Categories: blogueirosfutebol

Ajude o Torcedor a virar essa página

De hoje até segunda-feira, numa rodada completa, todos os times fazem sua penúltima partida no Brasileiro. Só na próxima quinta-feira (dia 25 de fevereiro às 21h30m), com todos os jogos concomitantes, vamos encerrar a competição mais atípica de toda a história do futebol no Brasil e no mundo. Quem imaginaria um campeonato inteiro sem público? Ninguém!

E foi essa ausência determinante para algumas vitórias inesperadas do Galo, bem como – igualmente – aos vários deslizes que culminaram com a perda do título. Diga-se, para quem acompanha o Atlético e futebol desde os anos 60, seguramente, o mais fácil de todos os tempos. Enfim, facilidade para todos, só que o nosso time não soube se aproveitar dessa situação.

Se venceu Flamengo e Corinthians – esse muito instável – fora de Belo Horizonte, fomos derrotados aqui mesmo por Paranaense e empatamos jogos ridículos como Fluminense, Sport, Bahia e até Internacional em casa. E as derrotas inadmissíveis e inexplicáveis para Botafogo, Fortaleza, Bahia, Vasco e Goiás quando fomos visitantes. Tudo isso, graças a algo que ainda não tivemos explicação da diretoria, da comissão técnica e do elenco.

Enfim, a sensação de frustração é muito forte na alma do Atleticano. Na relação acima são 27 pontos, sendo que 22 deles para times que não almejam absolutamente nada no momento e até alguns matematicamente já rebaixados. E a lista completa da zona de baixo, seguramente estará – salvo o Coritiba – entre clubes que tiraram pontos do Galo no Brasileirão.

Tudo bem, o que passou não tem retorno e sigo – como ano a ano – já pensando na próxima temporada. Mesmo assim, algo tem me incomodado e muito. Dissemos isso durante toda a semana – ontem o parceiro de sexta-feira Max Pereira, de maneira brilhante expôs nosso maior problema da atualidade. Omissão e falta de transparência.

O futebol atual é um negócio altamente lucrativo, a exemplo do sistema bancário, construtoras, grandes redes atacadistas de consumo, distribuidoras de combustível e tantas outras atividades que dominam a economia mundial. Entretanto, essa paixão nacional de um país que já foi o melhor do mundo (perdeu esse posto por conta e responsabilidade da CBF), tem suas peculiaridades.

Como disse, futebol se alimenta da devoção do Torcedor e no Galo não é diferente. Até, a exemplo de dois clubes do eixo – um carioca e outro paulista – o cliente/consumidor Atleticano é quem sustenta e dá vigor ao que é reconhecido como a Massa do Galo. Desde a compra de ingresso para os jogos, plano de sócio torcedor, cadeira cativa, camisas e todo produto licenciado. Esse consumidor merece satisfação. Sair com uma camisa preta e branca pelas ruas da cidade, mesmo sendo motivo de orgulho, gera ônus e bônus.

Treinador, jogador – sempre transitórios – e até determinados dirigentes (notadamente remunerados para o exercício da função) não colocam a cara na rua e convivem no trabalho, na vizinhança e até em família com aporrinhação causada pela falta de compromisso desses profissionais. O Torcedor, neste caso refiro ao Atleticano, quer e merece respeito. A começar com a importância e necessidade de saber o que se passa. Transparência!

O que ocorreu ao longo desse Brasileiro? Qual a razão de um treinador assumir as rédeas do comando, sem ser cobrado e exigido? Ele é empregado, bem remunerado, não pode agir sem apresentar resultados satisfatórios impunemente. Não tem obrigação de ser campeão, mas de explicar, isso tem sim. É assim que funciona.

O que vimos? Sem público pra ser chamado de “burro”, dava entrevistas ao final das partidas respondendo perguntas enviadas à assessoria. Ao que soube, por alguns setoristas, os questionamentos chegaram a ser editados amenizando e aliviando as repetições nas respostas. “O time jogou bem e encontrou forte adversário”. Ora, valha-me, perdemos pontos para times rebaixados e que tiveram míseras vitórias no campeonato.

