Categories: blogueiros

A mudança de postura e de atitude é visível

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Bem fez o Torcedor que aceitou e atendeu à convocação feita pelo treinador Oswaldo de Oliveira, comparecendo em grande número (17.706 pagantes), considerando o fraco desempenho da equipe no Campeonato Brasileiro. Quem foi pode assistir a uma grande apresentação do Galo, que sinaliza recuperação depois de tropeços imperdoáveis e inexplicáveis até a chegada do novo comandante.

Eu mesmo, depois das três partidas sob essa nova direção, me penitencio das considerações de desconfiança expressas aqui mesmo neste nosso espaço. São três jogos, duas vitórias e um empate, sem tomar um único gol. Neste sentido, outro que merece registro e reconsideração é o zagueiro Felipe Santana. Se não foi impecável, esteve seguro a partida toda. Já frente ao Londrina havia mostrado segurança. Destacaria ainda Robinho, Adilson e – acreditem – Roger Bernardo. Foi essa dupla que num clássico mineiro esteve bem, sinalizado que podemos ter opções para a tão sonhada recuperação.

Com o resultado de ontem, além de ganhar uma posição na tabela, o Galo se aproxima da turma de cima e abre sete pontos da zona do perigo (hoje pode virar seis, dependendo dos resultados da complementação da rodada). O magro um a zero não mostrou o que foi a partida, pois merecíamos placar até mais dilatado. Tanto por pecados nossos, quanto por erro da arbitragem, o que não é novidade e tentarei ser sucinto ao final dessa prosa de hoje.

O que mais tem me chamado a atenção depois que Oliveira assumiu são a mudança de comportamento dos jogadores e a sinceridade das palavras do treinador. Se antes, talvez pela inexperiência dos comandantes, o time era um amontoado dentro de campo, agora os jogadores demonstram compromisso em busca dos resultados. Ele, o treinador, que tem sido sincero em suas colocações, faz algo diferente da invencionice de alguns de seus antecessores. O time é anunciado na véspera e sem segredos. Aquela idiotice de guardar a escalação para o vestiário nunca deu resultado.

Agora, no final de semana, é buscar outro triunfo fora de casa. Será frente ao Sport, que depois de um bom começo com o profexxor, vem caindo pelas tabelas e vive a séria ameaça de rebaixamento. Isso, por si só, faz a partida ser perigosa. Tenho confiança agora no trabalho iniciado recentemente, deixando de lado aquele sentimento de insegurança que atacou o nosso coração Atleticano.

Para não dizer que tudo foi maravilhoso, dois detalhes me incomodaram na partida. Antes dos três minutos, depois de um bom ataque Atleticano, flagrei o Robinho dando sinais para o Torcedor com aquele gesto convocando por apoio. Ora, o Torcedor – em número e incentivo – nunca precisou ser cobrado pelos jogadores. Por volta dos 15 minutos, voltou a sinalizar para os Torcedores. Repito, basta jogar o que sabem que o apoio nunca faltou. O outro foi pouco antes do final da partida, Marcos Rocha dando sinais para o lado atrás do gol – onde fica a Galoucura – reclamando de provocação do Atleticano ao são-paulino. A guerra das torcidas é com a arquibancada, não cabe a ele esse tipo de patrulhamento.

Imagem: redes sociais

Para fechar a nossa conversa de hoje, vale o registro negativo da arbitragem. Por meio de um dileto amigo, que reclamei durante a partida da atitude do trio e especialmente do paranaense (agora apitando por Santa Catarina) Héber Roberto Lopes, soube que ontem foi a partida de número 435 (329 pela série A e as demais pelas séries B, C, D e Copa do Brasil) dele em jogos da CBF. Não sei quantas vezes este incauto já atuou em jogos do Galo, mas tenho na memória que nunca deixou boas recordações. Quem não se lembra de certa partida com a Ponte Preta, anos atrás, que expulsou o Veloso no intervalo por ter reclamado dele – Héber – por suposta atitude racista com o zagueiro Álvaro do Galo? Caiu no esquecimento, mas nunca me esqueci do episódio.

Pois ontem, ele bem na frente do lance, pior ainda foram seus dois auxiliares – bandeira e aquele pateta atrás do gol – não validarem tento legitimo do Galo no primeiro tempo. As diversas imagens comprovam que a bola passou e muito da marca divisória, mas a “operação tarefa para salvar o São Paulo”, capitaneada pela TV que detém o mando na CBF e esta fiel cumpridora das ordens da primeira, parece ter agido. Coitados dos próximos adversários do tricolor paulista. Ontem vencemos, mas fomos duramente prejudicados. Além deste lance vergonhoso, que a TV oficial insiste em negar, vários outros tiveram critérios desiguais em sua conduta. Dizer o que? Alguém tentou justificar que no lance do gol tinha um corpo atrapalhando a visão. Não sei se seria do Chico Xavier, André Luiz, Bezerra de Menezes ou do Alan Kardec. Valha-me!

