Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

CUIDADO COM A TPT — TENSÃO PRÉ TREINADOR!

Ricardo Galuppo

Confesso que me assustei, na semana passada, quando alguns Atleticanos que merecem meu respeito demonstraram afobação diante do que consideram demora da diretoria em achar um treinador para o lugar de Cuca. Em meio às discussões, houve até quem considerasse a resposta negativa que teria sido dada pelo português Jorge Jesus como um sinal de fraqueza do Campeão Brasileiro de 2021. 

A falta de um posicionamento esclarecedor do clube, é verdade, abriu espaço para um monte de palpite sem pé nem cabeça. A diretoria, claro, atiçou a brasa das especulações ao soltar uma nova oficial mal redigida, vaga e amadora que não jogava o menor facho de luz sobre a situação. Teria sido melhor ficar em silêncio. 

Em meio à falta de notícias, a rapaziada que comenta futebol na TV por assinatura chegou até mencionar num programa matinal da segunda-feira que Renato Gaúcho interessa ao Atlético. É de lascar o cano! Só quem não levou a sério a reação da Massa diante do convite feito por Alexandre Mattos ao elemento Thiago Neves, na temporada retrasada, pode atribuir à diretoria a intenção de trazer esse cidadão para a Cidade do Galo.   

Tudo o que o Galo não precisa agora é de afobação! O anúncio do nome de um técnico à altura de Cuca é uma questão de tempo. Longe de mim, fazer o papel de Cândido, o protagonista ingênuo da sátira de Voltaire, que mostrava otimismo mesmo diante das situações mais tenebrosas. Mas, sincera e honestamente, imaginar que o Galo deixará de ser competitivo este ano só porque ainda não anunciou de bate pronto o nome do novo treinador me parece um absurdo. 

Isso talvez se explique por um tipo de síndrome que pode ser chamada de TPT! Tensão Pré-Treinador. Mais do que títulos no currículo, o treinador que chegar, seja ele quem for, precisa ter boas ideias técnicas e vontade de aplicá-las. Telê Santana, quando chegou ao Galo pela primeira vez, em 1970, era um jovem de 38 anos que, tinha assumido o comando do Fluminense do Rio de Janeiro durante uma crise no ano interior e conquistado o campeonato carioca. Não tinha fama nem teve prestígio para ter seu contrato renovado pelo clube carioca. Mas desde que pôs os pés na Vila Olímpica, demonstrou respeito pelo ambiente que encontrou e pela torcida que o acolheu.

A história, sabemos, não se repete. Profissionais talentosos, estudiosos, atualizados, aplicados, dedicados, detalhistas e com a autoridade de Telê são raríssimos. O passado não volta, mas serve de lição. O novo treinador precisa presentear a Massa com uma temporada igual à de 2021? Acredito que não. Acho até que será muito difícil haver outro momento tão mágico quanto aquele. Cito, aqui, então, a grande lição deixada por Cuca depois daquela derrota para o Goianiense num momento em que já tinha gente achando o time imbatível: treinador nenhum pode assegurar que conquistará títulos. O que ele precisa é preparar e escalar o time da melhor maneira possível e entrar para ganhar em todos os campeonatos que disputar. 

UM PIRIPAQUE A MAIS!

Quando Cuca chegou para substituir o careca Jorge Sampaoli, em março do ano passado, trouxe a grande virtude de saber montar equipes vitoriosas e o defeito de seu temperamento instável. A qualquer momento, ele poderia surtar, como surtou no Marrocos, virar as costas e dar no pé. 

Tudo parecia caminhar bem, com o clube iniciando a temporada de 2022 sem ter que ir atrás de treinador, quando Cuca deu uma de Cuca, alegou cansaço e pediu para sair.  Por que ele fez isso? Não sei e a essa altura, sinceramente, não quero saber.

