Categories: blogueirosfutebol

Em busca do tempo e dos pontos perdidos

Depois de 26 jogos, o Galo chegou ontem em sua oitava vitória na competição. Adicionadas a iguais oito empates (acreditem, dez derrotas), atingimos 32 pontos em 78 disputados. São apenas 41% de aproveitamento. E para entender o drama, nosso saldo de cinco gols é negativo, sofremos 30 a marcamos 25 vezes. Pois, pelo andar dos acontecimentos, ainda temos de festejar a ascensão para a 14ª colocação. Registre-se que essa posição na tabela não assegura vaga nem na Sul-americana, longe das cobiçadas para a Libertadores e praticamente metade dos dois candidatos ao título. E dizíamos – todos diziam – que eram três potenciais elencos para conquistar o Brasileirão. Palmeiras, flamídia e o nosso Galo. Parodiando Ricardo Oliveira, que brilhou por aí e menos por aqui, “mentiram viu!

E foi acreditando nessa promessa, que passamos o ano e assistimos e testemunhamos outra das piores temporadas do Galo de todos os tempos. Ainda restam 12 confrontos (sete como mandante e cinco na condição de visitante), ou seja, 36 pontos para fazer 13 e aliviar o drama que alguns Atleticanos ainda temem. Estou entre os que não acreditam nesse desastre, o que não me sugere acomodação. Temos de lutar, lutar e lutar muito até o final de cada partida, para isolar essa paranoia. Ontem, depois de tempos, voltei para casa leve e tive uma noite com a melhor qualidade de sono. Acreditem, levantei e tive o desprazer de ler gente ainda pregando e apregoando contra. Bolívar, nosso estimado Atleticano europeu – com sua juventude ensinou a esse candidato a ancião -,” quem não agradece o pouco não merece o muito”.

O melhor do jogo foram os três pontos. A exemplo da recente vitória sobre o Mirassol, nesse caso com grande dose de sofrimento, fizemos um bom primeiro tempo e no segundo foi o mais do mesmo. Na primeira metade, com boas atuações de Bernard e Dudu, o Galo mereceu até fazer mais que os dois a zero. Esbarrou nas defesas do goleiro do Sport e na reconhecida falta de pontaria do Rony. Tanto que os gols, como vem ocorrendo, nem foram de atacantes. Vitor Hugo e Arana. Mas, se no primeiro foi de um escanteio cobrado pelo Bernard e com a participação do Dudu, o segundo foi uma bela trama que teve a participação dos mesmos dois e ainda Scarpa e Igor Gomes. O terceiro foi daqueles que acontece uma ou duas vezes por ano. Lançamento do Éverson, achando Biel, que levou até na frente do gol e rolou para Rony só empurrar para as redes. O goleiro até tentou repetir a dose, mas não era Biel e sim Natanael, daí a trama não teve o mesmo final feliz.

A escalação, ao estilo Sampaoli, surpreendeu. Hulk no banco, mantendo Rony e optando por Arana. Talvez a grande surpresa tenha sido dar nova oportunidade a Dudu. Ele havia entrado contra o Juventude e, apesar do empate na partida, mostrou mais disposição que em outras ocasiões. Na noite de ontem, tanto ele quanto Bernard, estavam em bom astral. O time começou um tanto tímido, e aos cinco minutos com o apoio do Atleticano, começou a despertar. Não demorou a sair o gol. Logo depois Lyanco machucou e o Ruan estreou. Ele e Vitor Hugo fizeram uma boa dupla, em que pese o primeiro ter feito a penalidade e por volta dos 40 minutos do segundo tempo quase entregar a paçoca. O outro recebeu o terceiro amarelo e junto de Igor Gomes, também premiado pelo árbitro, estão fora da próxima partida. Os desfalques são muitos, considerando contusões e seleções. O elenco curto e desequilibrado tem de passar por situações dessa natureza. A opção foi da direção.