Chega! Amanhã, então, é dia de torcer fervorosamente pela vitória e os três pontos em cima do Sport, em Recife, e – no meu caso – não mais me ocupar e preocupar com os concorrentes. Cansei dessa vida de secador, cabe ao Galo fazer a parte dele. É o mínimo que esperamos. Até que seu Lobo, digo Sampaoli, não vai. Ah! Presida, fala! Ou tem de pedir autorização. Já rola a boca miúda que recém-contratados não entendem subordinação ao dirigente maior e sim a quem indicou. Se for verdade, tá errado. Aqui é futebol e não política, economia e outras atividades.

*fotos: 1) Bruno Cantini/Atlético; 2 e 3) Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • O time mais sulamericano das Américas: um monte de jogadores pernetas de outros países e um Anão Argentino comandando um Cavalo Paraguaio. O time menos brasileiro do campeonato não podia ganhar o título nunca. Acorda diretoria!!! Quando vocês vão valorizar a garotada da base?
    Desse jeito o jejum de bodas de ouro era inevitável. Uma vergonha!!!!

  • Caros,

    U m o u do is cap ít ulo dat RAN S PA RÊ N CI A!

    Olha o IMBROGLIO, olha o imbroglio! VENDE-SE! (na porta do SPA Vespasiano!)

    Alguém arrisca uma FEZINHA! (né fezizinhas ñ, senão tem q chamar o pessoal da FLANELA Blu llulu, cruzes, q mau cheiro de JABÁ mal passado no pano!)

    Tô com os MECENAS, já aviso aos NOSSOS CORNETAS e ao pessoal ladelá FLANELA NOVA E RENOVA e tb ao pessoal TÃTUFAIS do Video GAME e do SUB19!

    Q negócio é? O Corolla agora quer VENDER LandRover na frente do CT, é isso? Era só o q faltavas! E quem vai SPAnear com o time in Recife na reta final do FIM DE FESTA?...e, será q a NOSSA EMPRESA vai permitir isso de negociar automóveis na frente do \NOSSO SPA? Assim...

    Os Mecenas, ñ se decepcionem, hein?. NINGUÉM passa a perna nos Mecenas! Os Mecenas são O AGORA e o AQUI! EU ACREDITO, porém a questão é outro CAPITAL! ... E O SALTITANTE!: Ah ha ha! ahora dyo tô de baguitos llenos dy todo acá y dla rente toda, je veux aller voyager à Marseille et aussi a las Arabias, llevar la REVOLUCION del fut MODIERNO adelante... F-s los macaquitos!

    É brincadeira? E NOSSOS cartolas é q tem q ser TRANSPARENTES em tudo? Qué demonio, ora pelotas! Transparência de ...úúú e ...ola, austeridade nas letra é com nóis.. ô Mecenas!!!

    OBS.! Q fim de festa lamentável, hein!

    Ainda bm q já é ANO QUE VEM! Q ñ haja NOVAS e RENOVAS mudanças no PROJETO (q ñ tirem a PORRA do ERRE do PROJETO)... q Ñ anunciem q FELIZMENTE, VIVA!, para alegria geral da nação PASSARAM o PANO no PROJETO! Seja, PACIÊNCIA, ter q PROJETAR tudo outra vez (por ex., ter q colocar ERRE no POJETO), com calma, RESILIENCIA, ADESTRANDO as OPINIÕES, sem realismos exagerados e MUITO otimismo, (gente OTIMISMO é tudo! Tudo AZUL! Ui ai!) EU creio! Vc crê? Nós cremos? Vós credes? E tu o q mesmo?...Ô FLANELA elétrica SALTITANTE, ajuda o portuga MAL falado aí, Pilantra SABICHÃO!!!

    Abs!

  • Boa tarde a todos!
    O sujeito ganha dois milhões e meio por mês, torra duzentos milhões em menos de um ano comprando fumo goiano,não ganha nada no futebol ,está esperando melhor premiação e ainda saí magoadinho com protesto da torcida e como se não tivesse culpa ou responsabilidade nenhuma pelo FRACASSO.
    Declaração do Rever: negar baton na cueca é impossível.

  • DOMINGOS SÁVIO,

    eu nao ouço esses caras , fico sabendo por aqui .

    Ouvir um Zé Ninguém como esse Réver dizer que torcedor não tem caráter só nos revela .....a falta de caráter dele próprio !

    Quando ele tiver a hombridade de revelar ao torcedor o que ocorreu nos vestiários em 2011 que veio a motivar a goleada , talvez possa valer de alguma coisa o que ele vomita nos microfones .

