Com apenas quatro titulares (Everson, Alonso, Arana e Tchê Tchê), o Galo assumiu a condição de líder general da Libertadores da América. Muitos amiGalos reagiram a essa opção do treinador, já que a vitória asseguraria – como aconteceu – a melhor campanha da fase de grupos. A expressão destacada em espanhol é provocativa. O portunhol do Cuca ao chegar ao estádio, foi condizente com as opções feitas.
Ao meu entendimento, o primeiro lugar geral é muito interessante. Apesar de nos tempos atuais, a final da Libertadores ser em jogo único e em local pré-estabelecido – nessa temporada em Montevidéu – até as semifinais a segunda partida será sempre na casa do time de melhor campanha. Não tem público, mas a energia de poder decidir em Belo Horizonte – como em 2013 – será benéfica nessa busca pelo segundo título intercontinental.
Se a escalação assustou a muitos, o pior ainda estava por vir. O time Atleticano não buscava a vitória no jogo. O indicativo da escalação alternativa não foi suficiente para o Torcedor perceber que qualquer resultado seria aceito pela delegação Atleticana. Goleiro retardando jogo, zagueiros trocando passes e gastando o tempo.
Nós, os Torcedores, com um olho na TV acompanhando aquela partida ruim e o outro no aplicativo vendo o desenrolar no Maracanã. Se para a delegação Atleticana, que foi ao Paraguai vacinar, a vitória não era tão importante, a nós – que somos conhecidos como “a Massa” – era considerado fundamental para nossa motivação. E os Deuses ficaram do nosso lado, com aquele gol aos 47 minutos do segundo tempo. Quando, conformados, esperávamos o apito final, a estrela do Cuca e também do Keno brilharam. A comemoração do treinador, ao que ouvi, era de quem estava salvo da aventura de optar pelo time alternativo.
O melhor da noite foi a configuração dessa condição de líder geral, seguido de boas atuações individuais de alguns. No conjunto foi terrível, além de demonstrarem falta de apetite para buscar a vitória. Marrony, ao exemplo recente do Zaracho, ostentou seu valor. Nos dois casos foi preciso o Torcedor reclamar muito pelo esquecimento do treinador em utilizar os atletas. Espero que agora, no caso do atacante, seja efetivamente melhor aproveitado.
Lamento ainda a quantidade excessiva de cartões amarelos. Arana, Gabriel, Allan, Vargas e Keno. Dos cinco, três completamente infantis. Arana, chute na bola para retardar o jogo; Vargas, por reclamação; Keno, tirar a camisa na comemoração. Já Gabriel e Allan, por falta de jogo. O meio campista, ao lado de seu concorrente por vaga na volância – Jair – segue sendo advertidos sistematicamente pelo mesmo tipo de infração. É preocupante, pois isso provoca suspensões e no caso da Conmebol também multas financeiras ao clube.
Hoje é dia de relaxar, passar a quinta e sexta curtindo esse momento, a meu juízo, que só comprova que o Galo está em crescimento. Com isso, confio em grandes vitórias e títulos na temporada de 2021. O primeiro deles será já no sábado, com todos os titulares em campo, conquistando – se confirmado em jogo – o título Mineiro pela 46ª vez. Será o centésimo título estadual para times da capital, sendo 16 do América, que faz a final com o Galo, e 38 do outro time belorizontino.
Algumas considerações individuais antes de fecharmos nossa prosa de hoje. Porque o Tchê Tchê é imexível? Ao Vargas não é lícito perder gols imperdíveis, como vem ocorrendo. Se ele é jogador para os minutos finais, seu custo benefício sugere melhor desempenho e entrega. Hyoran, escalado, mostrou boa movimentação no início do jogo e depois sumiu. Quando o treinador fez três alterações, esperei uma mudança de conduta, mas o roteiro foi o mesmo.
