Categories: blogueirosfutebol

O campeonato merece ser paralisado

Sim, se tivéssemos uma entidade séria na organização da competição – com os princípios morais e éticos que a CBF desconhece – o Brasileirão deveria ser interrompido até que se resolvessem duas situações que o contaminam e colocam em dúvida sua lisura. Essa CBF nunca foi confiável e sempre agiu em privilegiar aos times do Rio de Janeiro e São Paulo. Já disse que deveriam voltar com o torneio entre os dois estados e deixar o resto do Brasil noutra competição sem a interferência dessa sacanagem oficial.

Com relação ao que deveria ser repensado. A primeira urgente: aguardar que todas as equipes com jogos adiados cumpram seus compromissos. O Flamengo, desde o início do Brasileiro (rodadas 2ª e 4ª) vem devendo jogos, frente ao Grêmio e Paranaense, sem que a CBF se mostre disposta a marcar as partidas dos cariocas. Seguramente esperando o momento mais conveniente para essa medida. A outra é rever os critérios tendenciosos da arbitragem em favor dos clubes do eixo, como ficou comprovado nas partidas recentes de Flamengo, Fluminense e Palmeiras.

Ontem, duas situações que me incomodam sinalizaram efeito positivo, mas uma delas roeu a corda no final. A transmissão, agora com outro locutor e comentarista – sem Luiz Carlos Júnior e PVC – demonstrou um pouco mais de imparcialidade. Pouco, pois durante o jogo do Galo, exaltaram o Corinthians – que em sexto lugar não perde tem quatro jogos. O nosso time, líder, na competição tem 11 rodadas de invencibilidade. Nove vitórias seguidas e dois empates recentes.

A outra, meu calo existencial, é em relação à arbitragem. O juiz catarinense de ontem, surpreendentemente, foi razoável – embora com critérios desiguais e duvidosos – merecesse esse registro numa eventual derrota do Galo. Evidente que se comparado a outros sopradores de apito recentes. Mas no final, daí eu coloco sim um questionamento, deu apenas quatro minutos de acréscimo (dez substituições no segundo tempo) e sinalizou encerrar antes do tempo.

E ainda com o goleiro adversário, durante o tempo extra, fazendo cera e dissimulando câimbra. Pilantragem. Fossem quaisquer dos times acima, a exemplo das penalidades e mesmo prorrogações, seriam sete ou mais minutos. Repito, são sim orientados mesmo a favorecer a paulistas e cariocas. Se a diretoria continuar sendo omissa, a Massa – mesmo com a ótima temporada – não vai perdoar.

Sobre o jogo, pois essa maracutaia incomoda tanto que toma espaço para essa resenha. Foram, a meu ver, o melhor adversário que o Galo enfrentou nas 18 rodadas do Brasileiro até o momento. Muito superior até mesmo aos times que nos derrotaram e arrancaram empates no campeonato. Por pouco, apesar do amplo domínio Atleticano, sairíamos de campo com outra derrota. Brilhou a estrela do estreante Diego Costa.

Dele, do Cuca e de outros que – junto dele – saíram do banco e seguiram o ataque contra a defesa da partida. Pelos números tivemos cinco vezes mais chutes ao gol que o Bragantino. Porém o goleiro e seus companheiros de zaga estavam em noite iluminada. Me lembrei, ano passado, com o Botafogo de quando fomos derrotados. A bola insiste em não entrar e o jogo fica dramático.

O empate, embora queira sempre ganhar, não pode ser considerado um mau resultado. Esse Bragantino derrotou Flamengo e Palmeiras. O carioca, dentro do Maracanã, num grande castigo a essa prorrogação para que saísse o gol do protegido, pois quem marcou foi o do Braga. Vamos ter duas semanas de paralisação e seria um período ideal para uma inter temporada. Mas, essa providencial convocação de nossos jogadores, visa – tão e somente – impedir esse trabalho de ser executado pelo treinador.

Três deles na principal, outro na sub-17 e mais um tanto para seleções sul-americanas. E é assim que as coisas funcionam no futebol brasileiro. Uma CBF que obedece aos mandos de uma rede de televisão, sempre beneficiando aos interesses comerciais dessa TV. Seus comentaristas, muitos deles tremendos caras de pau, exaltando os times do Rio e São Paulo, em detrimento do resto do país.