Prejudicaram o Galo. Ponto! Não é a primeira vez e tampouco será a última. Vem aí o árbitro eletrônico, que igual aos que ficam no gramado, privilegiará clubes paulistas e cariocas.

Blogueiro

View Comments

  • Boa noite! Não gosto de questionar posicionamento de nenhum AmiGalo, mas o Matheus Soares cheirou cola. Dizer que o pênalti sobre o Valdívia não existiu, ou ele precisa de óculos ou é uma maria delicada, dessas que vem aqui perturbar. Por falar em maria, semana passada recebi, aqui em Fortaleza, a visita da minha mãe. Veio do interior de Minas e já conhecia as principais praias... Aqui tem um Mini Zoológico bem legal. O Ecopoint. Lá tem muitos animais exóticos e achei que seria um bom local para mimar a minha mãezinha, com uma tarde diferente. Vimos muita coisa, mas o casalzinho de viados foi demais. Eles davam saltinhos delicados. Gostei mesmo foi quando o guia me falou os nomes: O macho bundudo e chifrudo é o Raí. Lembra qual time de bambis? E a fêmea toda esguia é a Maria. Com maiúscula, mas a delicadeza dela me lembrou de quem? Sei não!

  • Mais um bloqueio. Embora respeitador e dentro da ética, desconfio que não sou bem vindo aqui, vou acabar indo embora de vez!

    • Não diria bloqueio, caro AOSILVA. Convenhamos, acha mesmo adequado enviar piadinhas insultando ao time e à Torcida do Galo num espaço genuinamente Atleticano?
      Eu, Eduardo de Ávila, enquanto responsável pelo blog deixei isso bem claro. Hoje, você postou duas vezes, essa mereceu a presente resposta. Já a outra foi dormir "lá dentro." Diga-se, você enviou sabendo antecipadamente o destino da sua "gracinha". Que, se raciocinar direitinho (faltou bastante, releia) abre espaço para o Galo. Ou seja, se correr o Galo pega e se ficar o Galo come. A escolha é sua!!! Quer dizer, de quem decide, nem é o seu caso.

  • Prezados Colega Atleticanos, enfim o Galo consegue se distanciar com pouco mais de folga do risco da segundona. como havia dito anteriormente, iremos passo a passo em uma batalha para livrar do risco e a esperança esta na fraca qualidade dos adversários, embora reconheça uma melhora na equipe, a capacidade para superar adversários ainda é muito frágil e é com essa sina que iremos até o final do campeonato.
    Agora faltam dez pontos para aniquilar de vez o risco de queda.
    Se vier uma vitória na próxima rodada, em Recife, pode ser que tenha, realmente, algo consolidado para melhor no elenco. Mas, por enquanto, tenho lá minhas dúvidas e mantenho a torcida para que consigamos atingir a meta de livrar de vez do risco de rebaixamento. Enquanto isso não acontece, o resto é sonho. Saudações Atleticanas

  • Boa noite!
    Que mudança a do Galo!
    Felipe Santana foi gigante em campo, bem como Roger Bernardo e Adilson. O time todo teve muito comprometimento, embora o nosso ataque esteja precisando calibrar mais a pontaria e decidir melhor as jogadas.
    Impressionante como essa Globo é lixo! Impressionante o bairrismo! Não assisto mais essa emissora lixo há um bom tempo, com exceção dos jogos de futebol, que infelizmente ela monopoliza. Mas é difícil suportar seus narradores e péssimos comentaristas.

  • Este time ainda nao me convenceu. Sinceramente, precisamos de uma re-estruturação total! Comecar do 0 para atingir o topo de 2013 novamente. E podem me xingar, mas nada melhor para começar do zero do que uma temporada de segunda divisão, vide o Corinthians que caiu e depois foi campeão mundial.
    Neste sentido, não enxergo um eventual possível rebaixamento como o fim do mundo.

