Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Massa do Galo: A única salvação do Clube Atlético Mineiro – parte 2

Foto: Pedro Souza/ Atlético

Por Roberto Caldeira

Na crônica da semana passada, falamos da Massa do Galo como a única salvação do Clube Atlético Mineiro. Infelizmente, alguns não captaram a mensagem e preferiram atacar o texto, menosprezaram o maior patrimônio do Galo dizendo que estavam cansados desse clichê de jogar a responsabilidade pra torcida, de apelar para nossa paixão. Alguns, lamentavelmente, acham inclusive que a solução seria boicotar o Clube.

Não me fiz entender ou essas pessoas não estavam com a mente aberta para a questão. Mas pouco importa quem está certo nessa história, pois todos nós devemos mesmo é ficar preocupados com o que estamos vendo acontecer nessa gestão de araque, desse vexaminoso Galo 2018.

Como havia previsto antes do jogo, nem o desgosto e tampouco a péssima partida de quarta-feira contra o Paraná foram suficientes para desanimar a Massa. O time contou com o apoio de 17.313 torcedores, num sábado à noite.

Teve gente que ao reclamar da crônica de sexta-feira que teve coragem de nos comparar ao torcedor modinha do freguesão. O tímido povo que conseguiu a proeza de colocar 2.421 nesta última quarta-feira também contra um time baiano. Nunca serão!

E lá estava a Massa Atleticana, nosso maior patrimônio e orgulho, que não se deixa esmorecer e apoia o Galo seja na alegria ou na tristeza. Quem ama cuida! Não importa se estamos insatisfeitos com o time que estava numa tiriça de dar raiva.

Porque na hora do jogo, a gente esquece até o que o Sete Tâmaras está fazendo com o Galo. Quando está valendo vaga na Libertadores, vale a nossa vida! Vale pra gente poder sonhar com um 2019 melhor! Ou alguém quer o Galo pior ano que vem?

Foto: Bruno Cantini/ Atlético

Devemos saber reconhecer os momentos de abraçar e de criticar. Muitos torcedores precisam entender que na vida essas coisas podem andar juntas. Apoiar e abraçar o Galo nas partidas pra ajudar o time a vencer.

Mas vencendo ou perdendo, enquanto for preciso, criticar e exigir que a Diretoria seja profissional e cuide bem do Galo. O mesmo torcedor que reclama de uma jogada, vai ovacionar o nome do jogador quando ele der a vida em campo. É difícil entender isso ou será que precisa desenhar? Até o Elias entendeu…

Passada a euforia das duas últimas excelentes vitórias em que o Cazares resolveu brilhar! Abre aspas: “Acorda pra vida, garoto! Você é craque! Se acabar com essa preguiça, ninguém te segura!”

 Mesmo dando um excelente passo pra garantir a vaga na Pré-Libertadores, que nunca quis nos abandonar, precisamos voltar à realidade e colocar os pés nos chãos! Além de termos um time e elenco bem limitados, a tal da austeridade que tanto defenderam é motivo pra parar tudo e exigir explicações e chamar a polícia.

Conforme informações divulgadas do orçamento 2019, que será colocado em votação no Conselho, no dia 27, ficamos assustados com o absurdo aumento de 134% nos custos administrativos, que passaram de 11,74 milhões para 27,49 milhões.

Precisando economizar pra conseguir pagar dívidas e juros, que dizem estar inviabilizando o futebol, pensam até em vender o ativo mais valioso e lucrativo do Clube, o Diamond Mall, mas vem sugerir mais do que dobrar os custos administrativos, aumentando em 15 milhões? Isso é quase o valor que estão sugerindo para investir em novas contratações, 20M.

Ao invés de cortar custos da máquina e economizar pra poder investir no futebol, o carro chefe do Clube, que pode trazer retorno técnico e financeiro, estão fazendo exatamente o contrário. E depois tem a cara de pau de dizer que o Clube precisa fazer austeridade e vender o Diamond? Será que alguém ainda cai nessa conversinha ou vão continuar passando pano?

Por isso, reafirmo o que disse na semana passada: a única salvação do Clube Atlético Mineiro é a Massa do Galo! Seja no campo, apoiando e empurrando o time pra vencer, e mais ainda fora dele, cobrando e exigindo mudanças drásticas no Galo.

