Foi um grande alento, mas, da mesma forma que os dois jogos ruins da semana anterior não podiam servir de balizamento ao desespero, a vitória não sinaliza que o time encontrou finalmente o padrão desejado pelo Atleticano. É bem verdade que o time da Tombense é muito melhor do que o América de Teófilo Otoni e que a partida foi fora de Belo Horizonte.
O treinador finalmente ousou e parece ter ouvido a reclamação dos Torcedores. Escalou Pratto e Fred juntos, apesar de o segundo ter sido substituído. Durante o tempo em a dupla que esteve em campo deu pra perceber que é possível sim a escalação de ambos. E jogadores como Gabriel, Otero e até Felipe Santana parecem ter percebido que o Atleticano não permite desinteresse em campo: tiveram outra performance na partida. O novo zagueiro ainda cometeu um ou outro deslize, mas prefiro debitar a instabilidade ao tempo em que esteve inativo. Que cresça(m) muito ainda para a temporada.
Entre os que atuaram nas três partidas, se tem um que é unanimidade nas resenhas, é o goleiro Giovanni. Reserva de Victor, desde a chegada do ídolo em 2012, o substituto nunca fez qualquer movimento de reação pela sua condição. Passou o ano de 2015 todo sem uma única atuação, pois Victor jogou todas as partidas da temporada. Jamais reclamou. É um exemplo para alguns que reclamam ou calçam chinelinho. Por outro lado, Carlos Eduardo, no tempo que ficou em campo, mostrou exatamente aquilo que todos já conhecem. Nada!
Entre os 14 jogadores que entraram em campo, destaco o estreante Danilo. Confesso que não coloquei muita fé no jogador, quando anunciada sua contratação. Via-o apenas como reserva imediato de Fábio Santos e para, eventual e emergencialmente, atender no meio de campo. Ontem foi escalado desde o início e marcou dois gols, sendo que o primeiro ainda no início da partida. Se foi cruel na decisão do Campeonato Mineiro de 2016, quando marcou todos (três) os gols do América e nos tirou o título, agora mostra que sua contratação foi acertada. Que continue assim.
Teremos nesta semana dois jogos com a presença do Atleticano em Belo Horizonte. Quinta-feira, pela Primeira Liga, e domingo, pelo Mineiro, pegamos Joinville e Uberlândia no Horto. Serão duas oportunidades para o time tentar apagar, definitivamente, aquela imagem das duas primeiras partidas. Vencendo e convencendo, os jogadores devolverão a confiança que o Torcedor sempre depositou na equipe. Afinal, para irritação de alguns, somos a Torcida do “eu acredito!”
Outro fator que irá motivar o Torcedor, na quinta e no domingo, é a provável escalação do Elias, nossa mais recente contratação, que deverá dar o equilíbrio que o meio de campo tanto precisa. Um meio de campo eficiente, com certeza, não deixará a nossa defesa tão exposta quanto nas duas últimas temporadas.
E na defesa, considerando que os dois zagueiros ontem tiveram atuação muito melhor que as recentes e ainda temos o Léo Silva (que ficou no banco) e Jesiel (virou uma esperança entre os Atleticanos), fica adiada, por enquanto, a necessidade de reforçar o setor. Tomara que a solução esteja em casa. Caso contrário, a diretoria terá de gastar com mais contratações.
Assim, a quase goleada de ontem, em que pese durante a partida o time ter sofrido dois apagões, no final de cada tempo, serviu para deixar o Atleticano ter um domingo mais leve e renovar suas esperanças na temporada. Queremos os dois títulos menores, Mineiro e Primeira Liga, e exigimos a Copa do Brasil, Brasileiro, Libertadores e, como consequência deste último, levantar o troféu no Japão.
Aqui é SÓ Galo!
A propósito, não posso deixar de registrar o enorme contingente de não-atleticanos aficionados pelas coisas do Galo. Diariamente, o monitoramento do Google e os comentários agressivos ao blog e ao blogueiro confirmam ser este blog leitura preferencial de torcedores de clubes menores.
ObriGalo!!! Voltem sempre!
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às…
View Comments
Bom dia caro Eduardo,
Discordo apenas de duas coisas, entre os jogadores que citou que estavam fazendo corpo mole eu não acho que Gabriel seja um deles, o garoto pra mim está voando desde o ano passado e já é em minha opinião o melhor zagueiro do galo, claro que é fase, e ele está em ótima fase, com muita confiança. Além de técnico se posiciona muito bem e ontem ainda conseguiu uma assistência linda, digna de craque da zaga. E Otero, apesar de ter jogado pouco, mostrou que tem vontade, raça, voltando pra marcar e aproveitando-se de sua condição física superior já que entrou no segundo tempo com o time adversário já cansado e ajudou muito na marcação pra evitar surpresas desagradáveis, fora o golaço. Nessa lista coloco Rafael Carioca, que desde que foi convocado não entrou mais em campo, parece que aposentou depois de jogar pela Seleção e Cazares que até agora não foi o jogador que se esperava, inclusive concordo com outros ai que disseram que precisamos de um camisa 10, depender de Cazares pro ano todo vai ser triste.
Excelente texto amigo! E avante galo em busca de títulos esse ano.
o Galo ainda vai crescer muito na temporada. São 3 jogos apenas!
Longe do ideal o que esse time do galo está jogando, olha o que o time de Santos fez no último jogo, atacou bem, defendeu bem, tabelas rápidas etc...
