Categories: blogueiros

Com a atenção agora no torneio internacional

Vida que segue e o foco hoje é a Sul-Americana. Que venha o Botafogo e sua estrela solitária, contando garganta de uma escrita que só interessa a eles – cariocas – uma vez que a nossa prioridade é avançar na competição em busca do terceiro título. Sim o terceiro, já prevendo as contestações, pois esse torneio foi o sucessor da Copa Conmebol que o Galo conquistou em duas ocasiões.

Sou o tipo Atleticano que não despreza conquistas da nossa história. Fomos duas vezes também “campeões dos campeões”. A primeira delas, no distante ano de 1937, quando – na condição de campeão mineiro – superamos os vencedores das competições regionais em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Foram seis partidas, vencemos quatro e tivemos um empate e uma derrota. Com isso, chegamos à frente de Portuguesa, Fluminense e Rio Branco.

Já em 1978, patrocinado e organizado pela CBF, novamente o Galo foi o campeão do torneio, denominado “campeão dos campeões”. Não sem mencionar que a habilitação para disputar essa taça foi o fato de termos sido, em 1971, o primeiro campeão brasileiro de futebol. Naquela ocasião não existia fax, o que – numa negociata com a mesma CBF – chancelou conquistas ao bel prazer dos interesses do então presidente Ricardo Teixeira. Aquele mesmo, que a exemplo de seus sucessores Marin e Del Nero, continuam prestando contas à Justiça.

Poderia enveredar sobre ser o Galo o primeiro time de nossas terras em gramados europeus, numa excursão que teve o caráter humanitário de busca pela paz, após Segunda Guerra Mundial. Foram dez jogos, com seis vitórias, dois empates e duas derrotas. O título simbólico de “campeão do gelo”, por ter atuado em várias partidas com o gramado coberto em neve, para alguns historiadores do velho mundo equivale a uma conquista mundial.

Pois bem, por isso mesmo, que hoje vou ao Horto em noite de Galo. A Catedral ou Palácio do Horto, com lotação esgotada, será palco de mais um grande desafio na vida Atleticana. Superar ao Botafogo, seguramente, colocará o Galo na rota de busca de um título que pode significar mais que essa conquista. Aos vencedores da Sul-Americana, pelos critérios ainda a ser anunciados, pode estar reservada a porta de entrada para o Mundial de Clubes previsto para 2021. A competição, a ser disputada, terá 24 equipes e acontecerá de quatro em quatro anos.

Vencemos a primeira partida no Rio de Janeiro, semana passada. O placar foi mínimo e poderia ter sido três ou quatro gols a favor do Galo. Além de um tento mal anulado pela arbitragem brasileira, responsável tanto no gramado quanto no VAR, Ricardo Oliveira jogou pelas nuvens duas oportunidades claras de gol. Espero que hoje, caso realmente seja escalado, desencante e desencane dessa seca que já dura 13 partidas sem balançar as redes. Lembrando que 13 é Galo, chega de perder gols, artilheiro pastor.

Em tempo: ontem fui deitar com uma cidade silenciosa, para acordar cedo e com bom espírito para essa difícil partida de hoje à noite. Pois nesse sono profundo tive um delicioso e saudável sonho. Revi, durante meu devaneio noturno, o escorregão do Ferreira que colocaria fim ao nosso sonho de 2013. E ainda, nesse mesmo encantamento, a disputa de penalidades daquela Libertadores. Acordei em estado de graça. Boas recordações. Deve ter sido por causa dos seis anos daquela inesquecível conquista. Ou não?

*fotos 1 e 3) Bruno Cantini/Atlético; imagem 2: redes sociais

Blogueiro

View Comments

  • Boa Noite,

    Rápido comentário: Pós jogo:
    Jair , Monstro.
    Cleyton, Muralha.
    Vinícius, pegando gosto, jogador de contra ataque.
    Otéro , horrível.
    Chará, mediocre.
    Geovânio, jogador de segundo tempo, ciscador.
    Fãbio Santos, só pênalti.
    Patric, medíocre e esforçado, muito ruim.
    Elias, se redimindo.
    Rever e Igor Rabelo, se entrosando.
    Ricardo Oliveira, esforçado, que fase!
    Cuidado com o Galo, é igual a caminhão sem freio em ladeira a abaixo, ninguém para, e parece que está começando a gostar desta competição.
    Parabéns, pelo resultado.

