Diferente de alguns, embora também tenha considerado a atuação do Galo no sábado distante dos nossos sonhos, não vejo como o desastre sugerido em comentários e que até ouvi ontem numa curta saída pelas ruas de Belo Horizonte. Caríssimas e caros, entramos para a partida com o time formado por reservas e a classificação já encaminhada para a final do Mineiro. Disse e reitero, deu calo nos olhos, mas mesmo assim pude apreciar algumas boas atuações de jogadores que estavam em débito com Torcedor.
Mesmo entre aqueles que, pra mim, se salvaram existem críticas. É absolutamente natural, uma vez que temos observações e interpretações diferentes. Tem, entre nós, quem já experimentou até mesmo o futebol profissional, outros que praticaram o esporte no amadorismo, e – entre os quais me coloco – quem não consegue dar dois balãozinhos numa tentativa de embaixada. Nem por isso somos desqualificados a opinar, afinal mais de 50 anos – quase 60 – de arquibancada nos credencia a dar pitacos. Mesmo os mais jovens, evidente, pelo interesse e acompanhamento permanente do nosso time do coração.
Em síntese, sem necessidade de prova em contrário, o Atleticano quer, deseja e espera um time vencedor. Tanto em cada partida quanto – consequentemente – de conquistas de títulos. Sejam regionais, nacionais ou internacionais. Neste último caso, somos o único mineiro nos últimos tempos a comemorar e levantar o caneco. Copa Libertadores de 2013 e Recopa de 2014. E vamos agora, nessa 15ª final do estadual consecutiva, buscar mais um título regional.
Evidente que para a decisão, não seria hipócrita em negar que a tendência de favoritismo é do Galo. Porém, não podemos desdenhar que o time treinado pelo Lisca – que de doido não tem nada – é bem organizado em campo e pode sim surpreender. Serão dois difíceis compromissos, que em meio à fase de grupos da Libertadores, sugerem muita atenção e cautela do Atleticano. Desde a direção, comando técnico, elenco e nós Torcedores, pois vitória é no campo e não arrotando palavras. Tipo “quarta-feira tem mais” e “vai ter volta”!
Dando um recorte nas 15 finais consecutivas, observo que nas dez últimas vezes o Galo venceu cinco e foi vice em quatro oportunidades (sem considerar essa que ainda está em aberto). O time mineiro que agarrou na série B chegou em cinco ocasiões e o América, com essa de 2021, a sua terceira final (venceu uma delas), Tombense e Caldense uma vez cada.
Esses números comprovam a hegemonia Atleticana no Estado. Vejamos ainda mais sobre o Campeonato Mineiro. Será o 109º título estadual, destes, 99 ficaram com equipes de Belo Horizonte. E como a final é entre Galo e coelho, será o centésimo título comemorado por um time da capital. São 45 conquistas Atleticanas contra apenas 16 do nosso concorrente na final e 38 de outro.
Além desses, o Vila Nova foi campeão cinco vezes, o extinto Siderúrgica de Sabará duas e Ipatinga e Caldense uma cada. O leão do Bonfim está passando por maus momentos – agonizando e correndo riscos de acabar – e o time sabarense já encerrou suas atividades faz tempos. Como se pode observar, para se manter na parte superior os títulos do passado não são garantia de sobrevivência.
Encerrando nossa resenha dessa segundona, tempo de relaxar e distrair para esperar o compromisso do meio e no final de semana – Libertadores e Mineiro – deixo aqui minha boa energia e expectativa com a temporada 2021. Que falta uma – talvez até duas ou três peças para o time ninguém nega – até mesmo a diretoria sabe disso. Entretanto, para essas duas partidas do estadual e a fase de grupos da copa continental, não serão possíveis novas inscrições. É com esse time que vou confiando no título mineiro e primeira colocação no grupo H.
