Categories: blogueiros

Empate decepcionante na conta do treinador

Foram dois pontos e duas posições na tabela, podendo chegar a quatro, por responsabilidade exclusiva do Rodrigo Santana. Logo na primeira vez que ele é ovacionado, com justiça e reconhecimento, pela Massa. Presidente deve ter doído de ciúme. Enquanto Cuca, acertadamente, colocou Nenê que fez o time do São Paulo crescer, o técnico do Galo errou na primeira substituição. Luan estava morto em campo, deveria ter sido substituído para a boa entrada do Geuvânio. Mas, ele equivocadamente, tirou Chará.

Nestas duas mexidas foi que o jogo ganhou novo contorno e deixamos escapar uma boa vitória. Antes mesmo do empate, seguidamente, o time Atleticano foi ineficiente nas finalizações. Depois da igualdade no placar, mesmo martelando em busca do segundo gol e uma possível vitória, continuou com o mesmo problema na hora que poderia balançar as redes do adversário.

Luan, que continuou arrastando no gramado até o final da partida, deu um chute xoxo nas mãos do bom goleiro paulista. Antes disso, Alerrandro – que merece considerações em separado – deixou de rolar uma bola para Geuvânio debaixo das traves. Depois o próprio Geuvânio repetiu a situação e não serviu Elias com o gol aberto à sua frente. Fominhas, ambos! Foi o primeiro empate do Galo no Brasileiro, mas com gosto amargo da decepção.

O jogo começou com o São Paulo no campo de ataque, pressionando e sem deixar o Galo sair para o jogo. Só depois dos cinco minutos, o Torcedor pode respirar aliviado com a primeira descida do time no campo defensivo do São Paulo. A partir daí, sim as coisas se equilibraram e o Galo chegou ao gol ainda no primeiro tempo.

Leandro Vuaden levou quase sete minutos para validar o tento do Galo, depois acrescentou esse mesmo tempo, mas deixou ir a onze de prorrogação. Fosse apenas essa a queixa do Atleticano com esse árbitro tudo bem. Mas, ele que foi determinante nas perdas dos títulos mineiros de 2014 e 2019 contra o Galo, ontem foi econômico ao não aplicar o segundo cartão amarelo – consequentemente o vermelho – para jogador adversário. Ao que senti, parecia puxar na memória se – por exemplo, Hudson já estava amarelado – para evitar a expulsão. Não confio nele e nem na isenção da arbitragem.

Ainda assim, reitero que o empate foi de inteira e total responsabilidade do treinador do Galo. Depois de tirar o Chará e deixar Luan em campo, ainda ousou em tirar o Adilson – que fez boa partida – e colocar o fraquíssimo Maicon. Esse de Bolt não tem nada e ainda matou um contra ataque numa bisonha escorregada. Nem vou entrar no mérito de colocar Ricardo Oliveira a poucos minutos do final.

Enquanto Alerrandro, que já pedia a titularidade faz tempo brilhou, o antigo titular nada fez. É um exemplo de profissional, beleza, mas queremos vencer os jogos e para isso os gols precisam sair. O garoto de 19 anos, além de marcar, foi participativo, deu combate e serviu aos companheiros. Ele enfiou uma bola do lado esquerdo do ataque para uma entrada de Patric pela direita que deixou o lateral na cara do gol. É diferenciado o Alerrandro, embora – como disse – tenha sido egoísta noutro lance.

Por fim, repito uma situação que já registrei algumas vezes neste espaço. Que saco ver jogador gesticulando para a Torcida e pedindo apoio. Patric e Adilson cometeram esse desatino ontem. O segundo, interessante, logo depois de tentar um chute no gol adversário. A bola saiu a vinte metros acima da baliza defendida pelo goleiro do São Paulo, nem se tivesse sido tirando tinta. Preguiça dessa convocação. Joga que o sempre apoio vem da arquibancada. Como ontem mesmo com o empate.

Em tempo: Duas considerações. Dez dias de folga é muito tempo. Temos três competições pela frente e novos jogadores chegando para essa sequência. A meu juízo, foi errado. A outra, pelo que me disseram coisas boas estão acontecendo nas divisões de base. Tomara, pois num passado recente foram vários investimentos atirados pelo ralo.

