De hoje até segunda-feira, numa rodada completa, todos os times fazem sua penúltima partida no Brasileiro. Só na próxima quinta-feira (dia 25 de fevereiro às 21h30m), com todos os jogos concomitantes, vamos encerrar a competição mais atípica de toda a história do futebol no Brasil e no mundo. Quem imaginaria um campeonato inteiro sem público? Ninguém!
E foi essa ausência determinante para algumas vitórias inesperadas do Galo, bem como – igualmente – aos vários deslizes que culminaram com a perda do título. Diga-se, para quem acompanha o Atlético e futebol desde os anos 60, seguramente, o mais fácil de todos os tempos. Enfim, facilidade para todos, só que o nosso time não soube se aproveitar dessa situação.
Se venceu Flamengo e Corinthians – esse muito instável – fora de Belo Horizonte, fomos derrotados aqui mesmo por Paranaense e empatamos jogos ridículos como Fluminense, Sport, Bahia e até Internacional em casa. E as derrotas inadmissíveis e inexplicáveis para Botafogo, Fortaleza, Bahia, Vasco e Goiás quando fomos visitantes. Tudo isso, graças a algo que ainda não tivemos explicação da diretoria, da comissão técnica e do elenco.
Enfim, a sensação de frustração é muito forte na alma do Atleticano. Na relação acima são 27 pontos, sendo que 22 deles para times que não almejam absolutamente nada no momento e até alguns matematicamente já rebaixados. E a lista completa da zona de baixo, seguramente estará – salvo o Coritiba – entre clubes que tiraram pontos do Galo no Brasileirão.
Tudo bem, o que passou não tem retorno e sigo – como ano a ano – já pensando na próxima temporada. Mesmo assim, algo tem me incomodado e muito. Dissemos isso durante toda a semana – ontem o parceiro de sexta-feira Max Pereira, de maneira brilhante expôs nosso maior problema da atualidade. Omissão e falta de transparência.
O futebol atual é um negócio altamente lucrativo, a exemplo do sistema bancário, construtoras, grandes redes atacadistas de consumo, distribuidoras de combustível e tantas outras atividades que dominam a economia mundial. Entretanto, essa paixão nacional de um país que já foi o melhor do mundo (perdeu esse posto por conta e responsabilidade da CBF), tem suas peculiaridades.
Como disse, futebol se alimenta da devoção do Torcedor e no Galo não é diferente. Até, a exemplo de dois clubes do eixo – um carioca e outro paulista – o cliente/consumidor Atleticano é quem sustenta e dá vigor ao que é reconhecido como a Massa do Galo. Desde a compra de ingresso para os jogos, plano de sócio torcedor, cadeira cativa, camisas e todo produto licenciado. Esse consumidor merece satisfação. Sair com uma camisa preta e branca pelas ruas da cidade, mesmo sendo motivo de orgulho, gera ônus e bônus.
Treinador, jogador – sempre transitórios – e até determinados dirigentes (notadamente remunerados para o exercício da função) não colocam a cara na rua e convivem no trabalho, na vizinhança e até em família com aporrinhação causada pela falta de compromisso desses profissionais. O Torcedor, neste caso refiro ao Atleticano, quer e merece respeito. A começar com a importância e necessidade de saber o que se passa. Transparência!
O que ocorreu ao longo desse Brasileiro? Qual a razão de um treinador assumir as rédeas do comando, sem ser cobrado e exigido? Ele é empregado, bem remunerado, não pode agir sem apresentar resultados satisfatórios impunemente. Não tem obrigação de ser campeão, mas de explicar, isso tem sim. É assim que funciona.
O que vimos? Sem público pra ser chamado de “burro”, dava entrevistas ao final das partidas respondendo perguntas enviadas à assessoria. Ao que soube, por alguns setoristas, os questionamentos chegaram a ser editados amenizando e aliviando as repetições nas respostas. “O time jogou bem e encontrou forte adversário”. Ora, valha-me, perdemos pontos para times rebaixados e que tiveram míseras vitórias no campeonato.
