto.

Para atenuar nossa aflição, Fred, o guerreiro Atleticano, deixou seu oitavo gol no Mineiro. Fomos para o intervalo aliviados. Quando se imaginava que a vitória viria com facilidade, o time mostrou-se distante do que o Torcedor almeja. O gol do suspiro só veio no final da partida, aos 35 minutos da etapa complementar. O lance foi primoroso; perfeita triangulação entre Cazares, Fábio Santos e Rómulo Otero, este responsável por finalizar. Perfeito e suficiente. Mais três pontos na conta.

O gol saiu após duas alterações feitas pelo treinador. Rafael Moura, nosso He-Man, no lugar de Robinho, apático em campo. A fim de corrigir seu erro inicial, Roger finalmente acionou o jovem com belo futuro, Ralph, no lugar de Danilo. Este é outro que não vem repetindo o rendimento de suas primeiras partidas no Galo. O ex-americano, como auxiliar de Fábio Santos (o que possibilita a alternância de posição), realiza um trabalho muito produtivo. Afora essa condição, ele fica longe de merecer a titularidade, ainda mais errando um gol que era mais feito que os três de toda a partida.

Que falta fez Rafael Carioca! O volante cresceu muito depois dos primeiros jogos do ano. Hoje Elias, por exemplo, ficou sobrecarregado no meio campo. Torcedores questionam Carioca, faço, no entanto, coro aos que enxergam nele a razão de estabilidade no setor, o que reflete no sistema defensivo. Elias não aparece tanto, não protagoniza jogada de efeito (aquelas que levantam a Torcida), mas é presença constante em todos os cantos dentro das quatro linhas. Lado direito e esquerdo, seja na defesa ou no ataque. Os dois equilibram a coisa.

Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Outra vez nossa defesa mostrou a soberania de Leonardo Silva. Atuação impecável, apesar de, ao final e depois da partida, ter entrado na pilha de jogador adversário. Sua experiência não sugere bater boca com um pirralho, como se deu ontem, no Independência. Oremos contra as contusões e os cartões, pois sem Silva o setor fica vulnerável.

Já os dois laterais, Marcos Rocha e Fábio Santos, alternaram entre momentos de total segurança e falhas irreconhecíveis. O dono do gol enquanto Victor se recupera, Geovanni, saiu-se muito bem. Na frente, estamos sobrando. Robinho é fundamental, mesmo que sua performance não tenha  sido aquela que conhecemos. Fred sabe aproveitar as oportunidades de artilheiro. O venezuelano Otero é o outro que satisfatoriamente luta e busca seu espaço. É exemplo da garra Atleticana. Ainda faz gol.

Muitas outras considerações eu teria a fazer, maioria delas de otimismo e de confiança nas grandes conquistas que virão. Sim, de novo: ainda peço mais duas contratações.

No tocante ao trio de arbitragem, não posso deixar passar em branco. Os três não me convenceram. Como a cada novo jogo, Benevenuto sempre Benevenuto. O longo acréscimo quase beneficia àqueles que retardaram a partida. Depois do segundo gol do Galo, o juizão marcou tudo contra, desde o que foi, o que nem sei se foi, até o que não foi (como uma falta de Rafael Moura que não aconteceu). Luiz Antônio Barbosa errou excessivamente. Magno Arantes Lira, o outro auxiliar, foi extremamente rigoroso com o Galo; anotou, por exemplo, duas faltas inexistentes de Gabriel.  Novidade? Nenhuma.

53 thoughts to “Poupando para a Libertadores”

  1. Eduardo, O seu texto traduz exatamente o que aconteceu na partida e foi muito bem contextualizado. Concordo com tudo. Só o peço que tenhamos um pouco de paciência com o Yago, mas respeito que cada um de nós tem o direito de se identificar com este ou aquele jogador em campo. Parabéns pelo texto! O Roger pode até cometer equívocos ao postar o time, mas até o momento soube driblar as dificuldades fazendo mudanças significativas no jeito de jogar. E isso será precioso em jogos importantes. O que não anula a necessidade de contratar ao menos um zagueiro de ponta e um meio campista habilidoso para concorrer com o Cazares. E se possível um meia-direita veloz com precisão nos cruzamentos, independente da recuperação do Luan. Mas torço contra o vento pela volta dele. É minha opinião. Galo+ sempre!

