Categories: blogueiros

Obrigação de vencer e considerações sobre o árbitro de vídeo

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Serei breve sobre a partida de hoje, no Acre, frente ao xará Acreano. Embora seja significativa pela primeira fase da Copa do Brasil, situação que não enfrentávamos desde 2012, a obrigação é vencer o jogo e trazer a classificação na bagagem. Até o empate que assegura a classificação não pode ser admitido, pela disparidade entre as equipes,  principalmente a folha salarial. Vencer é fundamental para a esperada reação na temporada.

Em 1992, pela mesma Copa do Brasil, o Galo passou pelo time acreano com duas vitórias. Pelo regulamento atual, nesta fase é jogo único, com a vantagem do empate ao visitante. Naquela ocasião, vencemos lá por magro um a zero (gol marcado por – acreditem – André Figueiredo) e aqui por dois a zero.

Para se ter uma ideia da diferença entre os dois times do Galo, aquele e o atual, passo a escalação nossa: João Leite; Alfinete, André Figueiredo, Ryuler e Paulo Roberto; Éder Lopes, Zé Carlos e Moacir; Sérgio Araújo, Volnei e Claudinho. Atuavam ainda no Galo: Ailton, Valdir Todinho, Paulinho e outros. Nem vou me referir ao desconhecido time do Acre. O que tinham, seguramente, é o que continuam tendo. Então, hoje é vencer ou vencer, convencendo! Nada diferente disso será admitido pela Torcida Atleticana.

Imagem: Google

Fui breve, com a intenção de entrar no assunto da terça-feira, que dominou mais que a partida de hoje entre os Atleticanos. O voto contrário do Galo na questão do árbitro de vídeo. Não tenho procuração e tampouco conversei com qualquer pessoa do comando, portanto, vou expor o que penso. Vale dizer, não estou contaminado nem pelos que defendem e tampouco pelos que condenam o voto contrário na reunião da CBF.

Em princípio, condenei a posição do Galo, até por que somos a maior vítima das trapalhadas da entidade e de seus paus mandados (juízes), que nos tiraram vitórias, classificações e títulos ao longo de décadas. O assunto tomou conta, na noite de segunda-feira, das redes sociais. A maioria questionando a posição da diretoria. Entretanto, entre os mesmos que debatiam, surgiram considerações muito relevantes.

Inicialmente, Flamengo e Corinthians (os maiores beneficiados pelo esquema) votaram a favor. Ora, o que é bom para cariocas e paulistas – além dos dois clubes mencionados, também o Fluminense – seguramente não é bom para os demais clubes do Brasil e para o futebol brasileiro. Mas, sem gastar tempo, não podemos esquecer que o time subiu numa ocasião (por canetada) e deixou de ser rebaixado noutra, por manobras que jamais beneficiariam outro clube fora do eixo.

De volta ao que nos interessa. Por qual razão o custo do uso desta tecnologia seria de responsabilidade dos clubes? Caberia à CBF, que ano a ano tem lucros exorbitantes, garantir essa despesa. Se bem que, acredito, isso seria mais barato que aqueles dois patetas que ficam atrás dos gols nos jogos da entidade. Aquilo nunca serviu para diminuir dúvida. Nunca viram, quando o interesse é de paulista ou carioca. Só para exemplificar, o gol do Galo no São Paulo ano passado, o pateta não viu!

Imagem: redes sociais

Outra coisa, é preciso ter regras e normas claras para a utilização do árbitro de vídeo. Ao que sei, somente será acionado quando o árbitro assim o desejar. Imaginando e fazendo devaneios. Wright solicitaria o vídeo, naquele jogo do Serra Dourada, depois de expulsar Reinaldo e fazer “vista grossa” numa jogada desleal de zagueiro do Flamengo? Sei que não!

Aragão, naquela final com o Flamengo – em meio a tantas trapalhadas que aprontou -, pediria o vídeo de lances que decidiram o título para os cariocas? Também não! E Simon, quando “fingiu” não ver penalidade no último lance daquele jogo com o Botafogo? Igualmente não! O princípio da moralidade passa por outros caminhos.

Para encerrar, um lance recente e lembrado por um amiGalo. Imagina se o bandeira do jogo Galo e URT entendesse que Ricardo Oliveira estivesse impedido. Não estava e seguiu o jogo. Falo hipoteticamente. O juiz deveria deixar seguir a jogada e depois avaliar, ou parava o lance? E aí?

Portanto, caros, são muitas nuances a respeito que desconhecemos. O que sei e nunca neguei: não confio na CBF e na emissora de televisão que comprou os direitos de transmissão. Quero, sim, o árbitro de vídeo, mas com regras claras. Transparência!

Blogueiro

View Comments

  • Prezado Eduardo moro em Montes Claros e no sabado estarei indo a Belo Horizonte para poder assistir ao jogo do nosso galão quero muito poder te conhecer como faço para te encontrar no Indepa antes do jogo?

    • Opa, será uma alegria. Chego semore duas horas antes e fico no bar "Arena do Espeto". Quando falta uma hora para o jogo, ai entro no estádio.