Por fim, seu Cuca, não brinque com a sorte, o gol no finalzinho te safou de receber muitas críticas no dia de hoje, mas não se agarre a isso, pois ela pode dar lugar ao azar. Deixe de lado esse espírito do Sampaoli de promover surpresas de última hora. O Atleticano, neste caso, está vacinado embora ainda não imunizado. Nosso time alternativo, recheado de reservas, é muito superior ao Cerro e também ao América.
Torcer ou sofrer? Depois desse jogo masomenos, por amor nosotros divergimos de suas escolhas, mas vamos sempre respeitar. Então ajude na motivação do Atleticano e não invente mais daqui pra frente. O Mineiro acaba no sábado, estamos sonhando com a Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil, quem sabe até o Mundial. Ajuda nóis ai!
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
View Comments
Na boa, nao consigo entender esse nivel de exigencia que voces aqui do blog estao tendo com esse time!!! Desde quando temos obrigacao de dar show e vencer todas partidas em uma competicao dura como Libertadores! Voces estao loucos! Nos vencemos a partida, nem sempre jogar bem eh o que importa. As vezes o time vai se adaptar ao adversario, como ontem. O Cuca esta aprendendo a jogar fora, o que nao sabia, sempre perdia. Um empate fora de casa ja classificado nao seria nada de mais! O treinador tem que trabalhar pra ganhar todos os titulos, tem que gerir o elenco, deixar os jogadores satisfeitos e em ritmo de jogo. A atitude do time em campo na minha opiniao foi excelente, apesar de nao concordar com sasha e vargas. Ate parece que disputamos o titulo todo ano, ta doido, vamos apoiar, o time esta muito bem, jogadores e tecnico comprometidos... Lembrando que o Cuca ganhou o brasileirao em 2016 e chegou na final no ano passado... Acho que merece mais credibilidade pelo excelente trabalho que vem fazendo. vou ate dar um tempo aqui do blog, me sinto melhor acompanhando e comentando no Chico Maia. Nao sou maria vaidosa e exigente e estou fechado com o Galo para ganharmos o Bi da Libertadores!
Todo time profissional, incluo o nosso Atlético, tem que fazer um trabalho psicológico nos jogadores. Após receberem cartões amarelo e principalmente vermelhos em nada adianta ficar reclamando, enervando juiz e nós torcedores pela marcação. Juiz não volta atrás principalmente nos vermelhos.
Outra coisa, sei que o Gol é o momento máximo do jogo. Mas não pode jogador profissional tirar a camisa jogar no chão, em falta de respeito ao time e aos patrocinadores. Levará o cartão e penalizará o time. Tem que ser cobrado, tirar do bolso do atleta infrator. Espero que esta atitude acabe pelo menos no nosso Clube Atlético Mineiro.
Campeonato Mineiro vale nada, mas perde pra ver o que acontece... Por isso, TEM GANHAR. Tem um monte de marias caladinhas, todas torcendo para o Lisca (quem diria kkk), só esperando a chance de descontar os últimos 3 anos de zoeira total.
O time vai estar descansado e pronto para a decisão. Se igualar na raça com o mequinha, na técnica o Galo sobra. Então vai lá meu palpite: 3X0 (dois de Hulk e um de Nacho)
As alterações para mim foram equivocadas, mas sou obrigado a discordar de alguns, pois apesar do time alternativo o time buscou fazer gols, até mais que o primeiro jogo da liberta. A não ser que vi outro jogo.
Se empata está ruim, se ganha de pouco está ruim, se goleia está ruim pq não usou Marrone....
Boa tarde amigos do Galo. Gostei do jogo, o resultado poderia ter vindo de forma mais tranquila, se não fosse o preciosismo do Vargas, que precisa definir as jogadas sem se importar em fazer gol bonito.
Ontem ficou evidente, que no momento o Mariano é o lateral titular, quando entra, faz ótimas partidas, apoia bem e dá mais segurança ao lado direito da zaga do NOSSO GALO.
Galo venceu mais uma e é isso que importa. Líder geral na Libertadores, para tristeza dos que só sabem criticar.
O time oscila sim, algo natural para início de trabalho. Mas continua evoluindo.
Cuca vem mostrando que ainda sabe mexer o doce. É hora de apoiá-lo.
Sobre o estadual, a título de informação: o Atlético recebe 14 milhões de cota para disputar o Campeonato Mineiro. São 15 jogos no total. O que dá aproximadamente 1 milhão de reais por partida na média. Tá ruim? Nada mau para um "ruralito", como gostam de dizer alguns.
Pra mim o estadual vale sim. Vale nossa eterna hegemonia. E sábado vamos buscar mais um caneco!
Boa tarde a todos! Realmente, ontem o Cuca estava entre a cruz e a espada! Se poupa o time titular e perde, a corneta iria comer solta, pior do que está agora. Se não poupa, desgastaria ainda mais e poderia correr risco diante de um América novamente descansado e só treinando durante a semana e cuja superioridade técnica sobre o Cerro me parece evidente! O fato é que todos são unânimes em dizer que entre priorizar Libertaores e Mineiro, a primeira é muito mais relevante! Não sou louco de discordar, porém experimenta perder o mineiro pro Mequinha para ver como o trabalho do treinador já ficará não só mais ainda contestado, como comprometido para as próximas e mais importantes competições! O lado verde já está arrotando arrogância e dizendo que o título está no papo. Hora do Galo colocar o freguês no devido lugar! É ganhar com propriedade desse mequinha que se acha grande, não quero saber de título com empate! Sobre o jogo de ontem, nada a acrescetntar, a não ser:
1- Marrony merece mais chances, inclusive na frente de Sascha, que joga uma partida muito boa e outra em seguida fraquíssima!
2 - Vargas é o Pastor chileno: só faz gols em equipes medianas ou quando o jogo está ganho!
3 - Gabriel e Allan são perda de tempo, o primeiro é só susto lá atrás, o segundo é um cartão por jogo, fora o estilo caranguejo ou "te irritaka"!
4 - Hyoran é mediano, reserva mesmo, de vez em quando faz uma boa partida, mas em geral são jogos medíocres, uma espécie de Renan Oliveira de grife.
5 - Everson continua titular pq sabe jogar com os pés? Deus me livre, chuta pra onde o nariz aponta e não traz segurança nenhuma, pois ora faz defesas estupendas, ora falha bisonhamente e entrega paçoca.
6 - Apesar dos pesares, Cuca melhorou o time e surpreendentemente tem ganhado fora, ao contrário de sua primeira passagem por aqui.
7 - Brasileirão são 38 decisões, portanto se queremos voltar a ganhá-lo tem que encarar cada jogo como uma final, sem poupar jogadores para outras disputas. No ano passado, mais uma vez perdemos pontos para times horrorosos e fracos e vamos estrear em casa contra o Fortaleza, um dos times que nos tiraram pontos num jogo que tínhamos até um jogador a mais!
Até sábado, se Deus quiser, com o 46º caneco regional nas mãos!
Cuca voltou aos tempos de melhor treinador do Brasil.
Está cumprindo o prometido.
Everson passou de goleiro regular com Sampaoli e seu sistema peneira defensivo, para ótimo goleiro num sistema azeitado.
Marrony é bom de bola. E esse time não perde a jogada e fica assistindo.
A coisa está entrando nos eixos.
Jogo de doer os olhos mas com uma vitória que veio premiar o melhor time...
Agora se o nosso CAM depender de Nathan, Hyoram, Sasha e Vargas pra ganhar jogos decisivos de mata mata, estamos mais que ferrados num futuro próximo...
Pra Sábado, com o time titular em campo, o caneco do Mineiro é nosso, simples assim!!!!!
Entre mortos e feridos, salvaram-se todos! Praticamente melhor campanha geral, ao poupar os titulares, tiramos um jogo da nossa maratona 2021. Sábado vamos inteiros conquistar o título e na terça poupar os titulares e tirar mais um jogo da maratona.