Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Amanhã é dia de drama

Paulo Peixoto

Amanhã não será um dia normal na vida do atleticano. Será um dia de drama. Um drama que se desenrola desde os anos de 1980-81, quando o pais pôde ver de perto a maior roubalheira já praticada contra um time de futebol para favorecer o baita time que o Flamengo tinha.

Aquela foi a maior prova de que o Galo era igualmente um baita time que levava medo àquele time do Flamengo, pois usaram toda a institucionalidade futebolística para tirar o Galo do caminho do time carioca.

Era um baita time corajoso contra um baita time temeroso. Então, garfada pouca é bobagem.

As cenas que o país assistiu naqueles anos foram cenas de roubalheira mequetrefe. Os autores nem sequer se preocuparam em fazer algo mais sofisticado. O negócio era tirar de cena aquele time que impunha medo e respeito: Reinaldo, Cerezo, Luizinho, Éder e companhia.

É por ter sido uma garfada histórica que a cada confronto com o Flamengo esse drama atleticano vem à tona.

Drama, segundo o Aulete, é o “conjunto de acontecimentos complicados, difíceis ou tumultuosos”. E é por causa dos acontecimentos com tais características que esse confronto ainda será por muitos anos lembrado por quem viveu aqueles anos.

Quando toda a nação atleticana que viveu aquele período tiver partido dessa para uma outra vida, o confronto talvez deixe de ser um drama para os atleticanos. Mas até isso eu tenho dúvidas. Pode apenas arrefecer, porque com a internet e a troca de interações pelas redes sociais, inflamou-se ainda mais essa questão. Por consequência, aumentou a rivalidade. Trata-se, hoje, da maior rivalidade interestadual do futebol brasileiro.

Os flamenguistas da nova geração ao menos sabem agora o que se passou naqueles anos de 1980-81. Eles podem até zoar os atleticanos, mas sabem que algo de podre no reino rubro-negro aconteceu naquele período.

Quanto aos atleticanos da nova geração, sempre vejo um ou outro se dizendo cansado desse assunto. Mas isso é como um livro de história, é a história do futebol brasileiro sendo contada e recontada a cada confronto. E qualquer cidadão que valoriza a educação, o conhecimento, sabe que não se joga fatos da história no lixo, em que pese aqueles episódios estarem no lixo da história.

Por tudo isso amanhã é dia de drama. Amanhã é dia de torcer como nunca, deixando de lado questões como se Antonio Mohamed é ou não é técnico para o CAM, como a desorganização do time, as poucas finalizações nos jogos, se tal jogador merece ou não merece a titularidade, se isso, se aquilo. Nada disso importa amanhã.

Amanhã é dia de drama atleticano, é dia de formar a nossa corrente, dia de torcer e emanar bons pensamentos para o time do Galo. E torcer também pela segurança dos torcedores que lá estarão, de ambos os lados, porque a rivalidade levada às últimas consequências é nefasta e criminosa.

Ganhar e perder é do jogo limpo. Que assim seja. Se perde, sempre dói, mas depois passa. Se ganhar, virá a euforia, mas que também passará.

Amanhã é dia de drama, mas também de fé do atleticano no time e de confiança em um fim de noite de muita euforia. Vai, Galo!

28 thoughts to “Amanhã é dia de drama”

  1. Boa tarde amigos do Galo. Que os jogadores do NOSSO GALO não percam a cabeça, não se deixem levar pelas provocações e joguem o que sabem, afinal, nosso elenco é muito melhor. E quem sabe o Mohamed nos surpreenda, esqueça a vantagem que temos no placar e jogue para vencer, nos apresente um esquema tático agressivo, que se imponha e nos conduza a mais uma vitória sobre o Flamerda?