Já passou da hora de mudar esse Estatuto retrógrado que só serve pra manter a Oligarquia no poder. O futebol atual não é mais um lugar para Clube Sociais Amadores. A Massa quer e precisa ser representada! A Massa exige profissionalismo e transparência no Galo! Chega de conformismo! Revolução Alvinegra, já!

49 thoughts to “Massa do Galo: A única salvação do Clube Atlético Mineiro – parte 2”

  1. Meu caro Roberto!

    Não sei se felizmente ou não, sou passional, se ganha estou feliz se perde fico puto…e é assim minha sina…Uma vez até morrer!!!!
    Gostei do texto, parabéns!!!
    Meu caríssimo ÁVILA, não nos abandone!
    Abraço a todos os Atleticanos.

  2. Eduardo, vc não pode deixar esse blog esse espaço é muito importante para nós atleticanos, pois debatemos tudo a respeito do galo e aqui sem vc vai perder um pouco de indentidade esse blog mesmo não sendo seu é a sua cara. Eu me acostumei tanto a acordar e antes de fazer qualquer coisa a ler as suas postagens para depois levantar e fazer as tarefas do dia a dia e foi muito bom quando pude te conhecer pessoalmente. Nem Jesus conseguiu agradar a todos imagina você um mero mortal

  3. Prezado Eduardo o que de melhor temos é a saúde. Temos que nos cuidar, sim.
    Lamento também esses ataques a vc, colegas e ao nosso Time do Coração. O Atlético é grande. Espero que reflita bem antes de nos deixar.

  4. Oi Eduardo, Caldeira e Amigos, boa tarde!
    A Torcida do Galo É e SERÁ o seu maior patrimônio. Já debatemos e chegamos a conclusão que o Galo não merece a Torcida que tem. Mas bola pra frente.
    Eduardo, quanto ao “Canto do Galo”, para mim, aqui é o melhor ponto de encontro de todo Atleticano. É um espaço democrático e acima de tudo, permite ao Torcedor expressar todo o seu sentimento, seja nas vitórias, nas derrotas e nas constantes lambanças patrocinadas pela turma que pinta o “Sette”.
    Aqui, me sinto importante e até meio imbecil, achando que o meu comentário um dia será lido por algum membro da diretoria e que nossas lamentações e sugestões sejam acatadas.
    Torço muito pela sua saúde, você não pode parar. A Massa precisa de você.
    Um forte abraço,

    1. Sei que é nosso leitor assíduo. Agora sem o uso de AOS e/ou João da Massa, também identifico seu novo nick. Aprovo consciente do que estou fazendo, até porque a linha desta terceira opção é mais tolerável que as duas anteriores. Se optar pelo sossego, saiba que nenhum dos seus personagens terá influenciado e/ou qualquer responsabilidade sobre a decisão.

  5. Boa tarde!! O texto como reconhece o autor…é mais do mesmo da semana passada…Ja dissemos (eu e mais alguns) toda torcida é apaixonada….todo torcedor de qq time..troca de esposa..de namorada…mas não torca de time. Então,..bla..bla..bla..pra encher espaço.
    Um detalhe….Será que é o que estou pensando: A colega Lucy…sempre faz alguns textos coerentes..mas longos…e outro dia o nobre blogueiro rasgou elogios aos mesmos. Agora ela colocou o sobrenome… Repito..Será que é o que estou pensando??

      1. Ah…será que ela é sua parente ou foi so uma brincadeirinha dela. Ai pegou um pouco mal o elogio de sua parte. Mas reconheço…são bons textos o dela. Abs

    1. Prezado Antônio,
      Foi uma brincadeira. O Eduardo é um QUERIDO e eu o adoro. Queria saber se ele estava atento, parece que não.
      Quanto a sua observação sobre os textos longos, agradeço e tentarei ser mais sucinta.

      1. Ola..Verdade…ele não percebeu..mas valeu! Achei bacana e estava tentando amenizar tb hj..pq ele parece que não estava muito legal. Tipo demonstrando cansaço com isso tudo aqui.
        Mas vamos lá…Eduardo. Isso aqui sem vc vai perder muito! Abraços

    2. Será que esse Antônio Carlos da Mata eh o que estou pensando?

      Muito estranho seus comentários!