Nenhum treinador de nenhuma equipe brasileira teve em 2021 condições de trabalho, qualidade de elenco e apoio da torcida iguais às que Cuca teve no Galo. Ele chegou disposto a trabalhar, mas usufruiu de uma estrutura que vem sendo construída tijolo por tijolo desde o início deste século. Diz a lenda que Emmerson Leão, quando chegou para sua primeira passagem pelo Galo, em 1997, rodou a baiana para ter um mínimo de privacidade no cubículo reservado ao treinador do time profissional na Vila Olímpica.

Naquela época, como o clube não oferecia nada em termos de estrutura, o técnico da vez sempre culpava o clube por seus erros e fracassos. As situação foi sendo posta no lugar e hoje, como é do conhecimento da Massa, o Atlético proporciona ao treinador e aos jogadores o que há de mais moderno em matéria de recursos e de condições de trabalho. 

RASTRO MALCHEIROSO

Mas tem um detalhe: nem mesmo nos momentos mais críticos da história, encontrar técnicos com currículos mais ou menos atraentes nunca foi problema para o Galo. Quer exemplos? Vamos lá! Depois da tentativa de promover Humberto Ramos no início da temporada de 2000, o time passou pelas mãos do interino João Francisco, logo substituído por Márcio Araújo — que chegou a BH com o prestígio de ter sido auxiliar de Telê no Palmeiras. Não deu certo! 

Para o lugar dele veio o enganador Carlos Alberto Parreira com aquele hábito de esconder a própria incompetência atrás da mais carioca das arrogâncias. De todos os funcionários que já passaram pelo Galo, Parreira talvez tenha sido, com sua visão Riocêntrica e provinciana do futebol, o que mais se colocou acima do clube. Não segurou o rojão e abriu vaga para Nedo Xavier — que pode até ter menos nome, mas é muito mais competente do que ele. . 

A situação seguiu mais ou menos na mesma linha pelos anos seguintes. Sempre que um treinador ia embora, não faltavam nomes “experientes” ou profissionais “promissores” de olho em seu lugar. A fila sempre andava. Em 2004, foram quatro: Paulo Bonamigo, Jair Picerni, Mário Sérgio e Procópio Cardoso — que chegou na reta final do Brasileirão e conseguiu adiar a queda para a Série B. No ano seguinte, não teve jeito. Nas mãos do embusteiro Tite (outro figurão que não merece nosso respeito) e de Marco Aurélio, o Galo mergulhou para a Segunda Divisão. 

Recordações como essas, é evidente, não trazem o menor prazer nem se destinam a tirar o direito dos cricríticos atuais de se queixar da demora para encontrar um treinador. Se menciono os nomes de Parreira e Tite, além dos de Geninho Mercenário, Dorival Júnior, Wanderley Luxemburgo, Paulo Autuori, Oswaldo de Oliveira e Rafael Dudamel, que deixaram rastros malcheirosos após suas passagens, é para lembrar que eles se foram e o Galo ficou. Por mais que tenham tentado, nenhum deles conseguiu destruir o Atlético! Sendo assim, por que razão esperar o desastre depois da passagem vitoriosa de Cuca? 

SEM DESCULPAS

A tal da TPT se cura com cerveja gelada, bebida em torno de uma mesa cheia de Atleticanos. O Galo encontrará um técnico capaz de dar sequência ao que foi feito em 2021? Claro que sim!  Devo lembrar, porém, que os trabalhos mal feitos do passado sempre serviram de justificativa para o fracasso dos treinadores que vinham na sequência. Nesse caso, os trabalhos bem feitos recentemente reduzem o repertório de desculpas e elevam o grau de exigência para quem chegar agora. 

O que a Massa não pode é, porque ganhou quase tudo no ano passado, cair no engodo de que a grandeza de um clube se reduz aos títulos que conquista. Precisamos nos benzer todos os dias para nunca reproduzir os exemplos de certas torcidas arrogantes e vaidosas que existem por aí. Nem passar a achar, como a vaidade faz supor, que as taças levantadas a qualquer preço representam grandeza. A história mostra que não é bem assim.  