  • Vai Cazares e vem Tardelli ? Publicado na Foxsports.
    "Diego Tardelli faz postagem de 'saudade' no Twitter e agita as redes sociais. Atacante segue no futebol chinês há algumas temporadas e postou um vídeo sobre o Atlético-MG em sua conta oficial do Twitter"

  • Como a nossa torcida é difícil de entender. Cada um tem a sua opinião é ninguém chega a um denominador comum. Aí eu pergunto pra vocês: como é que fica o majoritário maior, o nosso presidente, com tantas divergências nas opiniões? Acredito que essa diretoria já tomou posse, calejada com o que iria vir de cobranças logo de imediato, se o futebol nao fosse convincente. Caros amigalos, quer queiram ou não, houve uma mudança em 4 posições no time considerado titular e ainda não veio a peça principal da engrenagem, que tão sonhador meia armador ou seja o camisa 10, sem falar em zagueiros, lateral esquerdo, volante de contenção, etc. A pré temporada ainda está em.andamento, com apenas 3 jogos realizados pelo time considerado titular, com alterações em 4 posições de todos os setores do time: zaga, meio e ataque. Estes jogadores ainda estão se adaptando com os demais remanescentes e o entrosamento não vai vir em apenas 3 jogos. Vamos aguardar mais uns 5 jogos pelo.menos, para que a técnica e o preparo físico estejam adequados, para que possamos emitir uma opinião mais sensata e cobrar de todos. Como disse, a diretoria não vai entrar nessa mais, de ficar trocando a comissão técnica, quando as coisas não dão certas em pouco partidas realizadas e com a re temporada em andamento. Vamos cobrar sim, as contratações necessárias, deixar o Oswaldo montar o time com estes reforços prováveis e se não der resultados, ainda sim, gritarmos por mudanças. Não é a hora para isto e já estamos todos nós já vacinados com.a troca troca de técnicos e os resultados nao vieram. Chega! Basta! Começar tudo novamente com apenas 3 jogos realizados e com o elenco ainda não formado? E não venham dizer que temos um elenco suficiente para ganhar os títulos mais expressivos, pois não temos.

    • Boa noite Jairo. Siceramete, a diretoria está fazendo uma aposta de risco bancando o O.O., você acha mesmo que houve alguma evolução no Galo como time de futebol, com o O.O. ? 7

  • COM RELAÇÃO A MULTA DO FRED. A CRDN da CBF precisa tomar uma decisão rápida sobre o caso. O Galo pediu uma tutela de urgência dia 24.01 e até agora NADA. A multa contratual é legal, está previsto na Lei Pelé, em nada é abusiva já que está dentro dos parâmetros de remuneração do atleta. O Galo não descumpriu nenhuma cláusula do contrato de origem. Não tem porque esta DEMORA EXCESSIVA.

    ISSO É CALOTE! As Marias manifestaram que aguardam decisão para depositar em juízo. Se tivessem honrado o pacto deveriam ter pago no 1º dia útil subsequente a inscrição no BID. Fred concordou, dirigente assumiu a responsabilidade do clube pelo pagamento e disse que era pouco, AGORA vem com este CALOTE?

    Gostaria e muito que o clube costurasse em acordo com o credor para ver as Marias fazerem o depósito direto na conta do Galo. Se esta Diretoria entende de futebol ainda veremos, mas na parte jurídica estamos muito bem representados.

  • ´´....PABLO OLIVEIRA
    7 de fevereiro de 2018 às 14:16
    Genival com todo respeito, retranca para encarar o Atlético do Acre?????....´´

    Rsrsrsrsrs, foi brincadeira, para descontrair.

  • tranparência é tudo eduardo,mas um milhão por ano para um clube de futebol serie a,é um valor pouco,paga-se esse valor a tantos perna de pau,chinelinhos etc....acho essa desculpa meio esfarrapada.um clube com orçamento do galo,um milhão faria diferença?
    acho que arbitro de video não resolveria todos os problemas,mas diminuiriam bem,aquele gol do jô contra o vasco,por exemplo.foi uma vergonha

  • boa tarde Eduardo e massa.grande texto Eduardo,o time do galo que abre o olho,nunca vi o atlético acre a jogar mas se jogarem igual a urt o galo vai ter muita dificuldade,tem obrigação sim de vencer o atlético acre,com todo respeito ao time acreano,sobre o vídeo arbitro foi péssima escolha do presidente o galo, fomos roubado varias vezes e vai vota contra,aqui em Portugal acompanho futebol e os jogos tem vídeo arbitro,o foginho ontem caiu,entao jogadores,treinadores abrem o olho,vai galoooooooooooooooo.

  • O Galo, já que mandou o centroavante, deveria mandar também o Cazares para o outro lado da lagoa e pegar o Dedé em troca. Precisamos de zagueiro e ele está quase recuperado, (declarou que o que vier para o futuro está bom, embora não tenha citado negócio em vista) e o time azul aceitaria o grande negócio.

  • Todos os times que não estiverem disputando mais nada, vão vender o mando nas últimas rodadas beneficiando o adversário que esteja disputando algo.

    Comprar facilidade de vitória é o mesmo que Mala Preta.

Recent Posts

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

13 horas ago

Pitacos Atleticanos e patacoadas dos outros

Nesse curtíssimo intervalo sem jogos, pós vitórias seguidas pelo Brasileiro e Libertadores – adicionadas ao…

2 dias ago

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o…

3 dias ago

Três sofridos pontos

Estão no dia a dia Atleticano, frases que se eternizam e misturam com a nossa…

4 dias ago

Nas três frentes hoje é dia de Libertadores

Time grande e favorito em todas as competições que participa, sequer tem tempo para comemorar…

5 dias ago

Ainda sobre a vitória e focando noutra competição

Início de semana, segundona animada – expressão que ameaça outros e não a Atleticanos -,…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!