Galo não jogou com ninguém ainda, escapou de uma goleada contra o cruzeiro e ainda não mostrou um futebol vistoso.
É cedo para criticar, espero que melhore logo.
Boa tarde a todos,
Meu Deus, meu Deus, meu Deus, a que ponto chegamos já tem gente achando que o Danilo é a resposta, a solução para o nosso meio de campo, o cara faz um bom jogo de estreia contra o poderoso Tombense e só. Ele é no máximo um reserva razoável para o Fábio Santos. Sobre o esquema do Roger ontem achei perfeito, só falta agora a contratação de mais um volante de qualidade para fazer o losango com Rafael Carioca, Elias, esse volante contratado e Robinho centralizado fechando o losango, no ataque eu colocaria Luan e Pratto. Com relação ao Danilo digo novamente, vamos com calma pelo amor de Deus.
Fala Daniel Silva Atleticano dos dos bons!
Eu já estava chutando o balde pois sei que precisamos de reforços e sei também que com a janela internacional fechada dificilmente virão agora, então comecei a pensar soluções dentro do próprio elenco e busquei inspiração no Chelsea que depois que mudou o esquema ficou imbatível com os mesmos jogadores em um 3-4-3 nesse esquema o Gabriel é nosso libero vai arrebentar pois tem muita qualidade para isso, fica assim:
Leo Silva, Gabriel, Felipe Santana (3)
Marcos Rocha, Elias, Danilo, Fábio Santos (4)
Pratto, Fred, Robinho que pode tanto cair pela esquerda como flutuar entre as linhas formando um 3-4-1-2 percebeu que mesmo sem um camisa 10 estamos com o meio forte, percebeu a proteção na zaga, percebeu nossos melhores atacantes jogando junto, percebeu que os jogadores que não estão rendendo foi tudo pro banco Carioca, Clayton, Maicosuel, Cazares vai tudo comer um banquinho e suar para arrumar lugar no time.
O Roger Machado ainda não comprou minha idéia mas esse esquema 4-3-1-2 também me agrada e me devolveu a confiança e a esperança vai pra cima deles Galooooo!
Pois é Paulo, só falta arrumar uns gramados ao estilo que o Chelsea joga... heheh Brincadeiras a parte, acho que é uma boa opção também. O Roger vai ter que inovar, já que tem nas mãos alguns problemas como: Pratto e Fred, falta de um 10 de ofício, inconsistência de Cazares, Robinho sem perna pra jogar pelas beiradas.. enfim, acho que o nosso treinador tem capacidade pra isso, resta saber se os jogadores vão assimilar.
Eduardo e amigos do blog, o que mais me deixou feliz não foi a vitória em si e sim a mudança do esquema isso sum foi fundamental para vitória e para o futuro do Atlético.
Fiz campanha aqui mesmo no blog para o Roger Machado se inspirar no Chelsea e armar o time no 3-4-3 ainda acho esse sistema o melhor e o Chelsea e a Juventos são a melhor prova disso.
Mas já é um começo o Roger Machado armou o time no 4-3-1-2 com variação para o 4-3-3 com três volantes no meio campo, é um esquema parecido com o 3-4-3 do Chelsea e o time foi muito bem.
Lembrando que o time já tinha jogado assim várias vezes ano passado tanto com o Aguire quanto com o Marcelo Oliveira e o time foi muito bem nesse esquema inclusive ganhando do Palmeiras lá dentro.
E por falar em Palmeiras o Palmeiras do Cuca só engrenou e foi campeão Brasileiro depois que o Cuca mudou o esquema e passou a jogar com três volantes no 4-3-1-2 com variação para o 4-3-3
Esse é o caminho, com essa mudança no esquema mesmo sem os reforços pontuais que precisamos, que se vier vai ser só no meio do ano, vamos buscar os títulos o que vai estava atrapalhando o time era o esquema, o Marcelo Oliveira morreu abraçado nele 4-2-4-1 e o Roger Machado cometeu o erro de começar assim.
Ainda bem que o Erro foi corrigido e eu acredito!
Pra mim o Danilo ganhou posição o Carioca que abra o olho!
Vamos apoiar o trabalho do Roger Oliveira nesse esquema vai dar certo, hoje percebo que fomos influenciados pela mídia que é formadora de opinião e injustos com o Aguirre, ele gostava desse esquema, obteve vitórias e foi criticado, mas hoje tirando o 3-4-3 no qual acho o melhor esse esquema do Aguirre, Cuca Palmeiras e Roger Machado Galo 2017 encaixou muito bem com esse elenco 4-3-1-2 com variação para 4-3-3 com três volantes
Agora é apoiar e dar tempo ao Roger Machado espero que 4-2-3-1 com esse time NUNCA MAIS
Saudações! !!
Bom dia Eduardo e Atleticanos do blog. O Danilo ainda vai dar muitas alegrias ao torcedor pode apostar, principalmente porque veste o manto sagrado com orgulho. Roger parece que acordou que AQUIÉGALO e não Gremio, porque senão sua estadia seria curta, tem muito trabalho pela frente ainda , mais com o apoio da massa e escalando o time mais ofensivo temos tudo para conquistar os titulos tão sonhados este ano. Vamos Galoooooooooooo!!
Danilo já tá perdoado pelo que fez ano passado.
Gostei muito do Ralph. Só 18 anos e demonstra muita personalidade.
Eu fixaria o Pratto na camisa 8 no
papel que fazia o Leãodro Donizete. Ai o Fred vai rendcer bem mais se não me engano.