  • ÓTIMA VITÓRIA.
    JOGAMOS COM DOIS A MENOS , ELIAS E R.OLIVEIRA, MAS JAIR , O MELHOR EM CAMPO JOGOU PELOS DOIS.
    JAIR TOMOU UM CARTÃO E SAIU CANSADO E MACHUCADO , ESSE É O NOSSO PROBLEMA. JÁ QUE JAIR JOGOU SÓZINHO E SOBRECARREGADO SEM A AJUDA DE ELIAS.
    AGORA É VOLTAR A ATENÇÃO PARA O BRASILEIRÃO , SEM POUPAR NINGUÉM . QUEREMOS O BRASILEIRÃO EM PRIMEIRO LUGAR.
    GAAALÔÔÔÔÔ

  • VAMOS GANHAR HOJE NO CAIXOTE DO INDEPENDÊNCIA , MAS NÃO POSSO CONCORDAR QUE UM TIME DA GRANDEZA DO GALO SE CONTENTE EM JOGAR NUM CAMPINHO PEQUENO DESSES. INDEPENDÊNCIA É ESTÁDIO PRÁ PONTE PRETA , CHAPECOENSE E OUTROS TIMINHOS PEQUENOS. É UMA VERGONHA A NOSSA TORCIDA SER REDUZIDA A ESSE DIMINUTO PULEIRO.
    VAMOS VOLTAR AO MINEIRÃO , LÁ SEMPRE FOI A NOSSA CASA.
    ""VINA"" JÁ CITADO AQUI , ISSO NUNCA FOI JOGADOR PRÁ TIME GRANDE . MERECE NO MÁXIMO UM CHAPECOENSE.

  • Boa Tarde,

    Gostei demais do texto.
    Hoje estamos vivendo um dia diferente de posts, Amiga..... suspeitos estão realmente de muito mal humor e outros que se escondem muito mal, estão ainda pior, não tiveram nem graça de aparecer, nem que disfarçado de inseto.
    Como já disse anteriormente, não gosto de contratações de eis jogadores, se acontecer de novo, vamos sentir falta de não ter contratado o Luciano.
    Rezo para o Blanco voltar, só ele conseguiu colocar o Elias no Banco. Mas no quadro atual ele para mim estar titular por mérito ou falta de concorrência.
    Vejo a mídia colocar pressão desnecessária encima do Alerrandro, perdeu pênalti que o goleiro fez jogada desleal, até tomou cartão, contra o Goiás, não teve oportunidade e quando teve acertou a trave, se entrasse ninguém falaria nada.
    Me parece situação criada para tentar justificar a volta do Ricardo Oliveira, que realmente errou gols dentro da pequena área, Alerrandro só foi mal contra o Fortaleza, displicência.
    Não canso de dizer que gostaria de ver o Alessandro Vinícius neste time, e o Neto também, o Bruninho com ritmo de jogo aposto que é melhor do que o Vina, e sem falar do Nathan.
    Para hoje espero uma equipe ligada e que não se limite em defender.
    Em tempo, que conjuntivite danada essa hein, nesta mesma época do ano passado o Cazares andou afastado dos gramados devido a propostas do futebol Árabe.
    Esquisito isso, no mínimo. Alguém já viu algum post com ele em foto.
    Boa sorte para o nosso Galo!

  • SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Belo texto e que hoje a noite o Galão faça a Massa feliz.
    Tudo está propicio e podemos avançar e termos mais um título internacional para o Galo mais lindo do mundo.
    PARA AQUELES QUE SÓ RECLAMAM. VAI UMA DICA. DEIXEM O GALO DE LADO, DEIXEM DE VER OS JOGOS E PARTICIPAREM DA VIDA DO GALO POIS SEM VCS EM NADA MUDARÁ A VIDA DO NOSSO GALO. POVO CHATO.
    EU TAMBÉM QUERIA O GALO GANHANDO TUDO MAS JÁ QUE NÃO É POSSÍVEL ESTAREI COM ELE ATÉ MINHA MORTE. DIA DE JOGO DO GALO MEU ESPÍRITO É OUTRO, MINHA ALEGRIA É OUTRA E ISSO INDEPENDE DE TIME BOM OU TIME RUIM, ISSO É AMOR.
    AQUI É GALO PORRA

