Categories: blogueiros

Existe critério ou falta isso nas decisões de prioridade?

Pois é, chegamos à segunda derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro. Já nos custou a quarta colocação e – ao que vemos – vai jogar o Galo na porta de saída do G6. Isso mesmo, nem falei em G4. A partida de sábado, naquele horário mais maluco de 11 da manhã, que treinador e diretoria optaram por um time com nove reservas, trouxe a derrota e uma série de consequências.

Até tomar o gol que decretou o resultado, o time alternativo – com apenas dois titulares – se mostrava aguerrido e até dava sinais de buscar a vitória e os pontos que agora reclamamos. A punição veio, depois de – como o time principal – abusar de errar gols, um dos titulares (Igor Rabelo) falha bisonhamente e permite o tento baiano. Daí pra frente, o Galo alternou bons e péssimos momentos, continuando a errar gols imperdoáveis.

Meu bom amigo, Ciro Adriano de Oliveira, ao final me fez uma interessante observação. Sábado passado, na viagem para Curitiba, ninguém foi preservado. Agora, jogando em casa, quase a totalidade do elenco ficou guardada para a partida da Sul-Americana. Até tentei entender e explicar pelo compromisso da próxima semana em busca da vaga naquela semifinal.

Entendia que o time ia sair ainda no sábado para este importante jogo na Colômbia e ficar por lá se ambientando. Ao que soube, nada confirmado, será diferente do que imaginei nessa viagem. O grupo, jogadores, comissão e diretoria, viajam divididos em três diferentes trajetos e horários. Peraí, para buscar esse resultado definitivo e sonhar com algum título na temporada, ao meu entender, seria justificável o fretamento de avião e viagem direta para Bogotá.

Essas situações, viagem para o exterior e time reserva, me remetem ao saudoso e lendário Olavo Leite Kafunga Bastos. “O errado é que é o certo”. Valha-me! Pois bem, depois daquele resultado pífio – embora tenhamos vencido o La Equidad em casa – e as derrotas para Paranaense e Bahia, essa Sul-Americana passou a ser obrigação. Quem diz isso é o Torcedor, não comparem com ex-presidente que desmanchou um time supercampeão e deixou esse legado para a Massa.

Sobre o jogo com o Bahia, ao que vi e em minha concepção (cada um tem a sua própria e vamos ler e ouvir o contraditório), ficou evidente que entre os que jogaram quatro deles estão recebendo salário sem mostrar qualquer produtividade. Hernandes, um uruguaio que mais parece paraguaio, só tem o mérito de ter feito Fábio Santos despertar. Quando o lateral reserva atua, é um Deus nos acuda. Um vexame. Ainda jogou nas nuvens uma das chances de o Galo empatar no início do segundo tempo.

Geuvânio, sassaricando de um lado ou do outro do campo, amarra um barbante na bola e seus companheiros ficam a ver navios. O foguete molhado que surgiu bem no Santos, demoniza a nossa paciência. Zé Welison, ao bom estilo de onde veio, tem momentos que dorme no gramado. Perdeu cada lance e deixou a defesa desesperada. E Maicon Bolt? Quem trouxe esse lixo para o Galo merece ser questionado. Reserva do time reserva, entrou e se atrapalhou com a bola e com muitos de nossos bons ataques. Terans? Deixa quieto! Quanto essa turma consome de salário por mês? Um festival de horrores.

Otero, Luan – como bem disse um Torcedor na saída, “o ídolo Luanzinho achou o seu lugar no time que é no banco. Colocaram pra jogar, veja o que deu” – Guga (com esse nome vindo do Avaí, prefiro o tenista). Os demais se salvaram com destaque novamente ao goleiro Cleiton. Não fosse ele, o placar teria sido mais dilatado.

Salvou na manhã de sábado a presença do apaixonado Atleticano. Começo a achar também que o Horto não comporta nossa Torcida. Jogos como este e alguns recentes, com público superior a 22 mil pagantes, me sinaliza que seria de 40 mil pra cima no Mineirão. Crença pessoal!