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
View Comments
Boa tarde amigos do Galo. Acho que o Cuca está meio perdido em relação a formação do meio campo, eu escalaria com Jair, Nacho e Zaracho. Aliás, a escalação do Jair é meio incerta, ele parece estar sempre cansado ou está se cansando rápido demais, precisa ser o jogador que dá combate e disputa divididas sem medo. Tchê Tchê ainda não mostrou para que veio, muito desconcentrado em campo.
boa tarde Eduardo e massa. no jogo de sábado mostrou que estamos fritos com 90 por cento daqueles jogadores. se salvou Dodô que fez sua pior partida e mariano.quando mariano é um dos melhores do jogo porque o trem esta feio para o galo. rs.sobre savinho esta se queimando muito cedo simplesmente esta se tranformando no tucho. renan Oliveira. dodo. simplesmente se não tiver um treinador que saiba corrigir vai ser um foguete molhado. ainda é novo e tem tudo para jogar muita bola.como a diretoria gosta de jogar milhões no lixo com tantos refugos e peladeiros. pagar milhões por Nathan. Hyoran. vargas.bueno.Allan. etc.este Allan é tão ruim que a bola morde os pés dele.rever já deveria pedir aposentaria e Igor rabelo uma tartaruga ganha dele na corrida. todos nos aqui do blog sabe se não vier lateral direito. um zagueiro para ser titular. e um pitbull no meio do campo esquece títulos este ano. aliás tem que ficar de olho no mequinha se for jogar com aquele time que jogou sábado vamos levar um caminhão de gols. aliás o Matheus Mendes também estava espalmando todas bolas que ias na direção do gol.não sei se era nervosismo de ser titular mas precisa ser mas testado no gol.um amigalo sempre disse aqui esta base do galo é fraco demais. até a flor revela mas jogadores que o galo. enquanto tem algumas promessas emprestam para equipes de série C e D.aff.a galo não nos decepcione mais. ótima semana para todos amigalos. vai galooo.
Será que alguém no Galo terá juízo suficiente para dizer que os jogos da final devem ser com time 100% reserva?
É campeonato mineiro. Temos 45 desses.
E o time reserva é bem razoável, diga-se de passagem. Dá para ser campeão. E, se não for, que importância tem?
O América não vai aliviar, e o risco é grande. A meta é o Brasileiro, então... juízo.
Bom dia Barata. Esse Savinho não tem espírito de vencedor. Mais um Marion da Vida.....
Caro Domingos,
Marion foi um vencedor, campeão da Copa do Brasil 2014 com participação exemplar nas semi finais.
Peço desculpas ao Marion pela injusta comparação. Retificando: mais um Bruninho da vida.
DOMINGOS SÁVIO ,
não nos esqueçamos de Atlético 4 x Flamengo 1 .
Marion decisivo no terceiro e quarto gols .
A ajeitada para o Dátolo , então , foi magistral !!!
Bom dia a todos!
Vejo muitos aqui criticando a qualidade do elenco. Tenho um ponto de vista diferente. Acho que o Galo está com um ótimo elenco, falta ainda zagueiros. Vejamos.
Goleiro titular Everson, reserva é o ótimo Rafael; LD temos Guga e Mariano, ambos oscilam, mas não são tão ridículos; na zaga temos o Alonso e precisamos de mais um ou dois zagueiros para serem titulares (Rabello e Gabriel servem para compor o elenco); na esquerda temos o excelente Arana e o ótimo Dodô, estamos bem servidos; como volantes temos Jair (leva muitos cartões e se machuca demais, mas é muito bom na posição), Allan e Tchê Tchê compõem o elenco e já demonstraram ter qualidades (ainda que em outros clubes); no meio temos os excelentes Nacho e Zaracho, ainda Hyoran, Natan e Franco (os três demonstraram boas qualidade por um período com o Sampaoli, principalmente o Natan e Franco); no ataque temos Keno e Savarino (que eram um dos melhores do Galo ano passado e quase unanimidade entre a torcida), Hulk tem demonstrado muita evolução e faro de gol; para a reserva ainda temos o Vargas, Tardelli, Sasha e Marrony, os quatro servem para compor o elenco, tendo o Marrony uma possibilidade maior para brigar por titularidade com o Keno, basta ter mais oportunidades.
Na minha avaliação, caso o Cuca consiga trazer o futebol do Natan, Hyoran e principalmente o Franco, e ainda testar mais o Marrony, terá no mínimo 16 bons jogadores aptos à serem titular.
