Evidente que o revés de sábado, nem tanto pela derrota, mas pelas circunstâncias – o adversário e o roteiro do jogo – deixaram sequelas doloridas no nosso domingo. Por onde ande sempre uma abordagem ocorria, a maioria demonstrando confiança e alguns poucos chutando o balde. À propósito, eu sou apenas um blogueiro que sofre tanto quanto qualquer outro Torcedor. Não contrato, não escalo, tampouco faço ou perco gols.
Existem, lamentavelmente, gente que elege esse blogueiro para desancar às frustrações que uma derrota possam lhe ocasionar. Nem me refiro, no caso, aos bobos e covardes fakes que – sistematicamente – entram aqui até mesmo em tom de ameaça. De toda ordem, guardo algumas pérolas comigo, para meu deleite e até mesmo para a agregar ao BO registrado na Delegacia de Cibernética desde tempos atrás e renovada recentemente. Já sabemos quem são alguns (três) entre essa meia dúzia de valentes, moleques e covardes no teclado
Pois bem, esses pouco interesse tenho neles, mas me preocupa de certa maneira me incomoda a tal bipolaridade. Sou confessamente assim, mas a missão de estar blogueiro, me lapidou o suficiente para tentar (disse tentar) racionalizar reações quando o time é derrotado. A culpa e a responsabilidade é de todos. Desde a diretoria, comissão técnica, jogadores e até mesmo de nós Torcedores. Entre os xingadores que pude visualizar, muitos deles já davam o jogo como apenas cumprir tabela. Sabemos que não é assim, daí essa sua frustração se transforma em agressão ao que lhe esteja ao alcance.
Treinador, campeão da maior conquista do Galo de todos os tempos, passa a ser incompetente. Jogador que vinha brilhando e sendo exaltado, vira pipoqueiro e outros atacados por eventuais falhas. Diretoria, que vem realizando um belo trabalho, tem de se posicionar e ir até a cbf e dar murro na mesa. E nisso sobra para o blogueiro. Desde passador de pano até, acreditem, conspirar contra o Galo. Enfim, hoje é segunda-feira, temos jogos na quarta (03), domingo (07) e na quarta seguinte (10) para mudar esse chororô. Fundamental é nossa presença nas arquibancadas e, se fora do estádio, enviando boas energias ao time em busca da consolidação da liderança e do título brasileiro.
Em meio a tudo isso, faltando dez jogos, algo que tem me incomodado bastante é a omissão do mineiro entre os vice presidentes da cbf. Já disse aqui, por mais de uma vez, minha eterna desconfiança e insegurança quanto aos reais interesses daquela entidade. Uma confederação de futebol, que deveria atuar em defesa dos interesses de todos os clubes, historicamente age em favor de times do eixo Rio de Janeiro e São Paulo. Entre seus últimos presidentes, quatro deles saíram pelas portas dos fundos da sede no Rio de Janeiro.
Tempos atrás, tinha cinco vice-presidentes, atualmente são oito. Parece agenciamento de cargos em governos. Ministério e secretárias são criadas para atender e acomodar forças políticas necessárias aos interesses do titular de plantão. No caso da cbf, ao que sei, o presidente tem um salário de 160 mil/mês e seus vices a bagatela de 100 mil reais. Carguinho danado de interessante. Mas, afinal, quem ascende a essa posição está lá para defender os interesses do estado e região que representa ou simplesmente para compor a posar nas fotos de posse.
Temos mineiros “mansos” na direção da cbf. Um vice-presidente, Castellar Modesto Guimarães Neto, que foi dirigente da FMF e passou para seu sucessor o comando do futebol mineiro. À propósito, na FMF, sucedendo Castellar Neto, assumiu Adriano Aro, irmão do deputado federal Marcelo Aro. Esse parlamentar, nesse aparelhamento familiar que vem desde os tempos do coronel José Guilherme Ferreira – seu avô – é o diretor de Relações Institucionais da mesma cbf. No caso da fmf é assunto pra post exclusivo. Essa dinastia Ferreira vem desde 1966, com interesses eleitorais e nepotismo, conforme noticiado pelo Estadão em 1997. Pois, pergunto.
O que esses “abnegados” mineiros, tidos e ditos até mesmo como Atleticanos, têm feito para a moralização do futebol e imparcialidade de decisões da cbf. Desde a tendenciosa arbitragem, STJD sempre prejudicando, tabelas de acordo com a conveniência de cariocas e paulistas, adiamento de partidas de interesse do eixo e um tanto de sacanagens que conhecemos? O vice, com um robusto salário mensal, é filho de um ex-presidente do Conselho do Galo. Ano passado, coube ao vice convocar uma reunião emergencial, quando quase fomos punidos pela omissão do titular.