    • Boa tarde a todos,
      Também compartilho do seu pensamento JOSÉ EDUARDO BARATA.
      Aquilo lá foi uma afronta sem pé nem cabeça. Mas infelizmente o que ficou, pra nós meros torcedores, foram somente as zoações e chacotas.
      Enfim.. segue o jogo..
      Uma pergunta aos Amigalos mais bem informados: o Sr. JS estará à frente do time contra o Sport?
      Saudações.
      P.S.
      Haja flanela viu...

  • E o Galo perdeu! E a turma do “eu não disse?”, “não vai dar certo”, “é DNA de derrotado” venceu mais uma vez. Parabéns! E parodiando o grande e digno mineiro e antropólogo Darcy Ribeiro eu respondo: “Fracassei em tudo o que esperei no campeonato (...) Mas os fracassos são minhas vitórias e minha luta. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu”.

    Há 49 anos aqueles que apostam contra o Galo vêm ganhando no campeonato brasileiro. Mas não tem nada não, um dia eles perdem. Como perderam na Libertadores de 2013. Se é que conseguem, curtam a sua “vitória”. Sim, na próxima temporada, no “ano que vem” que já chegou, a gente tenta mais uma vez. Vocês não vencerão para sempre. E quando perderem, vocês também vencerão. Porque vocês estão sempre certos. E eu prefiro a companhia dos Darcy Ribeiros da vida do que de gente como vocês.

    O Galo tem um projeto para o seu futuro. E como esse projeto começou em 2013, com o sonho de um Estádio próprio, já estamos em seu presente. O projeto do Galo provoca mudanças. E muitas dessas mudanças incomodam. A turma do passado fica ainda mais estridente. Mas, queiram ou não, a caravana vai passar. Façam o barulho que fizerem.

    O Galo, na temporada que se acaba, voltou a disputar com chances o título do campeonato brasileiro. Com padrão tático de jogo muito bem definido e com um time que foi respeitado e temido dentro de campo. E para relembrar, o último padrão tático que o Galo teve antes dessa temporada foi aquele do Rodrigo Santana e que nos valeu o título de “Madureira de Minas”: Onze jogadores dentro da nossa área defendendo para ‘segurar’ uma derrota de apenas 3x1 para o flamengo. Não tenho saudade desse tempo, não.

    Na atual temporada que se encerra, faltou ao time criatividade no meio de campo e poder de conclusão no ataque. A derrota para o botafogo com 30 oportunidades de gol não concluídas com eficácia deveria ter servido de alerta. Porém, e além disso, no meio do caminho alguma coisa aconteceu de errado. Há muitas conjecturas e palpites, mas ninguém tem certeza de nada, embora haja quem veja em seus palpites e delírios o rosto da mais pura verdade. São auto referenciados e ninguém vai provar para eles que, na verdade, não passam de uns idiotas. De minha parte, eu quero é garantir a vaga na fase de grupos da Libertadores e já estou pensando no time que está sendo preparado para a próxima temporada. Quem quiser, que fique lambendo as feridas.

    Se cada um tem a sua opinião e ninguém é dono da razão, a minha opinião é que Sampaoli deu padrão tático dominante e vencedor ao Galo, mas esbarrou na falta de peças de melhor qualidade no elenco. Se a coisa desandou em algum momento, a diretoria que tome as providências. Em relação a jogadores ou comissão técnica. Aqui ninguém torce para treinador. A torcida é para o Galo. Se Sampaoli ficasse, ok. Se quiser ir embora (ou a diretoria quer que ele vá), que assim seja. E vá com Deus! O Galo pode perfeitamente encontrar substituto igual ou melhor que ele. Espero que não seja nem Cuca e muito menos Renato Gaúcho. Mas garanto que se for qualquer um deles o escolhido, posso me recolher, mas jogar contra não vou de forma nenhuma. Isso é de cada um. Cada um sabe de si. Eu quero é o sucesso do Galo. Mesmo quando eu não acredito ou não gosto de alguma coisa.

    O time vai se encorpando com a experiência e qualidade que tanto foi cobrada e tanta falta fez na atual temporada. Já cornetaram a chegada do Hulk. O Nacho achei que, finalmente, seria unanimidade. Não foi. Já há apostas no mercado futuro garantido que não vai dar certo. É isso. Nenhuma novidade. Mas o Galo segue adiante, contra tudo e contra todos, graças aos grandes atleticanos e mecenas 4 R’s. E os que agora cornetam as mudanças que o Galo vem fazendo, serão os mesmos que irão comemorar no futuro. Afinal, esse povo está sempre certo. Vida que segue.

