Por Roberto Caldeira
Na crônica da semana passada, falamos da Massa do Galo como a única salvação do Clube Atlético Mineiro. Infelizmente, alguns não captaram a mensagem e preferiram atacar o texto, menosprezaram o maior patrimônio do Galo dizendo que estavam cansados desse clichê de jogar a responsabilidade pra torcida, de apelar para nossa paixão. Alguns, lamentavelmente, acham inclusive que a solução seria boicotar o Clube.
Não me fiz entender ou essas pessoas não estavam com a mente aberta para a questão. Mas pouco importa quem está certo nessa história, pois todos nós devemos mesmo é ficar preocupados com o que estamos vendo acontecer nessa gestão de araque, desse vexaminoso Galo 2018.
Como havia previsto antes do jogo, nem o desgosto e tampouco a péssima partida de quarta-feira contra o Paraná foram suficientes para desanimar a Massa. O time contou com o apoio de 17.313 torcedores, num sábado à noite.
Teve gente que ao reclamar da crônica de sexta-feira que teve coragem de nos comparar ao torcedor modinha do freguesão. O tímido povo que conseguiu a proeza de colocar 2.421 nesta última quarta-feira também contra um time baiano. Nunca serão!
E lá estava a Massa Atleticana, nosso maior patrimônio e orgulho, que não se deixa esmorecer e apoia o Galo seja na alegria ou na tristeza. Quem ama cuida! Não importa se estamos insatisfeitos com o time que estava numa tiriça de dar raiva.
Porque na hora do jogo, a gente esquece até o que o Sete Tâmaras está fazendo com o Galo. Quando está valendo vaga na Libertadores, vale a nossa vida! Vale pra gente poder sonhar com um 2019 melhor! Ou alguém quer o Galo pior ano que vem?
Devemos saber reconhecer os momentos de abraçar e de criticar. Muitos torcedores precisam entender que na vida essas coisas podem andar juntas. Apoiar e abraçar o Galo nas partidas pra ajudar o time a vencer.
Mas vencendo ou perdendo, enquanto for preciso, criticar e exigir que a Diretoria seja profissional e cuide bem do Galo. O mesmo torcedor que reclama de uma jogada, vai ovacionar o nome do jogador quando ele der a vida em campo. É difícil entender isso ou será que precisa desenhar? Até o Elias entendeu…
Passada a euforia das duas últimas excelentes vitórias em que o Cazares resolveu brilhar! Abre aspas: “Acorda pra vida, garoto! Você é craque! Se acabar com essa preguiça, ninguém te segura!”
Mesmo dando um excelente passo pra garantir a vaga na Pré-Libertadores, que nunca quis nos abandonar, precisamos voltar à realidade e colocar os pés nos chãos! Além de termos um time e elenco bem limitados, a tal da austeridade que tanto defenderam é motivo pra parar tudo e exigir explicações e chamar a polícia.
Conforme informações divulgadas do orçamento 2019, que será colocado em votação no Conselho, no dia 27, ficamos assustados com o absurdo aumento de 134% nos custos administrativos, que passaram de 11,74 milhões para 27,49 milhões.
Precisando economizar pra conseguir pagar dívidas e juros, que dizem estar inviabilizando o futebol, pensam até em vender o ativo mais valioso e lucrativo do Clube, o Diamond Mall, mas vem sugerir mais do que dobrar os custos administrativos, aumentando em 15 milhões? Isso é quase o valor que estão sugerindo para investir em novas contratações, 20M.
Ao invés de cortar custos da máquina e economizar pra poder investir no futebol, o carro chefe do Clube, que pode trazer retorno técnico e financeiro, estão fazendo exatamente o contrário. E depois tem a cara de pau de dizer que o Clube precisa fazer austeridade e vender o Diamond? Será que alguém ainda cai nessa conversinha ou vão continuar passando pano?
Por isso, reafirmo o que disse na semana passada: a única salvação do Clube Atlético Mineiro é a Massa do Galo! Seja no campo, apoiando e empurrando o time pra vencer, e mais ainda fora dele, cobrando e exigindo mudanças drásticas no Galo.
