Faltando exatamente uma semana para a bola voltar a rolar, tivemos um dia movimentando ontem no Galo e também no futebol mineiro. Com a reapresentação do Savarino, o último a retornar das férias, o grupo poderá ainda ter uma ou outra saída e chegada de novas contratações durante o campeonato mineiro.
Depois disso, virão as competições nacionais – Brasileiro e Copa do Brasil – e ainda a Libertadores. Acredito que até abril, quando todas essas disputas terão início, o elenco Atleticano sim estará definido para a temporada de 2022. Reafirmo minha convicção de que algo extraordinário irá acontecer brevemente, para agitar a Massa e embalar os sonhos de novas conquistas.
Ontem, ao final da tarde, vazou uma especulação sobre a eventual liberação de Savinho. O garoto, de apenas 17 anos, embora tenha recebido muitas oportunidades – com Sampaoli e mesmo Cuca – não conseguiu mostrar o futebol que apresentava na base. Trata-se de uma joia, que inclusive pulou divisão, subindo direto para o profissional.
Penso eu, creio que até muitos Torcedores, que esse jovem atacante deveria ser cedido para algum clube brasileiro. Seja de série B ou mesmo da A, como o América, apesar do coelho ser ruim de negócio quando existe interesse do Galo. O Bragantino e o Arsenal da Inglaterra teriam monitorado a promessa Atleticana e o clube brasileiro pensa em oferecer algo em torno de 30 milhões de reais. Eu não faria, prefiro dar rodagem num empréstimo, uma vez que multa rescisória é 40 milhões e euros para clubes do Brasil e 60 para a Europa.
Além dessa informação, confirmada pelo Superesportes, no final da tarde saiu o resultado da reunião entre o governo estadual e a Federação Mineira de Futebol. Após debater sobre o novo avanço da COVID 19, as partes decidiram pela limitação de público nos estádios de Minas Gerais. Diferente da ocasião anterior, que limitou o público em 30% e depois avançou para 50% até liberar a totalidade, desta feita estabeleceram em 20 mil torcedores por partida no território mineiro.
Quando tomei conhecimento da nova determinação, confesso que fiquei por um bom tempo tentando entender por onde os “iluminados” participantes dessa reunião se orientaram para essa tosca decisão. Afinal, se no Mineirão cabem 60 mil pessoas, sendo 20 mil liberados e obedecendo o distanciamento, estaria justificado.
Mas, convenhamos, no Independência cabem 20 mil Torcedores, então não haverá distanciamento e o vírus vai circular com essa aglomeração. E nos estadinhos do interior, onde ocorrerão jogos que a capacidade sequer passa de 5m 7m 8 10 mil lugares. Lotação máxima nestas praças, valendo dizer, deixa o bichinho divertir com os infelizes que comprarem ingressos.
Trocando em miúdos, foi das decisões mais absurdas e esdrúxulas que já pude conhecer na minha existência. E, com todo respeito as ditas autoridades, sanitárias e esportivas, falo isso em sentido amplo. Nem apenas no caso futebol e/ou saúde, mas solução burra e idiota de quem se reuniu para impor limites e se perdeu no meio do debate. A estupidez e a falta de inteligência, permitiram o anúncio dessa imbecilidade. Ou se proíbe, impondo limites, mas o que fizeram foi uma tentativa de se passar por Maquiavel.
Até porque, vejamos, a determinação oficial – Governo e FMF – vale para as duas primeiras rodadas do campeonato Mineiro. Ora, bastava pegar a tabela para perceber que é completamente inócua essa norma, afinal quem pode levar mais de 20 mil pessoas no Mineirão é unicamente o Galo. Por razões diversas, incluindo o absurdo horário que a organização do campeonato impôs aos jogos. Pois que o Galo joga a primeira partida em Nova Lima e a segunda no Independência.
