Categories: blogueirosfutebol

O Torcedor não é conivente

O Atleticano, forjado na dor e na injustiça, tem em comum uma paixão sem medidas pelo time. Ouço muito, ando bastante nessa vida em preto e branco, que fulano é “apaixonado”, “doente”, “incomparável” e muitos outros adjetivos que traduzem o amor ilimitado e imensurável pelo Clube Atlético Mineiro.

Estamos à beira de meio século sem ganhar o título nacional. Eu que acreditei em 1977, 1980, 1985, 1999, 2001, 2012, 2015 (todos esses frustrados por ações extracampo), agora já não tenho a mesma convicção que me alimentou até metade do primeiro turno desta temporada. Estive presente em todos os momentos que mencionei, como também nas dezenas de mineiros e conquistas da Libertadores, Copa do Brasil e Recopa.

Ah! Ouvi, pelo rádio, os jogos de 1971. No triangular comemorei os gols de Oldair e Dario, em cada partida, bem como a defesa mágica de Renato num petardo do Gerson no jogo com o São Paulo. Isso explica a ira do canhotinha da Copa de 70 com o Galo, sempre que se manifesta a respeito do maior de Minas. Essa defesa é comparável – anos depois – à penalidade defendida por Victor na cobrança de Riascos.

Dito isso, quero trazer a reflexão algumas considerações que venho ouvindo, lendo e de muitas delas até participando e presenciando pela cidade. Afinal, o que acontece com o Galo? Nas temporadas que mencionei, tínhamos tudo para comemorar o título e – recorrendo ao saudoso Kafunga – a coisa “despingolou”.

Me recordo, especialmente nos anos de 1977, 1980 e 2012, que nosso time era o melhor do Brasil. Incomparavelmente melhor que São Paulo, Flamengo e Fluminense em cada temporada. Nas demais, a meu juízo, fatalidades em erros de arbitragem (85 e 99), temporal (01) e queda de rendimento (15) – aliado a preferência da organização, nos prejudicaram.

As três que ainda me doem até hoje, imperdoavelmente, atribuo sim a esquemas esdrúxulos de dentro da CBF. Fomos, indiscutivelmente, “roubados” naquelas temporadas. Nem vou mais entrar no mérito de cada situação, caprichosa e ardilosamente arquitetada nos salões de uma instituição desacreditada perante a opinião pública.

Agora mesmo, neste 2020/21, em que pese “erros” providenciais em favor de São Paulo e Flamengo, não posso admitir que equívocos da direção e comando técnico Atleticano tenham facilitado essa pretensão. As derrotas para Botafogo, Fortaleza, Bahia e Paranaense e os empates com Fluminense, Sport e Internacional, devem sim entrar na conta de ações do treinador Sampaoli. Elogiei o argentino aqui, por diversas vezes, mas desde – especialmente – aquela maluca escalação frente ao Fortaleza, me sinto em saia justa na crença ao seu trabalho. Nem mencionei tantas contratações exigidas e depois colocadas à disposição.

Fato é que, embora tanto Sampaoli quanto Sette e outros, têm responsabilidade sobre essa situação. Ele, treinador, fica um tempo e depois segue sua carreira noutra equipe (longe daqui e talvez até do Brasil), deixando para trás um grande passivo. Técnico e financeiro. O presidente, salvo melhor juízo, seguirá sua vida profissional. A eles, entretanto, não se pode cobrar as cinco décadas sem Brasileiro.

E nós, Atleticanos que vivemos essa paixão minuto a minuto, hora por hora, dia a dia, mês a mês, ano a ano, como ficamos? A mercê de até quando os Menins terão disposição para injetar recursos, como agora quase 200 milhões (metade desses valores no banco de reservas). Qual garantia podemos ter de que esses investimentos não se tornarão um passivo impagável no futuro? E, para um Torcedor, como eu, sem o título tão sonhado.