  2. Fred Melo Paiva, em um de seus geniais escritos , disse que a decada de oitenta , nos jogos entre flamidia e galo , onde a podridao , a iniquidade , o roubo na mao grande , marcou, marcaram uma geracao. Nas suas palavras , se sentiu estrupado em seus sonhos , naqueles sujos embates , sonhos de uma disputa limpa , resolvida no campo, nao no extra campo, embates que ficaram marcados para sempre como o maior roubo de uma disputa futebolistica , onde forcas poderosas, capitaneadas pela rede de mtv e pela suja entidade que detinha o utopico objetivo de dar lisura a um campeonaro por ela comandado. Muitos da nova geracao , da famigerada geracao nutela , dizem :basta , ja deu. Nao, mil vezes nao , inesquecivel a forma violenta e covarde que fomos alijados , arrebentados. Eu nao esqueco e nao quero esquecer, e a cada jogo , um revival das maracutaias , da falta de dignidade , das sacanagens daquele periodo sombrio, impune e blindado decadas apos decadas por uma midia conivente e que quer fazer nos acreditar que nada aconteceu.Meu odio nasceu ali e sera levado pra sempre , uma forma de respeitar minha atleticanidade

  3. boa tarde Eduardo e massa e Paulo Peixoto. amanhã é dia de drama se o péssimo treinador por 3 inúteis no jogo. nacho preguiça e fraco.allan butineiro e Guga avenida eita jogador ruim deveria ir jogar na 5 divisão. simplesmente não temos treinador e está cega diretoria e uns iludidos aqui no blog acham que temos treinador. aff.amanhã é jogar contra tudo e todos. vai galooooooo.

  4. Quem apanha nunca esquece!!!

    Por mais que se tente, não têm como esquecer daquelas sacanagens descaradas na mão grande que nos fizeram passar.

    Daqueles envolvidos nos maiores roubos do futebol brasileiro, boa parte já estão queimando no próprio inferno.

    E aquele RATO que ainda está vivo, a hora dele também vai chegar, tarda mas não falha, o inferno dele está lá, só esperando, em brasas!!!

  5. Não falo de torcida e inferno. Pq torcida é a coisa mais inútil do futebol. Se o flamengo jogar mal, pode ter 1 milhão de pessoas no Maracanã que não muda nada. Agora, a uns jogos o Turco não tem culpa. Vargas e Nacho caíram muito de produção e o Rubens não é atacante de lado de campo. Espero que Jair, Zaracho e Ademir, estejam prontos para reforçar o time.

  6. Esse Galo do Turco não inspira confiança, então minha expectativa não é das melhores, já pus as barbas de molho e se acontecer o pior (derrota) não será nenhuma surpresa

  7. Não será dramático, aposto! Não temos o que temer, pois temos um TIMAÇO, que mete medo em qualquer adversário, e o Galo é muito, mas muito melhor que esse flamídia forjado no garfo e na maracutaia carioca.
    Penso que nem pela arbitragem “comprada” deixaremos de nos classificar. O time do Galo é tão bom, que vai amassar qualquer obstáculo!
    A possibilidade de os demais 3 times cariocas ficarem de fora da CB existe e, para a CBF e a mídia tóxica, será um chute nos b…s. Porém, espero que a partir de hoje já se defina que somente o Galo e o kuéi sigam na competição.
    Não importa o terreiro. Jamais veremos o Galo sem esporear!
    Pra cima deles, CAMpeão!

  8. Bom dia! Particularmente, não presenciei as falcatruas e armações citadas no excelente texto, mas, tenho imensa antipatia pelo carniceiro carioca, por algumas razões: patrocínio privilegiado por empresas estatais (Lubrax- Petrobrás, por exemplo), constantes benefícios e favorecimentos da arbitragem e da CBF, rede de TV privilegiando as tramissões desse clube no Estado de MG em detrimento dos times Mineiros e imensa arrogância de seus jogadores, torcida e dirigentes. Desse modo, impossível não nutrir sentimentos negativos. Será pelaja dura, não só dentro de campo, mas fora dele também. Desejo, sinceramente, que não exista interferências exteriores na partida! Esperamos no mínimo um Time Atleticano focado, atento e eficiente em todos os setores do campo, porque são atletas experientes, “cascudos” e acostumados com “batalhas” como a que vem se desenhando ao longo dos dias. Contra o fogo dos infernos sejamos a água que alivia!