Ainda que a diretoria demore mais algumas horas ou dias para anunciar um nome que corresponda às ambições da Massa, o novo treinador chegará e terá o tempo necessário para conhecer o elenco e ajustar o time antes que se iniciem as competições mais importantes da temporada. A contar da reapresentação dos jogadores, marcada para o próximo dia 17, o técnico terá 79 dias (pouco mais de dois meses e meio) para preparar o time para a fase de grupo da Libertadores, prevista para começar no dia 6 de abril. 

A abertura do Brasileirão acontecerá no dia 10 de abril, e da Copa do Brasil, no dia 20 de abril. Apenas para efeito de comparação: Cuca assumiu o Galo no dia 16 de março do ano passado e teve 36 dias — um mês e pouco menos de uma semana — para acertar o time para a estreia no torneio continental!

Antes do início da Libertadores, tudo o que o time tem a disputar é o campeonato mineiro — onde terá o América como principal adversário. Tem também aquele jogo caça-níqueis marcado para o dia 20 de fevereiro, que decidirá quem será o campeão da tal de Supercopa do Brasil. A rigor, essa taça deveria ser entregue ao Galo depois de uma partida do Galo (campeão do Brasileirão) contra o Galo (campeão da Copa do Brasil). Mas como a cartolagem parece não se conformar com a superioridade do alvinegro, resolveu dar ao Flamengaço Classificadaço a chance de medir forças com o melhor time do país. 

Se o Galo vencer, ótimo. Se perder, não venham me dizer que tudo está errado, que o fim do mundo está próximo e que o Galo já não é mais o mesmo do ano passado! Perder é sempre ruim. Perder para o mais queridinho da cartolagem, pior ainda. Mas se existe um título do qual eu abriria mão em 2022, é o dessa tal Supercopa do Brasil. Podem ficar com ele, desde que depois não venham achar que isso tira as chances do Atlético na Libertadores, na Copa do Brasil e no Brasileirão. Bola pra frente! Aqui é Galo!!!

37 thoughts to “CUIDADO COM A TPT — TENSÃO PRÉ TREINADOR!”

  1. Técnicos europeus: voltarão para o velho continente, como Sampaoli e JJ na primeira oportunidade que tiverem para dirigir um clube qualquer!
    Técnicos sul-americanos: Sonho é o Galhardo. Seja quem for tem que ter estofo para lidar com os personagens do Galo. Becacece seria minha segunda opção. Vojvoda ainda não está na estatura necessária.
    Técnicos brasileiros: Renato ganhou um monte de títulos, por mais chato e desagradável que seja. Não consigo pensar em nenhum outro!

  2. Ao contrario do escriba, penso que a supercopa É MUITO IMPORTANTE.
    Primeiro porque vale 5k. Segundo porque é contra o Flamengo. Só isso já dá significativo a disputa, além de valer um título também. O Galo precisa urgentemente de um técnico, essa demora é irritante, a lentidão do Caetano é inexplicável. vai acabar sendo o Renato Gaucho, e se isso confirmar, tem que apoiar. Aqui é galo, torcemos pela instituição.

  3. o diretor do Fortaleza teve competência para ir buscar um treinador que ninguém conhecia e agora a torcida do Atlético está querendo. Por que que o diretor do Atlético não tem a mesma competência para encontrar um treinador altura do galo?

  4. BOM DIA A TODOS.
    ACHO QUE RODRIGO CAETANDO ESTÁ CONVERSANDO DEMAIS E LEVANDO O FORA DE ALGUNS TREINADORES SEM NECESSIDADE.
    ORA , TÉCNICO SE CONTRATA É EM SIGILO , QUEM CONVERSA DEMAIS DÁ BOM DIA A CAVALO.
    É COMPLETAMENTE DESNECESSÁRIO ESSE DESGASTE , QUE VAI SENDO ALARDEADO POR ESSA MÍDIA PÔDRE .
    ESSA É A MINHA OPINIÃO.

    1. Eu não ouvi o Rodrigo Caetano abrir a boca. Tudo que está saindo na mídia é especulação deles mesmos. A diretoria do Galo está trabalhando em silêncio. Como deve ser. Agora é impossível impedir a especulação que vem de fora do Galo.