Já passou da hora de mudar esse Estatuto retrógrado que só serve pra manter a Oligarquia no poder. O futebol atual não é mais um lugar para Clube Sociais Amadores. A Massa quer e precisa ser representada! A Massa exige profissionalismo e transparência no Galo! Chega de conformismo! Revolução Alvinegra, já!
Faltando sete dias para a grande decisão e mais quatro jogos pelo campeonato nacional, hoje…
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
View Comments
Meu caro Roberto!
Não sei se felizmente ou não, sou passional, se ganha estou feliz se perde fico puto...e é assim minha sina...Uma vez até morrer!!!!
Gostei do texto, parabéns!!!
Meu caríssimo ÁVILA, não nos abandone!
Abraço a todos os Atleticanos.
Eduardo, vc não pode deixar esse blog esse espaço é muito importante para nós atleticanos, pois debatemos tudo a respeito do galo e aqui sem vc vai perder um pouco de indentidade esse blog mesmo não sendo seu é a sua cara. Eu me acostumei tanto a acordar e antes de fazer qualquer coisa a ler as suas postagens para depois levantar e fazer as tarefas do dia a dia e foi muito bom quando pude te conhecer pessoalmente. Nem Jesus conseguiu agradar a todos imagina você um mero mortal
Prezado Eduardo o que de melhor temos é a saúde. Temos que nos cuidar, sim.
Lamento também esses ataques a vc, colegas e ao nosso Time do Coração. O Atlético é grande. Espero que reflita bem antes de nos deixar.
Oi Eduardo, Caldeira e Amigos, boa tarde!
A Torcida do Galo É e SERÁ o seu maior patrimônio. Já debatemos e chegamos a conclusão que o Galo não merece a Torcida que tem. Mas bola pra frente.
Eduardo, quanto ao "Canto do Galo", para mim, aqui é o melhor ponto de encontro de todo Atleticano. É um espaço democrático e acima de tudo, permite ao Torcedor expressar todo o seu sentimento, seja nas vitórias, nas derrotas e nas constantes lambanças patrocinadas pela turma que pinta o "Sette".
Aqui, me sinto importante e até meio imbecil, achando que o meu comentário um dia será lido por algum membro da diretoria e que nossas lamentações e sugestões sejam acatadas.
Torço muito pela sua saúde, você não pode parar. A Massa precisa de você.
Um forte abraço,
Honestamente, vou sentir sua falta blogueiro, apesar de, praticamente, sobretudo nos últimos tempos, me mandar sistematicamente morar na lixeira.
Sei que é nosso leitor assíduo. Agora sem o uso de AOS e/ou João da Massa, também identifico seu novo nick. Aprovo consciente do que estou fazendo, até porque a linha desta terceira opção é mais tolerável que as duas anteriores. Se optar pelo sossego, saiba que nenhum dos seus personagens terá influenciado e/ou qualquer responsabilidade sobre a decisão.
Boa tarde!! O texto como reconhece o autor...é mais do mesmo da semana passada...Ja dissemos (eu e mais alguns) toda torcida é apaixonada....todo torcedor de qq time..troca de esposa..de namorada...mas não torca de time. Então,..bla..bla..bla..pra encher espaço.
Um detalhe....Será que é o que estou pensando: A colega Lucy...sempre faz alguns textos coerentes..mas longos...e outro dia o nobre blogueiro rasgou elogios aos mesmos. Agora ela colocou o sobrenome... Repito..Será que é o que estou pensando??
Será que esse Antônio Carlos da Mata eh o que estou pensando?
Muito estranho seus comentários!
Ainda mais menosprezando a única coisa que nos diferencia da grande maioria dos times!
Nossa torcida!
Se você não sabe o que eh isso, acho que você não faz parte dele! Meljor caçar sua turma lá no Barro Preto!
Prezado Antônio,
Foi uma brincadeira. O Eduardo é um QUERIDO e eu o adoro. Queria saber se ele estava atento, parece que não.
