Incrível a oscilação de humor entre os amiGalos dessa confraria Atleticana. No meio da semana, após empate com a lanterna Chapecoense e antes da partida do vice-líder, as redes sociais – incluindo meu whatsapp – entulharam de cacete no time e treinador. Duas horas depois, o Flamídia empatou e a coisa serenou.
Ontem, no sentido contrário, apesar da festa ao final do jogo do Galo, a vitória do time carioca motivou alguns a retomar a cobrança em cima dos jogadores, comissão técnica e diretoria pelos pontos atirados pelo ralo nos cinco empates e três derrotas até o momento. De nada valiam as 16 vitórias e os 53 pontos que asseguram a liderança – até certo ponto – folgada na competição. “Aquele gol que ocasionou o empate”, “as duas penalidades contra a Chapecoense”, enfim uma série de cobranças enviadas ao blogüeiro.
Pessoal, somos líderes, estamos 11 pontos à frente do segundo colocado. Ah! Mas eles têm dois jogos a menos. Se vencessem ambos, o que acho improvável, ainda somaríamos cinco a mais que aquela gente. Vamos com calma, ainda faltam 14 partidas, sendo oito delas aqui na nossa casa e com o apoio do Atleticano. Nas outras seis, com todo respeito ao Atlético-GO, Flamídia, Bahia, Paranaense, Palmeiras e Grêmio, temos condições e perspectivas de vitórias e empates.
Prefiro olhar para frente a me preocupar com quem está lá atrás. Se mantiver o índice de aproveitamento geral (74%) ou mesmo de mandante (85%) e visitante (64%) seria suficiente. No segundo turno, nossos traumas de 2012 e 2020 em seis partidas vencemos quatro e empatamos duas vezes – (78%), vale dizer, chegaríamos a 86 ou 87 pontos. Caso haja uma queda de produção, o que acho improvável, arrisco aproveitamento igual aos jogos fora para o resto do campeonato, vale dizer 64% (muito pessimista) faríamos mais 26 ou 27 pontos, totalizando 79 a 80 no final da competição. Não vai ser a entregada de paçoca do Fracaleza, conforme disse ontem o baianeiro Cabrito, que vai me desanimar na busca do título.
Por falar no time cearense, foi muito estranha a partida de ontem, tomar três gols em seis minutos, depois de no início do segundo tempo seu centroavante deixar de assinalar um gol feito. Dá até para ficar desconfiado. Na mesma semana que Chapecoense jogou com o Galo uma partida diferente de todas as suas anteriores no Brasileirão e seu próprio diretor admitir a possibilidade de mala branca, presenciar fatos dessa ordem é no mínimo intrigante. O próprio Ceará, ontem no Mineirão, a exemplo do time catarinense estava – como se diz na gíria do futebol – mordendo a bola em busca de tirar pontos do Galo. Fosse na outra direção, a imprensa paulista e carioca, seguramente já estaria pilhando e STJD e a própria Justiça Comum averiguando e buscando indícios. Porém…!
Sem poder tomar conhecimento desse mundo podre que nos rodeia, o Galo entrou em campo buscando a vitória. O adversário, segurando como podia, até que num passe extraordinário de Jair, nosso super herói reconquistou a confiança do bipolar Atleticano. Depois, numa penalidade no mesmo Jair, coube novamente ao Hulk ampliar. E os cearenses, que tem um time formado pro Vina e mais dez. Esse jogador foi dispensado do Galo num momento de elenco fraco tecnicamente, mas lá corre o campo barbaridades e se destaca num elenco bem inferior aos demais que lutam pelo título.
O Ceará, como disse, vendeu caro a derrota. Estava três a zero, quando acharam um gol num lance duvidoso de impedimento – até foi assinalado pelo bandeira – que contou com o vacilo do nosso sistema defensivo. Nathan Silva, depois da falha com o Palmeiras, parece ter perdido o ímpeto que lhe reservava vaga como revelação do Brasileiro. Ao que vi, destacaram no Galo o Éverson com três defesas monumentais – na primeira a sequencia do lance originou nosso primeiro gol -, Allan e Zaracho. Mais até que Jair (amarelado de novo), que foi coautor dos dois primeiros assinalados por Hulk e Diego Costa – que fechou o placar – numa jogada maravilhosa do Nacho.
