Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Obrigação de vencer e considerações sobre o árbitro de vídeo

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Serei breve sobre a partida de hoje, no Acre, frente ao xará Acreano. Embora seja significativa pela primeira fase da Copa do Brasil, situação que não enfrentávamos desde 2012, a obrigação é vencer o jogo e trazer a classificação na bagagem. Até o empate que assegura a classificação não pode ser admitido, pela disparidade entre as equipes,  principalmente a folha salarial. Vencer é fundamental para a esperada reação na temporada.

Em 1992, pela mesma Copa do Brasil, o Galo passou pelo time acreano com duas vitórias. Pelo regulamento atual, nesta fase é jogo único, com a vantagem do empate ao visitante. Naquela ocasião, vencemos lá por magro um a zero (gol marcado por – acreditem – André Figueiredo) e aqui por dois a zero.

Para se ter uma ideia da diferença entre os dois times do Galo, aquele e o atual, passo a escalação nossa: João Leite; Alfinete, André Figueiredo, Ryuler e Paulo Roberto; Éder Lopes, Zé Carlos e Moacir; Sérgio Araújo, Volnei e Claudinho. Atuavam ainda no Galo: Ailton, Valdir Todinho, Paulinho e outros. Nem vou me referir ao desconhecido time do Acre. O que tinham, seguramente, é o que continuam tendo. Então, hoje é vencer ou vencer, convencendo! Nada diferente disso será admitido pela Torcida Atleticana.

Imagem: Google

Fui breve, com a intenção de entrar no assunto da terça-feira, que dominou mais que a partida de hoje entre os Atleticanos. O voto contrário do Galo na questão do árbitro de vídeo. Não tenho procuração e tampouco conversei com qualquer pessoa do comando, portanto, vou expor o que penso. Vale dizer, não estou contaminado nem pelos que defendem e tampouco pelos que condenam o voto contrário na reunião da CBF.

Em princípio, condenei a posição do Galo, até por que somos a maior vítima das trapalhadas da entidade e de seus paus mandados (juízes), que nos tiraram vitórias, classificações e títulos ao longo de décadas. O assunto tomou conta, na noite de segunda-feira, das redes sociais. A maioria questionando a posição da diretoria. Entretanto, entre os mesmos que debatiam, surgiram considerações muito relevantes.

Inicialmente, Flamengo e Corinthians (os maiores beneficiados pelo esquema) votaram a favor. Ora, o que é bom para cariocas e paulistas – além dos dois clubes mencionados, também o Fluminense – seguramente não é bom para os demais clubes do Brasil e para o futebol brasileiro. Mas, sem gastar tempo, não podemos esquecer que o time subiu numa ocasião (por canetada) e deixou de ser rebaixado noutra, por manobras que jamais beneficiariam outro clube fora do eixo.

De volta ao que nos interessa. Por qual razão o custo do uso desta tecnologia seria de responsabilidade dos clubes? Caberia à CBF, que ano a ano tem lucros exorbitantes, garantir essa despesa. Se bem que, acredito, isso seria mais barato que aqueles dois patetas que ficam atrás dos gols nos jogos da entidade. Aquilo nunca serviu para diminuir dúvida. Nunca viram, quando o interesse é de paulista ou carioca. Só para exemplificar, o gol do Galo no São Paulo ano passado, o pateta não viu!

Imagem: redes sociais

Outra coisa, é preciso ter regras e normas claras para a utilização do árbitro de vídeo. Ao que sei, somente será acionado quando o árbitro assim o desejar. Imaginando e fazendo devaneios. Wright solicitaria o vídeo, naquele jogo do Serra Dourada, depois de expulsar Reinaldo e fazer “vista grossa” numa jogada desleal de zagueiro do Flamengo? Sei que não!

Aragão, naquela final com o Flamengo – em meio a tantas trapalhadas que aprontou -, pediria o vídeo de lances que decidiram o título para os cariocas? Também não! E Simon, quando “fingiu” não ver penalidade no último lance daquele jogo com o Botafogo? Igualmente não! O princípio da moralidade passa por outros caminhos.

Para encerrar, um lance recente e lembrado por um amiGalo. Imagina se o bandeira do jogo Galo e URT entendesse que Ricardo Oliveira estivesse impedido. Não estava e seguiu o jogo. Falo hipoteticamente. O juiz deveria deixar seguir a jogada e depois avaliar, ou parava o lance? E aí?

Portanto, caros, são muitas nuances a respeito que desconhecemos. O que sei e nunca neguei: não confio na CBF e na emissora de televisão que comprou os direitos de transmissão. Quero, sim, o árbitro de vídeo, mas com regras claras. Transparência!

89 thoughts to “Obrigação de vencer e considerações sobre o árbitro de vídeo”

  1. Prezado Eduardo moro em Montes Claros e no sabado estarei indo a Belo Horizonte para poder assistir ao jogo do nosso galão quero muito poder te conhecer como faço para te encontrar no Indepa antes do jogo?

    1. Opa, será uma alegria. Chego semore duas horas antes e fico no bar “Arena do Espeto”. Quando falta uma hora para o jogo, ai entro no estádio.

  2. Vai Cazares e vem Tardelli ? Publicado na Foxsports.
    “Diego Tardelli faz postagem de ‘saudade’ no Twitter e agita as redes sociais. Atacante segue no futebol chinês há algumas temporadas e postou um vídeo sobre o Atlético-MG em sua conta oficial do Twitter”

