Categories: blogueiros

Pitacos do blogueiro sobre a repercussão da imbecilidade no clássico

Foto: UAI/EM

Inadmissível, incompreensível e inaceitável o episódio e a repercussão daquela idiotice cantada no clássico de domingo passado. Na segunda-feira à tarde, faria um post extra – um tanto diferente ao de agora -, mas me recolhi tamanha a reação, tanto do fato quanto de sua repercussão. Houve até quem exigisse uma manifestação do blog, pautando qual a conduta que julgava ser cabível naquele momento.

Pois bem, inadmissível aquele cântico, tanto pela questão homofóbica quanto pela conotação eleitoral, por parte de uma pequena parcela de Atleticanos. Que não representam o pensamento do Atleticano, ai sim, “de verdade”. O Galo é um time que tem uma Torcida que se caracteriza pela mistura. “De cores, de classes, de gêneros”.  Num vídeo, postado faz algum tempo, a direção Atleticana anunciou o combate “a intolerância, ao desrespeito, a violência”.

O Clube Atlético Mineiro, pela maioria de seus Torcedores e também através de sua direção, não admite espaço ao “preconceito, porque aqui tem lugar pra todo mundo”, fechou esse vídeo. Além disso, no mesmo dia, a diretoria se posicionou e manifestou sua indignação contra a atitude daquela minoria nas cadeiras do Mineirão. E, diga-se, sou um ferrenho crítico da administração atual e do Departamento de Futebol. Mas, se valer disso para amplificar a critica é covardia.

Foto: Redes Sociais

Por isso, acho incompreensível por parte de alguns atleticanos, a condenação tácita ao nosso time do coração durante a noite de domingo e dias seguintes. Soava como uma autofagia. Se tá ruim, vamos ajudar a piorar ainda mais a situação do Galo. Nenhum dos críticos reconheceu e/ou manifestou sobre a nota da direção. Optaram por depreciar, induzindo até mesmo à depressão. Ora, o momento nacional já esta demasiadamente chato, isso me basta para pedir o rivotril. Tanto de um lado, quanto na outra extremidade, provocam e não admitem a provocação. Ação gera reação.

Moralistas de plantão se arvoraram em defensores do “politicamente correto”, parecendo – com todo respeito aos que merecem – aqueles convertidos “evangélicos” depois que cometeram crimes e cumpriram condenação Existem e são muitos os evangélicos sérios e merecem o meu respeito, mas não são poucos que depois de ceifar vidas e patrimônio – público ou privado – se escondem com a máscara do falso moralismo.

Por fim, inaceitável o que pretende agora a CBF – através do STJD – punir ao Galo pelo acontecido. Situações similares às de domingo, ocorreram e ocorrem sistematicamente, pelo Brasil e o mundo. Até tinha listado algumas na segunda-feira. Mas, como existe uma perseguição sistemática ao Galo dentro daquela “casa de mãe Joana”, nada melhor que usar essa situação para dois proveitos. Dar o exemplo, que – internamente – não se ocupam, e punir outra vez ao nosso time. Uma entidade que teve na presidência recente Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, merece respeito?

Foto: Redes Sociais

Isso me permite fazer divagações sobre todo o histórico de prejuízos que, incansavelmente, já relatei aqui neste blog. Erros de arbitragem muitos suspeitos; decisões administrativas, como confecção de tabela e adiamento de jogos; suspensões de jogadores, quase sempre e convenientemente para prejudicar ao Galo, ao longo de décadas.

Qual a origem disso tudo? Um leitor levantou uma interessante tese nesta semana. Mário de Castro recusou uma convocação para a seleção, ao reagir e dizer que a única camisa que defendia era a do Galo. Tempos depois, Reinaldo, com seu punho cerrado, desafiava aos militares de plantão na CBF e no Palácio da Alvorada. Faz sentido, por mais absurdo que possa parecer.

E mais, para não estender sobre esse assunto. Reitero, antes que as manifestações infelizes de uma minoria, não representam a Torcida Atleticana. Finalmente indago, tivesse – como inúmeros outros fatos recentes e do passado – acontecido com clubes do eixo Rio de Janeiro e São Paulo, o STJD estaria debruçado procurando uma punição? Sem medo de errar, afirmo, NÃO!

A CBF faz mal ao futebol brasileiro há muitos anos.

Blogueiro

View Comments

  • vamos ser sinceros, a repercussão só se deu pq o nome do ......foi citado e estamos em plena campanha de uma eleição que foge à compreensão humana, desde pequeno que frequento os estádios e manifestações homofóbicas por parte de torcedores sempre existiram, o que evidentemente é triste e abominável mas é a realidade.

