Ontem, dia seguinte ao péssimo jogo do Galo, ouvi muitos comentaristas e pseudo treinadores e dirigentes de futebol analisar a partida.
Nada melhor que a avaliação pós o ocorrido de críticos da obra pronta. Eu me incluo entres esses, por mais que tente me patrulhar, é impossível impedir transferir a responsabilidade.
Ainda que não tenha nenhuma ascendência sobre a gestão administrativa ou no gramado.
Então ao que chamamos de “cornetagem” – lícita ao Torcedor – encontramos na arquibancada, bares e cafeterias da vida, pelas ruas da cidade (ando a pé, estou vivendo a experiência de abdicar do carro, um dia conto sobre isso), enfim, por onde passo, críticas e as soluções que o Atleticano tem para superar esse momento.
Desde contratações fora da nossa realidade, passando pela sugestão de calote aos credores e até jogadores (que ganham muito) até chegar em questões relacionadas ao estádio e Diamond.
Como não tenho qualquer afinidade com a área de finanças, ouço sem contestar, por mais maluca que a ideia possa parecer à minha ignorância financeira.
Custo a dar conta da minha, onde aplico diariamente uma tremenda “austeridade”.
Interessante que, entre os mais exaltados críticos dos tempos recentes, a maioria deles nem vai ao estádio.
As justificativas são as mais variadas como o desempenho do time, horário, TV passa ao vivo, gosto de ouvir pelo rádio, “vai chover” e outras menos citadas. Camisolões!
Ora, claro que não tenho a pretensão de cobrar a presença de todos, até porque no Horto cabem só 22 mil, no Mineirão 65 mil e no nosso estádio serão 45 mil (números aproximados), num universo de oito milhões, sendo a maioria aqui em Belo Horizonte.
Tampouco sugerir a rotatividade, uma vez que eu mesmo não abro mão de ir a todos os jogos.
Enquanto não avançar no sentido de se dar ao torcedor – aqui refiro em sentido amplo, não só o Atleticano – vez e voz nas eleições de Conselho e Diretoria, temos de conviver com essa realidade.
Qual seja, da transparência parcial, vale dizer, mostrar o que convém. Por isso, semanalmente, abrimos espaço aqui ao interessante projeto defendido pela “Renova Galo”.
Se as coisas internas, desde contratação e nomes dos empresários da negociação, fossem mais claras, seguramente o Atleticano ficaria melhor esclarecido e daria apoio à diretoria.
Mas, diferente disso, em determinadas situações agem com arbitrariedade – como no caso que trouxe ontem, a administração do estádio monitorando os dizeres de cartazes (no caso pedindo camisa) dos Torcedores.
Ontem soube que a mascote do Coimbra foi expulso de campo, por ter passado e provocado a nossa torcida.
Ora, o mando de campo era deles, já vi o nosso mascote fazendo gestos ao lado onde estavam os simpatizantes de times adversários.
Que saudade sinto dos tempos de outrora, do futebol raiz, onde num antigo clássico mineiro soltávamos a voz “empurra as ……” para mostrar que o Mineirão é nosso. Hoje, a patrulha me fez até não digitar o final da expressão.
Outro assunto que me ocupou ontem com amiGalos leitores deste espaço, durante o correr do dia, foi meus dois registros depois das duas últimas partidas do Galo aqui neste espaço relacionadas à arbitragem.
Sem polemizar e tampouco estender, acho a arbitragem brasileira – especialmente a mineira – fracas.
Chego a admitir que existe má vontade nos jogos do Galo. Sem desconsiderar minha condição de Torcedor (fato que jamais foi dissimulado), os critérios são absurdamente diferentes em lances muito parecidos.
Na quarta-feira, o lateral Maílton sofreu falta num lance do lado direito do nosso ataque, e o tal Fazekas mandou seguir. Na cara da moça que foi bandeirinha.
Minutos depois, num lance bem mais leve que aquele, marcou a falta e ainda amarelou o Zé Welison.
Tava tão ruim que flagrei num determinado momento dando explicações a jogador durante a partida.
E o segundo tempo com seis substituições, jogador do Coimbra caindo pra ganhar tempo sistematicamente, notadamente o goleiro, ele me acrescenta míseros quatro minutos. Que falta de uma melhor padronização sobre esse assunto, acréscimos.
Essa mesma moça bandeira 1, marcou dois impedimentos em ataque promissor nosso, que me deixaram em duvida. Já o bandeira 2, por duas ocasiões, inverteu lateral que seria a favor do Galo.
