Categories: blogueiros

Números, projeções e expectativas para a reta final do Galo

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Enfim, depois de uma semana inteira apenas curtindo o último resultado, o Galo volta a campo e na condição de mandante. Precisamos mudar o enredo deste 2017, quando foram 57,78% de aproveitamento fora de nossos domínios, contra apenas 33,33% na condição de mandante. Números dos 30 jogos até o momento pelo Brasileiro – 15 partidas fora e igual número em casa.

Como visitante, são sete vitórias, cinco empates e apenas três derrotas. Marcamos 19 gols e sofremos 14, com saldo de cinco favoráveis. Em contrapartida, aqui em Belo Horizonte, vencemos apenas quatro vezes, empatamos três e foram oito derrotas, sofrendo 22 gols e marcando 17 vezes, com o saldo negativo de cinco. O mais interessante, louco na verdade, é que – historicamente – nos caracterizamos como imbatíveis no Horto e com desempenho fraco atuando fora de casa. Está sendo uma temporada atípica do Galo.

Vencer hoje significa, além de matar qualquer possibilidade do receio da parte de baixo, colocar o Galo – novamente – com possibilidade de conseguir a classificação sonhada pelo Torcedor. Apesar das estatísticas atuais para esta chance apontarem para menos de 15%, existem dois fatores a se considerar. Primeiro que seria vencer um concorrente direto nesta briga. O outro, caso Grêmio e/ou Flamengo conquiste (m) o (s) título (s) – Libertadores e Sul-Americana, respectivamente – o G que já foi 6 e virou 7, pode se tornar 8 ou até 9. Portanto, considerando ainda que estamos em ascensão, “não duvidem do Galo”.

Se considerarmos que com cerca de 58 pontos existem boas possibilidades de entrar neste grupo de elite e se classificar para a Libertadores (seria a sexta consecutiva), diria que as chances – desde que vença hoje – passam a ser reais. Afinal, com o jogo frente ao Botafogo, faltam oito partidas. Vale dizer, 24 pontos em disputa, onde – teoricamente – precisamos conquistar entre 14 e 17 deles. Em termos de aproveitamento seria algo entre 58% a 70%. Difícil, sim. Impossível, jamais. Para o Galo, é uma expressão que não existe.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Já vi de tudo com o meu Galo. Em 2005, por exemplo, ter 86% de aproveitamento nas últimas cinco partidas, (quatro vitórias e um empate), mas o crescimento na reta final não foi suficiente para evitar a amarga queda naquele ano. Em 2009, perder os cinco jogos restantes, o que tirou o time da liderança e colocou até fora da zona de classificação para a Libertadores.

No rebaixamento, o responsável foi o gaúcho Tite, que foi sucedido por Marco Aurélio e o crescimento só aconteceu com o terceiro técnico, Lori Sandri. Já a outra sequência foi com outro gaúcho, desta vez Celso Roth. Agora, faltando ainda oito jogos, nossa sorte está nas mãos e comando do carioca Oswaldo de Oliveira. Como já registramos e muitos amiGalos igualmente se manifestaram, chegou sob nossa desconfiança e vem ganhando todo apoio.

Acho que o grande mérito do treinador está na confiança que os jogadores têm nele e no seu jeito de lidar com o elenco. Robinho, encostado pelo Micale, foi recolocado no time principal e acabou sendo decisivo no clássico. Completou cem jogos pelo Galo e ainda tem muito que provar, mas percebo que o Atleticano voltou a confiar nele e gostou da sinalização de que quer ficar, aceitando até mesmo reduzir o salário.

Cazares, o garoto problema, fosse com algum outro comandante, teria sido escrachado e punido pelo que fez na sexta-feira. Oswaldo pacientemente acolheu o jogador e, sem passar por cima do problema, puniu com a possibilidade que teria de ser titular. Os dois ainda têm de provar muito para total perdão do Torcedor, mas receberam do treinador o tratamento que só um profissional experiente e zeloso sabe conduzir.

Agora só falta recuperar Fred. Mostrar a ele o caminho do gol, esquecido tem tempos, apesar daquele marcado frente ao Sport. Outra situação do artilheiro que precisa ser corrigida é gesticular reclamando de companheiro durante a partida. Se ele fizer a parte dele, seguramente os outros também farão o seu lado, assim como a fantástica Torcida da arquibancada. “Cada um no seu quadrado”, assim sairemos com o resultado esperado na tarde e noite deste domingo.

Blogueiro

View Comments

  • Tô com saudade de ser campeão BRASILEIRO!! Quem sabe se esquecermos esse negócio de Liberta e focar ano que vem só no Brasileirão!!!

  • Frustrante. Tá difícil a coisa engrenar.
    Continuamos amassando o barro e ficando no mesmo lugar.
    Não faltou empenho, mas a qualidade técnica do time fica muito a desejar.

  • Que pênalti claro, hein? Acho que o time fez um bom jogo. Chances claras na primeira etapa. Tadinho do Fred. Não joga mais. No segundo tempo, o Ventura montou um esquema que acabou com nosso contrataque. Victor como sempre... Botafogo é o melhor do returno. De positivo a clareza tática que o Oswaldo deu ao time. Foi o que vi. Libertadores só com G8. Não é impossível. Vai Galooooo! ?

  • O jogo está em andamento. Vejo os erros de escalação e repito: o meio de campo tem quer ser compacto, Valdívia e Otero são jogadores de segundo tempo e não ter im jogador fixo e previsível como Fred.