  9. Bom dia!
    Vou torcer muito pra Turco, Nacholesma e Allanpratrás calarem minha boca amanhã.
    Alguém tem notícias do Dodô? Vai ficar só engordando agora?
    Ô Hulk! Para de falar, meu fiiii…vai jogar a bola que você sabe como poucos.

  10. Eles virão pra cima com tudo e mais alguma coisa .

    No entanto , a zaga deles é horrorosa .

    Se tivermos ZARACHO em sua real posição o jogo será bom demais .

  11. O Galo só não ganha esse jogo e se classifica se o EL BURRO recuar o time objetivando empate, aí já era!!! Estamos com a faca e o queijo na mão, mas o time precisa partir pra cima e fazer o primeiro gol, calar o estádio e desestabilizar o time adversário, mas sem recuar e sem chamar o CBFlamídia para atacar. Toda vez que o EL BURRO se acovarda e recua o time demais, nós cedemos empate ou tomamos virada!!!

  12. ” E qualquer cidadão que valoriza a educação , o conhecimento , sabe que não se joga fatos da história no lixo … ”

    EMOLDURA E PEDE PRA COLOCAR NA PAREDE PRINCIPAL DA SEDE EM LOURDES .

  13. Bom dia!!!

    BATALHA DOS INFERNOS:

    Gabigol, depois de se impressionar com os gritos da Massa no Mineirão, prometeu na TV de propriedade carioca o inferno no jogo da volta…

    O vice de futebol do Flamengo, Marcos Braz, endossou Gabigol e tratou de colocar gasolina no fogo ao dizer que era isso mexxxxmo…

    O Maracanã tuitou na mesma pegada dizendo “calor do inferno por aqui!”.

    A instituição Flamengo tratou de encaminhar a madrasta um ofício para pedir arbitragem Fifa baseado na artimanha de Hulk que tem sido “antiético e de agir de forma obscura para constranger a arbitragem com a finalidade de obter vantagem esportiva em eventos futuros”…

    A torcida rubro-negra comprou a briga e prometeu literalmente pelas mídias sociais “tiro, porrada e bomba”, “facada, porretada e sangue”, além de “mosaico, balões e sinalizadores”.

    Os órgãos de segurança locais perceberam o elevado risco do confronto e prometeram ativar o plano de segurança correspondente para dar garantias de realização da partida.

    Resta ao Atlético (Turco e o Time) e a Torcida Alvinegra presente lutarem com a determinação de matar ou morrer, esportivamente esclarecendo, nessa Batalha dos Infernos…

    Só lembrar do Hino do Clube:

    “…Vencer, vencer, vencer; … Lutar, lutar, lutar…Clube Atlético Mineiro, uma vez até morrer!!!”.

    Eu Acredito!!!

  14. Sou dessa geração perdedora, acompanhei todo aquele espetáculo dantesco e tenho verdadeira aversão às pessoas que teimam em reviver ESSE passado que, a mim, só faz mal. Os tempos são outros. Esqueçamos o que passou, pois aqueles fatos só servem para nos desestabilizar e tirar o nosso foco em momentos decisivos. Já vi isso acontecer várias vezes. Éramos melhores em diversas ocasiões (Copa União, por exemplo, semi-final no Mineirão) e ressuscitar o defunto já enterrado só nos atrapalhou. Vamos olhar pra frente! Avante, Galo!!!!

  15. Sou dessa geração perdedora, acompanhei todo aquele espetáculo dantesco e tenho verdadeira aversão às pessoas que teimam em reviver ESSE passado que, a mim, só faz mal. Os tempos são outros. Esqueçamos o que pasou, pois aqueles fatos só servem para nos desestabilizar e tirar o nosso foco em momentos decisivos. Já vi isso acontecer várias vezes. Éramos melhores em diversas ocasiões (Copa União, por exemplo, semi-final no Mineirão) e ressuscitar o defunto já enterrado só nos atrapalhou. Vamos olhar pra frente! Avante, Galo!!!!