Fred, que deixou o Galo e foi aparecer no Internacional; Tabata, que saiu daqui igualmente sem deixar nada nos cofres Atleticanos, tem agora nova companhia. Wesley, hoje com 22 anos, foi para o futebol belga. Acabou de se transferir para o Aston Villa da Inglaterra, por incríveis 22 milhões de libras. Esse valor ultrapassa a cem milhões de reais. Foi a maior transação do futebol da Bélgica e do time inglês de todos os tempos.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • ATUALIZANDO BARROS E JOSÉ ROBERTO
    =================================
    Ao Barros , eu aceito sim qualquer trabalho que
    venha a recuperar o estímulo ao jovem jogador
    que chega cheio de vontade de mostrar o seu
    futebol numa equipe profissional .
    Só não concordo com essa história de se dizer
    que é novidade , que fulano veio pra implantar
    uma situação que era corriqueira em tempos
    idos .
    SEMPRE foi assim, atletas sendo observados em
    competições paralelas ou mesmo indo para um
    clube em centros menos badalados ( como o
    Nacional de Manaus que era parceiro do GALO )
    para ganhar "rodagem" .
    O que me incomoda é essa exaltação do NOVO
    que de novo não tem nada .
    Mas tem mesmo que fazer assim , e não ficar
    nas mãos dos "atravessadores" que negociam
    jogadores pelo DVD .
    Ao Paulo Roberto , realmente lembranças boas
    demais da conta .
    A mais marcante , a safra de Barbatana que ,
    me permita , não foram apenas 05 ou 06 , mas
    quatro vezes esse número .
    Mas não nos esqueçamos que no time de 71
    tínhamos como titulares 06 jogadores , além
    de outro tanto na reserva e entrando sempre ,
    como o Beto que , junto com Spencer ( que
    veio com passe livre ainda bem novo ) foram
    os atletas a substituírem o Lôla , um dos mais
    fantásticos jogadores que vestiram o Manto .
    Bom falar com vocês !!!!!

    • Caro, entendo seu ponto de vista, só acho que essa ideia, nova ou não, eh diferente do time sub 23 que foi montado ano retrasado. Inclusive, o diretor explicitou isso, apontando pontualmente as diferencas! Excelente lembranca a do nacional de manaus. Tivemos um caso semelhante em 2007, 2008 com o CRB (incusive c o marcelo de treinador e marcos rocha entre os jogadores), que nao deu tao certo. Ou seja, nao tem caminho certo p sucesso, mas acho q vale a pena tentar. Abco e SAN

  • Estou me preparando psicologicamente pra torcer pro cruzeiro, assim como eu torço pro América e pra qualquer outro time mineiro que disputa as séries inferiores ?

  • boa tarde Eduardo e massa. grande texto Eduardo. péssimo resultado para o galo ainda bem que não iludo com este time. estamos no mesmo caminho de 2018. Rodrigo Santana precisa saber ler o jogo e continua fazer péssimas substituições. só que em 2018 terminamos em 2 lugar. enfim o Rodrigo Santana enxergou que o cone 2 não faz falta nenhuma no galo,aliás só falta ele tirar do time os peladeiros Elias e Fábio Santos. espero que no início do campeonato brasileiro depois da copa América ele coloca os reforços que foi contratado para jogarem de titulares. parabéns a diretoria que está se esforcando para reforçar a equipe mas ainda falta um camisa 9.10.um zagueiro e um atacante de lados. vai galoooooo.

  • ME DESCULPEM , MAS TEM TORCEDOR JÁ FALANDO EM
    ""VENDER "" ALERRANDRO E GUGA . ISSO É APEQUENAR O TIME , COMO SE O GALO NÃO TIVESSE CONDIÇÕES NENHUMA DE MANTER UM JOGADOR .
    SE PENSARMOS EM SER UM TIME ""VENDEDOR "" , COMO QUER A DIRETORIA , JAMAIS CONQUISTAREMOS OS TÍTULOS.
    NÃO CONCORDO TAMBÉM EM JOGAR NO INDEPENDÊNCIA , POIS ISSO É APEQUENAR O TIME E A TORCIDA.
    A NOSSA CASA É , E SEMPRE FOI O MINEIRÃO.
    QUEREMOS TÍTULOS.
    DOS TRÊS TORNEIOS EM DISPUTA , QUERO DOIS TÍTULOS.
    AQUI É GALO.