  2. Tenho lido comentários muito interessantes a respeito da montagem/evolução do time. O que mais me chama a atenção é alguma consciência sobre o momento que estamos, de criar uma nova cara, uma forma de jogar, pois isso não foi conseguimos isso o ano passado inteiro. Eu ratifico minhas esperanças de que Roger tenha a capacidade para atingir esse objetivo. Mas teremos que ter paciência. Isso demanda tempo. O elenco que tem em mãos permite que alcance vitórias que são importantes para seguir nessa evolução, mesmo que o futebol jogado ainda não encha os olhos do torcedor. Para chegar lá, há um caminho a ser percorrido. Não virá por magia. Torcida cobrar é importante, mas ter consciência do nosso momento, tb. Quarta, começa o ano de verdade. Chegaremos lá.

  3. Libertadores é o principal, mas temos três campeonatos muito legais de ganhar. Liberta, copa brasil e brasileirão. E o Galo com este time e um pouco de sorte vamos ter muitas alegrias em 2017. Sou da ala otimista. Quarta-feira começa e será muito difícil. Estreia na Argentina é prova de fogo e a experiência do grupo pesa muito. Neste ponto também estamos bem, elenco cascudo.

  4. Cássio seu comentário reforça o meu mais acima, e é um problemao que o Roger vai ter que resolver.
    Estamos com muitos jogadores pelo lado esquerdo Otero, Robinho, Danilo, E Cazares jogam bem por alí, é duas vagas para 4 jogadores se fosse olhar o momento o Robinho seria banco.
    Como ele não vai para o banco e não consegue fazer a recomposição do lado esquerdo só resta a 10 para ele onde ele pode até cair para esquerda e trocar com o Otero em determinadas situações.
    Ficando o Cazares e o Danilo como opções de banco.
    E a direita quem vai ser o substituto do Luan???
    Ao meu ver a camisa 10 já que não vai contratar tem que ficar com Robinho e Cazares Libertadores não é Mineiro não dá para o Robinho fazer o lado esquerdo principalmente em jogo fora.

  5. Futebol muitas vezes se decide nos detalhes. Dois deles transformaram um zagueiro de vilão a ídolo. O time, de sempre fracassado em campeão. A diretoria incompetente, nos melhores dirigentes do mundo.

    Falo do pênalti do LS aos 48 minutos do 2° tempo em uma quarta de final defendido numa pernada do Vítor e de uma testada fulminante do mesmo LS que nos trouxe de volta à disputa do título.

    O que seria de nós atleticanos se o destino desses detalhes fosse outro? E se o Ferreira não escorregasse; e se o Guilherme não chamasse a responsabilidade na semi final e tocasse a bola de lado?

    O que teria sido o dia seguinte do ‘corneta’ com o seu indefectível ‘eu não falei’? Sua ‘certeza’ aliviaria a sua dor? E do otimista, rouco de tanto acreditar? A cidade amanheceria cinza e sem vida? Nepomuceno seria o presidente do Galo? E quem seria o prefeito de BH?

    Ah! Os detalhes! De que adiantaria a melhor campanha da primeira fase? E de que adiantou o primeiro turno intenso e ser escolhido o melhor time do brasileirão de 2012? O que adianta um começo fulminante seguida da perda de fôlego no momento mais importante da competição?

    O Galo hoje está muito mais maduro. Sabe que precisa atingir seus objetivos. Um de cada vez. E vem fazendo isso sem precipitação, sem gastar a energia que irá precisar lá na frente. Isso irrita o torcedor-espetáculo. Aquele que paga o ingresso e exige um show à altura. O torcedor-consumidor, sempre ávido pelo melhor elenco, desconsiderando as condições financeiras para isso do clube que deveria amar.

    O Galo segue firme rumo a sua 5a Libertadores seguida. Se vai dar certo, não sei. Há muitos detalhes no caminho, para a glória do corneta. Mas acho que estamos no rumo certo. Com foco, com fé, concentração e muita determinação, podemos chegar lá. Sou otimista. Eu escolhi acreditar! Até porque quem morre de véspera é o peru e não o Galo, esse, haja o que houver, será sempre imortal em nossos corações!

    1. Um dos melhores comentários que li neste blog! Perfeito Jorge19! Vamos começar mais uma Libertadores (quinta seguida) rumo ao título!

    2. Boa noite, Jorge. Endosso as palavras do Eduardo e do Hermano. Comentário enriquecedor do blog. Aprendi com ele. Aceita um elogio de um chato metido a irônico? Saudações.