Chega! Amanhã, então, é dia de torcer fervorosamente pela vitória e os três pontos em cima do Sport, em Recife, e – no meu caso – não mais me ocupar e preocupar com os concorrentes. Cansei dessa vida de secador, cabe ao Galo fazer a parte dele. É o mínimo que esperamos. Até que seu Lobo, digo Sampaoli, não vai. Ah! Presida, fala! Ou tem de pedir autorização. Já rola a boca miúda que recém-contratados não entendem subordinação ao dirigente maior e sim a quem indicou. Se for verdade, tá errado. Aqui é futebol e não política, economia e outras atividades.
*fotos: 1) Bruno Cantini/Atlético; 2 e 3) Pedro Souza/Atlético
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
O time mais sulamericano das Américas: um monte de jogadores pernetas de outros países e um Anão Argentino comandando um Cavalo Paraguaio. O time menos brasileiro do campeonato não podia ganhar o título nunca. Acorda diretoria!!! Quando vocês vão valorizar a garotada da base?
Desse jeito o jejum de bodas de ouro era inevitável. Uma vergonha!!!!
R.I.P., Dona Miguelina. M49. SAN
Caros,
U m o u do is cap ít ulo dat RAN S PA RÊ N CI A!
Olha o IMBROGLIO, olha o imbroglio! VENDE-SE! (na porta do SPA Vespasiano!)
Alguém arrisca uma FEZINHA! (né fezizinhas ñ, senão tem q chamar o pessoal da FLANELA Blu llulu, cruzes, q mau cheiro de JABÁ mal passado no pano!)
Tô com os MECENAS, já aviso aos NOSSOS CORNETAS e ao pessoal ladelá FLANELA NOVA E RENOVA e tb ao pessoal TÃTUFAIS do Video GAME e do SUB19!
Q negócio é? O Corolla agora quer VENDER LandRover na frente do CT, é isso? Era só o q faltavas! E quem vai SPAnear com o time in Recife na reta final do FIM DE FESTA?...e, será q a NOSSA EMPRESA vai permitir isso de negociar automóveis na frente do \NOSSO SPA? Assim...
Os Mecenas, ñ se decepcionem, hein?. NINGUÉM passa a perna nos Mecenas! Os Mecenas são O AGORA e o AQUI! EU ACREDITO, porém a questão é outro CAPITAL! ... E O SALTITANTE!: Ah ha ha! ahora dyo tô de baguitos llenos dy todo acá y dla rente toda, je veux aller voyager à Marseille et aussi a las Arabias, llevar la REVOLUCION del fut MODIERNO adelante... F-s los macaquitos!
É brincadeira? E NOSSOS cartolas é q tem q ser TRANSPARENTES em tudo? Qué demonio, ora pelotas! Transparência de ...úúú e ...ola, austeridade nas letra é com nóis.. ô Mecenas!!!
OBS.! Q fim de festa lamentável, hein!
Ainda bm q já é ANO QUE VEM! Q ñ haja NOVAS e RENOVAS mudanças no PROJETO (q ñ tirem a PORRA do ERRE do PROJETO)... q Ñ anunciem q FELIZMENTE, VIVA!, para alegria geral da nação PASSARAM o PANO no PROJETO! Seja, PACIÊNCIA, ter q PROJETAR tudo outra vez (por ex., ter q colocar ERRE no POJETO), com calma, RESILIENCIA, ADESTRANDO as OPINIÕES, sem realismos exagerados e MUITO otimismo, (gente OTIMISMO é tudo! Tudo AZUL! Ui ai!) EU creio! Vc crê? Nós cremos? Vós credes? E tu o q mesmo?...Ô FLANELA elétrica SALTITANTE, ajuda o portuga MAL falado aí, Pilantra SABICHÃO!!!
Abs!
Boa tarde a todos!
O sujeito ganha dois milhões e meio por mês, torra duzentos milhões em menos de um ano comprando fumo goiano,não ganha nada no futebol ,está esperando melhor premiação e ainda saí magoadinho com protesto da torcida e como se não tivesse culpa ou responsabilidade nenhuma pelo FRACASSO.
Declaração do Rever: negar baton na cueca é impossível.
DOMINGOS SÁVIO,
eu nao ouço esses caras , fico sabendo por aqui .
Ouvir um Zé Ninguém como esse Réver dizer que torcedor não tem caráter só nos revela .....a falta de caráter dele próprio !