Esse time do Sampaoli e do Sette, embora em tempos distintos, me lembra daquele de 2009 do Roth e Kalil. Perdendo o folego na chegada. Instável. O Torcedor, ao contrário de 77, 80 e 12, não tem confiança. E, agora um desabafo pessoal, tenho de ouvir manifestações dando conta que o blog e o blogüeiro são cúmplices da situação.

Ora, sofro tanto quanto qualquer outro Torcedor. Não me considero imune a essa dor, ao contrário, vivo somatizando e – consequentemente – pressão alta e batimentos acelerados a cada novo deslize do time em campo. Sou tão Atleticano quanto nossos mecenas e desconhecidos Torcedores por esse mundo afora que sequer puderam assistir a uma única partida do Galo. Somos uniformes, todos iguais, na alegria e na dor. Só não somos, nenhum entre nós, coniventes.

Fotos: Bruno Cantini

Blogueiro

View Comments

  • ceará , bahia , goias , sport, goias de novo , botafogo . 05 supertimes que fez o sao paulo embalar. Aritmetica simples : 06 x 3 = 18 pontos na teoria. Na vida real - 07 pontos na nossa frente. Ainda dá

  • Boa tarde amigos do Galo. Erros do técnico, erros da diretoria, Corona, árbitros, CBF, convocações e ainda estamos em segundo no brasileirão. Faltam 14 rodadas e as posições na tabela estão mudando com frequência, jogos com resultados surpreendentes estão acontecendo não apenas com o NOSSO GALO, São Paulo, Flamengo e Internacional também estão perdendo pontos preciosos. Temos que ter paciência, apoiar mais e criticar menos.

    • Meu amigo, o São Paulo está perdendo pontos preciosos? Você está olhando a tabela do BR2019? O São Paulo perdeu apenas dois jogos em todo o campeonato e está há 17 rodadas sem perder. Independente do adversário aquele time que quer disputar o título tem que vencer, seja contra o Goiás ou Flamengo, o que conta são as vitórias ou empates (a estratégia é primordial no BR, dependendo do jogo um empate vale o título).
      Caia na real, a disputa do Atlético é para se manter entre a 4ª e 6ª colocação, não mais que isso. INFELIZMENTE.
      RECEITA DE BOLO PARA GANHAR O BR: Vencer jogos fáceis, empatar jogos complicados, ter uma defesa sólida e perder o mínimo de jogos. O TIME DO SAMPAOLI FAZ TUDO O CONTRÁRIO.
      ALTERAÇÕES NO ATLÉTICO PARA SER CAMPEÃO EM 2021: Tirar o Everson e colocar o Rafael, tirar o Rever, contratar um Volante pit bull, contratar um meia clássico (que dê assistência, faça gol, saiba driblar, saiba lançamentos) e contratar um centroavante (Caio Dantas pode ser uma boa aposta).

  • E o julgamento do Sampaoli e do GALO, foi marcado para o dia 15/12, véspera do confronto contra o SP. Por isso digo, todo Atleticano tem o dever moral de torcer contra a ridícula seleção da cbf, entidade suja, que sempre nos prejudicou. Que percam SEMPRE, de 7! SAN

  • DEBITO AO TÉCNICO SAMPAOLI A PRINCIPAL CULPA POR NÃO SERMOS LÍDERES ISOLADOS E COM ALGUMA FOLGA.
    FORAM SUAS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSOR PARDAL QUE NOS FIZERAM PERDER PRECIOSOS PONTOS NO BRASILEIRO.
    ORA BOLAS , ARANA É UM CRAQUE , MAS O TÉCNICO INSISTE EM MANTER O JOGADOR SEM POSIÇÃO DEFINIDA E ISSO LEVA ARANA A FICAR PERDIDO EM CAMPO.
    EVERSON É UM PÉSSIMO GOLEIRO , O PIOR DA HISTÓRIA DO GALO , MAS O TÉCNICO INSISTE EM MANTE-LO COMO TITULAR.
    ISSO FORA OUTRAS EXPERIÊNCIAS QUE COMPROVADAMENTE NÃO DERAM CERTO , MAS SAMPOLI CONTINUA INSISTINDO.
    CADA JOGO UM ESQUEMA , CADA JOGO UMA ESCALAÇÃO , COM JOGADORES EM POSIÇÕES TROCADAS.
    ACHO QUE NEM OS JOGADORES CONSEGUEM ENTENDER ESSAS MALUQUICES.
    ENFIM , TEMOS UM CALENDÁRIO FOLGADO , O ELENCO É BOM , TÍNHAMOS TUDO PARA SERMOS LÍDERES DISPARADOS , MAS NÃO SOMOS POR ESSES MOTIVOS.