      1. Sem ironias? Tá aceito! Desculpa aí pelo ‘chato’, impulso de primeiro momento. Ninguém é dono da razão e todos as opiniões são igualmente válidas. Cada um, a seu modo, só quer o melhor para o nosso Galo. Desenferruja aí o ‘eu acredito’ e vamos todos juntos buscar essa Libertadores! E de quebra ainda trazer o Brasileiro. Eu acredito!

        1. Meu “eu acredito” não está enferrujado, só guardado. Mas, acabei de tirá-lo da gaveta e tá funcionando. Vamos juntos. Uma abraço.

  6. Ao Eduardo e meus amigos atleticanos, para mim a equipe do galão está no caminho certo. Acredito que o Carioca fez muita falta nesta partida. Porém a fase do Fábio Santos não é boa e isso acontece desde o final do ano passado, sempre levando bola nas costas. O MR não tenha subido com tanta intensidade conforme de costume, porém a avenida Marcos Rocha parece ter sido encurtada, defensivamente MR evoluiu muito. O Otero está em grande fase, porém seu forte é jogar pelo lado esquerdo (ele irá render muito mais). Robinho não joga desde a final com o Grêmio (vem atuando centralizado, ele não rende deste jeito). Ano passado a mídia falou “O Atlético chegou onde chegou pela individualidade de seus jogadores.” Este ano muitas de nossas estrelas não estão em boas fases (Fábio Santos, Elias, Robinho, Cazares) porem o coletivo está funcionado, o Danilo é muito guerreiro, colabora muito, a ajuda o Fábio e o Robinho pela esquerda. Individualmente não estão rendendo porém coletivamente a equipe começa a se equilibrar. Vamos lembrar que é somente dois meses de filosofia nova, uma filosofia diferente desde da época do Cuca. É possível perceber triangulação, viradas de jogadas, jogadas ensaiadas com pouco tempo de trabalho. Roger é competente, e devemos apoiar toda a equipe. E para finalizar o Cazares joga muito, porém caindo pela esquerda, na época do Aguirre ele enfatizou que é um armador pela esquerda, então para completar o melhor elenco do Brasil falta um armador central, não minha opinião somente esta peça. Será que o Alex ex-Inter não é uma boa peça?

  7. O bandeirinha nem sabe a regra de impedimento. O jogador do Villa caiu perto da pequena área. O bandeirinha deu impedimento do Robinho, que estava fora da área! Depois o árbitro, para corrigir a lambança, deu bola ao chão. Mas o lance de perigo foi anulado pela lambança do bandeira.

    1. Isso aí Marcos. Por isso, e o outro impedimento mal marcado, acho que o Galo ia ter um jogo mais tranquilo ontem. Juiz complicou o jogo.

  8. Se o Otero for o escolhido para substituir o Luan que ele faça a função do Luan e fique alí na direita atacando e defendendo na direita ajudando o Marcos Rocha, e que o Robinho assuma essa camisa 10 pois é pesado ele ter que atacar e defender pela esquerda Libertadores não Mineiro é melhor o Robinho pegar a 10 e deixar o Danilo alí pela esquerda, quando o Luan voltar o Otero vai para esquerda e o Danilo para o Banco.
    E o Cazares fica de primeiro suplente pode entrar no lugar do Robinho de camisa 10 ou no lugar do Danilo pela esquerda em um esquema bem ofensivo.
    Só o Roger sabe quem vai ser o substituto do Luan e o nosso camisa 10 na estréia da Libertadores, vamo Galão traga a vitória!!

  9. É provável que eu apanhe neste comentário.. mas vamos lá heheh…
    Li que o Corinthians está querendo negociar o Guilherme em troca de um atacante. Não seria uma boa fazer essa troca por empréstimo envolvendo o Clayton? Pra segundo atacante já temos Robinho, Maicossuel e Luan. O Guilherme fez bem a função no meio campo (apoiando os atacantes) quando atuou pelo Galo. Talvez seja uma boa sombra pro Cazares, ou vice-versa.

    Antes que alguém possa vir dizer que ele não atua bem jogando como armador:
    https://www.youtube.com/watch?v=fqyFwTEWsWI

    Se bobear ele pode repetir a dobradinha como foi com Dátolo, jogando agora com Cazares ou Otero. Assim teríamos mais uma opção para organizador de jogadas e o Clayton teria uma nova vitrine.