Por exemplo, o Corinthians, quebrado e sem crédito e ainda devendo a construção do estádio, é exaltado em suas contratações. O Galo, construindo estádio próprio sem dinheiro público e montando um grande elenco, é tratado como se isso fosse uma irresponsabilidade financeira e administrativa. Ora, convenhamos, o que esses carinhas assalariados e serviçais de suas redes entendem de gestão? Nada! Zero!

Os responsáveis por isso que o Galo está vivendo são empresários muito bem sucedidos e com sucesso em suas áreas de atuação. Sendo assim, insisto com os Atleticanos que me registram esses fatos, desliguem a TV. Esses idiotas são pagos para defender o interesse dos seus patrões, que nunca coincidem – agora em sentido amplo – com aquilo que é ético ou moral. Qual, entre eles, questionou as duas penalidades do Flu contra o Galo e do Fla contra o Santos? Pois, até hoje, tem quem insiste que a justa expulsão de jogador do Palmeiras no jogo em Belo Horizonte definiu a partida. Com todo respeito, seguem três letrinhas. Vão todos…!

Se num passado, aqui neste espaço, usei como título “devolva o meu Galo”, agora faço outro pedido. Devolvam nossos jogadores, que por mais que a eles e talvez ao clube possam interessar essas convocações, junto à Massa isso não tem qualquer valor. Pra fechar a prosa de hoje. Se no gol que tomamos os atores não fossem Mariano e Nathan – que atirou contra o nosso gol numa tremenda infelicidade – e sim Guga e Rabelo ou Réver, hoje estariam sendo esculhambados. Assim como o gol do Diego Costa teve as participações do Guga e Sasha e ninguém a registrar e exaltar aos dois jogadores. Assim somos nós, os Torcedores!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Boa Tarde,

    Endossando todos os comentários que colocaram o Vargas como destaque do time, quanto ao jogador sinto apenas que está muito incomodado por não estar marcando, mas, tem que ter o discernimento para saber que a torcida da hoje a ele o reconhecimento que não dava quando marcava gols jogando mal ou sem vontade.
    A massa sabe das coisas.
    Quanto ao desempenho do Galo no jogo, talvez seja o melhor dos desde o jogo contra o River.
    Hoje os números do Brasileiro mostram a evolução do time, 20 pontos obtidos fora de casa em apenas um turno contra 22 na soma dos dois turnos em 2020.
    O campeão do ano passado obteve 35 pontos no primeiro turno e 36 pontos no segundo turno, nos já estamos com 39 e podendo chegar a 42, coisa que julgo fácil se fosse semana que vem, pela fragilidade atual do Grêmio, mas depois de duas semanas de treinos viram uma incógnita.
    Ano passado obtivemos 32 pontos no primeiro turno e 36 no segundo.
    Quanto a arbitragem, vi alguns lances que a interpretação do juiz foi prejudicial ao Atlético, foi o caso da lei da vantagem na falta no Savarino, o tempo de acréscimo e os critérios para faltas.
    Nos jogos que assisti vi erros escrachados a favor de equipes do eixo, Flamengo, São Paulo e a não expulsão do goleiro do Corinthians.
    Fiquei com muita vontade de ver o Galo fazer as finais das copas contra o Flamerda, só assim podemos calar a boca dessa turminha de comentaristas.
    Ontem o pior comentário que ouvi foi no jogo do SP, após o erro do juiz no pênalti marcado um disse que aquele erro só fazia jus ao bom futebol demonstrado pelo SP até aquele momento, como assim....
    O desempenho abaixo da media ontem ficou por conta do Mariano, o gol demonstrou a facilidade do atacante em passar por ele, seu desempenho foi inflacionado muito com a chegada do Nathan, afora isso não considero melhor do que o Guga que não teve esse fator a seu favor.
    O gol foi além da falha de marcação, uma falha de comunicação entre o Everson e o Nathan, faltou o famoso, "deixa" ou apenas "minha".
    Espero que a parada seja para ajudar nosso time com relação a descanso, e condicionamento físico, mesmo porque os convocados para a seleção Brasileira provavelmente serão reservas, sendo assim motivo de motivação de continuarem executando o bom futebol que os levaram a ser convocados.
    Parêntese para o Keno, se continuar nessa lerdeza sua situação vai piorar, hoje já é a terceira opção.
    Boa semana a todos!