No segundo tempo, as entradas de Romarinho e Lucas Lima, deram novo impulso ao Sport. O segundo é de indiscutível talento, mas a idade seguramente não permite jogar uma partida inteira. E tomamos sufoco, até que o lançamento precioso do Éverson e o gol – acreditem – do Rony deixou time e Torcedores tranquilos e esperando o relógio andar. Diria que, apesar de ser o lanterna Sport – que andou aprontando em jogos recentes – a pegada inicial do Galo foi diferente. Pode sinalizar uma reação, tanto por subir na tabela do BR quanto por dar esperanças em avançar e conquistar a SA. Será? Arana, depois do gol marcado e confirmando depois da partida, desabafou pelas críticas que vinha sofrendo. Tudo bem, mas tirar a camisa é coisa de juvenil. Acho uma bobagem essa punição, mas ela existe e deve ser evitada. No sub-17, um dos destaques – Passini – não joga a primeira partida decisiva pela mesma infantilidade. O futebol, que fica cada dia mais chato, como essa idiotice de não tirar camisa permite um time rubro negro jogar de camisa amarela. Tudo em nome da receita financeira. Vender camisa. Saudade dos mantos velhos, antigos e amassados. O nome da agravante disso é quase de uma mulher, mas não. É BETs e não Bete ou Beth.

Nosso treinador, que foi uma escolha – quase imposição da Massa – sacudiu o elenco pelo mostrado no primeiro tempo. Entretanto, esse corneteiro que confessa não entender nada de tática, não se conformou com algumas substituições. Tirar Dudu e Bernard, deixando em campo dois amarelados – Arana e Igor Gomes, que depois até saíram – não me convence. Pior foi manter Rony. Ah! Ele marcou um gol, açucarado pelo Biel, que até eu faria. Aliás, faria esse e outros que ele andou perdendo. Diferente dele, ia olhar para frente e escolher onde não tivesse zagueiro para interceptar a bola. Ele definitivamente não faz isso e ainda é moroso quando a jogada sugere e pede velocidade. À propósito, até pelo que ando presenciando, deixaria uma substituição em aberto até os instantes finais. Outro dia Junior Santos andou em campo, ontem foi o Rony. Natanael, que deve ser utilizado na semana que vem, creio que Sampaoli fará a zaga com Saravia – pela falta de opções – precisa acordar para a vida e para o jogo. No mais, foram 25.093 pagantes, que como em jogos recentes tem mostrado uma nova cara de torcedor raiz presente no estádio do Galo. Que as promoções continuem. Essa é a Massa que leva o Galo a grandes vitórias e títulos.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Bom dia a todos! O mais importante foi a vitória e logicamente os três pontos que aumentaram a diferença para a zona do Inferno! Dessa vez, Sampaoli acertou na escalação e principalmente no esquema. Quando vi que entrou com Arana e Rony, temi por um empate insosso, mas graças a Deus e ao Padre Torga, ambos voltaram a encontrar o caminho das redes e por alguns instantes, se não tínhamos o Super -Herói Incrível, que quando entrou, continuou na baixa, tivemos por algum tempo a volta do Homem Arana! Tomara que tenha voltado pra ficar, vamos precisar dele e de outros contra o Bzero! Aliás, gosto mais desse nova denominação do Ávila sobre o rival do que o CSA/MG, até por uma questão de respeito ao time alagoano. Quem tava reclamando de nosso ataque, habemos novo artilheiro, mas com um probleminha: ele joga de zagueiro e seu nome é Vítor Hugo. Dois problemas: ele não joga o clássico. Vamos ter que ir de Ruan Tressoldi (sem pênalti, pelo amor de Deus) e estrear Vitão mais o velho e bom Saraiva na retaguarda! Quem sabe reaparece mais uma vez o Homem Arana, acompanhado de um cara que vai querer vingança: Dudu! Ou quem sabe ainda, Padre Torga que já conseguiu ressuscitar Arana, Bernard e Igor Gomes, consiga o milagre da volta do Incrível Hulk, com um gol de falta no Frangássio! Deus me ouça, assim entremos como bons mineiros para comer a raposa pelas beiradas e repetir a dose da quase zebra contra o Mirassol.....

  • Hulk ficou no banco contra Ceará, Mirassol e Sport e todas o Galo ganhou, coincidência???
    Na minha opinião o Hulk só tem lugar no time se for como camisa 9 sem obrigação de marcar, e nem de voltar é banheirão e bater falta na pancada.
    O ciclo do Hulk no Galo está acabando afinal salário de 2 milhões por mês para banco é péssimo custo benefício!!

  • Bom dia!
    UFA!!! UFA!!!
    Pra 2026 espero que o Sampaoli turbine seu modo MALUCO, despeça uma enorme barca desse elenco fraco, que tem poucas qualidades e exija muitos jogadores dessa safada SAF.
    Domingos Savio foi cirúrgico em suas palavras.
    Agora vamos busca da nossa meta,
    45 pontos.