Então, é um elenco capaz de brigar por todos os campeonatos que irá disputar este ano.
Como disse, falta um ou dois zagueiros, no mais, estamos bem servidos.
tem certeza que Allan tem qualidades.? deve ter enganado com outro Allan. porque Allan que joga no galo é simplesmente um butineiro e jogador de várzea. rs
Jogou muito no fluminense e quando foi contratado no início do ano passado foi comemorado por parte da torcida, onde me incluo.
BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
VAMOS LÁ , ESSA SERÁ UMA SEMANA CHEIA , SÓ DECISÕES , E PRÁ FRENTE CONTINUA DO MESMO JEITO .
DESCONHEÇO QUALQUER TIME QUE TENHA 11 TITULARES E 11 RESERVAS DO MESMO NÍVEL , NEM A SELEÇÃO BRASILEIRA TEM.
PORTANTO É FALÁCIA ESSA HISTÓRIA DE RESERVAS DO MESMO NÍVEL , EM DUAS OU TRÊS POSIÇÕES PODE HAVER , MAS NÃO UM TIME INTEIRO DO MESMO NÍVEL.
ACHO O NOSSO TIME TITULAR MUITO BOM E OS RESERVAS RAZOÁVEIS , COM ALGUMAS PEÇAS QUE SE SOLICITADAS PODEM SUBSTITUIR BEM OS TITULARES .
EXIGIR RESERVAS NO MESMO NÍVEL É UM SONHO IMPOSSÍVEL.
EVIDENTEMENTE QUE PARA CERTOS JOGOS UM OU OUTRO JOGADOR PODE ATÉ VIR A SER MAIS ÚTIL QUE O TITULAR A DEPENDER DO ADVERSÁRIO , MAS ISSO NÃO É REGRA.
NOSSAS POSIÇÕES MAIS CARENTES SÃO DE GOLEIRO E LATERAL DIREITO.
VAMOS ÀS DECISÕES.
ÂNGELO ,
nada como um comentário de quem já esteve
a chupar laranjas nos vestiários da vida .
A questão do Savim , que eu critico aqui , é de
total (i)responsabilidade de quem comanda o
futebol no clube .
Pra mim foi lançado no profissional apenas e
tão somente para dar uma satisfação para a
torcida , de que na "base" se trabalha bem a
molecada, e que tínhamos por lá uma jóia de
16 anos , o que inclusive virou chacota por
conta de um certo narrador .
Nas oportunidades que teve não conseguiu
um arremate , um cruzamento , uma troca
de passes , nada , absolutamente nada .
Apenas e tão somente dribles sem objetivo
e uma correria desenfreada , nada mais .
Pode produzir ?
Pode , seguramente .
Mas tem que se trabalhar demais a cabeça
do garoto , em primeiro lugar .
E passar um dever de casa para ser cumprido
diariamente , à la Yustrich .
Caro amigalo Barata
Vc está certo, mas o clube tem um discurso e na prática faz outra coisa. "Vamos valorizar e investir na base", mas na hora de jogar, tome Natan, Vargas, Allan etc. Nos raros momentos que a molecada entra, não são com os titulares e sim com os reservas cuja qualidade e futebol duvidosos já diz tudo.
Caro Barata!
Você foi no cerne da questão! Se lançaram o Sávio precipitadamente, no que acredito, a responsabilidade maior é de quem o coloca no campo do jogo. Apenas acredito ser muito temerário julgar um jogador que somente o tempo dirá se dará da resposta esperada. Nós somos testemunhas, e você tem reprisado com o que concordo plenamente, por pouco e muito por pouco ,um dos maiores ídolos do galo - Toninho Cerezo- teria sido dispensado do galo é quem o bancou foi barbatana, que como opção, bancou a sua ida para o Nacional de Manaus, juntamente com outros jogadores que vieram dar alegrias aí galo. Por isso mesmo sou partidário de um acompanhamento rigoroso não só quanto ao potencial, mas também sobre ajustamento ao sistema de jogo. Nós sabemos o quanto é difícil jogador da base ter sucesso imediato no time de cima. Apenas os gênios, como Reinaldo , fogem desta situação. Pelé, face a titularidade do Santos estar Delvechio, somente assumiu a titularidade aos 16 para 17 anos, após jogar cerca de 30 jogos amistosos para que pudesse melhor entender esquema de jogo. Por isso mesmo, estamos com o mesmo propósito: desenvolver a melhor maneira de não se queimar jogador da base.