No primeiro Fábio Santos quase travou corpo e cara de tanta indignação. No seguinte, ele foi mais incisivo e por pouco não excede, situação que parecia agradar a arbitragem que mostrou preferência em amarelar aos nossos jogadores e poupando o adversário. É como penso! Respeitando, como sempre, o contraditório.
Em tempo: A entrega do troféu Guará, ontem à noite, teve um momento especial e emocionante. A entrega do “Guará Especial” à torcedora símbolo do nosso rival.
Dona Salomé, falecida no final do ano passado foi representada por um filho, que recebeu a homenagem das mãos da vovó do Galo e da dona Zuzu. Todas elas ícones das torcidas dos três clubes de BH.
*fotos: Bruno Cantini/Atlético
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
BARROS E WELLINGTON SOUZA , atualizando...
Eu não estou a dizer que o que eu escrevo e aponto
seja a MINHA verdade , nada disso .
Eu simplesmente aponto FATOS contra NARRATIVAS
que esses oportunistas trazem à tona todos os dias
como se estivessem inventando a roda .
Ao BARROS
parece que você não entendeu a fala do Procópio .
Os caras do profissional sabiam com quem podiam
contar na base POIS TREINAVA-SE com os moleques
Ao WELLINGTON
Conversa fiada é querer vender o peixe como fruto
de uma grande inovação em treinamentos
Ter lançado o Adriano em detrimento de um ou
outro atleta possivelmente foi porque observaram
os moleques no CT .
Isso é alguma novidade ? Não , É OBRIGAÇÃO !
Sabes como foi lançado o Romeu , " nos pés de
quem a bola é uma doce Julieta" como gostava de
dizer o Fábio Fonseca ?
Olha , meu caro , envernizaram demais o futebol ,
QUE NÃO MUDOU , pois o resultado é a bola nas
redes , como sempre foi e será .
O que tem que se buscar é jogador que saiba dar
um passe , executar um cruzamento , antecipar o
atacante , cobrar um escanteio , bater uma falta ,
subir pro cabeceio , catimbar , e aquele dotado de
arte e magia proporcionar a beleza de um drible e
de um lançamento perfeito .
E essas coisas se aprimoram no dia a dia , como
bem explica o Nelinho , que treinava faltas até a
lua nascer .
O resto é , DEFINITIVAMENTE , conversa fiada .
Caro, leia novamente o que escrevi, em especial, o que falei do Procópio. Acho q vc não entendeu.
" Em alta no Atlético, o goleiro Michael tem um novo representante. Nessa quinta-feira, o jogador de 24 anos firmou parceria com o ex-vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Bruno Vicintin, que agora é agente de jogadores.
O novo acordo não desvincula Michael da HL Sports, que o agencia há mais tempo. Trata-se de uma parceria, com o objetivo de expandir o mercado do jogador."
ATENÇÃO diretoria do NOSSO GALO
isto aí vai dar em merda, não esperem acontecer.
No CAM não faltam motivos para cornetar, vamos lá...
Ouvi a pouco no Instagram do Kalil filho um áudio em que o Osvaldo Faria homenageava o Kalil pai por ocasião de sua morte. Muito bonita e merecida a homenagem feita a esse grande ex-Presidente Alvinegro.
A corneta me obriga a lembrar que falhou MUITO ao aceitar o juiz carioca naquele famigerado jogo. Ainda assim está, ao meu ver, entre os 5 maiores presidentes que o Galo teve.
Entre os cinco. E por que ele - Elias Kalil - é mais merecedor de ter seu nome eternizado no “nosso” Estádio? Cada um importante a sua época, por que a Arena MRV não deveria ter o nome do Kalil Filho, Nelson Campos, Leandro Castilho de Moura e Costa, Fábio Fonseca (salve Dragões da F.A.O), ou outro?
O senhorio decidiu sozinho e a patota disse amém? Por que a Massa não foi convocada para um plebiscito?
Renova Galo!
Obs.: Alguém, por gentileza, mande colocar um bridão em 7.
Lucy. Eu gostaria de saber quem foi o Presidente que conseguiu fazer a reversao da desapropriação do antigo estádio do galo que possibilitou a construção do Shopping. Esta equipe merece toda homenagem pois sem eles nada teria acontecido. Dai honra a quem tem honra!
Bridão e Antolhos isto realmente são utilizados e muito no Galo e torcedores.