      Ainda mais menosprezando a única coisa que nos diferencia da grande maioria dos times!

      Nossa torcida!

      Se você não sabe o que eh isso, acho que você não faz parte dele! Meljor caçar sua turma lá no Barro Preto!

  6. SAÚDE ; CARO EDUARDO DE ÁVILA .
    Lanço aqui uma Campanha:
    FICA EDUARDO. SUA COLUNA É IMPRESCINDÍVEL PARA O TORCEDOR DO C.A.M.
    FICA EDUARDO.

    1. ObriGalo, não estou saindo. Só preciso de um tempo pra avaliar sobre, ficar ou não. Tem sido sacrificante e não tenho idade (39 AC – Antes dos Cem) pra corresponder tanta expectativa. Se o time, treinador e diretoria falham, a culpa não deveria ser cobrada do blogüeiro. rsss
      Saiba que, depois de refletir e ouvir meus companheiros daqui (colaboradores e leitores), optar por qualquer dos caminhos tenho segurança que este espaço continuará sendo dos Atleticanos.

    1. Paulo Roberto,Galo Roberto e outros: Futebol é esporte coletivo! Um só jogador que esteja mal não atrapalha o time inteiro se os outros 10 desempenharem bem o seu papel. É injusto e desinteligente jogar todos os problemas no colo do Elias! Não é ele que faz pênalti ou entrega a paçoca toda hora como Maidana, Adilson e Fábio Santos. Não é ele que não sabe dominar uma bola e há mais de mês não faz um golzinho sequer como o Ruincardo Oliveira! Ele é apenas um meia-atacante, que vinha sendo escalado erradamente há dois anos como volante. É lógico que faltou empenho e futebol dele sim, mas nos últimos jogos ele tem feito gols e jogado com disposição. Qualquer opinião diferente disso demonstra implicância pessoal e falta de visão futebolística!

  7. Esqueçamos um pouco a massa do Galo , o apoio incondicional , esta arenga toda e procuremos focar no que a torcida está vivendo atualmente: a mísera vaga no G6, para libertadores.
    É o que nos restou, a torcida sabe que um time como o Galo não pode ficar jamais fora desta competição , que nepomuceno e este 7 tentam nos excluir. Finalmente temos um treinador , precisamos mais do que nunca desta vaga , o generico paraguaiense , sem identidade, no cangote. Amanhã, 20 hs vencer ou vencer , não se iludam , amigos atleticanos , com a conversa que eles não estão disputando nada , a vida deles, o objetivo deles é jogar contra o Galo , todos eles. Entregam a rapadura para as marias e contra nós é como final de uma copa do mundo. Vai Galo , vai Levir , confiamos em voce

  8. O Galo deveria ser corajoso e se preparar para se transformar numa S.A. A meu ver, essa será a única saída. Gestão profissional plena só se dará quando o clube se tornar uma empresa. A massa continuará apoiando como sempre e os torcedores poderão possuir ações do clube, tornando-se donos de fato e de direito do clube. Uma má gestão, por exemplo, poderá ser objeto de afastamento dos dirigentes. Ou seja, ações de boa governança é que impulsionarão o dia a dia do clube-empresa. E nada de alienar patrimônio. Saudações alvinegras!!

  9. Bom dia Massa Atleticana!
    Eduardo e Roberto, registro minha reverência….
    Quanto ao texto de hoje, mais uma vez reflete a dura realidade do torcedor atleticano. Haja cardiologistas e desfibriladores disponíveis.
    A unica duvida que tenho quanto a alguns chutadores de tijolos contratados pelo Galo na gestão do Gallo é, será que são tão ruins quanto parece…
    A duvida surge devido ao fato de alguns não terem jogado ou entrado na fogueira – participar de uma partida durante 10 ou 15 minutos não nos permite uma avaliação isenta de paixão.
    finalizo com meu mantra cotidiano diário do dia a dia: PelamordeDeus, Elias nãããããããããoooooo!!