Quando ele tiver a hombridade de revelar ao torcedor o que ocorreu nos vestiários em 2011 que veio a motivar a goleada , talvez possa valer de alguma coisa o que ele vomita nos microfones .
Boa tarde a todos,
Também compartilho do seu pensamento JOSÉ EDUARDO BARATA.
Aquilo lá foi uma afronta sem pé nem cabeça. Mas infelizmente o que ficou, pra nós meros torcedores, foram somente as zoações e chacotas.
Enfim.. segue o jogo..
Uma pergunta aos Amigalos mais bem informados: o Sr. JS estará à frente do time contra o Sport?
Saudações.
P.S.
Haja flanela viu...
Penso da mesma forma.
E o Galo perdeu! E a turma do “eu não disse?”, “não vai dar certo”, “é DNA de derrotado” venceu mais uma vez. Parabéns! E parodiando o grande e digno mineiro e antropólogo Darcy Ribeiro eu respondo: “Fracassei em tudo o que esperei no campeonato (...) Mas os fracassos são minhas vitórias e minha luta. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu”.
Há 49 anos aqueles que apostam contra o Galo vêm ganhando no campeonato brasileiro. Mas não tem nada não, um dia eles perdem. Como perderam na Libertadores de 2013. Se é que conseguem, curtam a sua “vitória”. Sim, na próxima temporada, no “ano que vem” que já chegou, a gente tenta mais uma vez. Vocês não vencerão para sempre. E quando perderem, vocês também vencerão. Porque vocês estão sempre certos. E eu prefiro a companhia dos Darcy Ribeiros da vida do que de gente como vocês.
O Galo tem um projeto para o seu futuro. E como esse projeto começou em 2013, com o sonho de um Estádio próprio, já estamos em seu presente. O projeto do Galo provoca mudanças. E muitas dessas mudanças incomodam. A turma do passado fica ainda mais estridente. Mas, queiram ou não, a caravana vai passar. Façam o barulho que fizerem.
O Galo, na temporada que se acaba, voltou a disputar com chances o título do campeonato brasileiro. Com padrão tático de jogo muito bem definido e com um time que foi respeitado e temido dentro de campo. E para relembrar, o último padrão tático que o Galo teve antes dessa temporada foi aquele do Rodrigo Santana e que nos valeu o título de “Madureira de Minas”: Onze jogadores dentro da nossa área defendendo para ‘segurar’ uma derrota de apenas 3x1 para o flamengo. Não tenho saudade desse tempo, não.
Na atual temporada que se encerra, faltou ao time criatividade no meio de campo e poder de conclusão no ataque. A derrota para o botafogo com 30 oportunidades de gol não concluídas com eficácia deveria ter servido de alerta. Porém, e além disso, no meio do caminho alguma coisa aconteceu de errado. Há muitas conjecturas e palpites, mas ninguém tem certeza de nada, embora haja quem veja em seus palpites e delírios o rosto da mais pura verdade. São auto referenciados e ninguém vai provar para eles que, na verdade, não passam de uns idiotas. De minha parte, eu quero é garantir a vaga na fase de grupos da Libertadores e já estou pensando no time que está sendo preparado para a próxima temporada. Quem quiser, que fique lambendo as feridas.
Se cada um tem a sua opinião e ninguém é dono da razão, a minha opinião é que Sampaoli deu padrão tático dominante e vencedor ao Galo, mas esbarrou na falta de peças de melhor qualidade no elenco. Se a coisa desandou em algum momento, a diretoria que tome as providências. Em relação a jogadores ou comissão técnica. Aqui ninguém torce para treinador. A torcida é para o Galo. Se Sampaoli ficasse, ok. Se quiser ir embora (ou a diretoria quer que ele vá), que assim seja. E vá com Deus! O Galo pode perfeitamente encontrar substituto igual ou melhor que ele. Espero que não seja nem Cuca e muito menos Renato Gaúcho. Mas garanto que se for qualquer um deles o escolhido, posso me recolher, mas jogar contra não vou de forma nenhuma. Isso é de cada um. Cada um sabe de si. Eu quero é o sucesso do Galo. Mesmo quando eu não acredito ou não gosto de alguma coisa.