Significa que, em nenhum dos dois confrontos, necessitaria dessa imbecilidade. Trocando em miúdos, representantes do poder público e da federação, se reuniram para nada. Tampouco a energia gasta e as despesas com água e cafezinho justificaram a reunião que decidiu o que não vai ter eficácia. Já à partir da terceira rodada, quando dizem os incautos membros da reunião, haverá uma nova avaliação. Ah! Mas não vale para o jogo da selecinha da CBF, em Belo Horizonte, dois dias depois da segunda rodada. Rio ou choro? Pensam que somos tolos!
Em tempo: Talvez eu e muitos dos leitores desse espaço seja mais religioso que jogador que usa o nome de Deus para justificar seus atos. Cada um com a sua fé e religiosidade, com respeito às diferentes crenças, mas usar o nome de Deus para justificar atitudes de seu interesse pessoal é demais para este sexagenário.
Goleiro que defende penalidade, afirmar que foi Deus, ora o atacante também é filho dEle. Esse uso indevido do nome do Criador, passa a justificar o abandino de uma mesa de negociação em busca de outra de maior interesse. É o tipo de gente pode enganar torcedor, por muitos anos ou mesmo pouco tempo, mas não trapaceia a Deus.
*imagens: 1) Atlético; 2) Pedro Souza/Atlético; 3) redes sociais
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às…
Sem público ou a liminar – apressadamente despachada pelo presidente do stjd – será revogada…
Depois de um primeiro tempo horroroso, pior que nas três derrotas seguidas para o mesmo…
Deveria estar aqui hoje, ainda que lamentando a justa perda da Copa do Brasil, focado…
View Comments
Boa Noite,
Na verdade emprestar jogadores em formação pode fazer muito bem ao desenvolvimento do atleta, haja visto os jogadores Castilho e o Vitor Mendes.
Savio, é um dos poucos jogadores da base que tiveram oportunidades, entrou em finais de jogos, entrou também em alguns jogos como titular e não resistiu aos 90 minutos, porque não aproveitou os 45 que jogou, em outro os 65 e depois os 69 minutos.
Porém, tivemos outros que não precisaram de mais de 15 minutos para fazer gols ou apenas demonstrar talento num lance diferenciado:
- Júlio Cesar(marcou), Echaporã (marcou) que apesar de estar junto do grupo, suas oportunidades foram muito menores do que as do Sávio.
Garoto muito novo, a princípio julgo assustado e deslumbrado com a oportunidade, tanto que na seleção ele se destaca.
Acredito perfeitamente num empréstimo, Juventude seria uma boa opção e junto dele levaria o Micael que para mim não terá nenhuma oportunidade este ano.
O Atlético diferente de outros clubes do Brasil conseguiu romper com jogadores ultrapassados, caros e verdadeiros sangues sugas, do tipo Fred, Cazares, Otero e outros, porém nessa reformulação trouxe jogadores de nível superior que não deixam lacunas para o aproveitamento da base, é um problema a ser resolvido.
O empréstimo seria a solução.
Só um pitaco com relação a venda de jogadores, Yuri Alberto, 20 milhões de euros, AFF.
Não queria ver esse cara no Galo nem de longe, acorda Galo, vamos valorizar nossos ativos.
Emerson, boa tarde! Refaça suas contas, está bastante equivocado! Ou consulte um site de dados,....
Jorge, boa tarde! Perfeito, perfect! Não havia lido seu comentário, já enviei o meu e talvez o blog publique, houve uma suave crítica ao blogueiro principalmente quando ele cita "várias oportunidades" ao garoto aí! Eu não vi isto, mas quem sabe o Sávio faça uns hat trick semana que vem entrando aos 38' do segundo tempo e tenha outra oportunidade de ficar no banco no próximo jogo,....