Por fim, registrando que não estou reclamando da arbitragem (antes que os “malas conhecidos e reconhecidos” que fazem plantão no ato da postagem desse blog se assanhem), Rodolpho Toski Marques é fraquíssimo. Na CBF tem até quem o chame de Rodolph Valentino, em alusão ao ator italiano e ao estilo pomposo dele em campo. Ruim demais. Conversa e muito e comete pequenos e sistemáticos erros.

Atenção! Não estou dizendo que ele prejudicou ao Galo. Daqui a pouco vem o comentarista amargo e azedo: “lá vem o blogüeiro outra vez falar de arbitragem”. Calma, releia o texto antes. A propósito. Di Santo jogou apenas 30 minutos, tempo insuficiente para mostrar qualquer futura possibilidade. Entretanto, brigou muito mais que ave de pena falante. Pode sim, quem sabe, se tornar uma boa alternativa.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • NÃO AO INDEPENDÊNCIA.
    ISSO É ESTÁDIO DE TIME PEQUENO.
    SETTE CÂMARA E SUA TURMA CAMINHAM PARA DESTRUIR O C.A.M.
    CHEGAMOS AO FUNDO DO POÇO.
    50 ANOS SEM GANHAR UM BRASILEIRÃO É DEMAIS PRÁ QUALQUER ATLETICANO.
    MUDANÇAS JÁ.

  • Ao Rogério Camilo,

    O “rainha” foi uma brincadeira sobre a ironia do fiscal do blog.
    Concordo com o senhor, Clayton não mostrou muita coisa, mas se era pra trazer – e dá visibilidade – a um Geuvânio, comprar e fazer contrato de CINCO ANOS com o Terans e tantos outros erros...por que não ficar com Clayton que já era atleta do Clube? É nítido que Santana não tem autonomia pra fazer indicações, escolhas e até mesmo escalação.
    Quando Rui chegou, eu sabia que seria preciso de pelo menos 1 ou 2 temporadas pra conseguir consertar o estrago deixado por Gallo e Cury com o aval de Sette/Kalil. Porém, infelizmente tenho visto Rui cometer erros semelhantes. Esse Hernandez, horroroso! Bolt? Renovação com Nathan. Tratativas com Elias, que exige mais 2 anos e aumento de salário. Etc. Socorro.
    Que há muita coisa podre, sabemos. Mas como mudar se o Estatuto não nos permite? Leio muitas críticas, mas sem ideias viáveis que nós, enquanto Torcedores, possamos implantar. Alguns defendem público zero; que em MINHA opinião é uma idiotice sem tamanho. Por a culpa dos problemas no Torcedor que torce, é ridículo. A solução é a renovação do Estatuto (veja o exemplo de administração que o Bahia, com orçamento modesto, vem mostrando) mas como mudá-lo se nem Gropen conseguiu ser ouvido e está saindo da administração do CAM?
    Vamos ter que esperar que Sette não tenha a desfaçatez de tentar se reeleger, se tiver que não consiga. Que apareça alguém que coloque os interesses do CAM acima de interesses pessoais de um grupo de pessoas que têm nosso Clube apenas como mais um passatempo. Diferente de mim e outros tantos que temos o Galo como nossa Vida.
    Quanto ao Di Santo, que não seja do pau oco. Reconheço que “torci o nariz” pra sua chegada, quando entrou em campo já esperei pelo pior. De fato o Galo já se deu bem com esse tipo de jogador. O problema é que no futebol moderno jogador ‘rompedor’ tem cada dia menos espaço, e os números dele já com 30 anos deixa a gente com receio.
    Estou desanimada, mas depois de ler suas palavras, vou tentar ter paciência, é muito cedo pra sentenciar. Quem já torceu pra Quirino, Mexerica e outros caneludos, por que não torcer pro gringo dar certo, não é!?
    Abraço.

    • Lucy, a torcida do nosso amado CAM, a famosa MASSA ATLETICANA que inveja tantas outras torcidas aqui no Brasil e mundo afora, nunca teve chance alguma de opinar, ajudar ou fazer algo em prol do administrativo... nosso Conselho arcaico e provinciano não deixa ninguém de fora entrar, muito menos alguém do povão... até onde sei lá dentro só entra e consegue ficar, os doutores, ricos e inteligentes... desde que me entendo como torcedor, a MASSA só serve pra torcer, empurrar e carregar o time nas costas com sua louca paixão, fato!!!!!!!!!!!