  3. Como a nossa torcida é difícil de entender. Cada um tem a sua opinião é ninguém chega a um denominador comum. Aí eu pergunto pra vocês: como é que fica o majoritário maior, o nosso presidente, com tantas divergências nas opiniões? Acredito que essa diretoria já tomou posse, calejada com o que iria vir de cobranças logo de imediato, se o futebol nao fosse convincente. Caros amigalos, quer queiram ou não, houve uma mudança em 4 posições no time considerado titular e ainda não veio a peça principal da engrenagem, que tão sonhador meia armador ou seja o camisa 10, sem falar em zagueiros, lateral esquerdo, volante de contenção, etc. A pré temporada ainda está em.andamento, com apenas 3 jogos realizados pelo time considerado titular, com alterações em 4 posições de todos os setores do time: zaga, meio e ataque. Estes jogadores ainda estão se adaptando com os demais remanescentes e o entrosamento não vai vir em apenas 3 jogos. Vamos aguardar mais uns 5 jogos pelo.menos, para que a técnica e o preparo físico estejam adequados, para que possamos emitir uma opinião mais sensata e cobrar de todos. Como disse, a diretoria não vai entrar nessa mais, de ficar trocando a comissão técnica, quando as coisas não dão certas em pouco partidas realizadas e com a re temporada em andamento. Vamos cobrar sim, as contratações necessárias, deixar o Oswaldo montar o time com estes reforços prováveis e se não der resultados, ainda sim, gritarmos por mudanças. Não é a hora para isto e já estamos todos nós já vacinados com.a troca troca de técnicos e os resultados nao vieram. Chega! Basta! Começar tudo novamente com apenas 3 jogos realizados e com o elenco ainda não formado? E não venham dizer que temos um elenco suficiente para ganhar os títulos mais expressivos, pois não temos.

  4. COM RELAÇÃO A MULTA DO FRED. A CRDN da CBF precisa tomar uma decisão rápida sobre o caso. O Galo pediu uma tutela de urgência dia 24.01 e até agora NADA. A multa contratual é legal, está previsto na Lei Pelé, em nada é abusiva já que está dentro dos parâmetros de remuneração do atleta. O Galo não descumpriu nenhuma cláusula do contrato de origem. Não tem porque esta DEMORA EXCESSIVA.

    ISSO É CALOTE! As Marias manifestaram que aguardam decisão para depositar em juízo. Se tivessem honrado o pacto deveriam ter pago no 1º dia útil subsequente a inscrição no BID. Fred concordou, dirigente assumiu a responsabilidade do clube pelo pagamento e disse que era pouco, AGORA vem com este CALOTE?

    Gostaria e muito que o clube costurasse em acordo com o credor para ver as Marias fazerem o depósito direto na conta do Galo. Se esta Diretoria entende de futebol ainda veremos, mas na parte jurídica estamos muito bem representados.

  5. ´´….PABLO OLIVEIRA
    7 de fevereiro de 2018 às 14:16
    Genival com todo respeito, retranca para encarar o Atlético do Acre?????….´´

    Rsrsrsrsrs, foi brincadeira, para descontrair.

  6. tranparência é tudo eduardo,mas um milhão por ano para um clube de futebol serie a,é um valor pouco,paga-se esse valor a tantos perna de pau,chinelinhos etc….acho essa desculpa meio esfarrapada.um clube com orçamento do galo,um milhão faria diferença?
    acho que arbitro de video não resolveria todos os problemas,mas diminuiriam bem,aquele gol do jô contra o vasco,por exemplo.foi uma vergonha

  7. boa tarde Eduardo e massa.grande texto Eduardo,o time do galo que abre o olho,nunca vi o atlético acre a jogar mas se jogarem igual a urt o galo vai ter muita dificuldade,tem obrigação sim de vencer o atlético acre,com todo respeito ao time acreano,sobre o vídeo arbitro foi péssima escolha do presidente o galo, fomos roubado varias vezes e vai vota contra,aqui em Portugal acompanho futebol e os jogos tem vídeo arbitro,o foginho ontem caiu,entao jogadores,treinadores abrem o olho,vai galoooooooooooooooo.

  8. O Galo, já que mandou o centroavante, deveria mandar também o Cazares para o outro lado da lagoa e pegar o Dedé em troca. Precisamos de zagueiro e ele está quase recuperado, (declarou que o que vier para o futuro está bom, embora não tenha citado negócio em vista) e o time azul aceitaria o grande negócio.

  9. Todos os times que não estiverem disputando mais nada, vão vender o mando nas últimas rodadas beneficiando o adversário que esteja disputando algo.

    Comprar facilidade de vitória é o mesmo que Mala Preta.

  10. Qual o prejuízo caso o time perca título ou uma vaga de Libertadores por causa de erros de arbitragem?

    Muito maior que o gasto que o Galo teria caso arque com os custos junto com os outros clubes?

    Se sim, a diretoria mandou PÉSSIMO! O Galo não é vítima de “erros de arbitragem” o Galo é protagonista dos maiores assaltos da história do futebol. Só preciso citar o penalti não marcado na final de 99, cortado dos melhores momentos, muitos atleticanos nem sequer viram essa cena hedionda (cena dificílima de se encontrar na internet, o pq do Clube nunca divulgar essas imagens para mostrar a historia do futebol como ela é, não entendo)

  11. Boa tarde aos Verdadeiros Atleticanos quanto ao Cazares se for pra vender que tragam o Óscar Romero aí sim fica muito bem reposto, senão……….

  12. As boas notícias são o aumento da capacidade do estádio e uma possível venda do Cachazares.
    A ruim é que o time só jogou contra perebas, até agora, e, mesmo assim, não mostrou nada.
    A notícia ruim é que, se quiser ganhar, teremos que armar uma retranca histórica, contra o time do frentista, e tentar um sofrido empate.

    1. Genival com todo respeito, retranca para encarar o Atlético do Acre?????
      Na minha opinião é justamente o contrário o Galo tem que se impor, pressionar o adversário e não da sopa para o azar.
      Espero ver evolução e um time melhor taticamente, vou ficar de olho no Elias e no Cazares pois é ali que tá o problema, o meio campo é o coração do time, se eles entrarem com o mínimo de consciência tática ganhamos fácil.
      O que falta a esse time é se encorpar mais taticamente, quando isso acontecer vamos ter um time bem forte.
      Tomara que hoje finalmente agente veja um time certinho, com Raça, Comprometimento, Velocidade e vontade de ganhar.
      Vai Galo!!

  13. Já não sou de choradeira, a exemplo da maioria que navega por aqui, agora muito menos. NÃO questionarei se errarem contra o Galo, dede que o eventual erro pudesse ser evitado pelo árbitro de vídeo. Outra coisa, caro blogueiro, você agora é a favor do voto contrário ao árbitro de vídeo, entende que não mudaria em nada a situação de “perseguido” do nosso time, então, o que faremos, nos resignamos, pois temos três caminhos, a saber: entendemos que o clube deveria ter votado a favor, até por uma questão de coerência com nossos anseios reclamatórios; aceitamos as decisões centralizadas dos árbitros; ou continuamos nos queixando e esperando uma mudança no conceito de justiça, moral e honestidade por parte dos árbitros, isto num pais em que a corrupção está no DNA da maioria da população, desde aquela inocente “cola”, na prova do ensino fundamental, passando pelo “furo” da fila, recebimento do seguro desemprego indevidamente, até às atitudes dos corruptos barões da política.