Com tantos empresários no mercado e o Michael contrata o Bruno Vicentim para a função. Mas o pior é saber que esse Cruzeirense tem outros cinco jogadores no Galo e ainda tem a desfaçatez de dizer que nao há nada de mal nisso poois o Ricardo Guimarães( conhecido atleticano) tinha e tem varios jogadores no Cruzeiro. Tempos estranhos......
49 anos, isso mesmo, 49 anos sem o título brasileiro. Imagine as páginas dos jornais ano que vem... o time azul maria ganhou 2 BR e 2 CB nesta década. O Nosso Galo não pode passar 5 décadas sem ganhar o principal campeonato do país. Mineiro vale absolutamente nada. O xará paranaense já demonstrou isso e hoje colhe os frutos de sua iniciativa. Aliás, o que adianta ganhar o Mineiro e brigar para não cair no BR? Terceiro ano da gestão 7C e até agora ERROS E MAIS ERROS... E eles sabem que erraram demais. O Galo precisa de um CENTROAVANTE URGENTE! E precisa rescindir com 5 ou 6 que lá estão e que todos sabemos os nomes. Gestão mais profissional! O Galo não é asilo, não é spa, não é entidade filantrópica; sem desempenho, tem que ir pra rua. Já perto de completar 4 décadas de vida quero ver meu time campeão brasileiro! Mas muito coisa precisa mudar, a começar por estranhos paradigmas que há tempos, seja quem for o técnico, nos perseguem... Vejam: quantos gols tomados nos minutos finais; quantos gols tomados logo após fazer um gol; a imensa dificuldade em jogar contra defesas retrancadas... MENTALIDADE VENCEDORA! Comecem por aí.
ASSIM COMO ELIAS , ATRAPALHOU O ATLÉTICO DURANTE TRÊS ANOS , HOJE DI SANTO ATRAPALHA TODAS AS JOGADAS DO ATAQUE.
NÃO É POSSÍVEL QUE NÃO CONSEGUIRAM SE LIVRAR DE BOLT , DI SANTO , HERNANDES , MARTÍNEZ E R. OLIVEIRA ATÉ HOJE.
BRUNO SILVA É UM BOM CENTRO AVANTE . O DEPARTAMENTO FÍSICO E MÉDICO PRECISA FAZER UM TRABALHO MUITO BEM FEITO COM BRUNO SILVA , PARA QUE NÃO VOLTE A ACONTECER.
JÁ É O SEGUNDO PROBLEMA MUSCULAR DELE.
Acordem! Cazares é o único craque desse time.
A minha """cornetagem""" hoje vai para a tal Equipe de Transição do nosso GALO... tudo isso escrito abaixo eu vi no site do nosso CAM e resumi aqui:
A) O grupo de jogadores com todos acima de 20 anos, não têm foco em nenhuma competição;
B) Todos estes jogadores estão em processo de treinamentos e ficam a disposição da equipe principal, caso seja necessário;
C) O treinador Dudamel se quiser ou se for necessário, pode requisitar algum jogador para completar um treino do profissional;
D) A ideia principal da Equipe de Transição é finalizar o processo de formação de alguns jogadores com potencial de subir para o time principal.
OBS.1: Fico imaginando um garoto que têm 21/22/23 anos, que só treina, treina e treina... não disputa jogos oficiais e só fica a disposição para quem sabe um dia o técnico do time principal o convide para treinar com os profissionais e assim ter uma mínima chance de mostrar serviço e subir de patamar dentro do clube!!!!!
OBS.2: Perguntas que não querem calar... com a Comissão Técnica (treinador é o Leandro Zago) e todo o plantel de garotos, quanto custa aos cofres do clube essa Equipe de Transição por mês????? Vale a pena o investimento????? Quem já foi promovido desta equipe pro time principal?????
HENDEL ,
tudo conversa fiada , ainda mais quando o
torcedor justifica essa palhaçada ao dizer :
"olha , tinha três no banco no último jogo "
Por acaso isso é por conta da "transição" ?
Ora , faça-me o favor !
Já postei aqui algumas vezes que quando
eu batia minha bolinha no América , pelos
idos dos anos 60 , era praxe o juvenil e até
mesmo alguns do infanto-juvenil irem a
campo em treinos do time de cima .
Procópio , hoje mesmo no twitter , postou
a mesma coisa , ao lembrar que os juvenis
treinavam sempre contra os profissionais .
E agora vem essa "novidade" de transição .
Ânsia de vômito , é o que me dá .