Quanto a sua observação sobre os textos longos, agradeço e tentarei ser mais sucinta.
Nao seja sucinta, cara Lucy, tens conteúdo de qualidade, compartilhe sempre! SAN
Ola..Verdade...ele não percebeu..mas valeu! Achei bacana e estava tentando amenizar tb hj..pq ele parece que não estava muito legal. Tipo demonstrando cansaço com isso tudo aqui.
Mas vamos lá...Eduardo. Isso aqui sem vc vai perder muito! Abraços
Não entendi.
Ah...será que ela é sua parente ou foi so uma brincadeirinha dela. Ai pegou um pouco mal o elogio de sua parte. Mas reconheço...são bons textos o dela. Abs
SAÚDE ; CARO EDUARDO DE ÁVILA .
Lanço aqui uma Campanha:
FICA EDUARDO. SUA COLUNA É IMPRESCINDÍVEL PARA O TORCEDOR DO C.A.M.
FICA EDUARDO.
ObriGalo, não estou saindo. Só preciso de um tempo pra avaliar sobre, ficar ou não. Tem sido sacrificante e não tenho idade (39 AC - Antes dos Cem) pra corresponder tanta expectativa. Se o time, treinador e diretoria falham, a culpa não deveria ser cobrada do blogüeiro. rsss
Saiba que, depois de refletir e ouvir meus companheiros daqui (colaboradores e leitores), optar por qualquer dos caminhos tenho segurança que este espaço continuará sendo dos Atleticanos.
Fica Eduardo.
Acredito que escrever para o blog é uma atividade que te faz bem.
Muito mesmo. Se não fosse assim, já teria me mandado.
Caro Gibson Stuart.
No Campo o principal problema do GALO é o PÉSSIMO ELIAS ; ELE AFUNDA O TIME. PRESTE ATENÇÃO.
Paulo Roberto,Galo Roberto e outros: Futebol é esporte coletivo! Um só jogador que esteja mal não atrapalha o time inteiro se os outros 10 desempenharem bem o seu papel. É injusto e desinteligente jogar todos os problemas no colo do Elias! Não é ele que faz pênalti ou entrega a paçoca toda hora como Maidana, Adilson e Fábio Santos. Não é ele que não sabe dominar uma bola e há mais de mês não faz um golzinho sequer como o Ruincardo Oliveira! Ele é apenas um meia-atacante, que vinha sendo escalado erradamente há dois anos como volante. É lógico que faltou empenho e futebol dele sim, mas nos últimos jogos ele tem feito gols e jogado com disposição. Qualquer opinião diferente disso demonstra implicância pessoal e falta de visão futebolística!
Ah, ta Gibson! Você então é que tá certo? Vai te catar!
Esqueçamos um pouco a massa do Galo , o apoio incondicional , esta arenga toda e procuremos focar no que a torcida está vivendo atualmente: a mísera vaga no G6, para libertadores.
É o que nos restou, a torcida sabe que um time como o Galo não pode ficar jamais fora desta competição , que nepomuceno e este 7 tentam nos excluir. Finalmente temos um treinador , precisamos mais do que nunca desta vaga , o generico paraguaiense , sem identidade, no cangote. Amanhã, 20 hs vencer ou vencer , não se iludam , amigos atleticanos , com a conversa que eles não estão disputando nada , a vida deles, o objetivo deles é jogar contra o Galo , todos eles. Entregam a rapadura para as marias e contra nós é como final de uma copa do mundo. Vai Galo , vai Levir , confiamos em voce
O Galo deveria ser corajoso e se preparar para se transformar numa S.A. A meu ver, essa será a única saída. Gestão profissional plena só se dará quando o clube se tornar uma empresa. A massa continuará apoiando como sempre e os torcedores poderão possuir ações do clube, tornando-se donos de fato e de direito do clube. Uma má gestão, por exemplo, poderá ser objeto de afastamento dos dirigentes. Ou seja, ações de boa governança é que impulsionarão o dia a dia do clube-empresa. E nada de alienar patrimônio. Saudações alvinegras!!