  10. Salve Massa! Muitos poderão supor que não tomei meus remédios esta manhã (e esclareço que não tomo remédios, talvez devesse), enquanto outros dirão que estou sobre os efeitos dos exageros “dela” ontem( mas não degusto malte durante a semana). Fato é que será apenas um “mexidão”, estilo ressaca de domingo a noite, sobre o que li até aqui, tanto no texto como nos comentários. Tudo junto e misturado:
    – falar da massa é chover no molhado. Doa a quem doer. Como nos diz o bordão usado por um ColeGalo do blog: “somente sendo um pra entender”;
    – é mera utopia acreditar que algum clube, QUALQUER CLUBE, dará direto de voto à sócios torcedores. Não conheço, nem tenho essa pretensão de conhecer, os regimentos de todos os clubes de futebol, mas não conheço qualquer clube de futebol profissional em que isso tenha sido implementado. Aliás, ao que sei, nem mesmo os sócios do clube recreativo votam para presidente. Salvo engano, somente os conselheiros possuem direito a voto. Ou seja, é necessário ser sócio do clube e, dentro dos critérios estabelecidos no estatuto, conseguir se tornar um conselheiro para ter esse direito.
    – é um alento o retorno do Levir. Treinador raiz, e não um “promissor estudioso aplicado”. Fala a língua da bola, sem os clichês “profundidade, amplitude, saber sofrer, dar a bola ao adversário, verticalidade, pisar na área”. Como consequência, alguns jogadores individualmente melhoraram. Ao invés de 60 passes improdutivos para a saída de bola, a eficaz “ligação direta” para desmontar a pressão adversária e reposicionar o time;
    – Concordo com os que viram melhora no futebol do Elias. Concordo com os que sem mantêm reticentes quanto ao Cazares. A exemplo do que disse acima, o crescimento de alguns é notável. Contudo, é inegável que o time melhora quando Elias não joga. Tenho a seguinte teoria. Tanto Elias quanto Cazares não são marcadores. E os treinadores anteriores insistiam em dar funções de marcação aos dois. Elias até ajuda, pouco, embora os Cazares seja até mais eficiente em roubadas de bola que o Elias (os números demonstram isso). Só que o Cazares rende é jogando sem a obrigação de voltar para marcar, enquanto Elias melhora muito quando joga solto, atoa, sem obrigação de marcar ou armar o time. Defino o futebol do ambos como “peladeiros”, aqueles que possuem habilidade e sabem jogar, mas não se complicam em funções táticas. Como já foi dito por um ColeGalo, quando o Elias não joga, o Cazares melhora muito. Elias, ao meu ver, disputa posição com o Luan, que ainda vejo como titular. A função de marcação ficaria a cargo de Adilson e Galdezane, enquanto Zé Wellison e Blanco estão no DM.
    – é até justificável a alegação de que a bola não chega no Ricardo Oliveira. Mas, é fato, quando chega, é um verdadeiro “bate e volta”. Ele não faz a função de pivô, prendendo a bola, possibilitando que os meias e atacantes se desmarquem para continuar a jogada. Não tem a competência do Jô e do Fred, por exemplo. Ainda que consiga boas tabelas, como no gol contra o Ceará, ele limita a criação das jogadas, o que acaba por influenciar na falta de armação das jogadas, resultando em dificuldade de jogadas para que ele possa concluir.
    – não consigo formar uma opinião sobre a venda do Shopping. A cada hora as informações me confundem. Previsão de 9 milhões de receita do relativa a esse ativo em 2019, enquanto o pagamento de juros beira a 50. 250 milhões não mão minimizaria bastante a situação, não?
    – Caro Eduardo, respeito seu momento. É seu, é devido, é justo. Mas espero que a decisão seja pela continuidade.
    Saudações alvinegras!

  11. E o “Exploração de Marcas e Lojas” R$ 1.500.000,00 ano, isso dá míseros R$ 125.000,00 / mês , será que não pode ser melhor rentabilizado ??

  12. Faltam apenas dois jogos para o final da temporada. Desculpe a minha jumentice Avila. Mas no contexto que a frase foi colocada entendi que ao final do brasileirão vc vai abandonar o blog. É isso mesmo?