Boa tarde! My GOD! Quanta indisposição com atletas da base viu! Não apenas o blogueiro mas também outros vários, insistem em dizer que este tal de Sávio recebeu muitas oportunidades,....acho que estive em Marte neste período e não vi isto ocorrer,....o nobre blogueiro ao que parece só possui afinidade pelo seu "apadrinhado"(?) Felipe Felício,...sou bastante ausente do blog mas já o vi citar algumas vezes este mesmo garoto; gostaria de citar pra refrescar a memória de alguns, o Gabriel Jesus atacante que hoje joga do City do Guardiola, fez seu primeiro gol pelo Palmeiras após 17 jogos; fosse aqui no CAM já teriam o "condenado" na terceira oportunidade! Fica aí mais esta reflexão!
Caro, talvez não tenha lido ou passou despercebido duas ou três postagens que fiz enaltecendo o Savinho.
https://blogs.uai.com.br/cantodogalo/a-volta-do-mineiro-e-promessas-da-base/
http://blogs.uai.com.br/cantodogalo/uma-precoce-e-fantastica-promessa-savinho/
Duas, que diferente da queixa do seu comentário, muito mais contundentes que no caso do Felipe Felício. Ao contrário do que o comentário sugere, defendo e muito a base, por acompanhar. Não tanto quanto gostaria, mas foi pelo que vi que defendi ambos. Savinho, como demonstrado e em contra ponto ao que foi sugerido, Felipe e tantos outros.
Vida que segue!
ALGUEM PERCEBEU QUE DONO DO OUTRO TIME USA CAMISA DA NIKE AO INVES DA ADIDAS DENTRO DO CENTRO DE TREINAMENTO, ACHO ISTO UMA FALTA DE RESPEITO TOTAL, SE FOSSE NO GALOR JA ESTARIAM EM TODOS OS JORNAIS.
O Sávio corre o risco de ser queimado pela torcida do mesmo jeito que tentaram fazer com o Bernard. Quem se lembra das críticas a ele naquela época deve identificar as mesmas críticas ao Sávio nesse momento.
A história se repete. Nossa base não revela ninguém e se alguém tem chance de ser revelado, a torcida cai de pau para tentar 'matar no ninho' essa revelação.
Porque será que um time inglês, o Arsenal, tem interesse num menino que sequer jogou no profissional para valer? Deve ser porque eles conseguem enxergar coisas que a nossa torcida prefere se fazer de cega? Ou será que é cega mesmo?
Alguém se lembra das críticas ao Allan no começo do ano passado? E as críticas ao Zaracho? Ah, teve também as críticas ao Hulk. Se fossem três da base, seriam três defuntos mortos pela torcida.
Depois pedem que a base revele jogadores... Lamentável.
O Sávio teve menos chances que qualquer um desses três quando eles estavam sendo criticados pela torcida. Natural que se eles até aquele momento não conseguiram provar o seu valor, o Sávio, pelas oportunidades que teve, também não conseguiria.
Mas é diferente um jogador contratado e uma cria da base. Os primeiros conseguem todo o tempo do mundo para se encontrar no campo. E, se por acaso, não quiserem dar a eles esse tempo, eles conquistam isso no grito, como foi com o Hulk.
O Sávio não vai mostrar seu futebol entrando aleatoriamente nos jogos como tem acontecido. Precisa, como qualquer um dos citados precisou, de sequência. Isso nunca foi dado para ele.
E o enredo já está pronto. Continuarão não dando oportunidades para o menino, o ano acaba e em 2023 ele leva o primeiro semestre no migué e sai de graça no meio do ano, sem o Galo ganhar nada com isso.
Se o Galo quer mesmo aproveitar a oportunidade que esse menino pode oferecer, a primeira coisa a fazer é renovar o seu contrato. Mas porque ele aceitaria renovar o contrato para ficar encostado? Claro que vai preferir deixar o tempo passar.