  • Vc se faz de vítima mas ataca o lado pessoal das pessoas

    típico de vc e sua corja

    só te falo uma coisa: não reclame de eventuais e consectárias represálias

    • Ok. É mesmo um pirralho mimadão! Já tomou a mamadeira hoje? Tá com fome? Pede pra madrinha, pois pelo visto ... Deixa pra lá! Parece com os fakes da semana anterior. Nome, sobrenome ou segundo nome e um numeral. Em tempo: vai procurar e brincar com a sua turma, aqui é Galo por#@!

  • Boa tarde Atleticanada! Hoje pela manhã, nos poucos momentos que posso - haja vista que estou cuidando da minha esposa que se recupera de cirurgia delicada - fui navegar no YouTube para ver as coisas do Galo. Me deparei com um vídeo TV GALO PREMIERE TORCEDOR MALUCO EDUARDO DE ÁVILA. De início fiquei um pouco constrangido. Me senti até diminuído na minha atleticanidade, diante do "arsenal galístico" do nosso blogueiro. Mas no decorrer da entrevista, comecei a enxergar a humildade e o amor que o Eduardo tem pelo Galo. Me identifiquei com duas coisas: Também durmo e acordo pensando no Galo e também me emociono para falar sobre o nosso Clube Atlético Mineiro. Parabéns! Muito legal quando você simplifica o nosso amor pelo Galo como um sentimento comum entre nós... É isso aí. Quem quiser saber o que sentimos e que deixa a todos atônitos, pela intensidade e incondicionalidade, torne-se Atleticano. Isso pra gente é simples demais... Parabéns novamente, Eduardo. Você é sem dúvida um genuíno desses oito milhões.

  • Boa tarde atleticanos e atleticanas !!!
    Ôh ! Eduardo !!!
    Assim vc me quebra !!!
    Chamar uma Mariazinha pra converter pro nosso galo !!!
    Essa eu desaprovou !!!
    Xô Maria!!!
    Hoje em ritmo da LA ...3x0.
    Vai galo !!!

    • Sigo o revisor. Fica quieto lá no seu canto. O babaca ainda tentou uma réplica, não merece a tréplica e foi descansar na lixeira. Junto aos seus pares. Invocou até que foi o papai quem fez isso com ele. Coitado!!!

      • O rapaz vem falar do meu pai e depois se faz de vítima.

        Depois toma represália e vem com mimimi no seu blog

        Meu caro, você é muito cômico.

        • Ao que observamos, o garoto "mimado" faltou às aulas de interpretação de texto. Eu disse que meu pai, repetindo - meu pai -, tentou me fazer torcedor do time dele lá do Rio de Janeiro. Talvez a vivência o ajude a aprender o que a "iscola" que fez, lhe ensinou. Caro AmiGalo Afonso Moura, que entrou nessa celeuma, o garotinho - com seu jeito ingenuo de menino esperto -, veio como quem não queria nada e com um cinismo de inocente imbecil perguntou o que lhe foi respondido. Não sei o que um infeliz desse vem fazer aqui? Provocar? Incitar? Acredita que vai me tirar do sério? Vai procurar outro. Quanto à vitimização pretendida, caríssimo ninfeto, está evidente que se olhava no espelho ao tentar inverter a ordem das coisas. No mais, estou aqui avaliando em qual categoria te encaixo. Sua infantilidade é tamanha, que gera dificuldade. Entre os hilários ou na relação de chatos mesmo? Você consegue ser engraçado e aborrecido ao mesmo tempo.

  • Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Eh Galo... Pelo amor de Deus, uma vitória hoje e faça a Massa feliz.
    Vamos subir, GAAALOOO!

  • Caro Eduardo, sempre muito polido e comedido em suas palavras.. Vc poderia me dizer, por obséquio, por qual motivo vocês atleticanos são arrogantes? Haja vista que vocês não acumulam muitas glórias em 100 anos

    • Arrogantes! Rio do tanto que o Atleticano incomoda. Se nos vê assim, qual razão de tanta curiosidade, caro? Faça como o Atleticano, despreze quem desdenha. Sei que é difícil, afinal nós Torcedores do Galo - pela simples e feliz escolha - incomodamos muito aos adversários. Disse, até foi título de uma minha crônica antiga, que "ser Atleticano é estado de espírito". Seria essa a razão de tanto desconforto daqueles, que por má influência, perderam essa oportunidade única na vida? Nunca é tarde para rever decisões, eu tive a sorte de descobrir o Galo aproximando dos dez anos de idade, meu pai me fazia lavagem cerebral com um time do Rio. Já contei sobre isso aqui e fui salvo por um cunhado que me apresentou esse lado saudável de viver. Sei que o jeito Atleticano de ser causa muita inveja, por isso reafirmo, pense sobre essa possibilidade e venha ser feliz. Aqui é bom demais, aqui é Galo, por#@!

Recent Posts

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

8 horas ago

Pitacos Atleticanos e patacoadas dos outros

Nesse curtíssimo intervalo sem jogos, pós vitórias seguidas pelo Brasileiro e Libertadores – adicionadas ao…

1 dia ago

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o…

2 dias ago

Três sofridos pontos

Estão no dia a dia Atleticano, frases que se eternizam e misturam com a nossa…

3 dias ago

Nas três frentes hoje é dia de Libertadores

Time grande e favorito em todas as competições que participa, sequer tem tempo para comemorar…

4 dias ago

Ainda sobre a vitória e focando noutra competição

Início de semana, segundona animada – expressão que ameaça outros e não a Atleticanos -,…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!