        1. Ruim não é, pelo contrário, acho ele craque! O problema é o chinelinho e a inconstância mesmo quando está bem. Ele é a mistura do Roger Flores (comentarista) com o Cazares, os dois jogam muito, mas um machucava muito e o outro só joga quando quer. Acho que infelizmente o Guilherme é melhor que os dois, mas une esses dois problemas. Em quatro anos no Galo ele só atuou em 25% dos jogos e só fez um grande jogo por ano. Enfim, já nos deu um grande prejuízo técnico e financeiro, por isso, não o quero de volta.
          Abraço!

  10. Galera estamos no caminho certo. O Roger vem fazendo o trabalho dele e as experiências no momento certo pois primeira liga e início de Mineiro é pra isso mesmo. As vitórias até então mesmo não apresentando aquele grande futebol é muito importante, ganhar sempre é bom e o Galo vem ganhando.
    Espero que o Roger tenha tirado todas as dúvidas e monte um bom esquema com o que ele tem de melhor.
    Eu acredito muito no time titular, o meu time titular é:
    Victor
    Marcos Rocha, Leo Silva, Gabriel, Fábio Santos, Carioca, Luan, Elias, Robinho, Otero, Fred
    O Luan tá fazendo muita falta pois o time está todo voltado para a esquerda.
    Espero que o Roger já tenha tirado suas dúvidas e achado o jogador para jogar alí quando o Luan não jogar.
    Otero, Danilo, Cazares, Robinho se dão bem na esquerda.
    Ao meu ver nesse esquema do Roger que pra mim não é o ideal prefiro e defendo o 3-4-3 do Chelsea, mas não tenho dúvidas que é um bom esquema vide Tite, Corinthians e Seleção esse 4-1-4-1 precisa de alguns ajustes, principalmente achar o substituto do Luan quando ele não jogar e quem vai assumir a camisa 10 Robinho ou Otero no esquema que defendo não teria esses problemas.
    Mas confio no Roger ele teve 2 meses e 9 jogos para preparar a equipe, é colocar em prática e fazer um grande jogo contra o Godoy se ganhar de 1×0 é goleada tá bom demais. Vai pra cima deles Galoooo!

  11. Eduardo, se prepare porque quando começar a libertadores esta area de discussão vai aumentar muito. Principalmente porque o Atleticano que passa aqui, volta. Seu texto é do puro torcedor, onde discordamos ou concordamos, cada qual com seus argumentos. O campo de comentários da mesma forma tem todas opiniões, como estivéssemos no estádio. A moderação impede aquela invasão de adversários, que sem uma libertadores para jogar, invadem as paginas do Galo com uma chatice sem fim. Resumindo, aqui é o lugar certo. Parabéns. E vou voltar…

  12. Perfeita a sua análise do jogo ontem, especial e especificamente sobre o Danilo. Este está desperdiçando a maior chance da vida dele. Está jogando entre os titulares do Galo, mas não pode errar um gol como ontem. Ele tinha a opção de driblar o goleiro, ou chutar por cavadinha. Marcaria um golaço. Optou por chutar em cima do goleiro… Danilo, vc terá poucas chances como estas que Roger está colocando em seus pés. Aproveite-as! E viva o Galo!

  13. Um adendo ao meu comentário anterior…
    Todos sabemos que o Cazares tem potencial e tudo mais, sempre rola esse comentário. Mas eu acho que o jogador só vai engrenar se ele tiver oportunidades e ritmo de jogo. Se a torcida (ou o próprio treinador) ceder à ansiedade de vê-lo arrebentando nos jogos, ele vai sempre ser uma “promessa”. Na falta de dinheiro pra contratar um 10 e até mesmo na escassez do mercado, porque não tentar fazer o Cazares pegar no tranco?

    Mas pra isso é preciso paciência e tempo. Se a gente analisar os jogos que o Cazares foi bem ano passado e fez a torcida se animar com ele, foram jogos que ele atuou com bastante liberdade como um 10 mesmo, fazendo arrancadas pelo meio ( ontem fez isso algumas vezes) e dando passes para infiltração do atacante entre os zagueiros. É fato que ele precisa calibrar a finalização, aí é uma questão de seriedade no treino. Precisa também ser menos barbante. Mas também é uma questão do Roger aconselhar, cobrar.