  13. Como sinto talvez não seja a forma correta de torcer, e existe um jeito certo? Respeito e não tenho a pretensão de mudar a opinião de quem é mais racional, eu não penso que a nossa Torcida é a mais apaixonada, maior, que mais lota estádio etc., torcida tal qual família são quase todas iguais, mas é a Família Preta e Branca a que eu escolhi pertencer e irei sempre defender. Eu não tenho um Time, eu sou do Time. Mãe que sou, o Galo é para mim como um filho, por vezes problemático, que aborrece e entristece, mas que eu ainda que calejada sempre apoio, tento ajudar e incentivar, sem nunca deixar de cobrar, reclamar, criticar e se preciso for punir. Não vou virar as costas e esperar chegar no fundo do poço para então dizer: eu te avisei.
    Certamente que o MEU modo de sentir não se aplica a outras pessoas, mas a mim esse laço clubistico muito alegra, e é Uma Vez Até Morrer!
    Aos mais rabugentos entendo bem e sei que são igualmente apaixonados pelo CAM, só é diferente o jeito de externar; convivo com alguns e sempre digo que eles me fazem lembrar a música Evidências do Chitãozinho e Xororó.
    Como disse o Galo Roberto “eu te amo, seu marvado”! E nunca vou te abandonar.
    Mudando o assunto,
    O ajuste de contas dá-se com cortes de despesas e aumento de receita. No CAM fizeram o contrario, inflaram a folha de pagamento com jogadores inúteis, ex-jogadores que em NADA agregam e, pior, com parentes e protegidos de ex-presidentes e do presidente atual. E diminuíram a arrecadação com premiações, bilheteria e outros… entre esse “outros”:
    Ei, Clube Atlético Mineiro, eu Torcedora FEMININA existo e consumo futebol. Não sou dada ao feminismo, espaço e respeito se conquistam com muito estudo e/ou muito trabalho, não com mimimi. Acontece que para o meu Clube o que eu mereço ou represento é apenas uma flor no dia das Mulheres ou um broche no Outubro Rosa. Precisamos falar de NEGÓCIOS, pois todas as empresas já entenderam que atrair mulheres é aumentar a renda.
    Somos a maioria da população e, em muitos lares, chefes e arrimos de famílias, consumimos mais que os homens e influenciamos no consumo deles, não somos um nicho de mercado, somos o mercado. Os sulistas já entenderam isso, na loja oficial do Grêmio tem mais de 30 produtos destinados ao publico feminino (na do Galo 9), Inter – proporcionalmente – tem o maior numero de sócio torcedoras ativas (o Galo é 8°). Por que no CAM é diferente?
    Desde a saída da Adriana Preto e Branco não temos mulher na diretoria, tão pouco ações específicas a nós. Estão perdendo a “galinha dos ovos de ouro”.
    Desde a Mestra Ana Cândida/Vovó do Galo, a Dulcinéia Paulino, Leni da sombrinha, Grupa Galo, Galo Queer, ‘AsAtleticanas’, Cássia Eller (igual ao Galo ela é IMORTAL) , todas as Torcedoras Atleticanas que lotam o estádio e as espalhadas por Minas e pelo mundo, e eu Lucy; AMAMOS o Galo!
    Alô, diretoria, olhai por nós, vocês vão se surpreender com o nosso potencial de CONSUMO.

  14. um jornalista aqui de onde eu moro publicou uma notinha no jornal dizendo que o cruzeiro deve 400 milhoes e o atletico 500 milhoes,fico puto.sabe porque?hora nenhuma você vê o cruzeiro com essa loucura,essa danação de pagar dívida.só a diretoria do atletico fica nesse injuamento de Austeridade financeira.isso ja encheu o saco..enquanto outros times devem os tubos,,,tão nem aí,fazem times infinitamente melhores que o nosso.obs:Eduardo,você conhece o jornalista,ele é daqui de araxá.