  • Queria dizer que está faltando essa vontade,sacrifício,querer ser campeões de verdade,parece que o time se entregou

  • No geral. os comentarios dos amigalos, convergem : entusiasmo no início, quase euforia, aos poucos perdendo a fé, com invencionices, erros grosseiros , taticas con fusas, perda de pegada, perda de gana, perda de alma, o futebol pifio e burocrata voltando, com a agravante da entrega do ouro, com a sistematica perda de gols feitos,que mudariam a posição na tabela , a perda de pontos pra times mediocres. Passou a lusa de mel , escancarou a incompetencia e a ruindadade. Mesmo assim, eu que sofro da coluna de tanto jogar a toalha e pegar de volta, ainda acredito , na espera de um improvavel milagre , o futebol proporciona isto. Mudando de assunto , ontem ,após cru x crb , um jogador de lá, saiu com esta : dois times grandes, de camisa.... O nosso lendário azar , a dois anos passou pro lado de lá , os soberbos ouvirem isto , não tem preço.... ahahahaha

  • Boa tarde a todos!
    Confesso que estou bem pessimista com relação ao título desse ano,apesar que no começo estava confiante,pois o nosso time só tinha o brasileirão desde o início do ano,era uma vantagem considerável ja que todos os anos jogadores reclamam de calendário apertado.qual a desculpa dessa vez?já que eles tem tempo de sobra pra treinar...
    Falta entrosamento?time não tá pronto?
    Pra mim só tem uma explicação jogadores acomodados demais,não querem ser campeões ou não tem tal dna...pois muitas coisas na vida de todo ser humano,requer vontade,sacrifício,desejo,lutar não se entregar,e a vários jogos temos visto isso desse time,e se continuar nessa lenga lenga nem vaga na libertadores...ainda dá pra ser campeão,mais será que os jogadores querem e acreditam?

  • Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!

    Será que nos bastidores, a diretoria cobra resultados da comissão técnica e dos jogadores ou fica por isso mesmo?

    Pobre Torcedor....

    Saudações Alvinegras,

  • Eis aí o time titular, qualquer mudança é invenção do técnico. RAFAEL, GUGA, REVER, ALONSO E ARANA; ALAN, ALAN FRANCO E HIORRAN; SAVARINO, VARGAS E KENO.
    FAZ O SIMPLES, SAMPAOLI. Não inventa. Vejam quantos jogos perdemos com Rafael e quantos com Everson. Rafael é muito mais goleiro.
    Chega de Sasha no time. Gabriel é impossível. Rabelo só no esquema 3 zag com Alonso e rever. Por que não dar chance ao lateral direito Talisson? Mostrou qualidade... Nathan parou de jogar desde a lesão, voltou a ser o Nathan que conhecemos. Zaracho ainda não disse a que veio.
    O paranaense joga numa retranca daquelas. Se não tiver variações ofensivas, vai perder em um contraataque, a mesma coisa que aconteceu em BH. Esse jogo é importantíssimo ...

Recent Posts

O Atleticano não abandona o Galo

Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…

7 horas ago

Kardec reacendeu as chamas da esperança

Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…

1 dia ago

O primeiro confronto da série de decisões

O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…

2 dias ago

Bons ventos sopram a favor do Galo

Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…

3 dias ago

Momentos que antecedem grandes decisões

Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…

4 dias ago

Passada a euforia agora é pés no chão

Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!