  • Lembrando aqui caro amigo temporão,o brasileiro irá parar APENAS p os clubes q tiveram jogadores convocados p as eliminatórias do torneio caça níquel promovido pela fifa, a competição segue sem interrupção p os demais. Ao contrário do Rei Midas o qual tudo em q tocava virava ouro, a cartolagem "cebeefeana" em tudo q toca vira porcaria,haja vista o var, diziam ter sido criado p acabar com as falcatruas no futebol, porém,nas mãos dessa gente virou ferramenta p endossar de forma oficial a picaretagem q sempre existiu_ e ñ irá acabar tão cedo por conta dos interesses e os beneficiados serem os mesmos de sempre, diga-se_na calada dos bastidores. Falando em bastidores,qdo o Conselho Deliberativo do CAM vai revogar o título de conselheiros beneméritos dos dois cidadãos q fazem parte da diretoria da cbf? Um deles inclusive, é um dos DOZE vice presidentes da entidade.
    Alô galera do 2º andar em Lourdes,se liguem: ataques ganham jogos, grandes defesas ganham CAMpeonatos,mas sem um bastidor forte NÃO adianta ter nenhum deles,pq o sistema é bruto e a máfia das papeletas amarelas parece continuar dando as cartas com o mesmo baralho, velho mas ativo!
    Saudações Atleticanas

  • Segundo tempo do jogo gremio x flamerda. Os zagueiros do copeiro imortal, disputando quem ganha musica no fantastico por entregar tres vezes em seguida.Disputa acirrada. O estreante campaz ( mistura de berola com marcio araujo ) errando todos os passes e chutes, o Borja , Borra, isolando todo chute . sob o olhar do seteaum e tédio carmona , mal dissimulando a euforia por outra entrega , fleumático , dispara : .... o gremio foi bem no mercado,,,,,

  • Boa tarde para todos!
    Estou muito feliz com o Galo,com a evolução do time todo,titulares e reservas empenhados,honrando nosso escudo e nossas cores.
    Diego Costa vai encaixar como luva nesse time, muito feliz também porque o clube está se organizando como instituição dando fom ao amadorismo e charlatanismo que sempre esteve presente e tantos e tantos males nos causou ao longo da nossa história centenária.
    Quanto às roubalheiras,vamos vencê-las todas. Quanto à imprensa do eixo,eu simplesmente não ouço, portanto não me causam males, quanto à imprensa mineira só queria que o LADRÃO fosse demitido da Itatiaia.
    Saudações atleticanas!

  • Caro Eduardo e leitores, na minha opinião o jogo de ontem foi um acidente. Desde o gol contra, puro azar, pois a bola estava nas mãos do Everson, quanto ao resto do jogo. Domínio impressionante, com um jogo consistente e firme. Gostei muito do Galo. Ponto ganho, pois o Massa Bruta ganhou do Flamerda e Palmeiras. Agora não perdendo a chance a expulsão do jogador do Palmeiras, teve o seguinte comentário da mídia tendenciosa: O jogador do palmeiras escorregou e não merecia o cartão amarelo! No pênalti do Hulk no primeiro jogo ele pulou com os braços abertos, mas mesmo sem intenção é pênalti. No segundo jogo, o Arana foi chutar a bola e o beque botou o pé na frente. O Arana não teve intenção mas é pênalti. Tá bom! Vamos é ganhar de todos e aí o titulo vai ser mais gostoso. E diretoria do Galo, jogo com o Palmeiras, juiz de fora, senão a coisa complica!

  • Oi Eduardo e Amigos, bom dia!

    Depois de um longo e tenebroso inverno, estamos de volta.

    Alô CBF e Globolixo, VTNC.

  • Bom dia, caro Ávila e Massa!
    #desligueatv

    Gostei do time todo. O gol que levamos foi sim um descuido de Mariano e uma fatalidade no lance do gol contra.
    Embora Mariano seja titularíssimo nesse time, ontem Guga se saiu melhor.
    Zaracho é monstro. Joga muito o argentino.
    Merecíamos a vitória, mas fiquei contente com o ponto fora de casa e com a segunda melhor equipe do brasileiro.
    Vargas esteve bem, mas definitivamente não é homem gol.
    Que estreia do "novo" Dom Diego!!
    Fica até difícil não pensar no mundial. Dezembro está logo ali!
    Vai Galo, contra tudo e contra todos!

    Juizinho vagabundo!
    Ah...e se aquela bola atrasada para o Cleiton fosse atrasada para o Everson e o juiz ignorasse, com certeza o narrador ia enfatizar mais o lance, e a comentarista de arbitragem ia falar um monte. Essa cambada não me engana nunca mais. globolixo!!!