  • É isto aí,matou a pau no comentário.O GALO foi o ÚNICO clube que ele jogou e a torcida nem aí se ele era homosexual ou não,se ia ter zoaçao dos adversarios,pois a o que importava era HONRAR a nossa camisa,com raça e vontade e ele fez isto.
    A torcida do GALO é a melhor e pronto.O resto é mídia.
    É isto que eu quero que o atual elenco entenda.
    GALO SEMPRE.

  • Falam que Minas tem que se unir contra os desmandos da CBF e demais assaltos aos times locais e não vejo nenhuma solidariedade ou protesto com o ocorrido ontem na Argentina, pelo contrário, só leio satisfação pelo fato. Viva Minas, viva os três grandes da capital...vamos gente!

  • E o tio do Ricardo Teixeira, acho que é Marco?

    E o acordo do Zé Ruella para acabar com a CPI da CBF?
    E o outro senador também que é Maria? A CBF precisava de poder político para não ser investigada na CPI.

    Marias ganharam 12 dos 14 sorteios da Copa do Brasil.
    Resultado do sorteio da final da Copa do Brasil de 2015 foi anunciado antes.

    Brasileirão 2012 e 2015 foi no apito.

    obs: Dedé agrediu o goleiro.

  • Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Tudo já foi falado, página virada. Respeito é sempre bom!
    Vamos falar de futebol.
    Mais um vexame a vista!
    O técnico Thiago Larghi agora se perdeu de vez. Nos treinos de ontem, ele testou um novo time e fez uma tremenda "salada" com o trio do meio de campo.
    Iniciou com Adilson, Galdezani e Cazarez, depois alternou para J Welison, Elias e Luan, respectivamente nas vagas de Adilson, Galdezani e Cazarez.
    Na última parte do treino, as trocas foram desfeitas e voltaram Adilson, Galdezani e Cazarez.
    Thomas Andrade agora virou solução? Parece que vai ser o titular jogando pela direita... isso mesmo, pela direita.
    Luan será barrado? Cadê o Leandrinho? Nem entre os reservas ele atuou.
    Será que tudo trata-se de uma estratégia para confundir a cabeça do técnico adversário e a nossa também?
    No próximo domingo, veremos.
    Saudações Alvinegras,

  • Caros,
    Ô choradeira desgraçada dos Superetero hj no Canto do Galo! Será q o dia tá tão triste assim, eu sem saber o motivo me vejo CENSURADO no restaurante ao pedir um camarão à dedé, culpa do bocão.
    E a campanha explícita nesse canto, hein? Será?
    Falando em Bocão, Kalil já veio criticando a faccão da torcida por ter aceito JABÁ do Inominado. Tá certo, mais pela propina. Porra, q imoralidade!...E, pq ele ñ critica a direção avalizada por ele e a montagem de times fracos e pipoqueiros?
    Por outro lado, a vida é adaptação!
    Temos q nos adaptar rápido, AnoQVem é outra história!
    GALO SEMPRE!
    Publique-se.

  • Sou da torcida galogay em minha cidade de Moçoró e não me senti ofendido (a) pelo ocorrido. Futebol é alegria, dança, abraço, beijo... Grato (a) pela oportunidade, senhor Eduardo de Ávila.

    • Marly, você aí de tão longe, da cidade Mossoró (com "ç" está errado) não conhece a zizzi, que mora em BH? Ela é veia de guerra.

  • Boa tarde Eduardo e massa. O stjd ea cbfllxo está doido para prejudicar o galo. Também sou contra cânticos racistas e homofobia. Etc.mas para que tem hoje em dia vídeo. Parece uns imbecil no jogo que tem que pagar éo galo.basta identificar ou os vídeos não ajuda em nada.vai galooooooo.

  • Já que falaram de política, vocês não são os donos do CAM!!! Sou eleitor do........ é não aprovo cânticos de qualquer natureza seja ela racista, religiosa ou homofobica!
    Éramos minoria porquê a torcida do Galo estava em minoria no MARIÃO (MARIÃO pode né e Marias também pode né)?
    Eleitor do ....... não é nenhum retardado, muito pelo contrário!!!
    Estamos é cansados da mesmice que assalta esse país a 30 anos!!!
    Não sei se vc vai publicar, tomara que publique para eu ter a certeza que vc é realmente um democrata.
    Abraços.

    • Retirado o nome do candidato. Postado, não pelo desafio, sim pela linha do blog. Se o frequenta, saberia disso.
      Quanto à opção eleitoral, caro, aqui não é o local indicado.

Recent Posts

O Atleticano não abandona o Galo

Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…

14 horas ago

Kardec reacendeu as chamas da esperança

Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…

2 dias ago

O primeiro confronto da série de decisões

O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…

3 dias ago

Bons ventos sopram a favor do Galo

Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…

4 dias ago

Momentos que antecedem grandes decisões

Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…

5 dias ago

Passada a euforia agora é pés no chão

Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!