Categories: blogueirosfutebol

Classificação suada e sofrida

A exemplo do jogo frente Tombense, ontem – pela Copa do Brasil contra o Tocantinópolis – o Galo sofreu com a opção pela retranca do adversário. Igualmente foi para o vestiário no intervalo num empate sem gols. Aí o dedo do Cuca, mais uma vez, mudou a segunda etapa. Nas duas partidas, dominamos o tempo todo e tivemos posse de bola, na de ontem o time do Tocantins usou da estratégia de tentar levar a decisão para as penalidades.

O regulamento desse ano, num claro favorecimento a times pequenos, definiu que além de jogarem a partida única em casa se der empate a vaga será decidida nessas cobranças de tiro direto. Será a opção dos donos da casa, contando com sua torcida, buscar levar a partida no zero até o final. No caso de ontem ainda contou com uma boa atuação do goleiro. Como outros que só jogam contra o Galo. Impressionante.

Além disso, no caso específico do confronto que o Galo “sorteado” pelas bolinhas da cbf, caiu na pior logística de viagem até o local do confronto. Obrigado a voar até Imperatriz do Maranhão, depois fez o percurso – longo de quatro horas ida e ainda volta – numa temperatura elevadíssima. Campo com gramado horroroso, irregular e sem podar (parece que alegaram não ter havido tempo bom para o corte), faltou energia durante a partida e água pós final da partida. Nossos jogadores fizeram a viagem de volta sem tomar banho. Isso não é futebol raiz, sim irresponsabilidade da cbf em permitir tamanha aberração.

E foi nesse ambiente hostil, que o Galo foi cumprir a missão de trazer a classificação para seguir na Copa do Brasil. Primeiro tempo ruim, em alguns momentos sonolento, onde a primeira chance real aconteceu aos 24m do primeiro tempo. E foi deles! A bola foi para fora, mas assustou Éverson e os Atleticanos. Depois tivemos uma boa oportunidade que Rony foi tentar driblar o goleiro e se jogou no chão. Fora isso, um ou outro tiro em direção ao gol, sem força ou direção.

Aí Cuca resolveu usar o Hulk e Rubens na volta do intervalo. Começamos a ameaçar mais a opção retranqueira de quem queria arriscar nas penalidades. Das duas, uma que fosse seria do agrado do adversário. Disputa de pênaltis é loteria, podia dar certo, caso contrário se dar ao luxo de ter sido eliminado pelo Galo nessas cobranças. Quando tudo parecia caminhar para o enredo sonhado pelos donos da casa, um zagueiro comete uma falta dentro da área. Incontinenti, o árbitro aponta a marca da cal. O super herói nem deu chance de o goleiro ver por onde a bola entrou. Isso já eram mais de 40 minutos, com o jogo caminhando para o final. A cera até então deu lugar a aflição, o goleiro esteve mais tempo no chão simulando que em ação. A pressa retardada sinalizava o preço daquela escolha.

E reclamando querendo mais tempo que o anunciado, foi o suficiente para tomar o segundo gol Atleticano. Hulk passou como quis pelo defensor, invadiu a área pelo lado direito e rolou para dentro da pequena área, a bola que ia para fora encontrou o pé de Bernard que devolveu para a zona de perigo. Desta vez o pé do Rony balançou as redes e não carimbou o goleiro sortudo. Classificados, agora é centrar na Tombense que tem a semana toda para se preparar para sábado. Espero que o campo de Sete Lagoas esteja em melhores condições para esse jogo, tanto de gramado quanto de acomodações. O vestiário de ontem foi um terror. Apavorante. A foto no meio desta resenha circulou ontem em grupos de Atleticanos. Que lástima!