  • Bom dia, Eduardo e demais! Ninguém, não, pera lá rsrs, em minha última postagem, deixei claro que Sacha merece mais minutagem em campo e a meu ver, deveria jogar no lugar do Vargas, pois está produzindo muito mais do que ele. Guga está queimando minha língua de fato, bem como o Everson! E é uma pena o Nathan Silva que vinha sendo o verdadeiro xerifão da retaguarda, ter cometido aquela patacoada que foi responsável pelo resultado de ontem! Afinal, se não fosse o gol contra, teríamos vencido por 1 a 0. Tá faltando mais capricho no último passe e principalmente na finalização e na defesa mais atenção para evitar gols contra e pênaltis desnecessários ou duvidosos que os malditos sopradores de apito sempre vão marcar contra a gente! Queimamos mais uma gordurinha e não podemos mais nem pensar em empatar o próximo jogo, tanto mais que será o primeiro do returno, geralmente mais difícil e contra um adversário chato, que nos venceu em casa no turno. É hora de dar o troco no "fraqueza" cearense e aproveitar esse descanso para dar fôlego a Nacho e outros jogadores desgastados. Tomara que os convocados fiquem no banco e partamos com tudo pra cima deles no dia 12! Em seguida, temos o jogo da volta da CB contra o FlorminenC e a abertura da semi com o Palmeiras! VAMOS GALO EM BUSCA DA VERDADEIRA TRÍPLICE COROA!

  • Bom dia!
    Essas interrupções do campeonato nunca foram boas para o Galo, mas espero que dessa saibamos tirar proveito .
    O Galo vem numa sequência positiva de 9 vitórias e 2 empates e na décima nona rodada iria pega o Grêmio, que nesse momento está mal, em crise e sem sua principal contratação, o meia Douglas Costa. O momento positivo é nosso e esse adiantamento poderá ser bom para o Felipão ter tempo de recuperar seus jogadores e acertar melhor a equipe. Fico com receio de perdemos o astral bom que estamos passando na competição. Outro fator é a pressão psicológica que poderemos ter se adversários encostarem na tabela, por ficarmos com uma partida a menos.
    Quanto a Diretoria não sei o que realmente pode fazer de efetivo para mudar o modo de atuar da CBF- ir lá dizer que estamos sendo prejudicados? Sempre fizeram isso e nunca deu em nada. Os cínicos devem receber nossos representantes, falar que vão olhar com carinho nossas queixas e quando virarem as costas devem ficar rindo de nossas Diretorias.
    O Galo ontem amassou o Massa Bruta, mas chama atenção o número de 26 finalizações e apenas um gol. Outro fator é a a falta de jogadas de linha de fundo, tanto Savarino quanto Vargas sempre cortando para o meio, abdicam de ir a linha de fundo.
    Agora ficaremos em abstinência de jogos do Galo por uns 12 dias . Tava tão bom...

  • Caro amigalo!
    Não acredito que tenha ocorrido qualquer prejuízo intencional ao nosso time nesse jogo. Um minuto a mais ou a menos não resolve jogo. O que resolve jogo é o que se faz durante os 90 minutos regulamentares e, nesse ponto, temos que exaltar a luta do time e a busca incessante pelo gol adversário.
    Sobre o empate contra o Bragantino, acredito tratar-se de um resultado normal e que precisa ser valorizado, afinal em qualquer campeonato do mundo, quando o primeiro colocado joga contra o quarto fora de casa ele vai reconhecer o empate como normal, mesmo sendo Bayern, PSG, Real, Barcelona, M.City.
    Não podemos nos iludir achando que vamos passar o trator em todo mundo. Jogaremos fora de casa contra Fortaleza, Palmeiras e Flamengo e um empate contra estes concorrentes diretos, assim como contra o Bragantino merece ser comemorado.
    No mais, é aproveitar esse intervalo de duas semanas para dar um descanso de alguns dias e usar a maior parte do tempo para treinar a equipe em finalizações para melhorar nossa efetividade.
    Eu acredito que vamos chegar a todas as finais e, se Deus assim permitir, levaremos pelo menos mais uma conquista pra nossa sede.
    Um abraço a todos. Força e fé no galo!!!!

Recent Posts

O Atleticano não abandona o Galo

Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…

15 horas ago

Kardec reacendeu as chamas da esperança

Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…

2 dias ago

O primeiro confronto da série de decisões

O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…

3 dias ago

Bons ventos sopram a favor do Galo

Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…

4 dias ago

Momentos que antecedem grandes decisões

Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…

5 dias ago

Passada a euforia agora é pés no chão

Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!