  14. Gente, eu estava com muita raiva desse Osvaldo de Oliveira, até descobrir o nome do técnico do Botafogo: Felipe CONCEIÇÃO. Meu Deus. Será mera coincidência?!

  15. O árbitro do jogo decide a hora de pedir o vídeo. Não serve. Teria que ser o capitão do time interessado. Simples assim. E simples para mim é estar com o Atlético onde o Atlético estiver (nem estou pensando em plagiar hino do time racista do sul mesmo porque eles se referem no caso à equipe e eu estou me referindo, não sei se está suficientemente claro pra quem não tem bons ouvidos para ouvir, ao Clube): o Atlético votou contra? Então eu sou contra.
    Na Copa do Brasil cada jogo uma decisão. Decisão se ganha. Primeiro se ganha, depois se joga. Mas como nós estamos precisando por este Time no ponto, vamos jogar. Com Osvaldo de Oliveira onde Osvaldo de Oliveira estiver… Eu sou Galo, Osvaldo de Oliveira está no Galo: preciso torcer pra ele dar certo… Um, dois, três, quatro, cinco, mil, eu quero que o Grêmio…
    Eh Galo! Saudações

  16. Nosso maior problema nesse inicio de ano são:
    *Falta de criatividade
    *Defesa exposta
    E tanto a falta de Criatividade quanto a defesa exposta passa pelo meio campo e principalmente Cazares e Elias estão mal taticamente não conseguem marcar nem criar.
    De quem é a culpa? dos jogadores ou do técnico???
    Os jogadores estão desobedecendo o técnico taticamente ou o técnico não tá enxergando que o Elias está embolando com o Cazares e o Cazares tá embolando com o Otero???
    Muito da melhora do time vai passar pelo Cazares e Elias, qualidade eles tem mas estão perdidos em campo.
    Cabe ao técnico resolver.

    1. Pablo, o time está de fato correndo errado. E o técnico não tem visto nem corrigido o arranjo do time que está horrível. Há carências no elenco PELA falta de qualidade e quantidade (de bons jogadores).

      O maior erro do treinador é a utilização de dois volantes que jogam em linha para fazer cobertura dos laterais que devem constantemente subir para atacar. Esta é a causa do buraco no meio campo do Atlético, de há muito. Considerando que o Cazares não marca, o buraco se amplia, levando ao time correr errado e A jogar um futebol ultrapassado, passivo e perigoso.

      A culpa maior, então, é do técnico.

      Como o Presidente 007 tomou postura de afirmar que o treinador OO fica, passo de agora em diante a acatar Sua Exa. (007) para evitar a quebra do princípio da unidade, senão vira bagunça.

      Por isso entendo que devemos apoiar de agora em diante o treinador, segundo quer Sua Exa. (o “007”).

      Agora, se o GALO não passa hoje pelo Xará Acreano, o mundo desaba e a crise se instala.

      Aí o OO não tem como ficar.

      Mas esperemos pelo jogo!!!

      E dá-lhe GALO!!!!

      1. Sim ERNEST, concordo que temos carência no elenco sim, mas tanto o Cazares quanto o Elias tem qualidade, o que tá faltando é consciência tática.
        O Oswaldo tem que cobrar e treinar o posicionamento do time, principalmente do Elias e do Cazares pois não estão marcando nem recompondo como deveria.
        Se os jogadores desobedecerem vão para o banco, mas tem que ser cobrados, será que o Oswaldo tá vendo isso e cobrando??
        Fica essa dúvida pois o Oswaldo tá muito passivo e precisa evoluir seu trabalho.
        E cabe a diretoria cobrar essa evolução do Oswaldo, o diretor Gallo tem que ser pro ativo e cobrar do Oswaldo e o Oswaldo cobrar dos jogadores.
        Precisamos de consciência tática e evolução, muito disso vai passar por Elias e Cazares.
        Se eles forem bem é goleada hoje, podem anotar…
        Saudações!!

    2. Olha Pablo, quem comandou o ultimo treino do Galo para o Jogo de hoje, foi o auxiliar técnico. Assim como foi em Patos de Minas, o técnico(?) não acompanhou o treinamento. Houve muita conversa entre os jogadores que já atuavam no Atlético(Casares e Elias) e os que chegaram(Roger Guedes). Quem sabe com a ausência do O.O. o nosso Galo não apresente um futebol melhor e vença de goleada? Reitero que o O.O. assim como outros que passaram pelo Galo após o Levir Culpe, não são técnicos, são treinadores.

      1. Fala Ricardo blz, acertando esse time taticamente o time vai melhorar muito, tem que ficar de olho no Elias e Cazares pois é justamente ali o problema.
        Os dois se acertando taticamente já é meio caminho andado pois qualidade eles tem, mas se não se acertarem tem que ir para o banco.
        O Elias tem que entender que a primeira função dele é marcar e ajudar na saída de jogo e o Cazares tem que entender que é meia central de ligação e que na esquerda já tem o Otero.
        Pow é tão difícil assim de entender???? cabe ao técnico corrigir né Oswaldo!!!