  15. Boa sua crônica Roberto. O Atlético é da massa e a massa é do Atlético. Sempre fui contra vender o Diamond. Não tem que fazer estádio. BH não precisa mais um estádio. Sempre defendi aqui que o Atlético tem que jogar no Mineirão, o gigante da Pampulha. Nosso salão de festas. Tem que fazer parceria com o clube do lado de lá da lagoa para assumir, junto ao Estado de Minas, a administração do estádio. Já fui muitas vezes em jogos no Mineirão lotado, é bonito demais (e olha que moro em Volta Redonda/RJ, mas sou mineiro), Meu primeiro jogo lá que fui ver foi em 04/05/1969 com 16 anos de idade. Mais de 120.000 torcedores, coisa linda. Nós queremos é time para disputar todos os campeonatos e ganhar o maior número possível. Não queremos jogadorzinho, pernas de pau. Queremos craques que resolvem.
    Este negócio do orçamento do ano que vem é piada. Tem que enxugar a máquina. O Brasil está mudando. Os clubes também tem que mudar.
    Aqui é Galooooo p****

  16. Bom dia Caldeira e Amigos!
    Caldeira, se entendi bem o seu texto de hoje duas são as constatações mencionadas: uma, que só a MASSA pode salvar o Atlético; outra, que o Clube está em crise financeira agonizante.
    Seu texto também passa a mensagem que há a necessidade urgente de reformar o Estatuto do Clube como receita para operar uma mudança revolucionária para salvação do CAM.
    A pergunta que devolvo em forma de sugestão para uma próxima postagem seria de como reformar o Estatuto e o que mudar para garantir uma administração modernizante e divisora de águas no Clube?
    Em suma, como mudar o Estatuto, como mudar e mudar o quê para salvar o Clube?
    Eu não tenho a mínima ideia e vou até procurar conhecer o Estatuto para me informar mais e melhor sobre um assunto tão importante e ao mesmo tempo tão desconhecido da Torcida.
    Para fechar, não acredito em mudança a partir da iniciativa de quem está no poder, pois o poder tudo quer e é insaciável, tal qual o minotauro mitológico.
    Uma boa coisa que poderia ser incluída no Estatuto, sem mexê-lo nele por completo, poderia ser apenas dar voto para o sócio Torcedor, se não todos, ao menos o Galo na Veia Preto, nas eleições do Clube.
    Imagino se isso fosse incluído, apenas isso, o Clube iria mudar da água para o vinho.

    1. Zegalo – Uberada!

      Como disse, só a Massa pra salvar o Galo. seja no campo ou fora dele!
      Fora do campo, as pessoas que lá estão não querem que o Clube mude!
      É muito conveniente para eles se manterem no poder, da forma que está.
      Só mesmo mudando o Estatuto e isso só aconteceria com a pressão vinda de fora (da Torcida)!

      Mas como mudar? Eis a questão! Não sou especialista no assunto, mas algumas coisas muito interessantes tem sido feitas em outros Clubes! Alguns torcedores estão começando a estudar o assunto para que tenhamos uma proposta inicial mais concreta. Queremos contribuir ao invés de simplesmente criticar.

      Recentemente o Bahia mudou seu Estatuto e o Clube se encontra hoje num patamar bem superior e muito mais profissional do que o Rival. Lá inclusive o sócio torcedor elege até o Presidente! Isso pode ser bom ou ser ruim. O Clube pode começar realmente a ser utilizado com viés político. Ainda estamos um pouco longe de ter essas respostas. Mas a grosso modo as principais ideias seriam:

      – democratização: sócio torcedor pode votar (pelo menos elegendo os Conselheiros)
      – profissionalização: toda Diretoria remunerada, todos profissionais (inclusive o Presidente)
      – restruturação: estabelecer um organograma do Clube que deveria ser pensando como uma empresa, ter um departamento forte de futebol, reduzir o tamanho da máquina administrativa e reduzir a quantidade de Conselheiros de 500 pra 100 (por exemplo), responsabilidades de fiscalização e aprovação aos Conselheiros
      – transparência: transparência total no Clube junto ao torcedor

      Enfim… o trabalho eh longo! Mas precisamos plantar a semente! E começar a trabalhar nisso!

      Galo acima de tudo!

  17. Qual a primeira tarefa da diretoria para 2019.????
    DISPENSAR TODOS OS PERNAS DE PAU COME – DORME QUE FORAM CONTRATADOS E LÁ ESTÃO SANGRANDO OS COFRES DO CLUBE.
    A partir daí fazer as contratações necessárias para compor o elenco. A espinha dorsal do time já temos ; PRECISAMOS DE 2 ZAGUEIROS ; UM L. ESQUERDO E UM CENTRO AVANTE.
    E O PRIMEIRO A SER DISPENSADO DEVE SER ELIAS ; ESSE ATRAPALHA O RENDIMENTO DOS COMPANHEIROS.
    COM ADÍLSON ; E JOSÉ WELLISON DE VOLANTES CAZARES COM CERTEZA TERÁ RETAGUARDA PARA DESEMPENHAR TODO O SEU TALENTO. E ainda temos o G. BLANCO que também está voltando.
    Portanto se a diretoria tiver Competência ( O que acho difícil ) poderemos ter um time bastante competitivo para 2019.
    AQUI É GALO……..