  • OUTRO DETALHE IMPORTANTE. :
    CONTINUAR NO PEQUENO INDEPENDÊNCIA É APEQUENAR E ELITIZAR A NOSSA TORCIDA . SE ESSE GRAVE ERRO PERSISTIR DAQUI A POUCOS ANOS O RESULTADO SERÁ A DRÁSTICA DIMINUIÇÃO DA NOSSA TORCIDA.
    TIME FRACO + ESTÁDIO PEQUENO É A RECEITA DO FRACASSO.

  • Bom dia a todos!!
    Hernandez - salário - $$$
    Pai Veio - salário - $$$
    Nathan - salário - $$$
    Maicon Bolt - salário - $$$
    Terans - salário - $$$
    Ricardo Oliveira - salário $$$
    Sr. Lápis - salário $$$
    Guga - salário $$$
    Vinícius - salário $$$
    outros que poderiam estar na lista também - salário $$$$

    Quem está administrando este plantel, não consegue fazer uma barca aí e trazer uns 3, só 3 jogadores para chegar e jogar neste time???

    • Meu amigo sua lista está incompleta. Vou te ajudar:
      Leo Silva -– salário – $$$
      Otero – salário – $$$
      Luan - – salário – $$$
      Wilson – salário – $$$

      Estamos falando de 13 jogadores ao custo médio de R$150 mil = R$1.950 milhões

  • Bom dia!
    Acho que sou um dos poucos a concordar com poupar alguns jogadores (não todos, como foi).
    Nunca concordei com time totalmente reserva, o time fica completamente desfigurado e não é possível manter o padrão, afinal, se são reservas, é porque são inferiores aos titulares.
    Na minha opinião, devido ao esdruxulo calendário do futebol brasileiro, é razoável poupar alguns jogadores na situação que foi o jogo de sábado, pois amanha (terça feira) tem jogo decisivo na Colômbia. Dá pra montar um bom time poupando 4 ou 5 titulares.
    Penso assim, porque concordo totalmente em priorizar a sulamericana nesse ano, todos nós que gostamos de futebol sabemos que o elenco do Galo é fraco, temos no máximo um bom time titular que se bem treinado pode jogar bem, nada mais que isso, mas não temos elenco grande com muitos jogadores de nível para ser campeão do brasileiro, infelizmente. Quando se compara nosso elenco aos elencos dos times que gastam tubos de dinheiro (todos sabem quais) é perceptível a diferença.
    Não quero reduzir o tamanho do Galo, nunca, somos gigantes e merecemos lutar sempre pelo melhor, mas avaliando friamente, não temos condições de levar o Brasileiro, todos nós no início do campeonato comentávamos que um sexto lugar seria difícil, por conhecermos nossa dificuldade. O que aconteceu é que uma boa série de resultados nos colocou além do que esperávamos e como bons atleticanos que sempre acreditam, nos iludimos.
    Então é isso, terça é dar tudo na sulamericana e trazer essa classificação. É um grande título e ano passado execramos o presidente por desmerecê-la, então não da pra reclamar de priorizá-la agora. É a realidade, nossa única chance de título no ano, além do título vagas e prestígio internacional.
    Repito, discordo de poupar todos os titulares, e principalmente, não me conformo com chances dadas a jogadores reconhecidamente fracos, como Bolt, Terans, Hernandez... em detrimento dos garotos. Sempre digo, se é pra apostar, que apostem na base.
    Só pra refletir: O Danilo Barcelos é pior que o Hernandez (3 milhões)?