  17. Bom Dia universo Atleticano! Parabéns Eduardo, pelo belíssimo e pertinente comentário digno de um Rabino em assuntos Atleticanianos ! Continuo peremptoriamente cético quanto ao time e comissão técnica deste Atlético. Algumas coisas não consigo deixar despercebido. Hoje num outro site esportivo, pude constatar aquilo que discorro insistentemente em minhas críticas, com a falta de profissionalismo do Atlético nos últimos anos. Um Time que vai jogar fora da sua unidade federativa, num jogo até então importantíssimo, enfrentar um adversário incógnita, precisando vencer, e que está totalmente desarrumado “bagunçado” é preocupante. O técnico vai chegar quase na hora do jogo, porque estava liberado para fazer uma cirurgia dentária! e pra piorar mais a situação li esta matéria no referido site:
    “Outra ‘baixa’ durante o treino foi a ausência do auxiliar Luiz Alberto. O profissional foi dispensado do treino para resolver questões particulares, voltando para Belo Horizonte. Thiago Larghi dividiu o treino em duas partes. A primeira os jogadores foram divididos em dois grupos e intercalava no trabalho de bola ofensiva. Em seguida, foi feita uma atividade com o setor defensivo”.
    Uma Diretoria que libera Técnico e Auxiliar, para resolverem assuntos particulares, num jogo deste, me desculpem, mas estão de brincadeira! Se fosse em outros tempos em que o GALO goleava quando jogava com time de menas expressão. Mas com este futebolzinho medíocre que vem apresentando. Isto são apenas pequenas epígrafes para mostrar nas entre linhas, a situações que são reincidentes a muito tempo. Que Deus nos abençoe nesta noite.

  18. O Galo tá muito ruim taticamente, principalmente Elias e Cazares perdidinhos.
    O Elias não tá recompondo bem e está apoiando na hora errada, tem deixado o lado direito muito exposto, tem ficado muito pelo meio ocupando o lugar do Cazares.
    O Roger Guedes também não tá recompondo bem.
    E o Cazares tá caindo muito pela esquerda embolando com o Otero.
    Ou seja se melhorar o posicionamento do Elias e Cazares é meio caminho andado.

  19. Acho que tão ou mais importante que a questão do árbitro de vídeo, é a ridícula venda de mando de campos, que desconfigura o campeonato e favorece claramente os times do RJ e de SP. O GALO foi um dos únicos que votou contra, mas foi vencido pelo lobby feito pelo urubu falido e fedido, apadrinhado da casa bandida de futebol. Por essas e outras, volto a repetir, Atleticano que torce pra seleção da cbf tinha que ser banido do GALO. Torçamos contra, sempre, com todas as nossas forças, vibrei com cada gol da alemanha no 7 a 1 como se fosse gol do GALO. SAN

  20. Data venia, hoje vou discordar do nobre guru. Em que pese ser da CBF a responsabilidade pelos custos da VAR e ainda considerando que a transferência deste ônus para os clubes foi “jogar pra galera”, ainda assim o GALO deveria ter votado a FAVOR. 1Mi no orçamento anual é custo-benefício que vale a pena. Ah, mas as regras ainda não estão claras… Ao contrário, a FIFA já direcionou as diretrizes da interferência externa em 4 situações prevalecendo esta opinião a do árbitro de campo. Qual a finalidade de ter o VAR se assim não o fosse? A tecnologia não veio para dar mais transparência e lisura ao resultado? Qualquer outra situação que não as 4 elencadas, não caberia o VAR. É assim, qq outra orientação da CBF seria contrária às normas da FIFA. Agora imaginemos, em havendo o VAR, os erros cabulosos e históricos contra o nosso time seriam escancarados para todo o mundo… O GALO perdeu uma chance única de fazer justiça a sua história. Gol contra!!!!
    ………………..
    Sette diz que Osvaldo está prestigiado. Entenda-se: está sob pressão. Só a vitória interessa e com placar tranquilo dada a diferença dos times. Pelo que li a Diretoria vai esperar o Mineiro terminar para uma avaliação do trabalho do entregador de camisas. Na minha opinião, estamos perdendo tempo. Já deveria ter contratado o CUCA ou ABEL BRAGA.

  21. Bom dia a tod@s!

    Eduardo, o seu raciocínio sobre a questão do VAR foi idêntico ao meu. A princípio fiquei injuriado com a postura da diretoria, mas depois, pensando melhor, é realmente inconcebível uma entidade milionária como a CBF não poder bancar 45 mil por jogo. Sem falar que ela organiza o campeonato, portanto a obrigação de arcar com os custos é dela, não dos clubes. Além disso, o árbitro de vídeo não impede que os apitadores façam suas cagadas costumeiras. Houveram partidas com lances duvidosos em que o VAR estava a disposição, mas não foi utilizado pelo árbitro central. Sou a favor do VAR, mas de um modo que beneficie aos clubes como um todo e realmente minimize os tais “erros” de arbitragem.

    Quanto ao jogo, não tem muito o que falar. É vencer de goleada o nosso xará do Acre, mas sem menosprezá-lo. Já pagamos caro no passado por não darmos o devido respeito aos adversários pequenos. Que o nosso time vença e convença, e que essa vitória dê confiança para o time encorpar.

    Saudações atleticanas!

  22. Prezados, lendo o comentário do Paulo Silva, deu para entender que ele está com saudades do cone Fred.
    Na minha modesta opinião, no futebol moderno o único jogador que tem que guardar posição é o que veste a camisa 1, pois a defesa começa com os atacantes e o ataque começa com os zagueiros, sendo assim, terá padrão de jogo ofensivo e defensivo sempre….
    Agora, pra isso acontecer, precisa fundamentalmente de juventude (gás, pulmão), entrosamento (treino com esquema tático), técnica (habilidade), ousadia (drible e criatividade), comando (leitura do jogo) e raça (sangue nos olhos, vontade de buscar o resultado).
    Estando isso afinado não será samba e sim um orquestra sinfônica, bom de ver e de ouvir.
    Abraços e bom jogo pra todos do Galão da Massa.

    “Somente sendo um pra saber”.

    1. Antônio de Pádua, assim jogava o GALO de Cerezo, Reinaldo e Companhia!!! O esquema tático a ser perseguido passaria por laterais mais defensivos para utilizar apenas um volante, dois meias armadores e três no ataque, dos quais dois nas extremas ou ponteiros.

      Para tanto haveria a necessidade de um técnico atualizado na exigência da aplicação tática moderna e atual.

      Você está corretíssimo!!!

  23. Bom dia, MASSA! Parece, parece, que os DEUSES-DA-BOLA, sorriram para o 9ALO. Ontem, aqui em Goiânia, Aparecida de Goiânia melhor dizendo, o renitente Botafogo foi eliminado. Menos um pela-saco na vida do 9ALO. Se bem que os DEUSES podem ter enviado um aviso: cuidado, rapadura é doce, mas não é mole. Sai zica, sarava 3x.

