A entrevista do diretor de futebol, Rui Costa para a Rádio 98, foi o assunto entre os Atleticanos na quinta-feira. Meus afazeres profissionais, que me ocupam manhã, tarde e parte da noite, me levaram a ouvir essa resenha durante essa madrugada. Com isso, na contramão da minha lógica, acompanhei primeiro a repercussão e só depois pude conhecer na íntegra o que ele disse.
Pois, entre as pessoas que tive a oportunidade de conversar – um deles Álvaro Moreira – mudou sem modo de pensar sobre o novo homem forte de futebol do Galo. Parceiro de boas prosas em torno do Galo, ele vinha ponderando e um tanto desconfiado de Costa, pois apressou em se mostrar convencido com as respostas e justificativas apresentadas pelo diretor de futebol.
Ao ouvir, confesso que também me causou ótima impressão. Assim como naquela primeira coletiva, quando Rui Costa chegou a Belo Horizonte. Depois, já com mais de um mês, sem nenhuma contratação e ainda sem a definição do treinador, me inseri entre aqueles que passaram a ficar desconfiado de sua missão aqui em Belo Horizonte.
Durante praticamente uma hora, não se esquivou em responder e analisar o elenco Atleticano e o que deve ser feito para devolver a confiança do Torcedor. Ficou claro que temos excesso de jogadores. Costa falou em trabalhar com 26 a 28 jogadores, sem contar os goleiros, o que me despertou em pesquisar e constatar pelo site do clube, que está com 33 atletas e ainda mais cinco goleiros.
Considerando que, ao que ele disse, devem chegar novos jogadores (quero cinco), algo em torno de dez devem tomar rumo nessa reformulação. Não imagino quem irá se juntar a Réa, Leandrinho e Terans, nomes certos nesta barca. Diferente de seus dois antecessores, especialmente Alexandre Tadeu, o diretor Rui Costa – ao que pude perceber – não vai contratar jogador com perfil do Denílson com contrato de cinco anos para deixar um triste legado em sua passagem.
Descartou, ou melhor, sequer considerou nomes como Dátolo, Walace e até Roger Guedes. Os dois últimos pelo alto valor que deveria ser investido e até mesmo salarial. Sobre Lucas Hernandéz não alongou, o que pode ser considerado como avanço em alguma eventual negociação. Confirmou a volta do Otero, situação que agrada boa parte da Massa.
Senti em suas palavras, para conforto de um Atleticano aflito, muita sinceridade. Torçamos para que tudo que disse seja concretizado. Diria até mais, muito melhor ouvir o diretor de futebol que o presidente. Nada contra o Sette, mas a imagem inicial que o mandatário deixou – de arrogante e nada simpático – é algo difícil de ser esquecido. Rui Costa, ao contrário, passou credibilidade e não afrontou a fé Atleticana.
Gostei ainda do que ele disse sobre a base, situação que tanto cobramos, uma vez que no time principal não temos um único jogador que tenha sido criado no Galo. Ele assegurou que está fazendo essa integração, sendo que a formação de atletas é um caminho para o campo esportivo e financeiro. Fiquei satisfeito, vamos agora esperar os frutos desse compromisso. Segundo ele, o Galo para a inter temporada (período da paralisação para a Copa América) deve trabalhar com o elenco que terá para o segundo semestre.
Para não dizer que tudo foram flores, confesso que a parte relacionada a treinador me deixou em desconforto. Gosto e queria muito o Beccacece, pois Costa descartou categoricamente essa possibilidade. Sem justificar, deixou claro não ter a mínima chance dessa contratação. Enquanto isso segue com Rodrigo Santana, que mereceu elogios do diretor.
Em tempo: com a classificação do Galo, pela Sul-Americana, colocando o Botafogo no nosso caminho, penso que a diretoria deveria se posicionar e exigir árbitro estrangeiro para os dois confrontos com o time carioca. A exemplo de 2013, pela Libertadores, quando o Galo bateu de frente e os confrontos com o São Paulo foram apitados por árbitro fora dos vícios da CBF. Resultado disso foram duas vitórias, lá e cá, e o avanço rumo ao título. Não confio na isenção daquela gente, uma vez que frente ao mesmo time do Rio, tivemos no passado aquela lambança do Simon.
*fotos: 1 e 3) UAI/SUPERESPORTES; 2) Bruno Cantini/Atlético
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Bom dia amigos do Galo. Uma notícia boa e outra nem tanto. A boa notícia é a contratação do lateral esquerdo Lucas Hernández e, quem sabe, a aposentadoria do F.S. .
A notícia ruim é o interesse da diretoria em renovar com o Elias.
Andei lendo aqui e ali que os "benfeitores" do
Atlético planejam assumir o clube no modelo
que vigora no Palmeiras .
Ótimo !
Assim acaba essa história de "ajudar" o clube ,
como dizem fazer , por serem atleticanos até
debaixo d'água .
Façam isso !
Assumam a instituição , zerem as dívidas e
coloquem o CNPJ na Bolsa de Valores , que
os atleticanos que quiserem , e puderem ,
terão a chance de adquirirem ações e fazer
parte efetiva da vida da agremiação .
Quero ver se vai ser investido dinheiro em
nulidades que só entravam a vida do TIME !
Salve massa e Guru!