Por fim, para não alongar, sigo desconfiado com a CBF/TV, pelo que já disse acima sobre a mala branca e os sopradores de apito que mandam para os jogos do Galo. Esse moço de ontem, não posso dizer que agiu de má fé, mas – convenhamos – muito fraquinho. Pode ser uma escolha providencial pra quem conhece e desconfia da CBF. Não é árbitro para media jogo de líder. O rapaz do VAR, que não me trás boas lembranças, demorou muito nas vezes que foi acionado. Retardar jogo interessava no caso aos cearenses. Já o bandeira dois, que corria do lado contrário às cabines de rádio, sei não… Faltas e laterais invertidos me sugere duvidar e colocar as barbas de molho com essa arbitragem cruel e sacana com o Galo.
Sobre o time, que mostrou poder de reação depois do empate em Santa Catarina e eliminação da Libertadores, a única situação que ainda me tira o resto de cabelos que carrego na cabeça, são aquelas saídas de bola e toques na defesa. O dia que perderem uma bola e o lance for fatal, podem estar certos, será imperdoável para o Atleticano. Outra coisa, caro Dylan Borrero, não se perde um gol como aquele açucarado que o Hulk te colocou na frente do goleiro. Imagina se tivesse sido o próprio Hulk, Diego Costa, Keno, Savarino ou Nacho, aqueles que criticam esses jogadores, hoje estariam com o cardápio pronto para afirmar que “eu avisei”.
No mais, caríssimas e caros amiGalos, bola pra frente e já estou pensando no Santos. Com ingresso comprado. Pra cima deles, Gaaalooo!
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
O que a torcida agora e sempre tem de fazer é extirpar, se libertar dos traumas passados, pois não trazem benefício algum. Pelo contrário, esta fixação aos traumas passados só atrapalham e estragam os bons trabalhos atuais, trazendo uma carga muito negativa. Aquilo que passou, já é passado. Os cenários eram outros, outras eram as situações! Parece até que, de forma inconsciente, querem que algo dê errado para continuar neste comportamento viciado!! Com este comportamento viciado, os primeiros a boicotar e travar o time são os próprios torcedores.
É hora desta torcida se libertar, cortar, romper e jogar fora este passado ruim que nada de bom trás! Temos que focar é no hoje, no agora ... Não deixar que isto contamine o atual belo trabalho dentro e fora de campo, a fase frutífera excelente pela qual o clube passa.
Uma fase harmoniosa equilibrada e vencedora que hoje o CAM vive!! É nisto que se deve focar e dar total apoio!!
Novos e Bons Tempos, Vida Nova!!!
Saudações Atleticanas.
Isso mesmo, RCS!!
Muito bem colocado seu comentário. Chega de remoer um passado que não trás boas energias. Foco em 2021, 2022, 2023....
RCS concordo 100% com seu comentário!! A torcida tem que está unida nesse momento tão importante!
A chave virou o Brasileiro 2021 vai ser nosso, vamos apoiar! Eduardo puxe essa campanha todos unidos pelo Galo!!
Só me preocupa no time do Galo as modificações malucas realizadas pelo treinador nos finais dos jogos em que o time está pressionado pelo placar. Quando o tempo atinge 35/45 minutos, o Cuca descaracteriza o time, trocando volante, zagueiro e lateral por atacantes, com o pensamento mágico de que um deles vai resolver o jogo. Ledo engano. Só faz jogar no lixo o tempo que resta. A substituir, faça-o dentro da lógica de jogo, na mesma função. Garanto que as chances de virada aumentam.
Galo da velha guarda.
Caro Guru e amiGalos.Como vc foi cirurgico no seus comentários e ainda de leve deu umas alfinetadas em certos amigalos.Cornetar,discutir,palpitar é um sagrado direito de nós probre mortais,mas sermos injustos é outra coisa.Sou da velha guarda,gostava do bar 28,esperava a charanga passar,e depois de abastecer bem do velho e saboroso liquido,me acomodava abaixo da charanga do Vitor Bastos e não admitia que vaiasse os jogadores do meu querido GALO.Quem sofreu,e como sofri com tantos pernas de pau no Galo e tantos chinelinhos e sangue sugas.
Hoje vejo um time totalmente comprometido com a camisa do Galo,soam e dão sangue.Jogar bem ou mal faz parte do esporte.Esse time tem vontade de ganhar coisa que não vi em outros times do Galo.Mas, Guru,estou tendo a mesma sensação que vc, a respeito da gana que certos times estão jogando contra o galo,ontem os caras pareciam que estavam disputavam uma final,mordendo,xingando o soprador de apito,e depois que estavam dois a zero,que os caras se arrefeceram. Em contra partida com outros adversários a passividade,eram de um convento de caridade.Nós somos mineiros e mineiro é bem desconfiado,e eu estou e sempre vou ficar desconfiar daquela madrasta do eixo.