    BORA 9ALÔOOOO!!!!!!! Abre o olho, mete a espora e bica bicudo.

    Arbitro de vídeo, disseram que seria por volta de R$ 30.000,00/jogo, ficando a cargo do time visitante arcar com esse custo. Creio que isso deve ter sido um dos motivos. Como o 9ALO resolveu votar contra, não poderemos mais culpar o juiz, mas sim a diretoria. Como vc disse, Eduardo, há outros critérios que não sabemos, mas se um deles é o uso somente quando o juiz quiser, aí já é um motivo para não aceitar essa tecnologia. É evidente que não da para parar toda hora e ver o lance novamente, deve ter um limite, talvez dois pedidos por tempo ou os mais polêmicos, tipo aqueles em que já existe o comunicado, via grobo e juízes do eixo-do-mau, só para confirmar o que o Eric Faria informou.

    VVAAAAMMMMÚUUUUUUUUU 99AAAALLLLÔOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!

    PS.: Eduardo, não esqueça, depois de ontem nem vc nem nós, temos mais o direito de reclamar dos sopradores-de-latinha. Coitado do Sette e do Lázaro, vai ser muita pedrada.

  24. Bom dia, que sirva de licao o Botafogo ontem, nao entrar achando que ja esta ganho, tem que ir para cima desde o comeco! Dalhe- Galo!

  25. VAR = cbf conseguiu seu intento! não vai ter de implantar, pois não queria mesmo,e ainda jogou para a *bun.. dos Clubes q foram contra,colocando-os como vilões.
    Ninguém fala que somente dois Clubes votaram contra a imoralidade da venda de mandos e a tal grama sintética, GALO e Grêmîo…já que isto é irrelevante e não vende… WTF !!!!

  26. Bom dia aos Verdadeiros Atleticanos, vitória sim mas obrigação é outra história. O importante hoje é a classificação. O time de lá tem frentista, tem uma folha salarial infinitamente menor, mas as coisas se resolvem no campo de jogo. Ontem essa máxima mais uma vez foi mostrada, o Aparecidense eliminou o Botafogo. Portanto pés no chão, jogar com seriedade e tentar vencer o jogo, mas o importante é a classificação. Ano passado o Campeão ganhou de 1×0 de um time semi amador nem sei de onde, mas foi campeão no final não é mesmo? alguém se lembra que ganhou com sufoco desse time semi amador? Eu quero é raça do time todo. Quanto ao árbitro de vídeo sem regras claras é tiro no pé, continuarão utilizando quando bem entenderem e ainda nas costas dos Clubes. Profissionalizem primeiro o árbitro e tentem faze-lo ser honesto e não beneficiar sempre os mesmos aí sim podem implantar essa ferramenta. No mais esperando a hora do jogo e ver a classificação do GALO. E ontem outra boa notícia a ampliação da capacidade da ARENA MRV no projeto, excelente decisão, não vejo a hora de começarem as obras, feita com recursos próprios e não com dinheiro público como muitas espalhadas e sucateadas no Brasil. Saudações Alvinegras aos Verdadeiros Atleticanos.

    1. Lugalo, mandou bem como sempre! Agora, bem que o estádio possa ser batizado de “ESTÁDIO DO GALO – MRV”. Cognominar a nova casa de “ARENA” vai ficar muito “NUTELLA”!!!!

  27. Caros Amigos
    Com força maxima pra cima do galo acreano,afinal foi para isso que jogamos no interior com o terceiro time.Esse planejamento foi porque esse CAC tava metendo medo.Assim como o Aparecidense meteu medo no Botafogo.Com relação ao video acho que o juiz poderia pedir quando quizesse mas o banco teria direito a duas pedidas por tempo,como no volei.
    Hoje é dia de Galo.Exigimos vitoria,não venham com outro resultado.

  28. E gente o galo carioca ontem seguindo a risca a mensagem que tem apos o portal da cidade “AGRADECEMOS SUA VISITA”, hoje e a vez do botafogo mineiro

  29. Até que fim um notícia boa sobre o Galo, sem aumentar os custos vamos ter um estádio com 47.000 lugares.
    Esse estádio vai ser um marco na história do Atlético com certeza o clube o time vai crescer muito, é um salto de qualidade gigantesco e não vejo a hora de ver a massa vibrando e arena MRV pulsando, pressionando os adversários o 2020 que não chega…
    Saudações!!

  30. Bom dia, Eduardo. Infelizmente o Galo este ano só está pegando “pedreira”. Times que fariam até o Barcelona ter medo. O Galo pegou os poderosos Nova Lima, Democrata de Governador Valadares, URT, Patrocinense e hoje vai pegar o imbatível atlético do Acre. Então, uma derrota hoje não irá assustar ninguém, mas calma, vai tudo melhorar em breve. O Galo vai pegar os fraquíssimos Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Grêmio (só não podemos pegar o sub 19 do Grêmio, porque esse é muito forte). Também tem o pequeno time azul, que manda os jogos num tal de Marião. Então, em breve veremos o Galo ter vitórias e mais vitórias. E se não tiver? Ah, basta por a culpa no técnico e mandar ele embora que fica tudo bem.

  31. Kkkkkkk bom dia kkkkkkk
    Para completar seu raciocínio caro Eduardo , seria terceirizar o serviço de vídeo para rede esgoto , iriam colocar até efeitos especiais para uma turma ai kkkkkkkkkkk
    Hoje tem que ganhar e convencer …sem mais ….Galooooooo

  32. Bom dia!
    Por enquanto apoio a diretoria quanto à contenção de despesas. Diante disso também ainda estou “satisfeito” com os “reforços”. Só acho o time muito mal treinado e muito mal escalado. Se conseguirmos acertar esse item, creio que vamos fazer bem melhor que ano passado. Diante da atual conjuntura, não espero nenhum título esse ano, mas espero boas participações nos torneios e o surgimento de grandes nomes da base e até mesmo de alguns que chegaram, como Maidana e Tomas (se o maledeto os puser pra jogar).

    Hoje à noite espero que RO guarde uns dois, um de Otero, uns dois de Roger Guedes e um de Marco Tulio, que eu espero, jogue pelo menos uns 30 minutos. Menos que isso minha noite vai ser tensa.