  • A decisão do Brasileiro sub17 vai ser na Arena, oportunidade de ver os garotos tem muita gente boa:
    O Galinho busca o seu primeiro título brasileiro, na categoria sub-17. O time conta com atletas muito promissores, como Pascini (lateral esquerdo), Samuel (lateral direito), Kaio (goleiro), Índio (meia), Mosquito, Riquelme (pontas), e Cauã (centroavante). O Atlético ainda vai divulgar as informações sobre a distribuição de ingressos.
    Além dos crias citados ainda temos o Goleiro da seleção Pedro Cobra, o Zagueiro Vitão e nossa maior jóia Gabriel Veneno.
    A safra é boa tem que ser bem trabalhada

  • Esta vitória de ontem não vai valer nada senão vencer o Cruzeiro na próxima quarta-feira pq já são 3 derrotas na arena...

  • Vitória suada, merecida. (GRAÇAS A DEUS, ROBIN HOOD não compareceu no CAMPO dos MENININS)

    O ritmo do time mudou consideravelmente com a entrada do Super herói VERDE, q além de estar bem longe da melhor forma, pode ser q esteja desmotivado (A torcida pode até não ter direito de apitar nada dentro do clube, mas ainda vê (Na TV..., SIM!)..Será questão salarial ou o peso da camisa na fase crítica?

    A propósito do VERDÃO, o juizão arrumou um cartão de graça pro sujeito (então não pode sofrer um entrada normal (n foi penalty) e cair, q automaticamente cavou) Sinal claro q existe, dentro da comissão de arbitragem uma ENCOMENDA... e como não temos DIRIGENTES pra peitar a pouca vergonha...isso não aconteceria com nenhum time do eixo...NENHUM! Quero dizer, isso de OS DIRIGENTES se ACOVARDAREM!

    A outra REALIDADE: Jogar com Hulk o clássico será jogar com um a menos (Não que tenhamos qq perspectiva de encontrar alguém com "qualidade acima da média" no atual elenco). O risco é esse!

    Bro Lyanco se machucou, o que poderia ser um excelente REFORÇO no clássico..o problema é que NÃO temos zagueiros..o último foi doado...aliás, NOSSO ELENCO vai ficando caro e FRACO...a diretoria 4Rats e associados sempre dispensando OS mais ou menos pra BOM e trazendo a DRAGA de refugo! Já notaram? Ano após ano, desde 2022! Perceberam? Será q tem um PLANO secreto 05 aí?

    As maria tão de favoritas e é melhor armar A RETRANCA escapando da Zona na humildade!! É Rony + 10 e Nossa Sra. de Lourdes nunca nos abandone!! Na falta de futebol, vai na fé!!

  • Só esqueceu de citar a tristeza de ver o Hulk. Dando dó!
    Ele entrou e o time acabou!!
    Banco é pouco pra ele!
    O Atleticano precisa parar de achar que ex jogador tem que jogar só porque foi ídolo!
    Não joga nada e faz tempo o tal do Hulk!!

  • Bom dia MASSA!

    Ufa! Até que fim uma vitória "tranquila". Devido ao momento que estamos passando, a vitória de ontem, pra mim, foi a mais importante do campeonato até agora. Um empate ou derrota ontem, era decretar a ida para série debaixo.

    9ALO jogou bem o 1o tempo, no 2o nem tanto, mas deu para o gasto. A marcação no nosso campo e sair para o ataque, é temeroso nos dias de hoje. É dar chances ao azar.

    Que venha o csa-MG. Qto mais pior o 9ALO estiver, mais forte o 9ALO jogará. É na raça, como sempre foi.

    E os sopradores-de-latinha continuam a cassar o Hulk. Pqp. Que falta faz um presidente / diretor do nível do Kalil. Já teria acabado com essa safadeza a anos. Desde o Dan-rouco somos prejudicados todos os jogos e os bananas que lá estão a dirigir o 9ALO, não fazem nada. Nenhuma reclamação, nem um apoio ao Hulk. Nada. Por isso jogador faz o que faz dentro de campo e não há cobrança nenhuma. Mas esperar grito do presidente-papel-de-biruta, Vitor ou esse outro que está aí, é querer demais.

    BBOORRAAAAAA 999AAAAALLLLLLÔOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!