  • Caros,
    Empatamos jogando bem contra os BabiSampa..Legal? Se tivéssemos regularidade nos resultados e nas apresentações, sim. SQN! A torcida ñ pode se acomodar. Acomodar é torcer contra. Resultado PÉSSIMO dos PÉSSIMOS e prá mim foi derrota. SIMPLES. A turma BI (bipolar é o q quero dizer) parece torcer contra, só pode. Perdemos pts q jogam nosso clube uma vez mais pro ANOQVEM. Isso é um pé no saco, ideologia de parasitas, abandonar a briga pelo TÍTULO. E o mais lamentável, se acostumar. Pq essa falta de ambição q tomou conta de parte da torcida? Tá certo q o time melhorou, um pouco. Mas, no geral, dão prá trás, entregam a rapadura legal e PIPOCAM. A babação com o tal PERNA DE PAU da lateral direita é sintomático. Ser raçudo, se entregar, correr é o NORMAL de qq jogador. É mínimo, qual novidade? Merece consideração e para por aí. Jogador pra nosso clube tem q ter algo mais. Tá provado na tradição, precisamos de jogador bom (ñ bonzinho), VENCEDOR, CRAQUE, jogador q desequilibra, q chama a responsa. Só ñ comprometer atualmente já e alguma coisa, porém ñ muda nada. Além de RAÇA E CORRERIA, miníma inteligência tática, antevisão da jogada prá saber a melhor escolha, enfim O BÁSICO. Sem isso, é MEIO DE TABELA e o trator passando (longe da Califórnia...).
    Obs.: a tal VAR ñ me engana. Excesso de interferência externa no jg...Acorda, Sette...
    Obs.: percebi lasquinha de JABÁ. A certa altura do jg, o comentarista Bob serelepe e sua Cia vieram de elogiar o tal Deus da Raça, o Patricão da Massa, q é issaquilo, a cara do Galo (Deus nos livre, toc, toc, toc), persiste, volta por cima, blá.Aí citaram Dominic. Agora, com todo respeito. Quem é Dominic? Ele entra em campo? Pq esses canalhas ñ respeitam a privacidade das pessoas? Quem entra em campo é o Patrick, é ele o PERNA DE PAU.
    Obs.; Pq Fabio Santos ñ vai no corpo do adversário qnd é atacado? Pq afasta, ñ agride, do q ele tem medo?
    Obs.: nosso miolo de zaga vai bem (precisamos de VOLANTES de verdade ali na frente da zaga)
    Obs.: Cazares ñ pode ficar escondido na ponta esquerda. Cazares é o desequilíbrio, indolente, mas CRAQUE!
    Obs.: Alejandro tem q ser MALDOSO, tem q fuzilar, balançar mais vezes as redes adversários, pq o mau caráter do PASTOR come quieto vai encher o saco com conversa mole e panelas mil...
    Obs.: Quem chegar tem q vestir a camisa. Chega de BARCA!
    Obs.: ô mariposa ô mariposa, tô seco...
    GALO SEMPRE!

  • Prezado, com todo respeito, discordo de toda a sua análise, a comecar pelo equivocado titulo do post. O treinador nao foi o responsável pelo empate de forma alguma! Ele deve inclusive, ser efetivado. Infelizmente, Adilson e Igor Rabello sao jogadores moles, lentos, pesados. Nao pode de forma alguma, um jogador fraco, tbm mole, como o Nenê passar com tanta facilidade por nossos jogadores. Deveria ter sido derrubado. Chará foi bem substituido, no 4-1-4-1 que jogamos atualmente, Luan mesmo cansado é fundamental para o sucesso do esquema, pois marca e apoia (o popular box to Box). Sabedoria, Massa, p entender nosso momento. Não temos elenco pra ganhar o brasileiro, infelizmente, entao q continuemos fazendo boa campanha e foquemos nas copas. SAN