    1. Apoio integralmente o que disse. E vou além, isto só serve para contaminar negativamente os jogadores. Tem jogador reclamando mais que jogando!
      E quem vive de passado é museu!!
      Abraços

  16. Bom dia Massa, PP e Guru

    E a gangorra continua.
    Invariavelmente o atleticano após as partidas tem ficado cabisbaixo,desolado e descrente pelo do futebol praticado pelo time. Já no dia seguinte, vira a chave e faz reerguer a confiança para o próximo jogo.
    E esta gangorra é culpa de quem? A culpa é compartilhada pelo técnico que não consegue dar padrão de jogo e organização à equipe e dos jogadores, que fazem o rodízio de quem será a bola morta da vez.
    Se no jogo contra o Emeleque a bola morta foi Arana, coube a Nacho e Vargas serem os piores da última partida.
    Amanhã somente sairemos com um bom resultado se cada um fizer a sua parte, ou seja, El Turco precisa escalar bem a equipe, colocar jogadores aguerridos (porque vai ser uma guerra) e principalmente organizar taticamente a equipe.
    Por outro lado os jogadores precisam entender que, dentro de campo eles é que devem resolver e que não existe tempo para relaxamento. E se faltar futebol em uma noite infeliz, que pelo menos exista vontade.
    Que assim seja…

  17. Bom dia !
    Em 1980 jogávamos pelo empate, como agora. Naquele ano fomos vencidos pelo esquema espúrio da CBF, arbitragem, mídia oficial do RJ. Começou com a mudança de critérios na semifinal, para ver quem decidiria em casa. A escalação de Romualdo Arpi Filho, que era conhecido como juiz de empate, mas na verdade era um dissimulado, que sabia segurar um time para não ganhar- o Galo teve pelo menos 2 pênaltis, nesse primeiro jogo, além dos jogadores do Flamengo baterem a vontade nos nossos jogadores. No jogo do Rio acabaram de fazer o serviço, no apito de José Assis Aragão e seus bandeiras. Nossa torcida foi maltratada no Maracanã e os policiais ficavam rindo- soltavam foguetes para cima de nossa torcida, espetavam nossos torcedores com espetinhos de churrasco, que eram permitidos à época. É meu caro, quem apanha nunca esquece, mas podemos sublimar os maltratos de forma que não sejamos consumidos pelo ódio.
    A mídia continua fazendo o jogo sujo, o Maracanã pactua com provocações, os estafes do urubu sempre dando declarações contra o nosso time e certamente nossa torcida terá dificuldades para chegar ao Maracanã. Naquele 1980 o Rio já era terra de ninguém, tinha os famosos esquadrões da morte, hoje é dominado por tráfico, milícias e políticos corruptos. O ambiente é hostil, o cheirinho é de putrefação , cabe aos nossos dirigentes e elenco terem a sabedoria para vencer nesse cenário.

  18. Bom dia, todos! Costumo dizer que não existe atleticano mais atleticano que eu, tem iguais (milhões). Mesmo quando tínhamos “aqueles times” eu acreditava que dava para ser campeão. No entanto, este ano eu perdi totalmente a confiança neste ótimo time que temos, em relação à títulos. No jogo de sábado ficou provado mais uma vez a nossa dependência no individual, frente ao nosso inexistente coletivo. Basta enfrentar um time razoavelmente bem postado em campo que teremos enormes dificuldades de ganhar. Se os nosso jogadores não estiverem num dia feliz aí a coisa fica impossível. Por isso é que vou torcer como sempre pelo meu time, mas com a quase certeza que não vai dar. Não, eu não sou pessimista mas sim realista, me desculpem os fãs do Turco, mas ele é fraquíssimo e por isso ficaremos pelo caminho nas duas copas e graças ao individual estaremos entre os seis no brasileirão, porém longe do título. Feliz 2023 a todos, principalmente aos “Turquetes”, fã clube do técnico atleticano.