Então se houver gente inteligente lá no Galo, chama o menino, seu agente e faz um acordo. Renova o contrato pelo tempo mais longo possível, coloca uma multa alta e promete ao menino que ele vai jogar pra valer. Coloca ele o campeonato mineiro INTEIRO de titular (se o campeonato mineiro não servir para isso, não serve para mais nada!!!), aproveita ele também nos jogos de Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil. E por que? Porque o Galo acredita no potencial dele. E potencial só se desenvolve praticando.
Agora, se o Galo não acredita no potencial desse jogador, aí aproveita os cinco milhões de euros oferecidos e vende logo. Porque não dá para acreditar sem investir. E o Galo está mandando mal igual a torcida nesse assunto! Lamentável!
Assino embaixo, irretocavel. O Cuca tem todos os meritos mas aproveitou mal demais os crias, não sei pra que subir pro profissional pra assistir os jogos do banco. Neto quase não entrou, preferiu trazer o limitadissimo Tche2. Quando não tinha Keno ou Savarino, fechou o meio e mudou do 433 pro 442, parecia proibido colocar savio pra jogar. Não sei que oportunidades foram essas que o blogueiro citou, se jogou 90 minutos foi muito
Boa tarde a todos!
A respeito do Sávio, bom, vejamos, ele foi lançado pelo Sampaoli e depois jogou o mineiro com o Lucas Gonçalves e teve oportunidades com o Cuca também. Com esses três treinadores não me recordo de ter visto gol, assistência do Sávio ou lance individual que chamasse a atenção. Outros jogadores como o Echaporã, Júlio César (se não engano), Neto tiveram talvez a terça parte de chance que teve o Sávio e demonstraram muito mais.
Talvez o jogador sofra do efeito P. H. Ganso e Neymar, se acham demais e jogam de menos.
Se for real esta proposta de 5 milhões de euros, o que o Galo está esperando para torrar ele?
Bom dia para todos!
Umas coisas que eu não entendo viu!
Esse tal de Edenilson ganhou o quê no futebol???
Esse Savinho pra mim tem a mesma GANA do tal Ganso,Cardenas, Scudero e mais alguns RAÇUDOS que eu não me lembro e nen faço questão de lembrar,
qualquer dinheiro que dê pra comprar algumas cestas básicas, vende logo, lembram do Guga? Ofereceram num sei quando por ele e agora não vale metade.
Lembremos também do Alerrando.... que todo mundo ficava na expectativa com ele, e tb não deu em nada. (sempre o achei ruim demais e não entendia a esperança da maioria dos torcedores, inclusive alguns até o defendendo...).... vende esse Savinho logo... foguete molhado....não vale o risco de ficar com ele pra ganhar mais dinheiro na frente...vende pra ganhar pelo menos algum...
Essa base do galo, cheia de marrentos e preguiçosos....
Sobre essa tal limitação de publico, é tão irracional quanto a maioria dos tais decretos ao longo dessa pandemia. Sobre o Savinho, em todas as partidas que ele participou não teve 1 lance sequer, nem unzinho nada nada nada, que me fez ver nele craque, pra mim é mais um fraquíssima cria da base, não dribla, não tem velocidade, não tem habilidade, e o pior é como diria meu finado pai, É COZIDO DE PREGUIÇA, nada que justifique esses 5 milhões oferecidos, se é que tem isso mesmo, eu venderia pra ontem e mandava mais uns 2 ou 3 dessa fraca base de brinde.
Bom dia, Canto do Galo!
O espetáculo de incoerência e incompetência tem que continuar. Não use máscara ops use máscara, fique em casa não vá ao hospital e postos, vá só tiver falta de ar..... Até quem está vacinado pode transmitir a nova cepa, penso que só com teste o torcedor poderia ir ao estádio, claro com a capacidade reduzida a 30% de público.
E o F. De Costas saiu do Maria Olhos D`agua para o Maria Pó de Arroz. Gosta mesmo desse ambiente e o América achando que ia ter chance de levar o De Costas. Pintou a chance foi correndo atrás do Fred, que segundo o Thiago Neves gosta de dar um confere no vestiário.