    Então acho válida a tentativa de ter paciência e dar esse empurrão pro jogador. O que acham disso?

  14. Bom dia! Jovem Eduardo, esse post seu chegou para mim ontem à noite, por volta de 21:30 hrs. O que eu mais divertir ao lê-lo, foi o tempo verbal. Nada demais. Sobre o jogo de ontem, a defesa continua tendo seu lampejos de desatenção. Numa dessa podemos dar adeus a uma das competições que estamos participando. Se for da 1a Liga menos mau, mas e se for na Champions League Mineira? Ou Libertadores? Brasileiro ou Copa do Brasil? Isso precisa ser resolvido urgentemente, antes que aconteça uma tragédia. Robinho não jogou e os demais jogaram o se esperava de quem esta preste a jogar a maior competição das Américas. VAAAMMMÚUUUU 9AAAAAALLLLÔOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!! PS.: Já embarcamos pra Argentina. Agora é que começa o jogo. 99AAAALLLLÔOOOOOOOOOOOOO

  15. Eduardo e atleticanos, bom dia! Eduardo, você fez uma ótima análise do jogo, porém eu gostaria de comentar mais algumas questões:

    – Tomara mesmo que tenha sido um certo pé no freio visando a Libertadores. Porque como disse o amigo Galodamata, o time foi bem previsível. Estava sem proximidade também. Jogadores muito espalhados e uma coisa irritante que o Roger precisa corrigir: as cavadinhas do M. Rocha em direção ao Otero e Fred. Sempre a bola morre no peito do lateral ou zagueiro. Não deu pra fazer o passe? Segura a bola, recua, trabalha com alguém mais próximo, mas não desperdiça pô!

    – Concordo quando diz que precisamos de um zagueiro e um camisa 10. Só que ao que me parece a realidade financeira pra grandes contratações não é favorável… Se é pra trazer um 10, que seja “O 10”, porque trazer qualquer um só faz passar raiva. Pior é que o marcado tá escasso.

    – Eu acho que o Roger ainda tem um problemão na mão. Já se livrou do problema Fred – Pratto, mas com a instabilidade do Cazares, a falta de ritmo do Robinho, a falta de um outro 10, se o Danilo não repetir mais as boas atuações e se M. Rocha e F. Santos não reencontrarem seu futebol ofensivo, talvez o Roger tenha que parar de insistir no 4-1-4-1. E se for fazer isso, teria que ser logo. Eu particularmente, armaria um 442 tradicionalzão, com Cazares de 10 (sem obrigação de marcar) e com uma marcação bem alta. Nesse caso o time seria: Leo, Gabriel, Rocha e F. Santos, Elias, Carioca e Cazares, Otero, com Robinho e Fred trabalhando as triangulações. A compactação teria que ser top, e a harmonia entre as 3 linhas deve ser perfeita; aí que entra o trabalho do treinador. O preparo físico do time esse ano colabora também nesse esquema, para recomposições em caso da subida do Elias pra apoiar Cazares e Otero.

    – No jogo de ontem, destaco o Otero, que tem evoluído bem. Que continue assim. Já que não sabemos se o Luan vai se firmar novamente, o Otero é alternativa para o tipo de jogador que costuma dar uma incendiada no jogo.

    – Pelo jeito o Robinho não vai render bem fazendo essa flutuação pelo meio. Tem que aceitar que o lugar dele é pelas beiradas e bem próximo da área. Então mais um motivo para o Roger repensar o esquema.

    Um ótimo domingo a todos! Vamo Galo!!!

  16. Faltou dizer que o “apitador” Ruimvenuto, mais uma vez, provou ser maria de carteirinha, prejudicando o GALO em todos os lances duvidosos! Tolerância tem limite! Já está na hora da Diretoria agir e vetar esse mariano enrustido! Contra tudo e contra todos, GALÔÔÔÔ!!!!