  5. Ufa!!! Como é bom ler uma crônica coerente e sensata! Parabéns, Ricardo Galuppo pela serenidade da análise. É isso aí, o Galo está buscando um treinador com critério para minimizar a chance de erro. Enquanto isso, os caça-cliques ficam criando especulações malucas e anunciando o Apocalipse. O torcedor do Galo precisa saber separar o joio do trigo. Basta de dar espaço a oportunista!

  6. Parabéns, Galuppo, pelo excelente texto. É sempre bom leituras inteligentes, sensíveis e, principalmente,bem informadas, sobre o nosso querido e amado galão da massa!

  7. Prezado Domingos Sávio,

    Exatamente conforme você pensou: técnico europeu no Atlético é varada n’água, justamente pelos seus argumentos.

    Que assunto treinador está desgastante, está, pelos tantos “NÃOS” recebidos.

    Como a lista dos distribuidores de camisa só reduz, não é absurdo cogitar que o treinador que chegar poderá ser do tipo “vocês vão ter que me engolir”.

    Renato Gaúcho, por exemplo.

    Como você é da turma que não engole o RG, bom será começar a ruminar o nome dele como novo treinador do Galo…

    Ou isso nunca?

  8. Bom dia para todos!
    Nunca li um texto com tanto nome de porcarias que por aqui passaram e NÃO deixaram um pingo de saudades,claro,TELÊ e alguns outros são exceções. O Meninzão falou recentemente numa laive do Galante que não gosta do gaúcho jogador de futevôlei , mas futebol…já viram né? Não há verdade que dure 24 horas.
    Outro dia um Amigalo lembrou que se o tal Bozo nepumuceno ou o arrogante sargento 07 estivessem aí certamente teríamos um Micale,Osvado Oliveira,Jair filho do Jairzinho, Mozart,Nem franco,Conceição, pôfexô, Lisca doido,Marcelo Cabo e tantos outros desse naipe.

  9. Parabéns pelo ótimo texto, prezado Galuppo. Para mim, o Galo iria atrás do Vojvoda, argentino do Fortaleza. Renato Gaúcho é pra fechar as portas, seria lamentável ver esse engodo (mais uma vez), vestindo nossas cores. Sigamos, com paciência e sabedoria. SAN

  10. O Galo se tornou refém deste discurso bobo de “treinador à altura do elenco”. O elenco é muito bom, mas o treinador que for contratado precisa ter respaldo, independentemente do seu histórico. Na minha modesta opinião, o Galo está deixando passar a oportunidade de contratar o 2o melhor treinador do Brasil (o 1o foi o Cuca), na temporada de 2021: Vojvoda. Ele se mostrou competente para montar esquemas agressivos (como a torcida gosta), diversificados taticamente ao longo dos jogos (como é necessário, no futebol moderno), além de ter um bom relacionamento com os jogadores, pelo que se vê…Trazer medalhão da Europa não será sinônimo de sucesso…aliás, acho que as chances de insucesso são maiores do que se contratassem um treinador que já conhecesse o nosso futebol. Agora, de fato, estou com o blogueiro atleticano: Renato Gaúcho seria DE LASCAR.

    Saudações alvinegras!

  11. Bom dia, Massa, Galuppo e Guru

    Grande texto Galuppo, principalmente pelo “puxão de orelhas” para não nos tornarmos uma torcida soberba que vive de títulos, como a do ex rival que na falta de argumentos só fica vomitando isso. Títulos são importantes? Sim. É bom ganha-los? E como. Mas, não somos torcedores de títulos, somos torcedores do Galo, e este é nosso diferencial.
    Em relação à TPT y, compreensível, pois este é o preço que se estamos pagando pelo nosso desempenho do ano passado, ou seja, quanto mais se ganha, maior é a expectativa.
    Mas uma pergunta que não quer calar: o planejamento já não previa a disputa do rural com a equipe sub20r mesclada por alguns jogadores do profissional? Esta equipe não seria dirigida por Lucas Gonçalves?
    Então porque a TPT?