    Apoio também o voto contra do Galo em relação ao árbitro de vídeo. Serei a favor, quando o time que se sentir prejudicado em um lance, puder pedir pra rever, como acontece no Vôlei e no Tênis. Se essa decisão ficar na mão dos comparsas da cbflaflurintias, o roubo vai continuar solto.

  33. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Dia de jogo do Galo. O dia fica mais bonito, apesar do tempo nublado, o dia fica mais produtivo pois queremos fazer logo as responsabilidade do dia para chegar logo a hora do jogo do Galão da massa, o Galo mais querido do mundo. Eu estou longe de exigir vitórias. Claro que com elas conquistamos títulos, mas o simples fato do Galão da Massa existir já faz meu dia e mh vida muito melhor. Que hoje comece uma reação no elenco e que os jogadores joguem com determinação e garra. Estamos no primeiro passo dessa caminhada que pode ser uma caminhada vitoriosa. Em busca da taça.Borá meu Galo, faz a massa feliz.

  34. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Aprovo a decisão da Diretoria do Galo em não aprovar o árbitro de vídeo. Jamais os Clubes deveriam arcar com esse ônus.
    Quanto ao jogo de hoje, espero a vitória do Galo jogando um futebol que convença a Massa. Vamos acreditar.
    Abra o olho Galo, ontem a zebra já deu as caras na Copa do Brasil eliminando o Botafogo. Pelo menos, o nosso maior azarão já deu adeus ao torneio.
    Vamos GAAALOOO, faça a Massa Feliz!

    1. Oi Gustavo, bom dia!
      Mesmo com o árbitro de vídeo, a maracutaia vai ser a mesma contra o Galo. A coisa é muito subjetiva. Sempre vai depender da interpretação do “soprador de apito” e pedir a intervenção do árbitro de vídeo.
      Abraços

  35. Bom diaaa, penso o mesmo, teria uma baita tecnologia pra ser observado quando juiz bem entender, tem que ter regras…eduardo é obrigação vencer hj o empate nos dá a classificação, com todo respeito ao xará, mas 3 x 0 hj seria como um empate sem gols, mas já vimos a zebra ontem contra o botafogo, o galo ganha jogos incríveis, mas de vez enquanto dá cada vexame..!!!!! Tem que jogar bola… está correndo uma notícia dos chineses co. Oferta de 8 milhões de euros pelo cazares, está sabendo algo?

      1. É, e vamos de quem hein? O cara já demonstrou talento em vários jogos importantes, já decidiu clássico valendo título mineiro, já fez gol de placa do meio de campo, e vamos descartar? Quem serve então? O Salah, o Kane, o Dybala, O Barco, o Ozil, o Lucas LIma ou o Scarpa? Impressionante nossa capacidade de desvalorizar o próprio patrimônio do clube ao invés de cobrar do tal coach exercer sua função para qual é muitíssimo bem pago, ele é obrigado a encaixar o jogador, definir seu posicionamento e mobilidade; e todos sabemos que em apenas alguns jogos do time do Roger, nunca mais tivemos padrão algum de organização; temos que intensificar a cobrança sobre este senhor, pois só assim, ocorrerá um outro milagre como em outrora com Levir e Cuca, galo doido e organização nenhuma!

  36. Prezado Eduardo, apenas para reforçar sua posição sobre o arbitro de vídeo, acrescento que uma entidade como a CBF tem capacidade para distorcer tudo e tornar uma grande porcaria o uso da tecnologia com regulamentos escusos e questionáveis. Há fatos históricos no futebol brasileiro que atestam que não estou falando mentiras ou utilizando-se de ilações sem sentido. Apenas cito um exemplo: time invicto, detentor da melhor campanha, não ficou o título de campeão for causa de um regulamento teratológico. Saudações Atleticanas

    1. Tocou num ponto importante. Ninguém põe a mão no fogo pela isenção da Casa Bandida do Futebol. Pelos precedentes! Na Europa, divulgaram na época que o título de 77 era do Galo, porque ninguém entendeu que um time invicto, que ficou muitos pontos acima do São Paulo, perdeu a competição nos pênaltis.

      Nenhuma tecnologia, por avançada que seja, irá por si só garantir a lisura de uma competição. E ainda há a possibilidade de meios digitais poderem editar imagens de acordo com a sua conveniência. Se quiserem distorcer, vão distorcer. E vão dizer que a tecnologia mostrou que o árbitro estava certo!

  37. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Muito bem exposto. Não há muito o que dizer do jogo de hoje. Vitória e acabou-se… Quanto ao árbitro de vídeo, também fiquei furioso num primeiro momento, mas me inteirando melhor, assino embaixo as considerações do blogueiro. Vai Galooooo! ?

  38. Bom dia! Pra mim ainda é precipitado implantar este tal VAR; há carências à frente, principalmente a tal profissionalização dos apitadores e gostaria de destacar, coisas básicas que não são regras para todos; uso do spray para marcar distância da barreira, imaginem quantos lances de cobranças de falta não se transformaram em gol por causa do avanço da barreira; aplicação dos descontos após o tempo regulamentar, cada árbitro aplica o que lhe convém e quantos jogos e campeonatos não são decididos neste acréscimo? E a popular cêra absurda aqui no futebol brasileiro; lembro que o goleiro cascateiro do Grêmio fez inacreditáveis 05 minutos e 45 segundos na final da Copa do Brasil aqui em BH simulando contusão e solicitando atendimento médico, um ABSURDO. Ontém dormi um pouco mais feliz ao saber da pequena mas real ampliação da capacidade do tal futuro estádio, mais 5.200 lugares passando para 47.000; ainda acho insuficiente; estive pesquisando ontem sobre os estádios portugueses; o estádio da Luz do Benfica 67.000 lugares, o estádio do Dragão e o do Sporting 51.000 lugares em ambos e estamos falando de clubes de um país de apenas 10 milhões de habitantes e que não fazem parte da elite dos grandes europeus; hoje é vencer e convencer GALO, abraços!