  17. Com toda sinceridade queria ser otimista como a maioria que estão comemorando vitórias sobre times de pouca expressão e acho nosso time mais fraco que do ano passado …

  18. Eduardo. Excelente análise! É claro que o GALO está no caminho certo! quem viu o jogo de ontem, viu o adversário dar dois ataques durante todo o primeiro tempo e fazer um gol! O GALO, mesmo com um futebol burocrático, com Robinho ainda fora de ritmo, com Danilo errando muitos passes e um gol incrível que mudaria a história do jogo, com os laterais muito discretos, com o Elias, ainda, longe do futebol que sabemos que ele joga , com a insegurança do menino Yago, jogou, mais uma vez, pro gasto, mantendo os 100% de aproveitamento no Mineiro. Claro que gostaríamos de ver um futebol mais vistoso, mas, como bom GALISTA que sou, me contento com a raça e o futebol que o Otero tem demonstrado; com a excepcional fase do Fred, o melhor centro avante do Brasil; com a melhora do futebol apresentado pelo Cazares ontem; com a raça do Rafael Moura, um verdadeiro atleticano, com a segurança da zaga formada por Leonardo Silva e Gabriel; com o golaço que foi o segundo gol de ontem, digno de um time bem treinado e com grandes jogadores que, sabemos o GALO tem, enfim, me contento com evoluções da equipe que, com a mais absoluta certeza, nos levará, todos nós juntos, elenco, comissão técnica e torcida a conquistar todos os campeonatos importantes de 2017! Continuo achando não ser preciso outro zagueiro, pois, o Erazo é um bom reserva para a posição! temos que lembrar que o Adilson, que chegou essa semana, também, joga de zagueiro. Quanto ao tão sonhado camisa 10, acho que não tem nenhum disponível no mercado e temos que nos virar com o que já temos. Ou alguém sabe de algum que esteja sobrando no mercado?SAUDAÇÕES ATLETICANAS!

  19. Bom dia à todos. Também acho que o rendimento de Danilo caiu em relação às primeiras partidas, pode até perder a titularidade em algum momento, porém está sendo e será útil ao time. Ontem errou uma finalização na cara do goleiro, em contrapartida deu a assistência do gol para Fred (isso o blogueira nem comentou). Quando o técnico precisou substituir o Yago, Danilo foi para o setor e preencheu bem o espaço até dar lugar para Ralph (garoto promissor) no segundo tempo, e por fim, quando falta técnica (limitado) o jogador em questão é voluntarioso, jogando com muita disposição. Quarta-feira tem libertadores e a noite é compromisso exclusivo , a famosa frase “não posso, hoje tem jogo do Galo”.

  20. Três pontos na sacolinha , um futebol burocrático e previsível. O ônibus do vila estacionado à frente do gol mostrou a falta que um articulador faz ao nosso time , furar retranca com jogadas pelo meio não tem como. Percebendo isto aos 30 min do primeiro tempo o Roger tentou corrigir ,só que vestiu um santo e despiu o outro (como bem apontou o nobre escriba),ao colocar Cazares perdeu nosso sistema defensivo facilitando ao adversário por em prática o seu,vindo a corrigir só após a virada. Caso nossos laterais tivessem atuado como pede o esquema de Roger não seria necessário este articulador tão desejado, só que não estão funcionando como deveriam, principalmente o Fábio Santos,será que esqueceu seu bom futebol na granja comary ? Otero tem sido o motor deste time,como joga o scorpion …!Lembra Luan( que nem escrito foi para esta primeira partida dá LA) qdo aqui chegou. No mais que o futebol do GALO apareça em Mendonza para provar que nestes 10 jogos Nosso time realmente tem tirado o pé por ser competições menores ( não lembro do CAM tirando o pé em competições passadas,não lembro mesmo!) Sorte ao GALO e aos irmãos que com certeza irão estar presentes no CAMpo… (tomara que não encontremos um ônibus estacionado lá) GALO

    1. Exatamente amigo, a palavra que me veio à mente ontem foi exatamente essa: o time foi bem previsível. Concordo com tudo que disse.

      1. Bom dia Daniel ! Essa lentidão do GALO contra times retrancados e gols tomados pelo alto em bolas paradas ( levamos poucos gols ,porem todos surgiram de bolas aéreas ) são preocupantes .Uma das considerações de amigos gremistas, é que bolas altas e gols sofridos após o meio campo ser furado foi uma das dores de cabeça de nosso atual treinador ,com um detalhe , apesar da procura de um meio termo para corrigir esta deficiência no time,houve pouca ou nenhuma nela . No mais é torcermos para o nosso GALO começar bem a competição e que aqui , o Roger consiga equilibrar bem todos os setores do time . Abraço cordial e obrigado pela concordância de pensamentos nesta resenha ! GALO

        1. Pois é amigo atleticano, essa questão da bola aérea precisa ser observada com atenção. O Leo Silva é um monstro no alto, mas nem sempre vai conseguir interceptar. Por isso, é preciso que os laterais dificultem os cruzamentos. Eu particularmente acho que M.Rocha e F. Santos dão muito mole na marcação. Um bom exemplo de lateral que sabe abafar bem é o Fagner do Corinthians. Incansável, sempre que pode abafa os cruzamentos. O ruim é que às vezes chega a ser meio desleal. Mas lateral tem que ser assim, em cima o tempo todo.