*fotos: 1) Pedro Souza/Atlético; 2) extraída das redes sociais

Blogueiro

View Comments

  • Boa Tarde,

    Só espero que tenha ficado a lição e motivação futura quanto a classificar para a Libertadores, podendo assim não passar por isso nunca mais.
    Sem contar com a bizarrice do empate ir para os pênaltis.
    Mais bizarro ainda é outro jogo poder tomar outros rumos porque a equipe mandante resolve vender o mando de campo, enquanto o Galo faz uma logística daquela, o Vasco vai a Cariacica que já é capital dos cariocas com relação a mando de campo e transferência de jogos para fazer um jogo que vale a mesma classificação do que o jogo do Galo.
    CBF é um lixo.
    Quanto aos perrengues é culpa deles mesmos.
    Arbitro lixo também.

  • Esse perrengue que os jogadores passaram é culpa exclusivamente deles, que não tiveram a capacidade de classificar o time pra libertadores, e com isso são obrigados a jogar as fases iniciais da CB. E ainda deram sorte com o sorteio da 2a fase, já que vão jogar em casa, sem precisar ir novamente pro norte do país.

  • Boa tarde!
    Passando só pra registrar que o Maguinho que cometeu o pênalti desnecessário, é casado com a minha sobrinha de Cel Fabriciano.
    Meu irmão mais velho,que é atleticano,a quem devo a minha atleticanidade, deve ter ficado satisfeito com o genro.
    Detalhe:o rapaz não é atleticano,ele nascido no Paraná e nunca o ouvi falar pra que time torce.

  • Bom dia! Aliviado, sim, e contente com o time e Cuca; fizemos o máximo, creio, dado às condições gerais e específicas do jogo. Não me passa pela cabeça cobrar tática ou estratégia para uma situação dessas, uma verdadeira aberração criada. Se o regulamento anterior prejudicava os clubes menores, este prejudica os maiores, em todas as 2 situações os times jogando para empate; creio que o mais justo seria a marcação de partidas de ida e volta - e sei das dificuldades de calendário -, com a eliminação da partida de volta caso a diferença, para qualquer equipe, fosse igual ou maior que 2 gols; isto exigiria mais aplicação esportiva por parte dos times, e daria mais equilíbrio à disputa. Desde ontem, outro assunto me preocupa, o da grama sintética, que parece será assunto do próximo Conselho Técnico, com capacidade deliberativa. Creio que o Atlético, por ainda não ter instalado e feito o primeiro uso, será fortemente atacado. Entendo que torcida e clube devem se unir urgentemente neste assunto, rasamente mas fortemente trago à discussão por estes bilionários e descomprometidos ex-jogadores em atividade.

  • Discordo de muitos aí que criticam a atuação do galo de ontem, coisa de gente que nunca jogou bola, nunca pegou um busão fulero para ir disputar uma partida de varzea, gente que nada sabe de futebol. O jogo foi ruim sim, mas pense, estamos em meio ás finais do mineiro, foi de muita luta chegar, em seguida se faz uma viagem com uma logistica absurda, para jogar num campo totalmente sem condiçoes de praticar "futebol", falta agua, falta luz, ostilidade, abrir os portoes para invasão de campo ao final (seja de crianças ou quem for, está errado), a vitória ontem foi contra isto tudo e mais alguma coisa. Isto não é inclusão, isto não é o que a CB devia propor, levar grandes times para jogar com os pequenos pode ocorrer sim e é valido, mas tem que existir condiçoes. Pense, num campo daquele se machuca um scarpa, rony, hulk, o prejuízo que seria para o galo. Está errado, a CBF marcar estes jogos mas não garante a menor condiçao de jogo ás equipes. É absurdo e inaceitável. Valeu galo por esta vitoria dificil, neste lugar de lunáticos chamado brasil.

  • Bom dia.

    Desde que o GALO retornou da Disneylândia, TODAS partidas partidas disputadas foram decisivas, ou seja, se perdesse estava eliminado.
    O Cuca então não consegue fazer o revezamento do time, e como o elenco é curto, tem que colocar em campo jogador que nem tinha treinado.

    Precisamos no mínimo de mais uns três jogadores em quem o Cuca possa confiar.