Já o Aro, ao que acompanho, é um político/parlamentar pragmático, com ações legislativas e politicas exclusivamente de seu interesse pessoal e de familiares. Irmão na presidência da FMF, pai é deputado do mais baixo clero na Assembleia, porém apadrinhado pelos interesses do filho – via de regra – ocupando cargos que não demonstra qualquer habilidade para as missões.
Enfim, como o que nos interessa aqui é o Galo, o que fazem Castellar Neto e Aro na cbf? Omissão é o que estou percebendo. Não vi ou li qualquer ação deles em defesa do futebol, seja mineiro ou do nosso time do coração que está liderando o Brasileiro? Depois, ambos e mais um monte deles, irão aparecer numa eventual festa de premiação. Mansos, repito, ambos!
Em tempo: Lamentável! Reprovável! Inaceitável sejam quais forem as circunstâncias. Me refiro ao episódio pós jogo em Porto Alegre ontem. Entretanto, esse acontecimento precisa ser levado à reflexão da cbf – desde a arbitragem, passando pelo STJD, tabelas e decisões administrativas – pois a revolta dos gremistas tem até santo que protege o torcedor.
A Santa Ira, hipotética protetora dos injustiçados e que sofrem violência em
seus direitos, como – historicamente – a cbf faz em desfavor dos clubes fora do
eixo Rio de Janeiro e São Paulo. Sediada no primeiro, seus dirigentes são predominantemente do outro estado e ao longo dos tempos sacanearam o futebol brasileiro ao privilegiar os interesses desse eixo.
Chega uma hora que o torcedor não aguenta mais. No nosso caso, já cansei de relatar sobre o histórico, nessa competição já sofremos abusos do Claus e Daronco, nos jogos com o Atlético-GO e agora o Flamídia. Um tal de Paulo Roberto, até que tentou fazer o mesmo no confronto com o Santos, mas o VAR salvou o Galo daquela mutreta. E temos dez rodadas pela frente, temo que o ocorrido ontem possa motivar outras torcidas a reagirem contra essa aberração histórica da cbf.
A maior responsabilidade pelos acontecimentos é da direção da cbf e da tv que manda no futebol brasileiro. O interesse comercial desse grupo de comunicação sobrepõe a disputa em campo. O mercado carioca e paulista são mais fortes, daí toda essa lambança e promiscuidade.
Os árbitros, coitados, são manipulados pelo sistema podre. Que façam então um torneio Rio/SP e deixem em paz o resto do Brasil. Paciência tem limite, e a opção pela violência ameaça a todos nós que gostamos de futebol e temos nosso time do coração. É tão fácil resolver isso, juízes imparciais e que não repitam os “erros” propositais e tendenciosos a favor dos clubes do Rio de Janeiro e São Paulo.
*imagens: 1 e 2) redes sociais 3) montagem do blog
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Continuo achando que treinar no 4-4-2, com 2 atacantes, e passar para 4-2-4 no final de jogo com placar desfavorável é um erro. O time, acostumado a jogar com 4 no setor intermediário, perde o meio de campo. A bola não chega nos 4 atacantes. Melhor manter o esquema, a chance de virada é maior.
ENFIM , LIBERADO , 100% DE PÚBLICO NO MINEIRÃO.
MAS , É UMA INSANIDADE EXIGIR ESSE TESTE NEGATIVO DE COVID , COMO SE ISSO RESOLVESSE ALGUMA COISA.
COMO A IMENSA MAIORIA DA MASSA ATLETICANA VAI PAGAR ESSA DESPESA , ALÉM DE INGRESSO , TRANSPORTE , ETC.....
CORRE SÉRIO RISCO DE NÃO ENCHER O ESTÁDIO.
É PRECISO RESOLVER ESSA SITUAÇÃO.
Boa tarde
"A culpa e a responsabilidade é de todos. Desde a diretoria, comissão técnica, jogadores e até mesmo de nós Torcedores. Entre os xingadores que pude visualizar, muitos deles já davam o jogo como apenas cumprir tabela. Sabemos que não é assim, daí essa sua frustração se transforma em agressão ao que lhe esteja ao alcance."
Guru só esta parte do post já diz tudo. Nós torcedores precisamos ter um quadro com esta mensagem para lermos todos os dias.
O resultado de sábado foi normal.
Não concordo que o treinador ou o time tenha entrado com postura errada, com salto alto ou já ganhou.
Isso partiu de parte da imprensa.
O que não pode acontecer é deixarmos nos abalar, assim como não deixamos quando fomos eliminados da Libertadores. É se preparar para jogar bem e ganhar próximo jogo. Uma partida de cada vez.