          Já a questão do meio campo sob comando do Roger, eu acho a filosofia dele muito boa, mas torna-se relativa, porque depende muito da característica dos jogadores. Até então, com o Carioca em campo, o time tem se acertado, mas ainda não foi colocado à prova. Tem que ver o comportamento contra times mais qualificados. Eu acho que se o esquema 4-1-4-1 não estiver funcionando com Carioca e Elias, é melhor explorar a qualidade técnica dos dois em um esquema mais convencional e treinar insistentemente o posicionamento e aproximação das linhas em um 442 por exemplo. Vamos ver como será a estréia na Libertadores. Até porque, futebol não é só teoria, mas também confiança e entrosamento ne…

          Vamo Galo!!!

  21. Bom dia Eduardo e amigos atleticanos . Acompanho o pensamento do blogueiro , onde a esperança de uma boa jornada em 2017 e uma certa dose de otimismo , nos faz ir para os embates que realmente interessam , a partir de agora. O otimismo , por pouco que seja, faz parte de nosso DNA atleticano , porque escolhemos ser otimistas e acreditar sempre , torcemos sempre, mesmo quando o vento se transforma em vendaval, em tempestade . Queremos acreditar sempre porque temos uma devoção com nosso clube , queremos sempre mandar energia positiva , alto astral . E fazemos isto tão bem que nossa torcida é reverenciada até pelos adversários , até por quem não veste nossas cores.
    Outro tópico importante abordado pelo caro blogueiro , é a constatação de que nenhum , nenhum time brasileiro , até agora , está enchendo os olhos, está encantando . Todos , todos eles , patinando , e , apesar da mídia do eixo, ávida de fabricar factóides positivos para os mesmos , a constatação de quem acompanha futebol é a seguinte : todos se ajustando , todos jogando uma bolinha de dar dó , todos em iguais condições para o páreo, que agora chega prá valer, que agora mostrará quem tem bala na agulha , garrafas prá vender.
    Na cidade do Galo , de uma criancinha que entra de mãos dadas com os jogadores , passando pelos funcionários, roupeiros , seguranças, equipe médica , nutricionistas , aspones, torcida ; todos, num clamor popular, sabem de cor e salteado , a necessidade de um camisa dez e um zagueiraço , ambos top de linha . Parece que somente a diretoria não ouve , ou não quer ouvir . É muito arriscado perder nosso grande capitão Leo Silva , e cazares (ah, cazares , torcemos para que quando voce acordar , não seja tarde demais), continua no efeito vagalume , de lampejos em lampejos. Porém, posso estar enganado , mas sinto que ele está com muita vontade. Como é bom de bola este garoto com cara de sonso.
    O confronto que começará semana que vem se reveste de uma grande importância , é interessante começar este difícil e desejado campeonato bem , mantendo uma regularidade no começo, meio e fim , é um campeonato longo, com viagens desgastantes, simultãneo ao brasileirão, copa do Brasil.
    Então, mesmo com mudanças pela commebol , (neste ponto, a meu ver, erroneas , inserindo sorteios ao invés de premiar melhor campanha) , a regularidade e a necessidade de se impor, de mostrar um bom futebol , é uma credencial que nos habilitará a ficar na prateleira de cima , a realmente disputar o sonhado título.
    Com esperança e fé , vamos à luta , GALO DOIDO.

