Categories: blogueirosfutebol

Nem tanto pra cima, tampouco abaixo

BELO HORIZONTE / MINAS GERAIS / BRASIL 16.03.2016 Atlético x Colo Colo no estádio Arena Independência – Copa Libertadores 2016 – foto: Bruno Cantini/Atlético MG

Durante algumas rodadas sem os resultados esperados pela Massa, alguns, entre os Atleticanos, passaram a reagir como se o mundo desabasse sobre os nossos sonhos. Bastou vencer o Flamengo, com a propriedade que a imprensa do eixo não aceita, para – até em função disso – os mesmos que negavam o sucesso na temporada já sinalizarem para a conquista do título.

Assumo, ainda que apenas parcialmente, ter sido contaminado pela ansiedade e descrença em conquistas imediatas. Somos milhões de Atleticanos, passionais e insanos, sabemos e reconhecemos. Abandonei, não sei até quando; aceito que sou bipolar, mas não fujo que – como muitos entre nós – rasgo a carteirinha para depois colar, pedaço a pedaço.

Já fui até muito mais, hoje – especialmente – por estar blogüeiro, me policio bastante. Não tenho e nem posso exercer apenas a condição de Torcedor. Embora nunca tenha negado que estou assinando este nosso espaço por minha Atleticanidade e não por eventuais e discutíveis condições e capacidade profissional.

Pois bem, o título sugere e se inspira naquela frase “nem tanto ao céu, nem tanto ao mar”, que desconheço a autoria. Por uma feliz coincidência, foi tema do Galuppo ontem aqui no blog. Ao que pude entender, antes daquela queda de rendimento, a euforia que nos contagiava acabou contaminando ao grupo de jogadores. E o resultado foram as derrotas imprevisíveis e empates inesperados dentro de Belo Horizonte.

Como consequência disso fomos perdendo posições de líder para a segunda e depois terceira colocação. Agora, ainda com um jogo a menos, estamos colados no Internacional – que momentaneamente ocupa a primeira posição – e superamos o Flamengo pelo regulamento da competição. Junto aos três primeiros, vem o São Paulo, com três jogos a menos (dois em relação ao Galo), ameaçando e tendo até – percentualmente – melhor aproveitamento que todos. E contando com a “ajuda” manjada, como na vitória sobre o Goiás.

Quero sugerir, sem a pretensão de ser dono da verdade, que precisamos ter prudência e moderação. Nada está perdido. Difícil também é inferir que vamos disparar depois desse excelente resultado. Foi o bálsamo que necessitávamos depois daquelas seis rodadas com uma vitória e dois empates magros.

Portanto caríssimas e caros, otimistas e pessimistas, vamos conter nossos arroubos e exageros para cima ou para baixo, estamos iniciando a segunda metade da competição. Precisamos, com equilíbrio, motivar nossos jogadores em busca desse nosso sonho. O grupo é bom, está em constante mutação, temos uma mescla de jovens e experientes profissionais que chegaram recentemente ao Galo. A maioria deles, em função da pandemia e jogos sem público, sequer entendeu ainda essa nossa louca paixão.

Ao que percebo, mesmo com minha assumida instabilidade emocional ao tratar do nosso time, se essa simbiose – torcida e jogadores – atingir o equilíbrio e interação ideal, o caminho para a conquista será solidificado. O mau desempenho não tem retorno, mas pode trazer um bom aprendizado para que seja útil ao nosso futuro.

Apoiar e cobrar devem andar juntos, concomitantes, para a busca desse nosso ideal. Que todos nós tenhamos aprendido a lição. Nada melhor que num momento de calmaria e até de comemoração – pela grande e convincente vitória – refletir sobre o nosso comportamento. Vale para o Torcedor, para todo o elenco e até mesmo – especialmente – para o treinador.

Já o idolatrei e o coloquei no pedestal em minhas postagens, e também o execrei em recentes comentários. Agora, na conclusão de momento, ele não é o melhor de todos e muito menos é pior que aqueles que passaram por aqui, Sampaoli é um ser humano que acerta e erra. Até acho que tem mais acertado, embora seus erros tenham sido inexplicáveis. Faço coro com aqueles que o querem nas cabines, sua agitação é prejudicial. Domingo, nem o Allan recebeu cartão.

Ele, Sampaoli, todo o elenco e a Massa Atleticana querem o mesmo, vale dizer, lutar pelo título sempre nas primeiras colocações. Entre os 20 concorrentes, apenas será campeão aquele que terminar na primeira colocação na 38ª rodada, em fevereiro de 2021. Ganha quem sabe entender essa disputa.

