Categories: blogueirosfutebol

Luto, expectativa e festejos

Em meio ao período de recesso do futebol, o Atleticano segue experimentando todo tipo de sentimento. Quis o destino, que Ele reservasse um dia 13 – no caso de janeiro e sem bola rolando – para nos privar da doce e já saudosa Ana Cândida de Oliveira Marques. A conheci em 2012, quando a vovó do Galo nem tinha tanta visibilidade como alcançou por seu carisma e Atleticanidade.

Foi na porta da Cidade do Galo, foto acima, que observei junto com meu amigo Luciano Gontijo aquela simpática senhora com a camisa do nosso time. Era dia de clássico mineiro, pelo Brasileirão, sem a presença da Torcida Atleticana. A Massa foi para a porta do CT e acompanhou o ônibus até o Horto. Guardo essa foto com o maior carinho desde aquela ocasião.

Daqui deste nosso cantinho do Galo envio meu abraço a seus familiares e aos Atleticanos, que ela adotou como seus netos, afirmando que ela continuará eternamente na memória do Torcedor. Assim como o Sempre, vovó do Galo, foi exemplo de fé, amor e paixão com as nossas cores preto e branco. Vá em paz. Deus lhe presenteou com os títulos memoráveis de 2021.

Por outro lado, caríssimas e caros, quero registrar também minha satisfação ao perceber que muitos – entre nós que eram críticos – estão revendo suas considerações acerca das mudanças que vem ocorrendo no futebol do Galo. Tanto em relação ao novo treinador quanto nas poucas mudanças que estão ocorrendo no elenco. Saíram cinco e chegaram o mesmo número de caras novas. Serão ainda mais que isso.

Entre as saídas, apenas um vinha atuando com regularidade, já nos novatos têm mais que isso em condições de disputar a titularidade. O treinador, até então desconhecido para boa parte da Torcida, tem um histórico vencedor e suas primeiras declarações foram convincentes. Como bem o disse, o amigo Ricardo Galuppo, que nos brinda quinzenalmente aqui com preciosas considerações e recordações da nossa rica história.

Ele, Galuppo, num grupinho que participamos resumiu o que espera do El Turco. “Gostei do que li, vi e ouvi. Os conceitos do cara são de um futebol simples; a defesa defende, o ataque ataca e o meio de campo meio campeia…e assim a vida segue. Nada dessa história de jogo posicional, linha alta e quetais. O jogador tem prevalência sobre o esquema de jogo. Ponto final”. Brilhantes Mohamed e Galuppo! Sigo relator e revisor!

E para fechar nossa prosa, ao contrário de quem reclamou pelas ausências de Arana e Hulk no amontoado do Tite, eu comemoro esse olhar de desdém do eventual treinador da CBF. Justificou que os jogadores ainda estão de férias, mas o Everton Ribeiro, Gabriel Barbosa e Weverton já jogaram em 2022? Boa oportunidade para quem precisa fazer caixa mostrar seus jogadores. Faz tempos, já manifestei isso, que não me importo com selecinha do Brasil. Com tanta maracutaia, que – reafirmo – os títulos do ano passado não irão jamais apagar da minha memória, quero que a CBF se pho…!

Claro que o time brasileiro irá se classificar, até acho que já garantiu vaga, mas na Copa do Mundo passa na fase de grupos e capitula no mata mata. Tem sido assim, ao longo das últimas competições mundiais, por obra e graça de como funciona a entidade nacional do futebol. Qual o último presidente daquela instituição que conseguiu concluir seu mandato. Nem me lembro, pois Teixeira, Zé das Medalhas, galante Del Nero e o caboclinho que tem comportamento inadequado para o cargo foram punidos com o afastamento.

Diante disso, como segunda-feira próxima, dia 17, é dia de reapresentação só quero e vou pensar em Galo. Comemoro sim, que o Tite, aquele que nos conduziu para a única série B da nossa história, continue não tendo olhos para o time Atleticano. Não bastasse isso, também não me esqueço do cinismo desse treineiro, em 2015, quando veio enfrentar o Galo com seu Corinthians. Simulou ter sido atingido por algo que nunca foi arremessado pela Torcida. Cobria a cabeça com o agasalho que usava, como se defendesse de água ou cusparada. Dissimulado!

Vou seguir festejando e comemorando o meu Galo. Que venha 2022!

*fotos: 1) arquivo pessoal; 2) Pedro Souza/Atlético; 3) UAI/EM

Blogueiro

View Comments

  • Boa tarde xará e amigalos!
    Descanse em paz vovó do Galo. Meus sentimentos aos familiares da mais simpática vovó que o GALO já teve!
    Segunda-feira tem apresentação do elenco campeoníssimo. Agora é aguardar El Turco e outros reforços que certamente virão. Como sempre digo: Nosso GALO está muito bem administrado e unido. 2022 será um ano de importantes conquistas. Vamos que vamos!!!!

  • Ter certeza que dará certo, não temos, como não teríamos com JJ ou qualquer outro de qualquer país. Para quem desdenha do El Turco, recomendo fazer o que fiz ontem, assistir a partida inteira do jogo de volta contra o Tijuana em 2013. Eles jogaram muiiito melhor que nós. Mohamed deu um nó tático no Cuca. Bola por bola, mereceriam a vitória, mas.....como sabemos, ali aconteceu um milagre... Se formos analisar as conquistas dele com JJ, se vc tirar 2019 no flamengo, ele, El Turco tem muito mais conquistas. Com o Tijuana ele havia conquistado o mexicano, um time de menos de oito anos de existência, assim como o fez com os outros 2 times, além da sulamericana com Independiente e acesso com Huracan.
    Agora, eu acredito que sim, ele será vitorioso com esse nosso time.
    Vai GALO.