  18. Como confiar em uma diretoria que coloca no orçamento de 2019 arrecadar 70 milhões com a venda de jogadores?
    É muito amadorismo com o time desvalorizado como está a onde vamos conseguir arrecadar esse valor??
    Isso vai gerar mais um rombo no orçamento e com isso a dívida só vai aumentando vamos acabar perdendo o Shopping para pagar dividas.
    E as contratações tão necessárias?? pelo visto é mais um ano na fila.
    LAMENTÁVEL.

  19. 1)Não concordo com a coluna, quando esta diz que não temos elenco. E principalmente que a culpa seja do presidente. Apesar da queda de qualidade em relação aos times de 2012, 13, 14 e 15, a culpa é do Nepomuceno. A raiz desse problema foi a dispensa de Levir. E ele está de volta. Seu trabalho psicológico é fundamental. Com poucas contratações acertadas vamos nos reerguer.
    2) Falacia sobre a torcida do Galo. As torcidas são todas muito parecidas, todas amantes de seus times e uma copiando cada dia mais as outras.
    3) Mas se o colunista regra 3 é modinha no mimimi, pelo menos parece que entende de economia e administração. Tem o dever de esclarecer a situação aos demais torcedores. Inclusive qual a influência das eleições municipais nas contas do Galo. Essa pulga continua atrás da minha orelha.

    1. Defendo vosso direito de contestar a quem quer que seja. Afinal o espaço tem está intenção. O bom debate. Quanto à insistência em chamar os amiblogs de regra três, de maneira continuada e intenção pejorativa, apresento meu protesto. Raramente faço esse tipo de interferência, mas – no caso – julgo desrespeitosa. São pessoas que atenderam ao meu convite. Uma a uma. A dedo. Portanto, se não são do seu agrado, por analogia entendo que o espaço também não lhe seja.
      Te admiro muito, caro Guima, mas me senti obrigado a manifestar. Faltam apenas dois jogos para o final da temporada.

      1. Faltam apenas dois jogos para o final da temporada. Desculpe a minha jumentice Avila. Mas no contexto que a frase foi colocada entendi que ao final do brasileirão vc vai abandonar o blog. É isso mesmo?

        1. Vou passar por um período de reflexão, explicarei oportunamente. O desconforto maior enfim foi detectado. Os comentários reclamados pelos leitores, estavam indo – misteriosamente – para a caixa de span. Estou verificando e liberando, um a um. Esse trabalho, diário e em determinados momentos artesanal, de total dedicação ao Galo nem sempre é compreendido. Desde a primeira postagem deixei explicito que não sou dono do espaço, tampouco me acho mais Atleticano, apenas me sinto honrado em prestar minha colaboração em busca de um bom debate em torno dessa nossa paixão. Mas, tolerar ser atacado – injusta e sistematicamente – sugere ficar apenas como Torcedor. Reitero que não ganho absolutamente nada com o espaço, e – acredite – invisto cerca de 70% de um salário minimo mensalmente. Vai te dando um banzo danado. Não estou de saída, mas avaliando à respeito. Abraços e vamos pra cima do Santos e Botafogo.
          Coincidentemente, hoje 23 de novembro, faz um ano que extraí um tumor do intestino. Afastei quatro dias daqui (deixando alguns amigos postando na minha ausência), mas ainda do hospital retornei à atividade. Houve quem debochasse do curto espaço de tempo do afastamento. Tempos difíceis!

          1. Edu, muita saúde pra você parceiro… é o que temos de mais importante pra cuidar nessa vida pois sem ela não vamos a lugar algum… um abraço e fique bem!!!!!!!!!!!