  • WELLINGTON ,

    nada me incomoda em um debate.

    Quanto a dar pitaco em comentários eu tenho esse blog como espaço de troca de idéias, de "resenha" mesmo .

    Se você entende que isso seja querer ser fiscal de alguma coisa aí já é com você .

    Tudo que eu posto está baseado em FATOS , e não em "achismos".

    Não me importo mesmo se alguém possa pensar que eu queira ser mais do que sou , apenas um aprendiz .

    Quando me referi à afronta , você que é esperto sabe o eu quis.dizer.

    Quanto a me incomodar com o que pensam ou deixam de pensar de mim não é minha praia .

    Quem sabe de mim sou eu .
    Aquele abraço !

    p.s.
    Terminei com Gilberto Gil , afinal "meu caminho pelo mundo sou eu quem traço"

  • Boa tarde amigos do Galo. Algum diferença entre o trabalho do Sampaoli no NOSSO GALO e o seu trabalho no Santos? Por aqui ele jamais foi questionado, mandou e desmandou, fez o quê quiz, contratou, participou de festa quando proibidas, falou pouco e só respondeu o que quiz. De malas prontas, assim como no Santos, vai sair rindo e com alguns milhões a mais no Banco. O NOSSO GALO e seu torcedor perderam um campeonato que esteve ganho, perdeu também alguns milhões, perdeu para times infinitamente inferiores e viu comprometida sua participação na Libertadores.
    No Santos, então vice campeão brasileiro, Sampaoli foi questionado é cobrado pelas suas loucuras e teve de caçar rumo. A diretoria do NOSSO GALO deveria ter tomado providências no episódio da festa, mas parece que nada foi feito e daí pra frente a coisa desandou. Faltou comando, autoridade e responsabilidade.

  • Os campeonatos mais fáceis de todos os tempos são aqueles vencidos pelos adversários.

    E que venha o Xipó que nos precisamos ficar entre os 4.

  • TRANSPARÊNCIA EM CLUBE DE FUTEBOL É IGUAL TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS PREFEITOS.
    UMA PEÇA DE FICÇÃO.
    O QUE ESTÁ NO PAPEL NÃO REFLETE A REALIDADE .
    PAPEL ACEITA TUDO.
    OS JOGADORES TEM UMA PARCELA DE CULPA DO NOSSO FRACASSO NESSE BRASILEIRO , MAS O PRINCIPAL CULPADO É O CABEÇA DE ÔVO SAMPAOLI.
    FORAM OS SEUS AMALUCADOS ESQUEMAS E INVENÇÕES QUE CAUSARAM AS NOSSAS DERROTAS.
    TOMAMOS INÚMEROS GOLS DE CONTRA ATAQUE POIS A DEFESA QUE É LENTA FICAVA COMPLETAMENTE DESGUARNECIDA COM QUASE TODOS OS JOGADORES , NO CAMPO DE ATAQUE.
    OS TÉCNICOS ADVERSÁRIOS MANJARAM LOGO O ESQUEMA DO CABEÇA DE ÔVO , FICAVAM NA DEFESA E SAIAM NO CONTRA ATAQUE .
    O PREJUÍZO QUE ESSE SAMPAOLI CAUSOU AO GALO É IMENSO.
    CONTRATAÇÕES DE JOGADORES FRACOS E UM GOLEIRO QUE SÓ SAMPAOLI ACHA QUE ELE SABE JOGAR COM OS PÉS.
    QUE ESSE CARECA , CABEÇA DE ÔVO VÁ PARA A CASA DO CHAPÉU E LEVE JUNTO O GOLEIRO QUE JOGA COM OS PÉS.

Recent Posts

O Atleticano não abandona o Galo

Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…

14 horas ago

Kardec reacendeu as chamas da esperança

Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…

2 dias ago

O primeiro confronto da série de decisões

O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…

3 dias ago

Bons ventos sopram a favor do Galo

Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…

4 dias ago

Momentos que antecedem grandes decisões

Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…

5 dias ago

Passada a euforia agora é pés no chão

Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!