Vencer é o meu lema, mas tenho de reconhecer que o eventual derrotado também entra em campo tentando ganhar a partida. Creio na vitória quando todo esse contexto se reúne, numa equilibrada corrente de fé, pelo mesmo ideal. Vamos fazer a nossa parte. Sem contaminar e incendiar o elenco. Vice versa!

*fotos: Bruno Cantini e Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Boa tarde Amigalos!!! O povo enaltecendo Rogério Ceni, de uma hora pra outra, o narigudo é o melhor técnico do mundo, o Abelão vai fazer o Inter voar kkkkkkk. O que me interessa é o meu galo e Sampa no comando, o resto é resto. Ao Rogério Ceni, um convite do R10 para um copo d'agua. Dá-lhe galo e ao Eixo Rio e Sao Paulo um recado, vão tds a pqp... Abraço

  • Com certeza o lugar de Sampaoli é na beira do campo. Mas alguns jogadores se sairam melhor sem a pilhagem do Sampaoli. Allan que já é naturalmente pilhado, conseguiu ficar mais calmo e errar menos passes. Savarino também conseguiu ficar mais concentrado nas jogadas. Sampaoli também pode aproveitar a proposta de equilíbrio do texto e reavaliar os exageros de pilhagem na beira do campo. Concentração também é importante.

  • Caro AmiGalo Barata, eu também ia ver os treinos do homão. E via também o Telê parar treino para mostrar erros e corrigir na hora. O doidão só é diferente. Afinal, ele é doido né? Também fico injuriado com as cobranças de escanteio e faltas. Desperdício de oportunidade. Um abraço.

  • Boa tarde, Massa e Guru!

    Guru onde assino? A passionalidade e a bipolaridade nos levam ao desequilíbrio que o momento exige. Como postou Galuppo, vamos do céu ao inferno com facilidade. Mas qual o motivo desta variação de humor?
    Não é só um motivo, mas vários: a angústia pela busca do título nestes 49 anos, ter o melhor diretor de futebol e o melhor técnico do Brasil no momento, ter mecenas investindo no clube e principalmente ter um elenco quilometricamente melhor dos que os dois últimos anos.
    Então temos todos os ingredientes pra levantar o caneco e quando há alguma ameaça a esta possibilidade alguns torcedores se alvoroçam.
    Eu particularmente não me incluo nesta, mesmo achando que eles têm parte de razão, mas lembro que estamos num projeto cujos resultados prometidos são par o próximo ano e que também não posso me empolgar por demasiado, afinal o vier neste já é lucro.

    Conformado? Passivo? Acomodado? Não. Só acho que “Nem tanto pra cima, tampouco abaixo”

  • Muito se lamentou aqui e ali a respeito dos pontos "jogados no ralo" nessa primeira metade do campeonato pelo Galo. A considerar alguns mais inflamados, fomos um desastre! Tinha gente falando em vaga na sulamericana e até em garantir logo os 45 pontos...

    Pois bem, sabemos que estatística é a irmã imaginativa da matemática. E que às vezes, ela nos conta uma mentira, matematicamente comprovável...

    Mas com essa coisa de jogo uma vez só por semana, o torcedor precisa achar o que fazer. Então vamos brincar com a estatística.

    Se o Galo repetir essa 'péssima' metade de campeonato (19 jogos de 38 com 11 V; 2 E; 6 D) e fizer só 35 pontos, reza a estatística que ele tem 95,846% de chances de ser campeão! Os menos de 5% restantes ficam por conta de uma arrancada espetacular de algum outro candidato ao título.

    Agora se ele conseguir um mísero empate entre aquelas derrotas todas, então sua chance sobe para 97,755%. E se conseguir transformar um empate em vitória, então passa a ter 98,843% de chances. Agora se ele fizer as duas coisas ao mesmo tempo, transformar uma derrota em empate e um empate em vitória, então ele fará 73 pontos e terá 99,411% de chances de gritar "É Campeão"!

    Sabe o que isso significa? Nada! Vários times por aí poderão fazer 73 pontos e ter 99,411% de chance de vencer a parada. Ou melhor, significa que estamos rigorosamente no páreo, após a metade do campeonato e nada justifica jogar a toalha porque uns pontinhos ficaram pelo caminho.

    Agora para quem só vai na boa, a estatística garante que com 81 pontos há 100% de chance de ser campeão. Ou 46 pontos nas próximas 19 rodadas. Ou 15 vitórias e um empate. Então, mesmo perdendo mais três e empatando uma, ainda é 100% de chance de ser campeão (se não der certo cobre a estatística, eu sou só o transmissor).