  • Bom dia!
    Mohamed não era o que eu queria porque eu nem sabia que ele existia, mas já que ele existe e agora sei que foi ele que deu um "nó tático no Cuca", confesso que fiquei entusiasmado.
    Quanto ao Tite, parei até de assistir aos vídeos de um youtuber atleticano, pois disse ele que gostaria de ver o Tite no Galo novamente. Eu que há muito tempo atrás aguardava ansioso pra ver a seleção brasileira na copa do mundo, por causa desse embuste quadrilheiro, nem perco mais meu tempo pra assistir a selecinha.

  • E então , DOMINGOS SÁVIO ,
    a respeito do café , estamos aí .

    O assunto é tanto que temos que pautar
    o encontro , destinando "X" minutos para
    as réplicas e tréplicas .

  • Bom dia!!!

    Relativamente à Vovó do Galo, que o Bondoso DEUS, que permitiu a ela vida até o Triplete, reserve para ela no Céu um Canto do Galo Celestial, para onde seguem as almas atleticanas mais elevadas.

    Sobre Hulk e Arana na Seleção, vi uma tremenda incoerência do treinador na justificativa que deu sobre ambos. Como bem posto pelo Eduardo, o Everton Ribeiro, Gabriel Barbosa e Weverton já jogaram em 2022?

    Quanto ao distribuidor de camisas, tenho pressentimento que o El Turco será feliz no Galo e sua contratação terá sido muito acertada.

    E bamo que bamo!!!

  • Bom dia! Ainda tem Atleticanos que publicam os ataques que certo Jornalista ex ESPN faz contra o Galo, como diria o inesquecível Odorico Paraguaçu, Jornalista da imprensa marronzista e babaquista praticante do otarismo! Eu vejo com alegria essa dor de cotovelo, e bom ver a inveja que eles sentem dos novos rumos do Atlético!

  • Prezados amigalos ótimo dia a todos,

    Primeiramente quero passar meus sentimentos a família de Dona Cândida.
    Quero agora parabenizar a diretora do CAM pela condução na contratação do técnico, em minha opinião nenhum treinador chega a nenhuma equipe com a certeza de sucesso, todos são apostas.
    E finalmente em relação as contratações de jogadores não muito conhecidos, estou de acordo também, lembro de alguns jogadores grifes que vieram e foram um fracasso, tipo Diego Souza, Elias, entre outros.

  • Bom dia Avila. Bom dia a todos. O interesse do Galo pela contratação do Sorriso, jogador de 20 anos do Juventude, sinaliza, para mim, que já desistiram do Savinho, pois, com as contratações do Ademir e se vier este Sorriso, a joia que só tinha 16 anos, vai ficar no fim da fila do pão. Esse Savinho não joga no sub20, pq já subiu para o profissional e não joga no profissional pq não estaria pronto. No mínimo, estranho este processo de transição e aproveitamento de jogadores das categorias de base do Galo. Em relação ao time profissional, eu ainda estou é comemorando os títulos e acertos da Diretoria em 2020 e 2021, que resultaram nas conquistas. Eu vi muita gente criticando quando o Cazares foi mandado embora..Diziam que era um craque..Criticaram a não renovação com o Tardelli. Até a dispensa do Alexandre Matos foi espancada. Eu não queria contratação de Cuca. O Mariano pra mim era ex-jogafor em atividade, Alan peladeiro. O Keno era Kenorex e o Hulck foi chamado de Bundao por muitos aqui... este ano, penso que a rescisão com Diego Costa foi acertada. Demos sorte demais de não trazer Jorge Jesus e Renato Gaucho...Sigamos

    • Domingos Sávio, será que daria para incluir o Savinho como moeda de troca com o Sorriso? Será que o Savinho consegue jogar no Juventude e estourar por lá? No Galo será difícil jogar ...

      • O Juventude nao aceitaria. Melhor propor o Echapora. Kkkk Essa mistura de Ronaldinho e Reinaldo iremos emprestar para o Araxa Esporte Clube. Kkkk

    • Bom dia, Domingos Sávio!
      Como assim? Eu chamei o Hulk de Bundão? Como você me faz uma acusação dessas? Eu nunca critiquei...kkkkkk

Recent Posts

Nosso bom momento e apelo a cbf e tv

Fechada a rodada, como prevíamos, no G4 (segundo lugar) e perto da desejada liderança (apenas…

23 horas ago

Comemorando liderança ainda que provisória

Sim, nos é lícito festejar – mesmo sabendo que ao final da rodada será diferente…

2 dias ago

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

3 dias ago

Pitacos Atleticanos e patacoadas dos outros

Nesse curtíssimo intervalo sem jogos, pós vitórias seguidas pelo Brasileiro e Libertadores – adicionadas ao…

4 dias ago

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o…

5 dias ago

Três sofridos pontos

Estão no dia a dia Atleticano, frases que se eternizam e misturam com a nossa…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!