          2. Eduardo se precisar de qualquer coisa estou a disposição. Embora nao o conheça pessoalmente tenho excelentes referências de Voce. Só te tolerar meu burricimento diario ja mostra o quanto é uma pessoa grandiosa

  20. Bom dia Eduardo e massa. Grande texto Marcelo alvarenga. Se não tivesse a massa do galo não existia o CAM.esta mesma massa do galo está sofrendo desde 2015 quando foi comandada por amadores e estagiários. Repito se não tiver um diretor de futebol experiente vai ser outra lambança em 2019 o marques não tem experiência. Repito se não mudar 90 por cento destes peladeiros vamos ser chacota em 2019.Não iludo com este time do galo. Limpeza em 2019.Patrick. cone 2.Fábio Santos. Elias. Edinho. Therans. Leandrinho. Maidana. Leo Silva. E outras barcas. Direto de Lisboa aqui é galoooooooo.vai galoooooooo.

  21. Bom dia massa, Caldeira e Guru.

    Amigo Caldeira, não acredito que algum atleticano aqui ou em qualquer outro espaço, não reconheça a força e a mística de nossa torcida. Não há como menosprezar o maior patrimônio do clube, até porque cada torcedor faz parte deste patrimônio, ou seja, se menosprezar, estará menosprezando a si próprio. A meu ver, o posicionamento de alguns amigalos aqui, e me incluo, foi que sempre que o time vai mal a beira do abismo, a torcida é conclamada para apagar o incêndio. Errado? Claro que não, mas até quando? Não é a torcida que escala, defende, ataca e nem faz gols. No meu ponto de vista, jogadores e comissão técnica ganham muito e retribuem pouco, ou quase nada. A responsabilidade de tirar o time da letargia era única e exclusiva deles, que deveriam vestir a carapuça e assumir o compromisso para o qual ganham polpudos salários. Nosso apoio? Sempre. Mas tá na hora de cobrar postura, comprometimento e acima de tudo vergonha na cara, de muitos que lá estão, mas que definitivamente não fazem jus ao manto que vestem.

    1. JBHGALO,
      Não acredita?
      Basta ler os comentário!
      Hoje mesmo já tem alguns menosprezando nossa torcida!
      Se sua teoria está certa, será que são realmente Atleticanos?

  22. Excelente texto, Roberto. Eu particularmente, desconfio sempre de quem elogia tudo ou de quem critica tudo. Pra mim, tudo farinha do mesmo saco. Torcer sempre, o resto é papagaiada. SAN

  23. Estou muito feliz.
    O desacreditado até por mim Levir Culpi resgatou nossa alma alvinegra.
    Tinhamos um timaço mas faltava o grande timoneiro.
    A vaga está praticamente garantida.
    Galoooooooooooo.
    2019 vai ser nosso.

  24. Bom dia, Caldeira e Massa!
    Apoiado!
    E pra não perder a viagem…
    Fora Elias!
    Fora Elias!
    Fora Elias!
    Fora Elias!
    Fora Elias!
    Fora Elias!
    O Galo sem Elias joga muito mais!
    Fora Elias!
    Fora Elias!
    Elias não fez falta nenhuma contra o Inter. Muito pelo contrário. Se ele estivesse em campo era derrota na certa!
    Fora Elias!
    Fora Elias!
    Chega de camisa branca! Gostei da preta!
    Fora Elias!
    Ah…e fora Elias!

    1. Que obsessão maluca hein, colega! Quer dizer que todos os problemas do Galo se resumem ao Elias né? Entende tudo de futebol, #sqn! O cara começa a jogar melhor com o Levir justamente pq vinha sendo mal escalado como volante que não é e aí vem o torcedor “entendido” e quer defenestrar o cara para escalar quem no lugar: o craque Galdezani ou o maravilhoso Lucas Cândido? Fala sério!

      1. Eu não vi melhora nenhuma nesse sujeito que onera pesadamente os cofres do clube sem dar retorno algum. Muito pelo contrário, meu caro, depois que essa lástima voltou a ser titular, com a saída de Blanco, o time se perdeu completamente. Em contrapartida, no jogo contra o Inter, que quase ninguém acreditava na vitória, inclusive eu, o Galo jogou bem melhor sem esse estrume de jogador. Suas ponderações mostram o quanto você entende de futebol.Sqn!
        Fora Elias!
        Fora Elias!
        Fora Elias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *