Alertado pelo amiGalo e leitor deste espaço, Ricardo Leite, passei a segunda-feira reflexivo. Disse-me ele, que ao longo de nossa história tivemos formações excelentes e não chegamos a títulos. Ricardo centrou-se até mais a partir de 2012, quando perdemos por nossos próprios erros – aliados à nefasta ação da entidade CBF, em favor do FluminenC -, destacando ainda a qualidade dos elencos neste período.
Fiquei daqui pensando, especialmente, sobre aquele timaço de meados da década de setenta, até por volta da metade dos anos oitenta. No mínimo em duas ocasiões, o destino foi cruel. Frente ao São Paulo, aliado à fatalidade de perder nas penalidades o título, tivemos a sacanagem de – propositalmente – a CBF tirar Reinaldo daquela final. Depois, um pouco mais à frente, na decisão entre os dois melhores times da ocasião, as ações de árbitros como José de Assis Aragão em favor do Flamengo.
Eram times maravilhosos, tanto este, com Reinaldo, Cerezo, João Leite (em ambas), contando ainda com Marcelo, Paulo Isidoro, Palhinha, Chicão – sendo os últimos em apenas uma das duas decisões, entre outros. Já no período recente, tínhamos Ronaldinho Gaúcho, Tardelli, Bernard, Victor e todos aqueles que em 2013 e 2014 conquistaram Libertadores, Recopa e Copa do Brasil.
Agora, não. Diferente destas ocasiões, temos um time operário. Alguns jogadores contestados e um treinador – como Telê Santana em 1971 – em início de carreira. Ricardo, com consistente argumentação, chamou ainda a atenção para nossa própria soberba no período que mencionou, levando ao resgate de minha memória de como eu me encontrava nessas ocasiões. Concluí que perdemos também por este fator. Então, conclamo e convoco os Atleticanos a colocar os pés no chão e ajudar o time em campo.
Apoiar até mesmo a diretoria, que muito criticamos, para que passe a acertar na gestão administrativa, afinal, o resultado disso será com vitórias e conquistas. Entendo que a direção tem suas metas e objetivos. Entre as metas estão, claro, equilibrar receitas e despesas, rejuvenescer o elenco recebido, equacionar as finanças para crescer e consolidar patrimônio (entre os quais o estádio do Galo) e tendo como objetivo as vitórias e conquistas de títulos.
Condeno quando embolam isso – meta e objetivo –, sobretudo, confrontando com o Torcedor. Sou até capaz de entender que a formação e educação aristocrática de gestor coloque lenha e dificuldade na relação. Saudade do estilo e da simplicidade de um Nelson Campos. Convidado a se candidatar a deputado, declinou, dizendo que sua missão era com o Galo. Questiono – por exemplo – o uso de redes sociais para fomentar esse tipo de situação, seja com o próprio Atleticano ou até mesmo com eventuais adversários, afinal, o que todos queremos é um Galo, Forte e Vingador.
Vejamos: responder a diretor remunerado (como diria o Kalil, “não debato com empregado”) em rede social é fomentar e acirrar ânimos. Quem não conhece o passado de pessoa chegada a declarações polêmicas contra o Galo, tudo isso só porque foi dispensado quando tentou jogar em nossa base? Por deficiência técnica e questões disciplinares, por sinal. E diretor do rubro-negro carioca, que desconhece – por exemplo – que Ricardo Marques Ribeiro é árbitro vetado pelo Galo? Deixa essa gente gritar sozinha.
De volta ao início da prosa. Pois, não é que Ricardo Leite me animou ainda mais com essa advertência sobre o nosso time atual? Creio que, com mais alguns reforços pontuais (algo até cinco jogadores), teremos uma equipe raçuda, como foi em 1971 com Telê Santana e até mesmo em 1999 com Humberto Ramos nos jogos decisivos. Nesta última, do nada, quase nos tornamos campeões. Não fosse um juiz mineiro na segunda partida daquela decisão. Deixa para lá! Como o Wright, Simon e outros, recebeu sua bonificação. Virou comentarista. Sim, lá mesmo, na Rede Esgoto.
Sou um sonhador, sim. Tem décadas que sonho. Muito do que sonhei, pude comemorar. Quero te levar no embalo deste sonho, caro leitor Atleticano. Dias atrás, cheguei a sugerir até um pacto pelo Galo. Aqueles que querem o bem do nosso time, entenderam. Façamos a nossa parte, apoiando e acreditando. Já no próximo sábado, enfrentando o vice-líder e protegido pela TV e CBF, vamos lotar o estádio e levar o nosso time a uma grande vitória. Assim que vamos ganhar o título.
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
Tem uma máxima entre os mineiros dando conta que “a falta de notícia é notícia…
View Comments
Prezados amigalos,
Só para lembrar que sábado de pré jogo temos a final da champions. Esse sábado promete!!!!!!!!!!!!
Quanto a apoiar o time, eu devo ser um dos poucos atleticanos que apoiou a decisão de não priorizar a sulamericana. Eu sou torcedor e posso falar, essa competição vale muito pouco mesmo e o objetivo é o Brasileiro, a Copa do Brasil vale pelo dinheiro, mas não deu, infelizmente.
O time é mediano mas vem jogando com raça, R. Guedes vem se destacando. Muito bom ver R.Oliveira com quase 40 anos, fim de carreira, extremamente chateado porque jogou mal,. Excelente ver a nova dupla de Zaga firme e jovem. um novo lateral direito surgindo, eu achei que jogou mal, por ser novo e estreante, mas pelo o que li, o pessoal gostou.
Não é opção apoiar esse time, é obrigação do atleticano, não adianta ficarmos viúvos de Tardelli, Bernard, Bruxo e Jô. Foi bom, valeu, tchau. Agora é Otero, Cazares, R. guedes e R. Oliveira, e é com nosso apoio que este time vai no mínimo conseguir uma vaga na libertadores.
Grande abraço e bola para frente.
O time começa a se acertar, mas ainda falta muito.
Basta ver a dificuldade de criação de jogadas, de entrada na área adversária e de finalização, dentre outras.
Precisamos de reforços sim! Isso está claro e evidente, relatado e cantado por todo canto!
Necessitamos de reforços qualificados! Infelizmente, por mais tente e procure ver, não vejo na atual administração esforço sério e convincente nesse sentido!
O que temos e teremos neste ano é isso aí, sem tirar nem por!
Dá para disputar o titulo???
Talvez, se contarmos com o desgaste e queda de produção dos demais pretendentes.
Tomara que dê!
Torço para sermos campeões!!!
Não discuto minha torcida e minha atleticanidade! Quem me conhece sabe do meu amor pelo Clube Atlético Mineiro!
Conquista do título, se acontecer, será na garra, na raça e no amor à camisa, em sintonia plena entre jogadores, comissão técnica e torcida!!! Não contemos com a atual direção para isso!!!
Penso que, para o Galo ter chances reais de conquistar o título, é preciso virar o turno com, pelo menos, 10 (dez) pontos de vantagem sobre o segundo colocado.
Mesmo assim, acho pouco. Em 2012, com aquele timaço, viramos com boa vantagem (se não me a memória, eram sete pontos) sobre o segundo colocado. Mesmo assim perdemos o título, simplesmente porque, independente de juízes e cbf, o tine caiu assustadoramente de rendimento.
Quem quer realmente ser campeão, precisa ter time que vença todos os adversários, inclusive cbf.
Quem almeja seriamente o título faz por merecê-lo, independente de falcatruas e roubalheiras.
Boa noite, MASSA!