  12. Bom dia, amigos! Interessante essa moda dos times brasileiros buscarem técnicos estrangeiros. Na minha humilde opinão, essa é uma estratégia dos dirigentes para não se responsabilizarem por fracassos de técnicos brasileiros. A maioria desses estrangeiros que chegam ou chegaram ao Brasil nos últimos anos não apresentam currículos vitoriosos em seus países de origem. Conseguiram títulos importantes aqui em equipes fortes, como o Flamengo e Palmeiras, mas o que dizer do Crespo no São Paulo, Diego Aguirre no Inter, Jesualdo no Santos entre outros. O que pensa um dirigente na hora de contratar um técnico: “se um trouxer um estrangeiro e der errado, eu tentei o melhor. Agora se eu trouxer um brasileiro e der errado eu sou burro, pois esse treinador já fracassou em outro clube”. Qual treinador brasileiro nunca foi mal eu um clube? Por isso eles são ultrapassados, incompetentes? Prefiro muito mais um cara como o Odair Hellman que eu possa cobrar durante e depois de sua passagem pelo time, do que um outro que eu nunca mais vou ver.

  13. Bom dia xará, Galuppo e amigalos!
    É isso aí…”prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”… nem ao GALO!
    Espero que Jesus, o Cristo, ilumine a cabeça dos dirigentes do Galo e traga um treinador estrangeiro que finalmente dê certo aqui(não me lembro de nenhum treinador estrangeiro que fez um bom trabalho e deixou saudades em nossa torcida). Só nos resta ter paciência e otimismo…..

  14. Apenas alguns pitacos no texto do GalOppo:

    1) Falta um posicionamento esclarecedor do clube – No meu entendimento o silêncio do clube já é esclarecedor o suficiente. O que precisa parar são as especulações de determinados “sábios bem informados” que não param de defecar pelo microfone, pelas redes sociais e pelos sites de esportes, por pura falta de assunto.

    2) Renato Gaúcho no Atlético é de lascar o cano – Cuidado com os arroubos, nobre escriba. É melhor aguardar!

    3) A história não se repete – Como assim, “a história não se repete”? O CUca manda lembranças!

    4) Telê chegou em 1970 – Fato, mas aqueles que são tão velhos quanto eu sabem que ele encontrou um time já formado e bem treinado pelo Dorival Knipel. A grande sabedoria do Telê foi ser humilde o suficiente e, principalmente, ser inteligente, para manter o que já estava pronto e, naturalmente, melhorar.

    5) CUca chegou em março – Como ainda estamos e janeiro, porque tanta afobação?

    ps.: Algum amigAlo saberia esclarecer quem são as pessoas ao lado do Telê na foto? Para mim é o Barbatana à direta e o Tite, com o cigarro na mão, à esquerda.

    Abraços!

  15. Vc não importaria de começar o ano perdendo um título nacional para o Flamengo? Como atleticano acho fundamental o caneco, para começar a temporada bem, e é inadmissível os jogadores voltarem de férias sem o treinador contratado, então espero agilidade da diretoria. E eu não entendo a fixação do galo num treinador estrangeiro, qual treinador estrangeiro fez sucesso aqui? Pq não trazer um treinador brasileiro bom de grupo como o Cuca?

  16. Bom dia, Canto do Galo!
    O Galo tem técnicos vencedores em sua história, que não estavam, quando vieram para o clube, na prateleira de cima dos técnicos- Telê, Levi Culpi. e Cuca.
    Outros, como Rubens Minelli, Parreira e Luxemburgo, que eram técnicos consagrados no futebol brasileiro, foram um fiasco.
    O técnico Márcio Araújo foi campeão mineiro em 2000 e no meio do ano pediu para sair. Não lembro o motivo, mas a torcida até o festejava. Tinha uma musiquinha que a torcida cantava, não me lembro bem , mas era mais ou menos assim- el el el o Araújo usa gel ou é do gel.
    O técnico gostava de usar gel nos cabelos e a torcida feliz com título mineiro cantava a musiquinha do gel para ele.

  17. Gallupo e Canto do Galo,

    Bom dia!!!