  • Boa tarde, amiGalos! Concordo em partes com o Eduardo. Acho que falta sim mais canja ao treinador, porque entre outros equívocos Luan com a língua de fora sempre no segundo tempo e o cara faz a mesma substituição manjada de Chará por Geuvânio! Tinha que ter saído o Luan, agora sobre por o Bolt, eu discordo primeiro pq ontem apesar de uma pixotada - ele sempre faz as dele - jogou bem, deixando duas vezes jogadores na cara do gol que não aproveitaram por incompetência, mas não por culpa dele. E outra, se não entrasse Bolt, Santana iria por quem, caras pálidas? Vina? Terans? Bruninho, tão pedido mas quando entra não arruma nada? Aí no caso o erro é todo do presidente e do diretor, faltam peças de reposição ao treinador, seja ele quem for, e ele tinha que mexer no time; não pode ser culpado pelo resultado e sim os jogadores que precisam ser menos fominhas e treinar mais finalizações!!! Até quando nossos escanteios vão continuar dando em nada? Que Otero volte logo com seus gols olímpicos! Outra coisa: vamos ver se esse volante paraguaio seja tão bom quanto Blanco, pq Adilson é fraco, José Welison marca melhor, mas não tem inteligência, todo jogo é um cartão! Rodrigo Santana tem boa visão de jogo, tanto que detectou que no gol dos bambis faltou foco, pois o time estava preocupado em discutir com o destemperado Reinaldo, talvez já desfocado por causa da conivência desleal de Vuaden com o botineiro e ex-maria Hudson! Time que quer ser campeão ou terminar no G4, tem que ter concentração no jogo e esquecer o apito ladrão e os malas dos adversários! Rodrigo Santana pode evoluir bem como toda equipe, precisa ser mais corajoso, o fato de escalar Alerrandro ontem já foi um ponto positivo, mas também ser menos previsível! Alerrandro não é o 9 tradicional, ele se movimenta, faz o pivô, volta pra buscar o jogo e ainda dá assistência, diferentemente de Ricardo Oliveira. Pra que esse medo de jogar com os dois juntos? Para com isso, cara! As convicções, vulgo teimosias, é que derrubam os times e os treinadores. Ouse, tente, em três minutos jogando juntos, se não fosse a má fase de RO, este tinha feito o gol da vitória! Tire essa ideia velha e fixa de sua cabeça que não dá pra jogar com dois atacantes, dá sim!!! Até pq ambos tem estilos diferentes e cada um pode ser útil, pense nisso! Não estou dizendo que eles tem jogar juntos os 90 minutos, mas saiba ter essa carta na manga!

  • Luan e Adílson estavam ´´mortos´´, em campo.
    Adílson, ainda estava amarelado e falhou por duas vezes, no gol do SP ( deu um bote errado e depois, inerte, viu o jogador do SP passar em sua frente). Tomara que o jogador paraguaio que chega, assuma, e o Adílson, suma.
    Também acho que precisamos de técnico, este interino não sabe armar time para jogar contra times grandes, qualquer um dá um nó tático nele. Só ganhamos do Flamengo, num jogo inexplicável.
    Se formos eliminados pelo Cruzeiro, ele cai. Por isto é bom que não seja efetivado logo.
    O juizão amarelou e não expulsou o Hudson, o que poderia ter decidido o jogo. Mas, ninguém da diretoria ou da comissão técnica está falando nada. Por isto, sempre nos roubam.

  • Tivemos quase 70% de posse de bola, o dobro de finalizações e o goleiro deles foi o melhor em campo. Ou seja, o domínio foi nítido e amplo, encurralamos o São Paulo, faltou caprichar e fazer o segundo gol antes do empate deles. Sem contar que Hudson deveria ser expulso e o juizão fez vista grossa.

    A pausa vai servir pra recuperar o fôlego de alguns atletas e o Rodrigo terá tempo pra trabalhar e corrigir os erros da equipe, principalmente na defesa. Veremos se ele tem realmente capacidade de comandar o Galo. Acredito que sim.

    Fiquei receoso apenas com os nomes anunciados como reforços. Pra mim são ilustres desconhecidos. Torço pra ser surpreendido por eles. Mas acho que ainda falta aquela contratação de impacto para elevar o patamar do tIme. Quem sabe a direroria nao tira um coelho da cartola?
    Saudações!