    • Boa noite Ávila e massa Atleticana,
      Caro Jorge e demais amigalos e amigalas dessa nossa blogosfera alvinegra, nem muito disso e nem muito daquilo.
      O galo está entrando no eixo, isto é fato, porém precisa de constância e regularidade.
      Jorge seguindo sua lógica, ano que vem teremos muito o que comemorar e mais troféus em nossa coleção, pois neste ano vivemos um rebaixamento moral dentro de campo, com o futebol sem raça, brio e brochante dos nossos jogadores.
      Com o novo presidente e as reformulações que serão realizadas fora de campo e dentro de campo, não tenho dúvidas que reencontraremos os caminhos de glórias e conquistas novamente!.
      #Aminafaloucomumsorrisonorosto

  • Caros,
    Grande vitória! Sempre q vence a maria paulista é excelente, muda o astral de todo mundo. Ainda é muito cedo prá falar sobre o trabalho do novo treinador. Isso aí ñ tem nada a ver com planejamento, aliás, é o antiplanejamento. Claro q a turma Soneca, q reverbera o antijornalista JC do Super, o bajulador de poderosos, é cega pros erro grosseiros do presidente Soneca, principalmente na formação do elenco e no marketing sobre estádio enquanto o time agonizava no Br. OO tá empolgado e o Galo historicamente funciona muito na base da empolgação. O q importa mesmo é a mudança de atitude do time, é a vitória, e ela veio. Não podemos baixar a guarda feito a turma soneca, apoiar e cobrar sempre. GALO SEMPRE!

  • Em tempo: sobre o gol mal anulado do Galo.
    O problema poderia ter sido evitado com uma solução muito simples: chip na bola!
    Tecnologia que estava por aí na época da maldita copa de 2014, mas que a CBLixo não manteve, alegando ser "muito cara".
    Ora, só no jogo da seleção contra o Chile no Allianz Parque foram arrecadados, se não me engano, 15 milhões. Só isso já dá e sobra para investir nessa tecnologia, mesmo que só na série A. E pensa na grana que eles iriam economizar por ano dispensando aqueles papagaios de pirata que ficam enfeitando o espaço atrás do gol todo jogo? Mas enfim, não é do interesse deles importar tecnologias que prejudiquem seus protegidos.

  • Só temos de PARABENIZAR o OO, mesmo elenco mais com outro futebol, linhas compactadas, jogadores comprometidos e o futebol aparecendo, para quem ainda acha que o problema foi a demissão do pseudo prof pardal RM, o problema sempre foi a sua contratação...Faltava algum treinador para comandar os caciques do GALO, alguém que imponha respeito aos jogadores e não o contrario. Recuperou o FS que era carta fora do baralho, RB pode ser uma boa opção no meio e Robinho que foi o melhor, voltou a jogar futebol...GALODOIDOVOLTANDO!!!!

  • Boa tarde, massa!

    Como é bom ver o Galo voltando a ganhar em casa, de um adversário difícil dadas as circumstâncias, e o melhor, jogando bem! No entanto, ainda tenho minhas reservas. Vejo muitos amiGalos falando em libertadores, mas acho que ainda é cedo para isso. Claro, reconheço que o time está dando uma segurança muito maior ao torcedor com o Oswaldo de Oliveira no comando, mas foram apenas três jogos! Talvez seja pelo fato deste time atual do Galo ter me iludido muito nesta temporada quamdo dava a impressão de se recuperar, que estou com essa desconfiança, proveniente do estresse pós traumático que foi o ano de 2017.

    Não creio que este será o caso. Mas ainda prefiro esperar o time engatar uma sequência de quatro ou cinco vitórias - coisa que o time ainda não fez no brasileiro, e é o necessário para afastarmos definitivamente o risco do rebaixamento. Aí sim, poderei sonhar tranquilo com a classificação, seja na pré linertadores ou direto na fase de grupos.

    No mais, tenho muita fé no trabalho do nosso treinador, e de que dias melhores virão na próxima temporada, com quem quer que seja nosso novo presidente.

    Saudações atleticanas!

Recent Posts

Comemorando liderança ainda que provisória

Sim, nos é lícito festejar – mesmo sabendo que ao final da rodada será diferente…

7 horas ago

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

1 dia ago

Pitacos Atleticanos e patacoadas dos outros

Nesse curtíssimo intervalo sem jogos, pós vitórias seguidas pelo Brasileiro e Libertadores – adicionadas ao…

2 dias ago

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o…

3 dias ago

Três sofridos pontos

Estão no dia a dia Atleticano, frases que se eternizam e misturam com a nossa…

4 dias ago

Nas três frentes hoje é dia de Libertadores

Time grande e favorito em todas as competições que participa, sequer tem tempo para comemorar…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!