    A novela treinador já deu…

    Treinador pedir para sair, pagando multa, não é algo normal e pode indicar problemas no projeto do Atlético.

    O futuro dirá…

    Outra coisa:

    Treinador convidado recusar proposta é normal…duas recusas, ainda normal… mas três recusas, aí já é ANORMAL…

    As recusas, decerto, se deram muito mais por abordagem equivocada aos treinadores convidados que do projeto que parece seguir como imaginado (colocar o Atlético no protagonismo do futebol).

    Entretanto, falaram tanto em técnico europeu e estrangeiro chegando à Cidade do Galo, em caminhão do Corpo de Bombeiros, que de repente quem chegar poderá ser na base do “agora vocês vão ter que me engolir!!!”, no chamado Efeito Zagallo.

    PROTAGONISMO no futebol significa menos “NÃO!!!”, “NÃO!!!” e “NÃO!!!”

    GIGANTISMO no futebol significa “SIM”, “SIM” e “SIM, como padrão!!!

    “NÃO”, “NÃO” e “NÃO” é rotina e padrão em clube pequeno…

    Acordaaaaaaa, Diretoriaaaaaaa!!!

    1. Bom dia Ernest, Bom dia Galuppo. Bom dia a todos. Você se residisse na Europa, estivesse empregado, sairia do emprego para vir trabalhar no Brasil, no meio de uma crise de saúde e num país instável política e economicamente? Temos que considerar que qualquer técnico que aportar no Galo chegará com a missão de ganhar a Libertadores e defender os títulos da Copa do Brasil e do Brasileirao. O Cuca preferiu se acovardar e montar no porco, a ter de enfrentar esse desafio. Mas se alguém no Galo disser isto, ai virão as viúvas dele dizer que estamos sendo ingratos com ” o maior treinador do historia do Clube”. Contrariando a maioria eu parabenizo o Rodrigo Caetano pela forma de agir: vendeu bem demais o Alonso, emprestou melhor ainda Hioram, Natan e Alan Franco, acabou com a marra do Diego Costa, sem ficar esperando treinador. E esra no caminho certo ou buscar técnico de ponta para comandar esse elenco e.buscar a Libertadores. Eu confio no trabalho do Diretor, que ao contrário do covarde do Cuca não pediu demissão e preferiu enfrentar o desafio de manter um Galo cada vez mais vitorioso.

      1. Prezado Amigalo Domingos Sávio, ótima tarde

        Você foi cirúrgico em seu comentário. Penso diferente apenas sobre o empréstimo de Alan Franco, ele é um bom jogador em minha opinião.

    2. Eu acredito que até o final da semana, conforme garantiu a diretoria, teremos boas notícias. E teremos também as informações oficiais do que aconteceu nesse período de procura do treinador. Porque os “nãos” que até agora apareceram foram via mídia. Que ‘informa’ muita bobagem porque se antigamente ‘tempo é dinheiro’, agora ‘clique é dinheiro’. E por dinheiro, tem gente que faz e fala qualquer coisa. A diretoria mesmo, está trabalhando em silêncio, como deve ser. Não acredito em 90% do que aparece na mídia. Prefiro esperar a conclusão do prazo pedido pela diretoria e a sua versão oficial dos acontecimentos.

  18. Bom dia!
    Belas palavras, mas isso não muda o fato que esse diretor está dando soco no o ar. É toco pra todo lado. Está vergonhoso isso! Fico imaginando se no final o Galo ainda bater à porta de Renato e ainda levar um “não”.

  19. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Espero que seja boato que o atlético contratou Renato Gaúcho como treinador. Se for verdade, haja paciência dos atleticanos. Repetindo o amigalo Barata, cadê o Procópio?

    1. Ufa!!! Como é bom ler uma crônica coerente e sensata! Parabéns, Ricardo Galuppo pela serenidade da análise. É isso aí, o Galo está buscando um treinador com critério para minimizar a chance de erro. Enquanto isso, os caça-cliques ficam criando especulações malucas e anunciando o Apocalipse. O torcedor do Galo precisa saber separar o joio do trigo. Basta de dar espaço a oportunista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *