Categories: blogueiros

Atlético Mineiro: Laços eternos de uma vida


Nesta quinta-feira, apesar da amargura e tristeza com a eliminação também da Copa do Brasil e os rumos que o time tem nos levado nesta temporada, trago um depoimento muito legal de uma Torcedora Atleticana. Karine mostra que a nossa paixão é inabalável, não tem dirigente ou jogador que provoque qualquer estremecimento na relação e no sentimento que cada um carrega com o nosso time do coração.

Por: Karine Alonso

“Mineira da capital, jornalista, fotógrafa, esposa e atleticana. Uma vez me perguntaram desde quando comecei a torcer pelo Galo. Não me veio uma data certa a definir, mas sei que desde o ventre de minha mãe já estava inserida nessa massa sensacional que é a torcida do Atlético Mineiro.

Minha história com o Galo veio desde a infância e tem laços eternos regados de muita emoção, carinho e amor. O sonho do meu falecido pai era ter um filho que o acompanhasse nos jogos e dividisse a herança de amar as cores do alvinegro. Veio meu irmão mais velho, que não teve muito gosto pelo futebol, até que em 1988 recebeu a notícia que seria pai de uma menina. Mesmo explodindo de felicidade, achava que a hipótese de ter um companheiro no Mineirão havia sido reduzida (mal sabia ele).

Aproximadamente nos meus oito anos de idade fui apresentada ao Mineirão num jogo entre Atlético x Palmeiras no qual saímos perdendo de um placar que não me recordo mais, porém que não foi tão magro assim. Lembro do semblante do meu pai triste em pensar que eu não quisesse voltar.  Mas o amor ao Galo e a torcida foi maior, saí do campo perguntando: ‘Papai, domingo que vem tem mais?’ Acho que foi uma das melhores frases que ele já ouviu na vida. E assim foi. Filha de pais separados, o nosso domingo era assim: encontro, almoço especial e jogos do glorioso.

Perdi papai aos 15 anos de idade e foi a pior coisa que me aconteceu. O primeiro jogo sem ele foi terrível, olhei para o lado e em meio ao Mineirão lotado, me senti sozinha, mas fui abraçada por desconhecidos que me fizeram chorar de alegria e pude senti-lo por perto.

 

Aqueles que dizem que ‘é só futebol’ não sabem o que esse esporte pode proporcionar na vida de uma pessoa. Graças ao Atlético Mineiro me aproximei do meu amado pai em meio a uma separação difícil, graças ao Atlético tive as melhores sensações da vida, graças ao Atlético pude ver o sorriso lindo do meu pai de satisfação e pude ver outro lado de um homem calmo e sereno.

No meio do jogo para minha surpresa, pois odiava palavrão, soltava vários, abraçava quem nunca vi na vida e xingava a mãe do juiz. No lugar daquela timidez, via meu pai pular e cantar nas arquibancadas como um menino.

O Atlético é mais do que um clube. Ter uma definição o que ele representa pra mim não acho palavras. Tenho somente um sentimento de gratidão de saber das maravilhas que ele me proporciona até os dias de hoje beirando os meus 30 anos.

Com o Galo aprendi a não abandonar o barco mesmo nas dificuldades, aprendi a superar meus próprios medos ao olhar no espelho, aprendi que há esperança, aprendi a cultivar momentos únicos no pensamento com gostinho de saudade, assim como as lembranças do domingo com meu pai.

O grito “Eu, acredito!” tornou-se eterno na Copa Libertadores em 2013 para todo mundo conhecer o que é a torcida do Atlético, mas na verdade esse lema está cravado na alma de cada atleticano desde o seu nascimento.

Somos um povo apaixonado, crente, fiel e acima de tudo, companheiros. Nunca abandonaremos o Clube Atlético Mineiro. É sim, do berço até o caixão e se pedirem para dizer algo sobre o que é ser atleticano, diria: Obrigada Deus e obrigada meu pai, por me fazerem Atleticana”.

 

Blogueiro

View Comments

  • putz... quando a coisa fica feia a miopia surge de novo sempre travestida de amor e paixão... Vira o disco galera, vamos cobrar e cobrar um time decente, os jogadores recebem milhões de salário e deveriam comer grama, suar sangue a cada jogo ao entrar em campo. Chega desse mi mi mi de paixão e acordem e cobrem resultados. Ponto final. Essa história de amor, de paixão, ta parecendo coisa de marido corno, sempre é traído e vive perdoando a esposa em nome da paixão. Putz...tipico coisa de socialista iludido esse discurso de unicornios e fadas... ta faltando sangue noz zóio dentro de campo e razão fora do campo para COBRAR RESULTADOS!!!
    Isso é para tirar o foco...
    Usemos a paixo e o amor para depois quando a taça de campeão estiver com a gente.

  • Que linda atleticana de corpo e alma.
    Emocionante.
    Apesar de eu ter trabalhado o dia todo e me recuperando de uma ziquizira brava com febre alta, pois quem trabalha por conta própria não pode ser afastar mais que dois dias do trabalho, eu não poderia deixar de exaltar essa sereia atleticana.

  • sinceramente se sumissem com o Patrick o Otero e aposentassem o Leo Silva e não renovassem com o animador de torcida (Luan) penso que já seria um ganho enorme para o nosso galo

  • Ok sinto que o galo virou piadas e chacotas uma atrás da outras e ninguém faz nada.desde 2015 que estamos no fundo do mar.com amadores e incompetentes.chega de passar vergonha em mais de 8 milhões de torcedores espalhados pelo mundo. Apesar de levar porradas uma atrás da outras meu sangue será etenarmente preto e branco.muito triste com o presente do galo.com futebol do galo.so digo.socorro por favor tiram nosso galo do buraco. Vai galoooooo.

  • Será preciso ser paciente com o Galo este ano. O time foi remontado e está sendo reconstruído. Não se faz um time comum de uma hora para outra. Tampouco se faz um time campeão em alguns meses. O presidente disse a todos, no início do ano, que o torcedor deveria ter muita paciência este ano. Nesse ponto, ninguém pode acusá-lo de omissão ou de insinceridade. Ele deixou claro que a prioridade é o saneamento financeiro. Isso, para o bom entendedor, significa impacto na atuação do time. Se tudo der certo e a recuperação financeira for bem sucedida, em níveis adequados, melhores contratações se tornarão viáveis em um futuro próximo. Não que eu queira defendê-lo, pois é maior e capaz e sabe se defender por si próprio, em especial por ser advogado. Nem acusá-lo. Nosso problema, hoje, não é atribuir culpa a alguém. A solução não parece estar na temática judaico-cristã de atribuição de culpa, como se todos os problemas do mundo fossem de juízo de valor. O problema parece ser assunto de Clube, e não assunto de time. Há uma questão financeira presente e ela condiciona tudo o demais. O Galo foi grande no passado, nas conquistas, e deve continuar a ser grande no presente, nas derrotas. O atleticano verdadeiro como que faz um casamento com o Galo. Deve ser fiel a ele nos bons e nos maus momentos. Toda disputa é incerta. Tudo pode acontecer em um jogo. Vitória não é obrigação, nem título. Não concordo. Senão não é jogo, mas certeza. Preparação, estudo e respeito ao adversário são o caminho correto. Jamais entrar em qualquer jogo contabilizando vitória ou OBRIGAÇÃO de êxito. Isso é ilusão. algo que não existe em qdisputa. "Quanto mais forte a certeza da vitória, tanto mais dolorosa a constatação da derrota, se ela vier" (Miyamoto Musashi, espadachim japonês).

    • Concordo, mas o nosso presidente poderia ajudar e falar menos besteira. Ele faz um discurso lá no início como você escreveu e depois faz várias declarações antagônicas ao que diz. Por exemplo, o que adianta dispensar jogadores se contrata outros 2 ou 3 que nem jogam porque está péssimos e já sabiam que não estavam bem em seus times de origem? Não teria sido melhor contratar um outro que estava jogando bem em um time de menor expressão? A chance de acertar não seria maior? Por que falar que estava saindo da sul americana porque o foco é a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro? Está na cara que ele não entende mesmo de futebol. Deveria ter usado um discurso mais comedido conforme o que você escreveu acima. O time está até surpreendendo com a classificação atual no CB. Agora com uma semana para treinar e com os jogadores descansados vai voar em relação aos times que tem elenco melhor mas que estão jogando mais de uma competição. Se tivéssemos um meia de ligação mais confiável que o Cazares estaríamos ainda melhor. O nosso time do futuro já está sendo formado, mas ainda não vejo na base este meia de ligação. Por isso não gosto do trabalho do Sr. Alexandre Tadeu. Veio por ter trabalhado nas seleções de base da seleção mas ainda não conseguiu trazer este meia.
      É hora de ter muita paciência. Vamos cobrar, mas não cobrar coisas impossíveis como contratações de peso. Vamos cobrar criatividade e ação coerente com o discurso. Se o trabalho do Sette Câmara de saneamento e nas categorias de base for bem feito, pode ter certeza que as taças e troféus virão. O problema é que esta eliminação da Copa do Brasil foi péssima para os cofres do clube. Os reforços que o Larghi tanto pedi no meio e ataque eu acho que só virão se o Galo fizer alguma troca, mas tem que ser rápido, porque daqui a pouco não dará mais.