Boa Noite,
Não entendi a "conversa fiada", afinal você só conhece ou aprova coisas escritas conforme seu tempo de vivência , então se falasse cascudão ou Time de faz a pré liminar do principal ou outro adjetivo utilizado nas decadas de 70/80/90 aí sim seria papo legal.
Agora não tem capacidade de perceber que as coisas permanecem a mesma, porém os nomes mudam, se não for daquele modo que você ouvia e gostava, passa a ser conversa fiada.
AFF, diz aí você conhecia o Adriano? Se todos aqui pediam o Guilherme Castilho porque será que o treinador colocou o Adriano???
Não se tratar de novidade, não quer dizer que não dará certo, não acha? Vanderlei Luxemburgo deu uma entrevista esses dias em que disse mais ou menos isso. Os termos usados atualmente, são termos novos para práticas antigas. Isso não quer dizer que não funcionem. O time de transição é uma excelente ideia, seja ela atual ou copiada de prática dos anos 60. Os três no banco, mostram sim, que os atletas estão sendo aproveitados. O fato do Procópio estar no twitter é um grande exemplo de que não devemos nos fechar para as novidades, sejam elas "novidades antigas", novidades novidades" ou adaptações de práticas que deram certo no passado, para o presente, que é o que realmente importa, o presente. SAN
Pois é J.E.Barata, já que não temos a mínima chance de mudar em nada esses """planejamentos""" atuais do nosso CAM, nos cabe torcer pra que algo dê certo... e aí está o maior problema pois na gestão 7C nada ainda deu certo com dois anos de gestão e zero conquistas... haja paciência!!!!!
Boa tarde Hendel!!
Correto, tbm faço o mesmo questionamento a tempos,...em 2017 tiveram a excelente ideia de criar um Atlético B pra competir de fato, atuando pela série B do Mineiro; bastou fazer uma campanha irregular logo na primeira competição onde utilizou um junta-junta e o arroto da arrogância da torcida mais a incompetência e falta de convicção do pseudo diretor Marques aboliram o projeto, ainda dá tempo de tomar um anti-ácido e corrigir. Abraços!
Pois é Otávio, na verdade eu torço muito para que esses projetos sejam um sucesso porém nada dentro do nosso CAM são feitos com 100% de clareza e tal... e a torcida fica sem entender certos planejamentos, como é o meu caso... vamos acreditar e torcer que desta Equipe de Transição, possa despontar novos valores... abraço!!!!!
No último jogo havia 3 no banco de reservas (Felipe, G. Castilho e Adriano) sendo que um (Adriano) entrou no segundo tempo.
Valeu Wellington, bom saber que três destes garotos da transição já estão sendo lançados a um banco de reservas do time principal e tal... torcendo para que possam somar e ajudar... abs!!!!!
O Atletico esta perdendo tempo escalando Edinho, falso 9 (porque esses dois que estão ai são mais falsos que nota de R$3,00) e sem um 10!
Desse jeito, não vai a lugar nenhum!
Edinho é medíocre. Chega de mediocridade, fora Fábio Santos, Patric, Maidana, Zé welisson, Bolt, Ricardo Olixeira, Di Santo, Edinho.
Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
A que ponto chegamos!
O presidente 7C, que nada entende de futebol (palavras do mesmo, senão posso ser processado), vem a público e diz ser o torcedor um chato de galocha.
Não tenho procuração para defender o torcedor, porém lembro que sempre é dito neste espaço, que a torcida é o MAIOR patrimônio do clube!
Sendo assim, esse prepotente, arrogante e provável candidato a reeleição, deveria saber lidar com o público. Esse público que dizem ser o maior patrimônio do clube.
Ah! Mas é muito difícil ser dirigente de futebol especialmente no Galo. Temos de entender o 7C, ele é um abnegado, que com seu esforço e sacrifício pessoal, dirige o CAM.
Creio que devemos agradecimentos, e não críticas...
Prezado Alberto, para um renomado advogado como dizem ser o 7C, ele é extremamente despreparado para ser um executivo do futebol... um clube como o nosso CAM mexe muito com o emocional do torcedor pois é sabido da paixão absurda que nós temos... 7C além de não entender de futebol como ele mesmo disse, não têm carisma algum pra se relacionar com a torcida do clube que preside, fato!!!!!
OBS.: quero acreditar que apesar de tudo isso, ele vai refazer as burradas dos dois primeiros anos de mandato e vai montar um time pra disputar os títulos esse ano, amém!!!!!