Boa tarde Edu Ávila e demais Atleticanos e Atleticanas.
Solidarizo-me com você caro Eduardo sobre a nefasta politicagem na CBFLixo. A corrupção, roubalheira e favorecimentos ao "eixo" é monstruosa e desastrosa. Enquanto a CBFLixo se mantiver no Rio ou SP... nada mudará em relação à politicagem.
Quanto a derrota do Galo no sábado... acho que não "deveríamos" ficar tão chateados, pois como nós todos sabemos... o Galo só depende dele mesmo para ser Campeão.
Foi dito aqui que 'temos' que arrancar o retrovisor e focar nos 10 jogos restantes. Certíssimo!
Galo será Campeão pela 2ª vez e, mesmo não sendo seguido, será BICAMPEÃO!!! DÁ-LHE GALO!
Boa tarde Edu Ávila e demais Atleticanos e Atleticanas.
Solidarizo-me com você caro Eduardo sobre a negasta politicagem na CBFLixo. A corrupção, roubalheira e favorecimentos ao "eixo" é monstruosa e desastrosa. Enquanto a CBFLixo se mantiver no Rio ou SP... nada mudará em relação à politicagem.
Quanto a derrota do Galo no sábado... acho que não "deveríamos" ficar tão chateados, pois como nós todos sabemos... o Galo só depende dele mesmo para ser Campeão.
Foi dito aqui que 'temos' que arrancar o retrovisor e focar nos 10 jogos restantes. Certíssimo!
Galo será Campeão pela 2ª vez e, mesmo não sendo seguido, será BICAMPEÃO!!! DÁ-LHE GALO!
Olá amigos da bola!
Lembrar que nosso elenco é muito forte para propor tão pouco o jogo!
Time do Cuca não joga aberto, todos se amontoam no meio. O cara pensa que dessa maneira não leva gol.
Jogo fraquíssimo!
Treinador brasileiro, horrível
Eu particularmente, acho que fomos eliminados na Libertadores por causa do Cuca, que armou o Galo respeitando demais o Palmeiras, que é inferior ao Galo.
Preocupado em relação ao Brasileiro
Para finalizar, Cuca não coloca o Galo para atacar como se deve, pelas pontas, marcação alta, em velocidade, depois fica a reclamar de tudo!
Para com isso seu Cuca!
RODRIGO ,
não sabia do Espinosa, então refaço o que disse , por respeito .
Os técnicos citados foram campeões e se tornaram HORROROSOS depois.
Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
Bela resenha caro blogueiro! Sempre que nos sentirmos depreciados, ridicularizados ou incomodados com certas situações, só nos resta o caminho da indignação e repúdio aos atos mesquinhos que buscam nos desestabilizar. Muitos confundem liberdade de expressão com direito a agressões. Mas vamos focar no galo, motivo de nossos sonhos e decepções. Sábado foi uma decepção sem tamanho pela forma como o Galo se comportou em campo. Parecia um bando de jogadores perdidos em campo na busca de orientação que lhe indicasse correção de rumo, o que não aconteceu. Mas o que passou, passou! Ainda somos dependentes apenas de nós mesmos. Teremos várias pedreiras pela frente, a começar com o grêmio na próxima quarta-feira. O adversário vem ferido e toda cautela é pouco. Se não inventar, treinar estratégias de jogo, e atuar com intensidade e atitude, não temos porque nos preocupar. Mas como diz o velho ditado: "cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém " desde que a galinha não esteja doente.
Vamos quebrar o retrovisor e olhar sempre para a frente. Espero que o jogo de sábado sirva de lição e que o galo volte a se impor como um autêntico CAMPEÃO!
Hoje e sempre, galo!!!
A vida dos boleiros e ex-jogadores como técnicos de futebol profissional está com os dias contados. Sem atualização e estudo. Infelizmente a desorganização do futebol brasileiro não.
O Galo deveria jogar o mineiro com sub-23 e dar ritmo ao time principal em alguns jogos em BH, fazendo pré-temporada maior. Elenco caro, disputa CB, Libertadores e BR. Fora que sempre tem as datas fifa e ph..e tudo.
Realmente os próximos jogos serão fundamentais e não pode perder o foco. Grêmio e América serão tão difíceis quanto o jogo passado, ou até mais. Não pode é repetir aquele espírito de ressaca pós classificação, nem a entrada do guga. Tem que jogar bola e não entrar em pilha. Ressuscitar o Grêmio e ajudar o América a ir pro G-8 será o fim da picada. EU QUERO É O BR!!! eu quero é o br¡