  • Boa tarde Karine, Antonio de Pádua, xará e demais amiGalos. Estava sem vontade e palavras p/descrever o vexame de ontem, mas depois de ler a postagem da Karine e do Antônio de Pádua resolvi escrever umas poucas linhas, porque o Luan não entrou jogando? se estava sem condições nem deveria ficar no banco. porque o RO nunca sai do time? Jogar com Cazares e Otero desde o início não dá certo. Perdemos ontem o meio campo e no segundo tempo o TL coloca o time com três atacantes, Eric, R.Guedes e o RO. Aí facilitou a vida da Chape. Porque o G. Blanco sempre cansa na metade do segundo tempo? Alguma coisa está errada. Precisamos urgentemente de um meia armador e dois atacantes se não iremos pro brejo. Saudações atleticanas.

  • Estou muito triste como todos os atleticanos de verdade e de mentira. Não vou deixar de ser atleticano por mais esse vexame. Tenho 56 anos e nunca consegui deixar de ser atleticano. Estou dizendo isso porque quando era mais jovem, depois de algumas frustrações com meu querido Galo, eu tentei deixar de torcer mas não teve jeito. Porém, se essa diretoria se render à pressão de alguns e contratar Cuca ou Felipão ou qualquer outro medalhão pra o lugar de TL, com certeza esse ano eu fecho pra balanço. Já não tenho assistido nenhum programa esportivo, há muito tempo não ouço a rádio Itatiaia ou qualquer outra emissora de rádio. Os únicos lugares que bato meu cartão todo dia, é na globoesporte.com, Uol esportes, somente nas páginas do Galo e COM CERTEZA AQUI NO CANTO DO GALO! Mas se TL for preterido por qualquer um desses merdalhões, aí eu vou ver filmes em que o bem sempre vence no final, pois na real tá difícil.

    • Uai, não tem dinheiro para contratar jogador de nível também não terá dinheiro para contratar Cuca ou Felipão.

      O Tiago Largui está fazendo bom trabalho, apesar de ter errado ontem, caso contratem os dois técnicos medalhões citados acima, impedimos a entrada deles no CT e exigimos a saída do Sete Camara.

      O Atlético Mineiro pertence a torcida, aliás, essa torcida que jamais deixará o clube morrer, independente de qualquer situação.

    • Assino embaixo. Com quase 60 anos de idade, 48 junto com o Galoooooooooo (até os 11 criança brincava na rua naquele tempo), estou cansado, os anos anteriores a 2012 estão voltando, não tenho mais paciência, acho que vamos ficar só com o bi da Conmebol por muitos anos, este ano já foi perdido e o mandato da diretoria que faz bis do Ziza demora a acabar. Quero meu Galoooooooooo de volta

      • "Ouvir" suas letras e bem como de todos os colaboradores desse atleticano espaço, tem sido um refúgio e um bálsamo pra alma atleticana ferida, todos os dias. Bendito o dia em que um leitor e comentarista do falido blog do torcedor do Galo no globoesporte.com indicou esse espaço aqui!!

  • Estudei com a Karine, na Faculdade Estácio de Sá entre 2008/2012 no curso de jornalismo. Escrevemos juntos no Jornal Correio Eletrônico, acho que ela ainda se lembra de mim, hehe!!
    Há quanto tempo, garota! As fotos e o texto ficaram super legais. Somente corrigindo, ela se chama Karine Alonso, e não Afonso, como publicado. Apesar da paixão, é preciso neste momento cobrar desta diretoria por um time mais condizente com o que a torcida merece e a grandeza do Atlético representa.

    • ObriGalo pelo alerta. Farei a correção. Erro, assumidamente, meu. Li Alonso e digitei Afonso. Nessa o corretor não teve responsabilidade.

Recent Posts

O Atleticano não abandona o Galo

Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…

12 horas ago

Kardec reacendeu as chamas da esperança

Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…

2 dias ago

O primeiro confronto da série de decisões

O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…

3 dias ago

Bons ventos sopram a favor do Galo

Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…

4 dias ago

Momentos que antecedem grandes decisões

Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…

5 dias ago

Passada a euforia agora é pés no chão

Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!