Por último,por que ficar preocupado com o flamerda,acho que eles que devem ficar preocupado conosco,tem três jogos que eles não nos ganham.Vamos torcida mais chata e mais apaixonada do Brasil.Vamos confiar e apoiar,tenho certeza que esse campeonato é nosso,assim seja,amém.
AQUI É GALOOOO!!!!!
Alguns torcedores, não reconhecem a campanha impecável de Cuca, Hulck, Zaracho, Nathan Silva, Jair, Everson, Allan, Junior Alonso, Mariano, Diego Costa, etc., não reconhecem a liderança impecável, os mais de 20 jogos de invencibilidade do Galo em três torneios muito difíceis (Copa Brasil, Libertadores e Brasileirão). Estes torcedores, ao findar o ano descobrirão que não aproveitaram, não curtiram uma das melhores fases do Galo em todos os tempos. Descobrirão que passaram todo a ano ocupados em apenas cornetar injustamente um dos melhores treinadores que já passaram no clube, em questões de títulos nacionais ou internacionais, no mesmo nível de importância do Tele Santana e Levir Culpi. Estes torcedores, por incrível que pareça, ultimamente se oculparam em atacar até o Nacho, o Hulck, o Nathan Silva e o Zaracho. Cruzes!. Que infelicidade em não aproveitar os bons momentos da vida como torcedor do Galo. Se o Atlético não for campeão pelo menos do brasileirão (o que não acredito), não importa. A exemplo dos anos oitenta, em que o time do Galo fazia campanhas semelhantes, o time teve a concorrência do Flamengo que além de ter equipes excelentes como o Galo, sempre teve supremacia por causa da ajuda financeira das elites do país. Mesmo sem os títulos, como se esquecer da magia do Rei, do Eder, do Marcelo, do Cerezo, do Luizinho, do Nelinho, do Paulo Izidoro, etc. Dos momentos de alegria com estes gênios e cracks? Vamos ser felizes Gente! Vamos aproveitar nosso bom momento, curtir e fazer uma corrente sólida pelo título. Por que tentar não aproveitar, desmotivando o que está ótimo?
Galo da velha guarda.
Caro Guru e amiGalos.Como vc foi cirurgico no seus comentários e ainda de leve deu umas alfinetadas em certos amigalos.Cornetar,discutir,palpitar é um sagrado direito de nós probre mortais,mas sermos injustos é outra coisa.Sou da velha guarda,gostava do bar 28,esperava a charanga passar,e depois de abastecer bem do velho e saboroso liquido,me acomodava abaixo da charanga do Vitor Bastos e não admitia que vaiasse os jogadores do meu querido GALO.Quem sofreu,e como sofri com tantos pernas de pau no Galo e tantos chinelinhos e sangue sugas.
Hoje vejo um time totalmente comprometido com a camisa do Galo,soam e dão sangue.Jogar bem ou mal faz parte do esporte.Esse time tem vontade de ganhar coisa que não vi em outros de time do Galo.Mas, Guru,estou tendo a mesma sensação que vc, a respeito da gana que certos times estão jogando contra o galo,ontem os caras pareciam que estavam disputavam uma final,mordendo,xingando o soprador de apito,e depois que estavam dois a zero,que os caras se arrefeceram. Em contra partida com outros adversários a passividade,eram de um convento de caridade.Nós somos mineiros e mineiro é bem desconfiado,e eu estou e sempre vou ficar desconfiar daquela madrasta do eixo.
Por último,por que ficar preocupado com o flamerda,acho que eles que devem ficar preocupado conosco,tem três jogos que eles não nos ganham.Vamos torcida mais chata e mais apaixonada do Brasil.Vamos confiar e apoiar,tenho certeza que esse campeonato é nosso,assim seja,amém.
AQUI É GALOOOO!!!!!
Nas antigas a gente torcia pro time vencer ou vencer .
Hoje em dia a torcida é para as estatísticas .
Crendeuspai !!!