    Isso quer dizer que podemos perder 3 e empatar 1? CLARO QUE NÃO!!!!! Eu quero ser campeão é com 92 pontos!! Para isso precisamos vencer 19 jogos! Simples assim. Mas significa que não precisamos nos desesperar com as pedras no caminho. A jornada é longa e elas aparecerão, mesmo que a gente resista até o limite. Só não precisa é fazer terra arrasada. Estamos trilhando o bom caminho. Vamos com força, com raça e com fé! Chegou a nossa hora!!!!!

    Aos que jogaram a toalha, recomendo que a peguem de volta.

    PS.: quem gosta desse tipo de estatística ou quer rever os números, recomendo o site: http://www.mat.ufmg.br/futebol/#hero

  • Bom dia Eduardo e Amigalos!

    A vitória sobre o Flamengo foi avassaladora! Não vamos negar que o Galo teve sorte, pois o Flamengo errou várias conclusões e o Everson fez duas ou três defesas monumentais!
    Mas o que interessa são os quatro gols no forte time do Flamengo e os três pontos, além da moral por termos ganhado os dois jogos!
    Mas o que eu gostaria de ressaltar hoje é a expectativa quanto ao desempenho do Vargas. Entendo que ele seja um bom jogador e que se mostrar o que sabe, ajudará muito ao Galo, especialmente com finalizações de fora da área! Esperamos ainda pelo Tardelli para compor o ataque que com Vargas, Keno e Tardelli ficaria muito forte!
    Eu também gostei do time com três zagueiros! Os laterais do Galo não gostam de marcar, então se tivermos três zagueiros e dois volantes marcando nas laterais, temos 5 defensores e podemos liberar os outro cinco para atacar! Sem contar a chegad surpresa dos volantes!
    Não tem como negar que a instabilidade do time nos deixa malucos! E é a partir de agora que o time tem que engrenar! A arrancada pode ter começado com o Flamengo e agora é pisar no acelerador e tomar posse da liderança para não largar mais!
    O que passou, passou. Vamos pra cima deles Galoooooo!

  • Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!

    É isso aí... comentário perfeito.

    Vamos continuar torcendo mas ainda com os pés no chão.

    Trata-se de tudo muito novo. Treinador, Elenco, Esquema de jogo.

    Enfim, apesar da pressa precisamos ter paciência. O apressado come cru.

    Saudações Alvinegras,

  • Bom dia,

    Sampaoli está cumprindo com o que falou antes de assumir o Galo, disse que o time é que tem que contagiar a torcida e não ao contrário.
    Quando acabou esta energia por parte do time, a torcida iniciou as cobranças e voltou ao pessimismo.
    A atitude tomada na última semana partiu do radical ao moderado, terminando com um recado muito significativo, o apoio na hora certa.
    Sou contra o apoio incondicional da mesma forma que sou contra ao radicalismo desenfreado nas derrotas.
    Mudando o assunto, Atlético renova com atacante destaque da base, Guilherme Santos 19 anos, será que ele já não está na idade para se juntar ao profissional?
    Ontem assisti ao jogo da série "B" Confiança x Botafogo-SP, apenas na intenção de ver os jogadores Leo Griggio e Guilherme Castilho, apesar do campo lastimável é evidente a qualidade de passe do meio campista, é outro que ainda poderá ser aproveitado.
    Como não tem nada para criar clima ruim no Galo, a mídia do eixo só fica tentando atiçar o STJD contra o Sampaoli, chegaram ao ponto de dizer que o Galo extrapolou os 42 participantes da comissão técnica por jogo, esqueceram então das reclamações das equipes quanto aos 50 diretores organizados que o Fortaleza leva a campo em todos os jogos.
    Ou povinho sem o que fazer, vão quebrar a cara, porque o Sampaoli estava bravo era com a empregada que foi levar o cachorro para passear e deixou ele soltar, ou não foi..... e o assistente, que feio em, pegou o celular da filha (vermelhinho) ao sair de casa....
    Muito mi...mi...mi...
    Boa quarta feira a todos!

    • Bom dia Wellington. Não é só a mídia do "eixo" não, aqui no Super tem gente que diariamente põe em destaque uma noticia ruim sobre o NOSSO GALO, a de hoje é "Sampaoli deve ser denunciado por ir ao Mineirão e usar celular em jogo" . Concordo, muito mi...mi...mi para plantar crise no NOSSO GALO.

  • Segundo o matemático Moacir Martinez, são 12 vitórias nos próximos 19 jogos para que o Galo, praticamente, assegure a conquista.
    Eu acredito. Vamos Galooo!!!

Recent Posts

Chegou a minha vez

Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…

4 dias ago

“Nada e não estão com pressa”

Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…

5 dias ago

O CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA DO ATLÉTICO

Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…

6 dias ago

O Galo e novo desenho do futebol brasileiro

Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…

1 semana ago

A desilusão dos iludidos

Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…

1 semana ago

Fim de semana sem tensão e estresse

Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…

1 semana ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!