Como sempre, belas análises e com conhecimento de causa.
Respeitoso abraço.
O Cuca sabe bem com quem ele pode confiar nesse elenco Atleticano, portanto, sabedor disso, ele vai com o que tiver de melhor pra final com o Coelho...
Esses reservas que jogaram Sábado, podem até serem escalados de novo, em função de uma contusão ou suspensão de algum titular mas não mais todos juntos como foi...
Essa sequência pesada que vêm por ai, de decisões pra conseguir o primeiro lugar na Libertas e a conquista do Título Mineiro, será de grande valia pra mostrar o quanto esse time está no aspecto físico e mental...
Todo cuidado será pouco e quero acreditar em vitórias seguidas pro time titular embalar de vez!!!!!
Salve Massa e Guru!
Sinceramente a atuação do último jogo em nada me preocupou, pois tudo que aconteceu já estava meio previsto. Time desinteressado, tirando o pé das divididas, jogando a lá caranguejo. Aliás quando o ex jogador Rever está em campo isto acontece com frequência.
Só não entendo o porquê de Cuca ainda investir em jogadores como Rever, Allan, Natan, Vargas em detrimento dos jovens da base. Se tivesse colocado a meninada, pelo menos vontade de jogar teríamos em campo, mas o que vimos foi um bando de preguiçosos. Não estaria Cuca indo na contramão do projeto de aproveitamento da base no clube?
Menção honrosa pro horroroso Vargas, o cara já entra em campo querendo sair. É a edição chilena do Disanto, só que com menos vontade de jogar.
Mas a minha grande preocupação ficou pro domingo. Será que vamos perder o posto de fazer as Marias Tremer para o Melequinhá? 03 jogos 03 cipoadas. Sai fora popom que esta freguesia ai já tem dono!
Bom dia , Canto do Galo !
Realmente, em relação a base o discurso dessa diretoria foi de trazer jovens para serem formados aqui. Iriam mudar radicalmente o que Júnior Chavare vinha fazendo -trazer jovens já formados por outras bases. Na prática estão trazendo garotos de 19 anos de tudo quanto é lugar.
Agora vem um do Vitória e iriam mandar para lá o Guilherme Santos, artilheiro do Brasileiro sub20 para lá. As joias são dos outros e os nossos seriam o quê. Se não colocarem os meninos de nossa base pra jogar com o time que estiver entrosado, encaixado, não vamos vender ninguém e pagar dívida nenhuma.
Li o José Eduardo Barata lembrando Clara Nunes, craque da música , dos bons tempos do futebol. Fico imaginando se as grandes cantoras e cantores daquela época , que para fazer sucesso precisavam ,realmente, saber cantar, se permitiriam as evoluções dos tempos atuais, para se fazer sucesso, como a Anita, aquela que tatua o ânus.
O que será que Anita tatuou seria uma de sua obras de artes " Bang Bang Pum Pum".
Já pensou Angela Maria tatuando lá no rabisteco " Barracão de Zinco da Babaluooooo"; e a Dalva de Oliveira " Bandeira Branca Amor Eu Quero Paz"; e a Elis Regina "Alô Alô Marciano"; já o Sergião Reis ia se complicar "Toque o Berrante seu Moço"; o Tremendão, o Eramos Carlos, tatuando " Pode vir quente que eu estou fervendo "; já a Ternurinha, Vanderleia iria de " Por favor Pare Agora"; Martinho da Vila , já pensou , " É devagar devagarinho ". Pois é a evolução dos tempos atuais, sei não, tô fora, mas se tivesse que tatuar alguma coisa lá, ficaria com aquele refrão, de um grupo baiano " Xô Satanás ".
PAULO SOARES ,
simplesmente DIVERTIDO o seu comentário !!!
Ri demais da conta !!!