Bom dia Avila. Bom dia a todos. Sugestão aos Menins: mala branca para o Juventude e Fluminense. Paridade de armas. Simples assim. Um ataque com Savarino/ Ademir, Hulck/Diego Costa, Keno/ Vargas, Nascho/Zaracho, realmente temos boas perspectivas. Agora o técnico precisa só escalar os melhores e não atrapalhar. Esse ano o Brasileiro será nosso, faltam 08 vitórias. AGORA PARA O ANO QUE VEM, a barca tem de zarpar: Guga, Hioram, Borreiro, Natan. E se o Keno é Vargas não voltarem a jogar Boa, que sumam do Galo( ganham muito e entregam pouco. A renovação do Rever por quatro milhões e setecentos por ano, para mim só tem uma justificativa: gratidão pelo silêncio dos bastidores daquele 6×1. E para quem se incomoda com os cornetas, a solução é simples: nao leiam suas postagens. Eu me divirto com a pluralidade de pensamentos. O Lugalo/ Thiago Lucio representam bem a parte da torcida que apoiam incondicionalmente o Galo. São os descendentes do Sempre. Eu, não apoio nada incondicionalmente. O que incomoda é a tentativa de colocar canga na torcida. Viva os cornetas! VIVA OS AUTENTICOS! Todos somos galo porra!!
BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
TODO JOGO É UMA FINAL E ASSIM DEVE SER JOGADO.
MUITO ESTRANHO ONTEM O TIME DA CBF/GLOBOLIXO , FAZER 3 GOLS EM 6 MINUTOS.
RESSABIADOS QUE SOMOS DESCONFIAMOS DE TUDO QUE ENVOLVE ESSA MÁFIA DO EIXO . ESSA GENTE É CAPAZ DE TUDO.
DIEGO COSTA É ÓTIMO CENTRO AVANTE E PRECISA ENTRAR EM FORMA RAPIDAMENTE , COM A PALAVRA O DEPARTAMENTO FÍSICO DO GALO.
NACHO FERNANDES É O MAESTRO DESSE TIME E MAIS UMA VEZ DEMONSTROU ISSO ONTEM AO FAZER UMA JOGADA ESPETACULAR PARA A CONCLUSÃO DE DIEGO COSTA.
HULK , ONTEM , NÃO PRENDEU TANTO A BOLA E VOLTOU A SUBIR DE PRODUÇÃO.
CUCA PRECISA ENCAIXAR ESSE ATAQUE COM HULK , DIEGO COSTA E KENO (OU SAVARINO) , SENDO MUNICIADOS POR NACHO.
MUITOS CRAQUES TEMOS , AGORA FICA A CARGO DE CUCA , FAZER POR ONDE EXTRAIR O MELHOR DESSES JOGADORES DIFERENCIADOS , DANDO ENTROSAMENTO E OBJETIVIDADE A ESSE TIME.
AINDA ACHO QUE DIANTE DOS JOGADORES QUE TEMOS , O RENDIMENTO DESSE TIME PODE MELHORAR MUITO NESSA BUSCA DESSE IMPORTANTE TÍTULO.
E NÃO PODEMOS ESQUECER DA COPA DO BRASIL.
QUEREMOS ESSES DOIS TÍTULOS.
Isso mesmo parceiro. Copa do brasil é importante tb. Além do dinheiro em caixa, e a oportunidade de ganharmos em cima do flamerda e calar a boca. Mas p isso precisamos de mais raça e foco. Tô achando o time meio desacreditado, apesar da vitória importante.
Bom dia a todos! Depois comentarei o jogão em si. Passando só pra concordar com o Eduardo: estou muito otimista com o Galo, acho que dificilmente dessa vez perderemos o título. Como disse um amigo meu, "aquele empate do flamídia e a vitória do Mequinha sobre o Palmeiras" foram a como a defesa do Victor contra o Tijuana em 2013: um sinal de que o Galo será campeão brasileiro e assim creio! Sobre incentivos e malas, Eduardo: a branca, apesar de antiética, não é ilegal e existe há décadas, viu? Ou seja, se algum time quis pagar a Chape para derrotar o Galo, é legítimo e embora também eu tenha achado muito esquisito um lanterna jogar daquele jeito, o problema foi o Galo não ter jogado igual, a não ser depois que tomou a virada. Aí ficou difícil.... A mala preta sim é ilegal e infelizmente também existe, acho que passou ontem lá pelos lados do Castelão....
Amigalo Rodrigo meu comentario não é plagio do seu, pensamos e (desconfiamos) da mesma maneira , tem algo podre aí , cheirinho muito desagradavel
Onde está o irmão caçula da Pocahontas , Savarino? Abduzido? Este borrero, com boa vontade ,pro segundo tempo, faltando dez minutos com o jogo ganho. nathan e hioran, nunca devem entrar , imobilizados no banco. A mala branca ,não constitue crime, moralmente indefensável, eticamente condenável , agride o fairplay. O suborno , sim, é crime. Aquele jogo contra chape, sei não , sangue nos olhos de quem tem 11 pontos , pareciam dopados pelo dopping financeiro. Muito estranho , se aconteceu, um dia vaza j