  • Boa tarde Eduardo e Atleticanos. Hoje é uma partida decisiva para este elenco com desempenho senoidal que veste a camisa do Atlético. O que impressiona é a desconfiança que os atuais jogadores incutiram em grande parte dos torcedor do Galo a ponto de não termos pelo menos convicção para dizer que este time poderá sacramentar sua passagem para a próxima fase da sulamericana.
    Vejo em torcedores de outras equipes uma certa dose de confiança em obter resultados positivos em jogos decisivos e fiquei pensando: por que eles ainda tem confiança, mesmo que seu time não venha se apresentando bem, e nós atleticanos, pelo menos uma grande parcela na qual me incluo, não expressamos a mínima confiança no atual elenco do Galo. Cheguei à triste conclusão: desde 2017 o time do Atlético vem repetindo os mesmos defeitos e limitações com resultados nada animadores e a diretoria parece estar conformada com essas campanhas pífias e desempenhos bem aquém das tradições do Atlético. O certo é que o atual elenco no deu claras demonstrações de sua incapacidade para obter uma sequência de bons resultados e, por conseguinte, realizar uma campanha de candidato a títulos.
    Vamos ver como o time vai se portar contra o Botafogo, após as recentes apresentações medonhas tal como foram contra Fortaleza e Goiás

    • Concordo integralmente, o time do Galo não inspira e nao merece a confianca do torcedor.A desconfiança do torcedor tem sua origem nas inúmeras decepções dos últimos anos, foram derrotas e desclassificação até para times da série c .

  • Boa tarde Eduardo e Massa. Hoje o Galo joga de preto e branco no seu terreiro forte. É para desequilibrar esse retrospecto desfavorável em mata mata frente o Botafogo. O Galo está tendo mais uma chance de estar perto de um título internacional e uma vaga na Libertadores garantida. Não se esquecendo da grana que recebe.
    Ontem eu estava debaixo das cobertas me divertindo com a narração do velho Alberto Rodrigues. Quando o jogo foi para a disputa de pênaltis, minha lembrança foi de que o "São Fábio" teria ontem a mesma noite que o nosso São Vítor teve naquela final de primeira liga. E assim se procedeu.
    Pra cima deles hoje Galo!

  • Hoje não têm outra situação... avançar na competição de um jeito ou de outro... se não for pelo futebol bem jogado que a torcida tanto espera, que seja no grito ou até na porrada!!!!!!!!!

    OBS.: pergunta pro 7C que não entende de futebol... agora a Sul Americana tá valendo pro Senhor??????

  • Bom dia xará e amigalos desconfiados!!
    Contra o Foguinho logo mais, espero que joguem com raça e vontade de vencer. Este tipo de atitude em matamatas está dificil de encontrar neste elenco atual do GALO. RESPEITEM A TORCIDA!!! NÃO DURMAM EM CAMPO!!!!!!!!!!!! MENOS PIXOTADAS!!!!!!!!!!!!!!!!!! Alguém aí ouviu falar nesse "Di Santo"????
    É impressionante como ainda empurram jogadores e a Diretoria do GALO aceita!!!!!!!!!!!!!!!!! E o Denilson que voltou e está ganhando mesada de R$ 100.000,00 por mês!!!! Não dá nem pra estender comentários.....

  • Hoje é ir pra cima e se classificar, Botafogo nem dois zagueiros pra botar em campo vai ter, jogará um volante improvisado. O jogo podia já estar resolvido, não fosse Ricardo Oliveira e o juizão com seu VAR ridículo.
    Agora, independente do resultado de hoje, sugiro protesto no CT sábado, tem que botar pilha nesses jogadores preguiçosos pro clássico. Na Copa do Brasil entraram moles. Principalmente o bosta do Réver.

Recent Posts

Chegou a minha vez

Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…

5 dias ago

“Nada e não estão com pressa”

Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…

6 dias ago

O CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA DO ATLÉTICO

Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…

1 semana ago

O Galo e novo desenho do futebol brasileiro

Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…

1 semana ago

A desilusão dos iludidos

Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…

1 semana ago

Fim de semana sem tensão e estresse

Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…

1 semana ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!