    O Fausto Vera, que custou uma grana alta, e parece que não será utilizado pelo Cuca, deveria ser negociado logo com o Boca jrs, que se interessou na época por ele.

    Scarpa e Arana continuam devendo e muito.

    Abraço.

    • Zé Eustáquio!
      Em cada jogo, fica evidente, a HULK dependência. Põe na conta do Hulk a nossa continuidade no rural e na copa do Brasil. Até quando o "super homem" vai aguentar? O Hulk tem mascarado a nossa incompetência de jogar contra times retrancados. Basta um "petardo" do homem, para as coisas de normalizarem. Vejo uma defesa que aos poucos vai se ajustando, apesar dos contumazes vacilos do Jr Alonso, um meio-de-campo carente de um articulador, e um ataque necessitando de um substituto para o Hulk. Espero que o Jr. Santos possa ser essa alternativa. Tem explosão e intensidade, faltando apenas tempo de adaptação. No mais, sigamos....
      Abraço.

  • Poisé.

    Como se pode liberar um campo de futebol nessas condições?

    Isopor, carrinho de mão encostados no alambrado.

    Após o jogo, um sujeito abriu um portão para as pessoas entrarem no gramado.

    Uns 10 policiais, se tanto, apareceram bem depois do encerramento da partida.

    Estão esperando acontecer alguma tragédia?

    ISSO TAMBÉM é COPA DO BRASIL! A mesma copa que interditou a arena MRV por falta de segurança.

    Esse campinho não tem condição nem de disputar o ruralito mineiro.

    Como será semana que vem?

    Vai vendo...

  • Valeu demais pela classificação e pela luta, lutou até o final.
    O time teve muito dificuldade pois o gramado era péssimo, muito alto, irregular e desnivelado, na próxima faze vamos jogar em casa e vai ser mais fácil!!
    TEMOS É QUE COMEMORAR, O TIME TÁ BEM E JÁ SÃO 6 JOGOS SEM TOMAR GOL, O CUCA FOI A MELHOR CONTRATAÇÃO DO ANO, VAMOS MEU GALÃO!!

  • Nem em boteco copo sujo se vê algo parecido com aquilo que chamam de vestiário onde o nosso glorioso CAM foi jogar ontem... as cadeiras de plástico da cervejaria só foi um adendo!!!

    Estádio acanhado e gramado mal cuidado e irregular passam batido mas o que se viu foi muito bem narrado pelo Edu e vou repetir:

    - isso não é futebol raiz e sim irresponsabilidade da cbf em permitir tamanha aberração.

    Quanto a nossa vitória, sofrida mas muito merecida... a retranca do adversário já era esperada e o primeiro tempo foi fraco mas ainda assim com o nosso GALO procurando o ataque o tempo todo... segundo tempo melhor com as substituições e os gols salvadores saindo no fim... penaltis ali seriam de uma angústia gigante.

    Amanhã já nem lembraremos mais desse jogo... boa sorte ao Tocantinópolis na sua trajetória e que nunca mais o nosso CAM precise voltar lá.

Recent Posts

Juntando os cacos para a sequência

Caríssimas e caríssimos companheiras e companheiros dessa nossa Atleticanidade, levantai a cabeça, po##@! Digo isso,…

14 horas ago

Castigado por uma máxima do futebol

Inegavelmente, a frase cujo autor desconheço e ouço desde a infância, foi implacável ontem com…

1 dia ago

Largada em busca do tetra

Com otimismo Atleticano vamos partir em busca de mais um Brasileirão.  Serão 38 rodadas. Vale…

3 dias ago

Recomeçando e a janela logo vai fechar

Amanhã já começa o Brasileirão, na terça-feira a Sul-americana e no último dia de abril…

4 dias ago

Xô, cbf … saia fora da minha horta

Desde a noite de terça-feira, logo ao final de mais uma vergonhosa atuação da selecinha,…

5 dias ago

Últimos dias sem a emoção Atleticana

Já a partir de sábado, estreando fora de casa pelo Brasileiro e frente ao Grêmio,…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!