  22. Bom dia Eduardo e amigalos! Ótima análise do jogo! Gostaria de reforçar minha admiração pela atuação e postura do Otero , nosso Luan venezuelano! Ele joga como se fosse sempre a final de libertadores
    Galo tem que comprar logo o passe dele e renovar por algumas temporadas

  23. Bom dia, Eduardo e atleticanos 100%. Deve ter um jeito de aumentar essa expressão numérica. 100% está muito poucopara o Galão da Massa. Como podem ver ainda não virei a chave da minha psique e continuo otimista. Acertei quase tudo ontem. Só errei o placar. Mas isso não faz diferença. Os três pontinhos vieram do mesmo jeito. O MR jogou o bolão de sempre digno do melhor lateral direito do Brasil, quiçá do mundo, já que o Philipp Lahm, lateral do Bayern e seleção alemã vai aposentar. O Otero não embolou pelo meio porque o Robinho não jogou. Acho que não foi escalado porque deve estar sendo poupado para a Libertadores. O LS e o Gabriel mostraram que tomar gol de bola parada é normal e não faz mal para time nenhum que tem Fred e Otero. Coisas do futebol. Fábio Santos, Danilo, Elias, Yago, Ralph, Rafael Moura e Cazares mostraram que se o Galo não tem o melhor elenco do Brasil, nenhum outro time tem. E o golzinho do Villa foi só para aumentar a emoção nesse campeonato rural e sem graça. Afinal, de virada é mais gostoso se bem que ficar virando parece coisa dos caras da purpurina. Pois bem, mesmo não sendo profeta acertei quase tudo, inclusive a embriagues do Eduardo de Ávila. Ele ainda está embriagado de alegria e confundiu alguns números no post de hoje. Disse que o Fred marcou o oitavo gol no rural e que o Galo jogou seis vezes e venceu sete. Vou consertar para ele, pois, ressaca de um jogo desses dura até o próximo. O Fred marcou seu sétimo gol na temporada. Seis no Mineiro, e um na liguinha contra o Joinville. O galo jogou nove vezes. Seis no Mineiro e três na liguinha. Ganhou seis no mineiro e um na liguinha e só vale esse. Os outros dois jogos da liguinha são para ser esquecidos não valem. É isso, que venha a Libertadores da América. Os jogos serão só para cumprir tabela e encher os cofres da Commebol o título já é nosso. Quem vai aguentar o time do genial Roger Machado? Quem vai segurar o Fred e o He Man? Quem vai conseguir fazer gols numa defesa com Giovani, Leonardo Silva e Gabriel? Agora eu vou virar a chave e voltar à psique normal. E viva o Galo. Preciso dele vivo para eu continuar vivendo.

    1. Sobre os gols do Fred, correto. São oito na temporada, sendo sete no mineiro. A redação não ficou clara e agradecendo vossa atenção modifiquei. Quanto ao número de jogos, sugiro reler. Nove na temporada, sete vitórias. No mineiro vencemos todas.

      1. Caro Eduardo, desculpe a correção “incorreta”. Eu cometi um engano. O Fred marcou oito gols no mineiro e um contra o Joinville, portanto, nove na temporada. Quanto aos jogos, seis no mineiro e três na liguinha como eu disse. No blog você disse sete vitórias no mineiro e não na temporada. Mas, quer saber de uma coisa? esquece isso eu não tenho que ficar dando pitaco no seu excelente trabalho. Fui pretensioso. Mais uma vez peço desculpas

    2. …Paulo, vc na corneta é bem melhor do que vc tentando ser irônico….não leva jeito pra humor….continue cornetado, vc se sai melhor, via por mim….

      1. Tem gente que não se contenta em ser corneta. Tem de ser chato também. Irônico não, pois para isso precisa ter humor. Chato mesmo.

          1. …vai vendo aí Lugalo….depois a gente chama de simpatia os caras ficam bravos……como bem disse o Jorge, que chatice….parece que torce pra dar errado as coisas…..é mais difícil ser crítico do que ser otimista….por que pra se fazer crítica ,tem que usar mais o lado centrado e ser mais comedido pra não se passar como rebelde sem causa….

  24. Caso Luan volte, poderíamos ter Otero na função do Danilo, auxiliando pelo lado esquerdo e o Luan pelo direito, ambos de bom poder de marcação e muito pulmão para aguentar o ritmo. Problema é que, não se resolvendo a situação de Luan, precisamos ir atrás de um jogador que faça essa função. Ao meu ver, Danilo é limitado e não tem vaga no time titular. Além desse jogador para suprir esse lado, precisamos sim de mais um zagueiro e um meia para disputar posição. Se Robinho manter o nível de atuação de ontem, que eu não espero, também deve ser sacado. Bora galo!

  25. Campeonato Mineiro e Primeira Liga serve para isso ajustar a equipe, montar o melhor esquema de jogo e buscar o time ideal.
    Estamos 100% no Mineiro as vitórias vão dar a estabilidade que o time precisa e agora começa pra valer!
    Eu Acredito!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *