Categories: blogueirosfutebol

Amanhã é dia de drama

Paulo Peixoto

Amanhã não será um dia normal na vida do atleticano. Será um dia de drama. Um drama que se desenrola desde os anos de 1980-81, quando o pais pôde ver de perto a maior roubalheira já praticada contra um time de futebol para favorecer o baita time que o Flamengo tinha.

Aquela foi a maior prova de que o Galo era igualmente um baita time que levava medo àquele time do Flamengo, pois usaram toda a institucionalidade futebolística para tirar o Galo do caminho do time carioca.

Era um baita time corajoso contra um baita time temeroso. Então, garfada pouca é bobagem.

As cenas que o país assistiu naqueles anos foram cenas de roubalheira mequetrefe. Os autores nem sequer se preocuparam em fazer algo mais sofisticado. O negócio era tirar de cena aquele time que impunha medo e respeito: Reinaldo, Cerezo, Luizinho, Éder e companhia.

É por ter sido uma garfada histórica que a cada confronto com o Flamengo esse drama atleticano vem à tona.

Drama, segundo o Aulete, é o “conjunto de acontecimentos complicados, difíceis ou tumultuosos”. E é por causa dos acontecimentos com tais características que esse confronto ainda será por muitos anos lembrado por quem viveu aqueles anos.

Quando toda a nação atleticana que viveu aquele período tiver partido dessa para uma outra vida, o confronto talvez deixe de ser um drama para os atleticanos. Mas até isso eu tenho dúvidas. Pode apenas arrefecer, porque com a internet e a troca de interações pelas redes sociais, inflamou-se ainda mais essa questão. Por consequência, aumentou a rivalidade. Trata-se, hoje, da maior rivalidade interestadual do futebol brasileiro.

Os flamenguistas da nova geração ao menos sabem agora o que se passou naqueles anos de 1980-81. Eles podem até zoar os atleticanos, mas sabem que algo de podre no reino rubro-negro aconteceu naquele período.

Quanto aos atleticanos da nova geração, sempre vejo um ou outro se dizendo cansado desse assunto. Mas isso é como um livro de história, é a história do futebol brasileiro sendo contada e recontada a cada confronto. E qualquer cidadão que valoriza a educação, o conhecimento, sabe que não se joga fatos da história no lixo, em que pese aqueles episódios estarem no lixo da história.

Por tudo isso amanhã é dia de drama. Amanhã é dia de torcer como nunca, deixando de lado questões como se Antonio Mohamed é ou não é técnico para o CAM, como a desorganização do time, as poucas finalizações nos jogos, se tal jogador merece ou não merece a titularidade, se isso, se aquilo. Nada disso importa amanhã.

Amanhã é dia de drama atleticano, é dia de formar a nossa corrente, dia de torcer e emanar bons pensamentos para o time do Galo. E torcer também pela segurança dos torcedores que lá estarão, de ambos os lados, porque a rivalidade levada às últimas consequências é nefasta e criminosa.

Ganhar e perder é do jogo limpo. Que assim seja. Se perde, sempre dói, mas depois passa. Se ganhar, virá a euforia, mas que também passará.

Amanhã é dia de drama, mas também de fé do atleticano no time e de confiança em um fim de noite de muita euforia. Vai, Galo!

Blogueiro

View Comments

  • Boa tarde amigos do Galo. Que os jogadores do NOSSO GALO não percam a cabeça, não se deixem levar pelas provocações e joguem o que sabem, afinal, nosso elenco é muito melhor. E quem sabe o Mohamed nos surpreenda, esqueça a vantagem que temos no placar e jogue para vencer, nos apresente um esquema tático agressivo, que se imponha e nos conduza a mais uma vitória sobre o Flamerda?

  • Fred Melo Paiva, em um de seus geniais escritos , disse que a decada de oitenta , nos jogos entre flamidia e galo , onde a podridao , a iniquidade , o roubo na mao grande , marcou, marcaram uma geracao. Nas suas palavras , se sentiu estrupado em seus sonhos , naqueles sujos embates , sonhos de uma disputa limpa , resolvida no campo, nao no extra campo, embates que ficaram marcados para sempre como o maior roubo de uma disputa futebolistica , onde forcas poderosas, capitaneadas pela rede de mtv e pela suja entidade que detinha o utopico objetivo de dar lisura a um campeonaro por ela comandado. Muitos da nova geracao , da famigerada geracao nutela , dizem :basta , ja deu. Nao, mil vezes nao , inesquecivel a forma violenta e covarde que fomos alijados , arrebentados. Eu nao esqueco e nao quero esquecer, e a cada jogo , um revival das maracutaias , da falta de dignidade , das sacanagens daquele periodo sombrio, impune e blindado decadas apos decadas por uma midia conivente e que quer fazer nos acreditar que nada aconteceu.Meu odio nasceu ali e sera levado pra sempre , uma forma de respeitar minha atleticanidade

  • boa tarde Eduardo e massa e Paulo Peixoto. amanhã é dia de drama se o péssimo treinador por 3 inúteis no jogo. nacho preguiça e fraco.allan butineiro e Guga avenida eita jogador ruim deveria ir jogar na 5 divisão. simplesmente não temos treinador e está cega diretoria e uns iludidos aqui no blog acham que temos treinador. aff.amanhã é jogar contra tudo e todos. vai galooooooo.

  • Quem apanha nunca esquece!!!

    Por mais que se tente, não têm como esquecer daquelas sacanagens descaradas na mão grande que nos fizeram passar.

    Daqueles envolvidos nos maiores roubos do futebol brasileiro, boa parte já estão queimando no próprio inferno.

    E aquele RATO que ainda está vivo, a hora dele também vai chegar, tarda mas não falha, o inferno dele está lá, só esperando, em brasas!!!

  • Não falo de torcida e inferno. Pq torcida é a coisa mais inútil do futebol. Se o flamengo jogar mal, pode ter 1 milhão de pessoas no Maracanã que não muda nada. Agora, a uns jogos o Turco não tem culpa. Vargas e Nacho caíram muito de produção e o Rubens não é atacante de lado de campo. Espero que Jair, Zaracho e Ademir, estejam prontos para reforçar o time.

  • Esse Galo do Turco não inspira confiança, então minha expectativa não é das melhores, já pus as barbas de molho e se acontecer o pior (derrota) não será nenhuma surpresa

  • Não será dramático, aposto! Não temos o que temer, pois temos um TIMAÇO, que mete medo em qualquer adversário, e o Galo é muito, mas muito melhor que esse flamídia forjado no garfo e na maracutaia carioca.
    Penso que nem pela arbitragem "comprada" deixaremos de nos classificar. O time do Galo é tão bom, que vai amassar qualquer obstáculo!
    A possibilidade de os demais 3 times cariocas ficarem de fora da CB existe e, para a CBF e a mídia tóxica, será um chute nos b...s. Porém, espero que a partir de hoje já se defina que somente o Galo e o kuéi sigam na competição.
    Não importa o terreiro. Jamais veremos o Galo sem esporear!
    Pra cima deles, CAMpeão!

    • Caro Antonio chaves, que assim seja como descreveu acima. afinal o que importa é eliminar o asqueroso carioca. Abraços

  • Bom dia! Particularmente, não presenciei as falcatruas e armações citadas no excelente texto, mas, tenho imensa antipatia pelo carniceiro carioca, por algumas razões: patrocínio privilegiado por empresas estatais (Lubrax- Petrobrás, por exemplo), constantes benefícios e favorecimentos da arbitragem e da CBF, rede de TV privilegiando as tramissões desse clube no Estado de MG em detrimento dos times Mineiros e imensa arrogância de seus jogadores, torcida e dirigentes. Desse modo, impossível não nutrir sentimentos negativos. Será pelaja dura, não só dentro de campo, mas fora dele também. Desejo, sinceramente, que não exista interferências exteriores na partida! Esperamos no mínimo um Time Atleticano focado, atento e eficiente em todos os setores do campo, porque são atletas experientes, "cascudos" e acostumados com "batalhas" como a que vem se desenhando ao longo dos dias. Contra o fogo dos infernos sejamos a água que alivia!

  • Bom dia!
    Vou torcer muito pra Turco, Nacholesma e Allanpratrás calarem minha boca amanhã.
    Alguém tem notícias do Dodô? Vai ficar só engordando agora?
    Ô Hulk! Para de falar, meu fiiii...vai jogar a bola que você sabe como poucos.

  • Eles virão pra cima com tudo e mais alguma coisa .

    No entanto , a zaga deles é horrorosa .

    Se tivermos ZARACHO em sua real posição o jogo será bom demais .

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

7 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

1 dia ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

2 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

3 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

4 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!