  19. Bom dia Eduardo e Atleticanos! todo jogo contra o asqueroso deve ser encarado como de vida ou morte é jogo para o time do Atlético vir com tudo que pode, empenho de 1000%, entrega total, sangue nos olhos e faca nos dentes. Por tudo que o asqueroso representa, tornou-se inadmissível o Atlético perder para eles, apesar do problemas que vem travando o futebol do time.
    A desclassificação deles pelo Atlético será um deleite para o Atleticano ao ver os boquirrotos da tal de jovem pan (organização pra lá de pernóstica), outros arremedos de jornalistas dos eixo e do vice presidente do time deles, que tem nome parecido com ducha, os quais tentam sempre desmerecer o Atlético mesmo em qualquer situação. Saudações Atleticanas

  20. Bom dia Eduardo e Atleticanos! todo jogo contra o asqueroso deve ser encarado como de vida ou morte é jogo para o time do Atlético vir com tudo que pode, empenho de 1000%, entrega total, sangue nos olhos e faca nos dentes. Por tudo que o asqueroso representa, tornou-se inadmissível o Atlético perder para eles, apesar do problemas que vem travando o futebol do time.
    A desclassificação deles pelo Atlético será um deleite para o Atleticano ao ver os boquirrotos da tal de jovem pan (organização pra lá de pernóstica), outros arremedos de jornalistas dos eixo e do vice presidente do time deles, que tem nome parecido com ducha, os quais tentam sempre desmerecer o Atlético mesmo em qualquer situação. Saudações Atleticanas

  21. Bom dia Peixoto, bom dia a todos. Drama provocado pelo Galo, que perdeu a oportunidade de fazer um 3×0 no jogo de ida e acabou levando um gol que trouxe a Flamengo pra disputa. Que os jogadores do Galo esqueçam apito( viu Hulck) e joguem bola, pois a defesa do Flamengo é ruim. Se jogar bola ganha.

    1. Bom dia amiGALOS!! Exatamente viu; se o medíocre naX00000 Fernandez não fosse tão “inucho”, bola na marca da cal, goleiro Diego Alves vendido e este argentino de ataque dá um traque de canela na pelota em cima do goleiro, lance bizarro pra um atleta que pagaram 35 milhões, eram 3 x 0 e um abraço, Flamengo fora e possivelmente também o Palmeiras, caminho livre para o tri e bolada no caixa pra pagar parte das contas, sem sofrer tanto,….uma hora antes do jogo iniciar quando soltarem as escalações, se este treineiro entregador de camisas mantiver este Inucho naX0000, como disse, vou me recusar a ver o jogo, me dá ânsia, sentimento de incapacidade de enfrentar um adversário entrando com um competidor a menos em campo,….nada, absolutamente nada pessoal contra este argentino, mas este é meu sentimento e percepção do futebol, ou falta de futebol, que ele apresenta! Salvai-nos Hulk, Everson, Alonso e Mariano!!!

  22. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Espero sensatez dos envolvidos no jogo de amanhã. Que a rivalidade seja resolvida somente e tão somente no campo de jogo. Mas os ânimos estão acirrados. Uma declaração extemporânea do Gabigol colocou todos nós em alerta. Mas o galo é um time cascudo e não vai se amedrontar sob qualquer adversidade. Dentro de campo, com certeza, o galo tem todas as condições de se impor. O diabo é o fora de campo com a direção do flamerda incendiando o jogo e fazendo convocação destemperada para o seu torcedor. Espero que tais ameaças sejam apenas para “abrigar” o desespero que tomou conta do Urubu, e que a máxima de que “cão que ladra não morde” se configure amanhã.
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Se o Maracanã será inferno, que o Hulck se transforme no Hellboy. A torcida terceirizada está eufórica nas redes sociais, falando até em 4×0. Temos que usar essa confiança a nosso favor e jogar um balde de gelo nessa turma. Amanhã é dia de jogar com a alma!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.