  39. Bom dia caro Eduardo e atleticanos e atleticanas de verdade, só para constar o Corinthians, o time da globo de São Paulo, votou contra. Apesar dos argumentos, penso que a utilização do VAR seria mais uma ferramenta a nosso favor, pois se o árbitro diante de um lance duvidoso contra os protegidos não o consultasse ficaria muito escancarado o favorecimento. Também acho que o custo deve ser da Casa de Bandido Foragido. O seu uso será inevitável. A imprensa paulista e carioca (ontem o tal de André Risek ao comentar o voto contrário do Galo afirmou que somos o time que mais reclama de erros de arbitragem em tom irônico) já está dizendo que os que votaram contra não terão o direito de reclamar.

  40. É hoje.
    Vamos com força máxima para cima do galo acreano.
    O time deles tem até frentista de posto de gasolina, com o devido respeito a todas as profissões.
    Mas é um time semi-amador.
    Não dá para pensar em outra coisa senão em um placar elástico.
    E já vamos começar a subir a qualidade do nosso futebol.
    Otimismo e apoio a este grupo.
    Galôôô.

  41. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que querem hoje um Galo jogando com harmonia, conjunto e senso de coletividade como uma escola de samba na avenida. Futebol e samba têm tudo a ver. São paixões do povo brasileiro e artes praticadas aqui como expressão da nossa cultura. O carnaval é nesta semana. Na Bahia começa amanhã. Que tal o Galo dar um baile lá no Acre hoje? Mas, para isso precisa treinar. Uma escola de samba treina exaustivamente para colocar na avenida toda a magia do enredo elaborado pelo carnavalesco. O Time do Galo, primeiro precisa de um técnico que seja capaz e elaborar um enredo que faça os jogadores como que desfilar em campo. Enredo e esquema tático são frutos da inteligência do carnavalesco e do treinador de futebol. Um técnico tem que ser capaz de elaborar um modo de jogar, ensiná-lo aos jogadores e treiná-los o quanto baste para que eles entendam o que fazer em campo. Isso é chamado de esquema tático. Não pode o treinador soltar os jogadores no campo e cruzar os braços deixando cada tentar ganhar o jogo sozinho. Futebol é jogo coletivo. A individualidade deve aparecer em momentos circunstanciais do jogo para desequilibrar o adversário. No atual time do Galo, um verdadeiro bloco de unidos na confusão, zagueiros se preocupam mais em marcar gols do que evitar os gols adversários. Volante fica mais na área adversária do que no meio do campo ajudando a defesa e os atacantes correm desordenadamente pelo campo todo procurando uma bola que deveria chegar até eles através dos companheiros. O Galo já foi um time que tinha um modo de jogar apelidado de bagunça organizada. Ora, aparentemente era uma bagunça mesmo. Mas, a organização desse modo de jogar era visível quando se percebia que tudo era feito para confundir o adversário. Os jogadores do Galo sabiam perfeitamente o que estavam fazendo e sabiam tirar proveito dessa movimentação irregular. Hoje o Galo não tem, sequer, um time definido. Cada jogo é um time diferente, embora vários dos jogadores estejam atuando juntos há muito tempo. Jogar junto é diferente de jogar em conjunto. Estão juntos, mas, não se entendem. Erram passes de dois metros por que não sabem o momento certo de se comunicar com o companheiro. Enfim, não treinam. Tomara que hoje seja diferente. Tenho minhas dúvidas, mas, o adversário é tão inferior ao Galo que soa como um absurdo teme-lo. Vamos Galo é hoje. Vamos começar ao ano? O terço já está na mão. Um abraço atleticano aos amiblogs e amigalos de todo o mundo.

    1. Discordo. O time do Galo treina sim. Diziam a mesma coisa quando o Roger era chamado de aprendiz de técnico de futebol. Agora, ele está no Palmeiras e fazendo um bom trabalho de início de ano. A culpa é do treinador ou de nossos jogadores? Todos tem responsabilidade, desde a diretoria, técnico e jogadores. A diretoria por não resolver o problema pontual, o técnico por não resolver com a mudança das peças que tem nas mãos e os jogadores por não estar jogando o esperado ou não fazer o que é treinado. Nosso meio de campo continua como no ano passado: muito distante da defesa obrigando que os defensores tentem sair jogando com passes longos para o ataque. Tem que haver mais movimentação do meio de campo. Quem acompanha os treinos, sabe que a maioria dos técnicos que passaram treinaram compactação e movimentação. O problema é que nossos jogadores do meio de campo não estão fazendo o que é treinado. O Cazares no jogo da URT deveria ficar no meio na maioria das vezes, mas estava mais no lado do campo. Infelizmente, o nosso melhor rendimento passa pela substituição de algumas peças do meio de campo e entre eles o Cazares. Ele é mantido no time titular por que tem qualidade, é um investimento que espera trazer um bom retorno pelo que sabe jogar, mas não está correspondendo. Desde quando ele foi contratado, nunca se afirmou. Quando ele deixar o time titular, o time ficará mais organizado taticamente dependendo de quem entrar no lugar dele. Este é um setor que a diretoria deveria ter dado prioridade. Desde a saída de Ronaldinho, Guilherme e Dátolo, nosso meio de campo nunca foi mais o mesmo. Não prende a bola, não organiza e por se posicionar mal em campo sobrecarrega a defesa. O ideal seria a contratação de um excelente camisa 10. Não sendo possível no momento, o negócio é usar os jogadores que temos no plantel. Gustavo Blanco e Tomás Andrade já jogaram nesta posição e temos os meninos da base que subiram. É ter coragem para fazer as mudanças. O Roger não deu certo aqui, porque também não teve coragem para fazer as mudanças necessárias. Um abraço a todos e bica bicudo!

      1. Bom dia Ermides e amigos do nosso Galo. Desculpe minha opinião contrária a sua, mas o Roger Machado não pode servir de parâmetro para qualificar qualquer trabalho técnico no futebol, ganhou apenas 4 (quatro) jogos no Palmeiras, nunca ganhou qualquer título como treinador, desconsidero o Rural, e fez no Galo um péssimo trabalho. Entretanto pode sim ser comparado com o atual treinador do Galo, que após mais vinte jogos não consegue dar um padrão de jogo a equipe, não consegue definir um time, não consegue montar um esquema tático e tão pouco fazer substituições durante os jogos. Não sei porque ambos ainda têm tantas oportunidades em equipes da série A.