Eduardo, apesar de estarmos sempre criticando, sejam elas justas ou injustas, nunca deixamos de torcer, de acreditar, de emocionar e muito menos diminuímos nosso amor pelo 9ALÃO DA MASSA. Alguns se dizem mais Atleticano que outros. Não sei como se mede isso, se alguém souber por favor venha me medir. A questão do pacto, de certa forma seria desnecessária, mais é válida para lembrar que apesar de tudo nossa ATLETICANIDADE é muito superior a qualquer situação negativa. Eu nunca torci contra o 9ALO. Nunca, nem nos piores momentos, nem nos de mais raiva ou de mais revolta, seja ela com jogadores, juízes, dirigentes e outros males. Já fui dormir chorando de raiva, de revolta, de paixão tb, mas nunca torci nem desejei mal, ou mau, como desejarem, para o 9ALO. Afinal, como desejar o pior para aquilo que mais amamos na terra? Impossível, né. Eu vejo espaços como este aqui, como sendo um lugar de desabafo, um divã na sala de nosso psicólogo. Só isso. Por que quando chega aos 45 min de começar o jogo do 9ALO, tudo de negativo que exista na alma do Atleticano e na face da terra, é esquecido e um só sentimento é a cada minuto elevado em nosso interior, com um grito cada vez mais forte: VAAMÚUUUUUUUU 9AAAAALLLLÔOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Caro Eduardo, A diretoria do Galo está trabalhando bem, embora eu como você e tantos outros critico o estilo arrogante e as vezes até amador. Mas já pagou diversas contas, comprou o Blanco, dispensou muitas malas e está colocando a casa em ordem. Quanto ao time, vamos no estilo operário que como você disse, quem sabe pode dar certo. Ouvi hoje a noticia de um amigo, atleticano como nós, que disse que um amigo que mora na China falou que o Galo, está trocando o Otero pelo Hernanes. Sabe de alguma coisa? Dá-lhes Galo!!!!!!!!!!!!!!!!
Se for verdade, excelente troca! Hernanes eh muito, muito mais jogador que Otero. O venezuelano eh no máximo, opção para a reserva. Acho inclusive que, se o jogador que tivermos que vender pra equilibrar as contas for o Otero, vai ser bom negócio, seja lá por qto for vendido. SAN
Geraldo Galo Doido,
Hernanes é jogador para a torcida buscar no aeroporto e trazer até a sede. Aí, nem o super elenco do Palmeiras, que é o grande favorito do Brasileirão, aguentaria.
Vamos focar numa ótima campanha antes da Copa, e com as contratações que chegarão depois, tenho muita fé.
Boa tarde Eduardo e massa atleticana!
Eu também compactuo com o seu texto e acredito que o Galo vai lutar até o fim nas cabeças. Temos que aproveitar agora com estes 5 jogos em BH e procurar pontuar o máximo de pontos possíveis, mas para isto a nossa torcida tem que apoiar e incentivar, enchendo o Indepa em todos os jogos e gritar Galôoooo do início ao fim. Ainda é muito cedo para dizermos que vai ser campeão, pois já vi várias vezes o time ficar na ponta várias rodadas e depois cair de produção ou com a juizada atrapalhando as nossas pretensões. Para que isto não volte acontecer é passar o trator em cima de todos, reforçando o elenco e dando ao TL condições de ter um.banco a altura, para quando vier as contusões, cartões e expulsões, ele ter substitutos para não deixar cair o ritimo dos titulares.
Vamos agir com os pés no chão e ir de jogo em jogo sabendo o que tem que fazer, ultrapassando todas as barreiras, que com certeza teremos pela frente e só assim poderemos sonhar.
Saudações atleticanaa a todos!
Boa tarde amigos do Galo. Passando hoje só para parabenizar o responsável pela contratação do Gustavo Blanco, aquele que apostou no seu talento e o trouxe para o CAM. É um jogador novo e que promete dar muitas alegrias ao NOSSO GALO.
"Sou um sonhador, sim". Isso resume sua crônica. Acho até que deveria ser o título.
Bom dia !
A única falha de nosso guru ai que escreve foi citar aqui o nome do tal do jos....Rob....rato.
No mais sempre escrevendo muito bem.
Galo
Bom dia !
2 coisas me fazem feliz, a vitória do Galo e a alegria da massa.
E o apoio incondicional de Deus !