  • Evidente que não gostei do resultado, mas gostei do jogo. O Time é “isso aí”, a gente é que se ilude.
    Victor – Pouco exigido. Não teve culpa no gol.
    Patric – Bem no apoio, porém na defesa andou patricando. Pelo seu lado saiu o gol e as jogadas mais perigosas do adversário.
    Rever – Fez uma boa partida, mas foi batido facilmente pelo Pato no gol são paulino. O que houve Capitão?
    Rabello – Seguro.
    Fábio Santos – Muito bem, principalmente no apoio. A “sombra” realmente assombrou o moço.
    Adilson – Ia bem, com boas saídas de bola, até cometer -mais um - erro primário e tomar o amarelo. Amarelado não pôde fazer a falta em Nenê, que evitaria o empate. Falha GROTESCA.
    Elias – Provando que preguicite tem cura, fez boa partida. Bem nos desarmes e nas saídas de bola.
    Luan – O termômetro do Time.
    Chará – Não esteve à altura de suas últimas apresentações. Escondeu-se do jogo.
    Cazares – Não estava ligado do 220, mesmo assim deu trabalho sendo a válvula de escape pela esquerda.
    AleVARrandro – O garoto fede (ou cheira) a gol e mostrou que NÃO é um jogador comum! Movimenta-se muito e dribla fácil.
    Geuvânio – Entrou, como sempre, e incendiou o jogo. O problema é que na hora de definir faz escolhas erradas. Driblou meio time, na hora de rolar pro Alerrandro marcar o gol, chutou sem ângulo. Cadê a psicóloga pra trabalhar essa ansiedade?
    Bolt – Mais uma vez tropeçou nas próprias pernas.
    RO – Sem sentido a sua entrada. Levando em conta que o Pastor parece acreditar estar em guerra com Sa(n)tana(s), não sei se Rodrigo que o colocou no finalzinho, ou RO que exigiu.
    Rodrigo – Bem na escalação, mostrou coerência e pulso firme ao barrar RO. No entanto, errou ao colocar o limitadíssimo Bolt.
    Com o Time mediano que temos, considero satisfatório o balanço desses nove primeiro jogos. Ao meu ver, o único resultado anormal foi o de ontem, não poderíamos perder pontos para o fraco tricolor. Ontem ficou - pela milésima vez - evidenciada a falta que faz um atacante diferenciado pelas beiradas de campo. Após o empate era necessário ter um atacante driblador, pra desmontar a retranca. Estilo Guedes, Tardelli, Keno.
    E esses “reforços” anunciados farão diferença? Eu duvido, pois vejo o mesmo filme “Quantidade sem Qualidade”. Tomara que Rui saiba o que está fazendo (afinal é bem pago pra isso) e queime a minha língua de corneteira. Até o momento, de “reforço” só a volta do Otero.
    -
    Ricardo Divinópolis,
    Sobre as duas observações que me fez: a volta do Guedes é uma utopia. Já foi reintegrado ao Shandong, que não pensa em emprestá-lo sem uma compensação. E ele não pensa em baixar seus vencimentos astronomicos. E, sim, tal qual Torcida, o Time do Galo também é bipolar.

Recent Posts

Cumprindo tabela no BR e com ausências

A opção pelas Copas, que até questionei – sem criticar -, está cada dia mais…

14 horas ago

A sobriedade da Massa Atleticana

Conforme planejado, executei fielmente minha programação para a quinta, pós vitória e classificação dignas de…

2 dias ago

Na raça e no grito do “eu acredito”

Uma partida gigante, frente ao último campeão da Libertadores. Assim, como na Copa do Brasil…

3 dias ago

Motivação da Massa em alta

Tem tempos que não sentia uma atmosfera tão interessante para o Galo como para esse…

4 dias ago

A voz da massa é a voz da sensatez

Tudo bem, é verdade que somos milhões de técnicos, mas a decisão é do treinador…

5 dias ago

Vitória para engatar melhor sequência

O bom resultado e a boa apresentação da equipe, tem tudo para sinalizar uma mudança…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!