        1. Ricardo, boa tarde!! Você não é o único, neste blog mesmo há vários; não entendo esta birra com este treinador; o cara pegou um elenco que já estava montado, com duas lesmas pra serem obrigatoriamente escalados, quebrou um jejum de dois anos apanhando na cara dentro do cercadinho do Horto, ganhou categoricamente o Mineiro e quando foi demitido pelo Bozo pressionado pelos cornetas e pelo narrador político, ainda estávamos muito vivos na Liberta e na CB; vocês têm que fazer uma opção pra definir os culpados; o Bozo, os dois atacantes lesmaticos ou o treinador; lembro novamente que o Renato Gaúcho e o dançarino ridicularizado aqui de BH, por muito pior foram mantidos; na verdade não tolero esta adoração por dinossauros como Abelzão, Cuca, etc.

          1. Concordo com vcs, pra mim o pior erro ano passado foi a demissão do Roger Machado. Também não curto medalhões como Abel Braga, ultrapassado e obsoleto (já esteve por aqui e fracassou), mas não acho que Cuca esteja nesse mesmo balaio. É grande treinador, muito, muito superior ao também obsoleto Oswaldo de Oliveira. SAN

    2. Caro Paulo, bom dia, só discordo de uma coisa: “O carnaval é nesta semana. Na Bahia começa amanhã”, na Bahia o carnaval começou em 1500 e até hoje não acabou, ahahahaahahahah… só pra descontrair e nada contra os baianos, porque acho que eles é que estão certos….
      um abraço

    3. Bom dia Paulo, saudações.
      ✓ problema todo do desfile Alvinegro nem é o surdo atravessar samba atrapalhando a cadência,e sim a comissão de frente não estar alinhada com o enredo. Aí, não há cuíca,caixa ou tamborim que segure o ritmo. Tem funkeiro nesta comissão de frente atrapalhando a cadência bonita do samba e não merece ter saudades da Aurora…Abraço e um bom jogo para todos nós??? GALO

    4. Bom dia amiGalos!!
      O jogo hoje é obrigação sim vencer e se classificar, se isso não acontecer tem que cair até o presidente.
      Com relação ao árbitro de vídeo independente dos custos era obrigação o Atlético ser o primeiro a favor, o primeiro a dar exemplo, prejuízo muito maior é perder um jogo ou um campeonato importante por erro de arbitragem.
      Ainda sobre o jogo podem anotar aí se o Cazares jogar bem nós ganhamos de goleada e até com uma certa facilidade, agora de o Cazares estiver dormindo ganhamos de 1×0 suado.
      Infelizmente dependemos muito do Cazares quando ele joga bem ganhamos com facilidade quando ele vai mal é um a menos em campo e um dificuldade danada para ganhar.
      O ideal é o Cazares ter um substituto a altura e disputar posição, não da para confiar no Cazares.
      Saudações!!

    5. Bom dia a todos!
      Já começa a circular na imprensa uma proposta vinda da China de 8 milhões de dólares pelo Cazares. Eu se fosse o presidente e se esta proposta realmente chegar, venderia. Acho um jogador de muito talento e se tivesse consciência tática e responsabilidade seria um grande jogador. Não dá para ficar esperando mais um ano para ele vingar.
      Um abraço a todos.

      1. Fala Hermides blz!
        Você tocou em um assunto muito importante, consciência tática.
        Na minha opinião tanto o Cazares quanto o Elias estão matando o Galo taticamente.
        Não estão criando nem recompondo bem, e o Elias ocupa a vaga do Cazares e o Cazares em bola com o Otero na esquerda.
        Não é possível que o Oswaldo não esteja vendo isso, já que o Oswaldo assistiu a partida contra a URT em casa com todos o conforto e recursos disponíveis espero que ele conserte esse problema.
        Cazares e Elias melhorando taticamente o time vai melhorar muito, cabe ao Oswaldo de Oliveira treinar e cobrar uma melhor postura do time.
        Vamo que vamo!!

  42. Bom dia massa e Guru. Caro amigo ganhar hoje realmente é obrigação, mas mais que isto é mostrar pelo menos padrão de jogo, porque o resultado as vezes é enganoso. Vale lembrar que fomos enganados pelo resultado do jogo junto ao Democrata, e no dia seguinte à vitória, todos, inclusive eu achei, que já tínhamos um bom time para a temporada. Ledo engano.

    Quero ser e estou sendo paciente com a nova diretoria, mas confesso que estou preocupadíssimo com a demora da chegada de reforços. As ofertas no mercado já estão escassas, e podem piorar já que daqui a pouco começa o brasileirão. Será que a diretoria vai esperar uma catástrofe do time para agir? Não estou aqui cobrando jogador figurão como os que tivemos no ano passado, quero apenas contratações pontuais para nossas posições carentes, e que todos sabem quais são, e que estes jogadores cheguem para ser titulares, e não só compor elenco.

    Sobre o assunto árbitro de vídeo, pra mim ficou claro. O clube não foi contra a adoção da alternativa, está contra é da cobrança destes custos aos clubes. Os marginais da CBF já ganham os tubos e ainda querem empurrar mais esta para os clubes, como estamos em processo de reestruturação financeira, qualquer dinheiro economizado é bem-vindo.

    1. Bom dia a todos, concordo integralmente com a posição do Eduardo no texto. O tal árbitro de vídeo precisa de regras justas e claras antes de ser implantado, e deve ser de responsabilidade da CBF. Outro fato importante, é que em Portugal gasta se 5 milhões para a sua utilização, por que aqui no Brasil esse custo tem que ser de 20 milhões? Sobre o jogo de hoje, ganhar e bem é mais que obrigação. Temos que cobrar isso do elenco. Tenho defendido a comissão técnica aqui, mas está ficando difícil. Véspera de um jogo importante como o de hoje, nosso técnico sequer chegou ao local do jogo, seu auxiliar liberado pra resolver problemas particulares e o treino foi dado pelo segundo auxiliar. É brincadeira!!!!! A diretoria está muito omissa a determinados fatos, tem que participar e principalmente cobrar mais dessa comissão, e NÓS também. Olhos abertos !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.