  • Bom dia,

    Vou começar pela escalação e futebol do primeiro tempo, o Galo ontem provou exatamente o que a torcida cansa de falar, falta disposição e brio.
    Com futebol mais solto e muita disposição as oportunidades foram aparecendo...
    A vitória dou uma certa parcela pelo último resultado deles que sempre tiveram postura reativa contra o Galo, o resultado anterior deixou neles uma expectativa de coisa melhor e diferente de outros confrontos resolveram jogar de igual para igual, daí falou mais alto o melhor elenco e qualidade do mesmo.
    Arana, torcedor fala mal de jogador e jogador tem como padrão falar após fazer um gol, simples assim.
    Se um gol mudar o panorama no geral, creio que o torcedor terá o maior prazer de elogiar.
    Retirar a camisa em situação de gol para mim é gravíssimo e deveria ser punido não no âmbito do futebol e sim por contrato, veja bem que esses mesmos jogadores recebem pelo direito de imagem e o clube também recebe provenientes dos patrocinadores. Para mim merece multa.
    Ontem era dia de Galo, o Lyanco que no pouco tempo que jogou errou quase tudo, saiu.
    Caio não conseguiu um passe certo meu Deus.
    O Ruan que estreou sem o devido aquecimento e digamos numa meia fogueira foi bem, ouvi torcedores falando que ele é ruim, precisamos ter paciência o jogador vinha a meses sem jogar. Veja o Vitor Hugo como exemplo, aquela falta de segurança desapareceu e hoje para mim é titular.
    Situação muito crítica na nossa zaga para o próximo jogo, só temos um zagueiro disponível e é o Ruan, pelo jeito teremos uma dupla formada com o Vitão.
    Temos que saber elogiar quando os jogadores merecem e ontem o Saravia foi a cara do Galo que gostamos, ele pode ser um fator determinante para essa virada, elogios também ao Vitor Hugo, Dudu e outros na sequência...

  • Apenas a questão do Rony pego um pouco mais leve. Concordo que falta pontaria, mas com a excepcional disposição e correria em campo, Rony consegue ajudar tanto o ataque como a defesa. Assistindo o replay do gol do Rony, assim que Everson chuta a bola é possível ver o Rony saindo em disparada antes da metade do meio de campo, achei merecido e até emocionante pela impressionante correria para ajudar o Biel. Sampaoli também merece elogios, ja tinha recuperado Bernard e Caio, agora conseguiu recuperar o Dudu, e ainda pela acertada coragem de colocar Hulk no banco. Assim como todos habitantes do planeta tem começo, meio e fim. Jogador de futebol normalmente com 36 anos já é considerado velho. Hulk conseguiu chegar aos 38 anos em alto nível, chegou a participar da final da Libertadores e Copa do Brasil em 2024, pena que o parceiro de ataque Paulinho estava machucado, assim como o próprio Hulk também disse que estava no sacrifício. Mas parece que está chegando a hora do agradecimento e despedida. Ainda mais que o time atual do Galo está jogando boa parte do jogo com linhas baixas. Participar de contra ataque aos 39 anos, seria exigir demais, Hulk já não conseguiria mais fazer a correria em disparada que o Rony fez no terceiro gol. Acho também existe um certo desgaste do Hulk com a arbitragem e o próprio time. Algo que ficou claro com a discussão pública com o Scarpa na saida do intervalo do jogo pela Libertadores contra o Fluminense em setembro de 2024. Por coincidência desde esta data Hulk ainda não conseguiu fazer mais gol com bola rolando pelo Brasileiro. Mas se tratando de Hulk, quem sabe ainda consiga ajudar a conquistar a Sul-Americana.

Recent Posts

Verdades incontornáveis

Que a arbitragem brasileira, notadamente a mineira, são horríveis é fato. A cbf anunciou que…

21 horas ago

Em uma rodada tudo pode mudar

Quem não se lembra do slogan da Rádio BandNews, “em 20 minutos tudo pode mudar”,…

2 dias ago

Mais dois pontos na conta do treinador

Depois de sete rodadas, 21 pontos possíveis, o Galo – ainda que invicto na competição…

3 dias ago

Em busca da liderança

Depois daquele início de campeonato terrível, o Galo tem tudo para assumir a o primeiro…

4 dias ago

Sem tempo para crise

Não é momento de procurar culpados e insistir em instalar tensão e turbulência na nossa…

5 dias ago

Menos três pontos em dois jogos

Começo de Brasileirão longe da expectativa do Torcedor e distante do ensaio do treinador. Sampaoli…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!