Ainda repercutindo a entrevista do Rui Costa, ele disse uma coisa que me animou demais. “Vamos trabalhar com 26 jogadores”. Esta é a senha de que a barca já está estacionada na porta da cidade do Galo e já tem muitos passageiros arrumando a mala para entrar. Em minha opinião os passageiros seriam: Bolt, Terans, Rea, Leandrinho,Natan, Wilson, Lucas Cândido, Carlos Cesar, Patrick, Cazares, RO, Papagaio, Vinicius, F. Santos, Elias;
Porque não Abel Braga mantendo o atual técnico que faz bom trabalho como integrante da comissão técnica?
MANTER RODRIGO SANTANA PARA O SEGUNDO SEMESTRE SERÁ UM ENORME ERRO , E SERÁ UMA CÓPIA DE 2018 .
APÓS 2 OU 3 DERROTAS INEVITAVELMENTE SANTANA
TTERÁ QUE SER DEMITIDO E AÍ A CÓPIA DE 2018 FICARÁ IDÊNTICA.
PORTANTO BECCACECCE É O NOME IDEAL PARA PARTIRMOS RUMOS AOS TÍTULOS AINDA NESSE ANO.
FAZER UMA LIMPEZA NO ELENCO , E CONTRATAR CINCO REFORÇOS. ESSE É O NOSSO IDEAL.
QUEREMOS O BRASILEIRÃO E COPA DO BRASIL E A COPA DO BRASIL.
Boa Tarde,
Fiquei curioso e resolvi fazer um exercício para ver se chego a 10 jogadores que poderão ser dispensados.
Leandrino - devolução
Nathan - devolução
Martin Rea - devolução
Carlos César - Emprestimo ou rescisão
Vinícius Goes - Emprestimo ou recisão
Lucas Cândido - Empréstimo ou rescisão
David Therans - Empréstimo ou rescisão
Cazares - Venda
Élder Santana - Empréstimo ou rescisão - Alguém conhece?
Papagaio - Devolução
Se dependesse de uma forcinha da massa certamente esta list seria acrescida com os nomes que todos conhecemos.
Pode também haver propostas para jogadores novos que ainda nem jogaram o suficiente mais a janela vem ai, seria o caso de Igor Rabelo, Guga, Alerrandro.
Completando, li agora que o Denilson está de volta, e o Yago também, porém, este já vai para o Sport pelo Jair.
Foi claro e objetivo nas colocações o Diretor Rui, que temos que fazer e o mais simples, quando se iniciou esta gestão eram mais de 10 milhões mensais de salário, Gestão não é somente interna, aqui temos a pior de todas que somos nós mesmos cobrando sempre contratações e mais contratações, como ele mesmo falou e simples fazer gestão pra torcida, vai ali e traz 10 jogadores e ai que o comando técnico de campo irá fazer, sempre reclamamos que o Gallo fez ou não fez, mas quando veio Emerson e o galo ganhou financeiramente ai minguem elogia assim e fácil ficar atirando somente pedra, Vamos focar no que vem pela frente, focar jogo a jogo dar tempo aos dirigentes e tambem aos jogadores, fica claro que o maior erro foi a volta do Levir ao comando técnico, mas todos nós aplaudimos quando chegou. Quem será o novo técnico? importa ou não? que vale e quem entra em campo e nos fazes felizes, Gosto de jogo jogado, como o galo gosta de jogar, já presenciei jogo que vaiamos e vencemos e já vi jogo que perdemos e aplaudimos então como é ser atleticano. simples assim.
Os jogadores bons, ele descartou todos.
O técnico bom, ele descartou.
O Otero volta, o técnico interino fica, Ricardo Oliveira é imexível.
Sei não.....
Saneamento ??? Maicon Bolt com salários de 420.000 reais por mês, não serve nem para compor time de pelada, o famoso Vina, Ricardo lixo Oliveira que também devem ganhar uma grana ... sem contar Terans, Leandrinho, Nathan e muitos outros que espero que caiam fora. Saneamento financeiro onde?? Tem que sumir com essa barca e dar oportunidade para os meninos da base, bem ou mal, craques ou não, tem que tentar com eles porque ganham quase nada ainda e se for para contratar tragam jogadores para serem TITULARES!!
Depois da terrível frase do Nefasto Alexandre gallo que disse que o Atlético era um time VENDEDOR , e que o objetivo do GALO era VENDER , VENDER E VENDER , novos ares sopram para o lado do CT Atleticano.
VAMOS TORCER PARA QUE RUI COSTA CONSIGA BOTAR ORDEM NESSA CASA E ESSE TIME NOS EIXOS E PARTIRMOS AINDA NESSE ANO RUMO AOS TÍTULOS.
O NOSSO MAIOR PROBLEMA ATÉ O MOMENTO É A BADERNA REINANTE NO ELENCO , COM JOGADORES VELHOS E IMPRODUTIVOS QUE SE ARRASTAM EM CAMPO.
Vendo o jogo dos RESERVAS do Athetico do Paraná contra o Flamengo , vi um time correndo e com grande aplicação tática durante os 90 minutos . UM TIME VELOZ COM JOGADORES NOVOS COM MÉDIA DE 22 ANOS E COM MUITO FUTEBOL.
É ISSO QUE ESTÁ NO DNA DO GALO E ISSO PRECISA SER RESGATADO.
VAMOS DISPENSAR OS VELHOS DO TIME , FAZER ALGUMAS CONTRATAÇÕES E PARTIRMOS RUMO À CONQUISTA DO BRASILEIRÃO E DA COPA DO BRASIL.