    SAN

    • Erley e demais Amigalos, boa tarde! Vc falou tudo, com uma viagem longa e esse calendário maluco e apertado, aliado a um time fraco e cheio de jogadores velhos e desgastados, também sou favorável que se poupasse alguns titulares! Alguns, não praticamente TODOS! E que então mesclasse o time e não o enchesse de refugos e perebas que nos fizeram corar de vergonha e pagar mico nacional, perdendo mais uma vez pra esse time mediano do Bahia! Roger Machado melhorou o time baiano, tirando-o de favorito ao rebaixamento, porém é um time que vai ficar no meio da tabela, talvez conquiste uma vaga na Sulamericana, não mais do que isso! Portanto, com metade dos titulares em campo, dava sim pra competir e ganhar desse time médio do Nordeste! Mas aí os burros e cegos de futebol resolveram fazer a patacoada de time todo reserva e ainda com essa palhaçada de chamar de alternativo! Na verdade, nos deixaram sem alternativa, a não ser ganhar a Sulamericana já que o título do Brasileiro mais um ano foi pro brejo e não boto fé que vamos ficar no G4, com esses "atacantes" que não fazem gols e a defesa que toma gol de tudo quanto é time, até do "galático" Equidad, haja paciência! Nem vou perder tempo em comentar mais um jogo que o próprio e inexperiente técnico qualificou de risco calculado ou seja entrou pra empatar e conseguiu perder de pouco! Apenas um comentário muito interessante do Mário Henrique Caixa durante a narração do jogo: "Galo perdendo, falta perto da grande área, com três ou quatro jogadores altos nossos podendo aproveitar a bola aérea cruzada e o cobrador (Terans) chuta rasteiro no primeiro pau"!!!! O mesmo uruguaio que o "Larghi versão 2019" disse que ganhou a chance de entrar pelo que demonstra no treino! Depois disso, sem mais comentários........

  • É urgente que se acabe a putaria dos empresários e investidores dentro do Galo. Os meninos da base não são usados porque as porcarias trazidas de fora com altos salários precisam jogar.A velha história da "rachadinha",o tal jogador ganha, o empresário ganha, o investidor ganha e só quem perde é o clube e a torcida,que é obrigada a aceitar esses absurdos.

  • A nossa realidade é essa e não adianta tentar esconder.... Um time que poupa Patric não pode chegar a lugar nenhum.... Podem pesquisar, em 10 anos de Galo ele NUNCA ganhou nada quando foi titular, nem mineiro. Recado pro Guga: ou muda de time ou muda de profissão, poque ser reserva de Patric é a maior queimação de filme.

  • Na boa o Rodrigo Santana é menos culpado.
    Ele não tem culpa de ter um elenco limitadíssimo, é uma faca de 2 gumes, se ele coloca o time titular contra o Bahia e perde na Colômbia vão falar que ele deveria ter poupado contra o Bahia.
    O Rodrigo Santana não tem culpa desse Rui Bosta ter contratado o péssimo Lucas Hernadez.
    Nossa única chance é na Sul Americana e mesmo assim estou com os dois pés no chão pois não confio nesses pipoqueiros.
    O que Elias, Fábio Santos, Cazares ganharam no Galo, o que esse elenco conquistou até hoje??? nada são pipoqueiros e só o título da Sul Americana minimiza isso, mas acho muito difícil essa conquista.
    Tomara que venha esse título vou torcer muito mas com os dois pés no chão.

    • Onde assino? RS tá tirando leite de pedra. Se no time tem jogador de titular que nem deveria vestir nosso manto, imagine os reservas? Leo Silva, Bolt, Terans, Otero, Natan, Pai véi, Hernandes, Luan. É muita mediocridade pra um time só

Recent Posts

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

22 horas ago

A relevância e importância em vencer no BR

Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às…

2 dias ago

Próximo jogo no Independência

Sem público ou a liminar – apressadamente despachada pelo presidente do stjd – será revogada…

3 dias ago

Éverson garante um ponto para o Galo

Depois de um primeiro tempo horroroso, pior que nas três derrotas seguidas para o mesmo…

4 dias ago

Indiscutível e inapelável punição

Deveria estar aqui hoje, ainda que lamentando a justa perda da Copa do Brasil, focado…

5 dias ago

Sensibilidade e Galo de mãos dadas

“Serei Galo mesmo que a bola não entre, mesmo que a nossa casa se cale,…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!