O time vai se encorpando com a experiência e qualidade que tanto foi cobrada e tanta falta fez na atual temporada. Já cornetaram a chegada do Hulk. O Nacho achei que, finalmente, seria unanimidade. Não foi. Já há apostas no mercado futuro garantido que não vai dar certo. É isso. Nenhuma novidade. Mas o Galo segue adiante, contra tudo e contra todos, graças aos grandes atleticanos e mecenas 4 R’s. E os que agora cornetam as mudanças que o Galo vem fazendo, serão os mesmos que irão comemorar no futuro. Afinal, esse povo está sempre certo. Vida que segue.
WELLINGTON ,
nada me incomoda em um debate.
Quanto a dar pitaco em comentários eu tenho esse blog como espaço de troca de idéias, de "resenha" mesmo .
Se você entende que isso seja querer ser fiscal de alguma coisa aí já é com você .
Tudo que eu posto está baseado em FATOS , e não em "achismos".
Não me importo mesmo se alguém possa pensar que eu queira ser mais do que sou , apenas um aprendiz .
Quando me referi à afronta , você que é esperto sabe o eu quis.dizer.
Quanto a me incomodar com o que pensam ou deixam de pensar de mim não é minha praia .
Quem sabe de mim sou eu .
Aquele abraço !
p.s.
Terminei com Gilberto Gil , afinal "meu caminho pelo mundo sou eu quem traço"
Boa noite!
Até a próxima.
Abraços.
Boa tarde amigos do Galo. Algum diferença entre o trabalho do Sampaoli no NOSSO GALO e o seu trabalho no Santos? Por aqui ele jamais foi questionado, mandou e desmandou, fez o quê quiz, contratou, participou de festa quando proibidas, falou pouco e só respondeu o que quiz. De malas prontas, assim como no Santos, vai sair rindo e com alguns milhões a mais no Banco. O NOSSO GALO e seu torcedor perderam um campeonato que esteve ganho, perdeu também alguns milhões, perdeu para times infinitamente inferiores e viu comprometida sua participação na Libertadores.
No Santos, então vice campeão brasileiro, Sampaoli foi questionado é cobrado pelas suas loucuras e teve de caçar rumo. A diretoria do NOSSO GALO deveria ter tomado providências no episódio da festa, mas parece que nada foi feito e daí pra frente a coisa desandou. Faltou comando, autoridade e responsabilidade.
Os campeonatos mais fáceis de todos os tempos são aqueles vencidos pelos adversários.
E que venha o Xipó que nos precisamos ficar entre os 4.
TRANSPARÊNCIA EM CLUBE DE FUTEBOL É IGUAL TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS PREFEITOS.
UMA PEÇA DE FICÇÃO.
O QUE ESTÁ NO PAPEL NÃO REFLETE A REALIDADE .
PAPEL ACEITA TUDO.
OS JOGADORES TEM UMA PARCELA DE CULPA DO NOSSO FRACASSO NESSE BRASILEIRO , MAS O PRINCIPAL CULPADO É O CABEÇA DE ÔVO SAMPAOLI.
FORAM OS SEUS AMALUCADOS ESQUEMAS E INVENÇÕES QUE CAUSARAM AS NOSSAS DERROTAS.
TOMAMOS INÚMEROS GOLS DE CONTRA ATAQUE POIS A DEFESA QUE É LENTA FICAVA COMPLETAMENTE DESGUARNECIDA COM QUASE TODOS OS JOGADORES , NO CAMPO DE ATAQUE.
OS TÉCNICOS ADVERSÁRIOS MANJARAM LOGO O ESQUEMA DO CABEÇA DE ÔVO , FICAVAM NA DEFESA E SAIAM NO CONTRA ATAQUE .
O PREJUÍZO QUE ESSE SAMPAOLI CAUSOU AO GALO É IMENSO.
CONTRATAÇÕES DE JOGADORES FRACOS E UM GOLEIRO QUE SÓ SAMPAOLI ACHA QUE ELE SABE JOGAR COM OS PÉS.
QUE ESSE CARECA , CABEÇA DE ÔVO VÁ PARA A CASA DO CHAPÉU E LEVE JUNTO O GOLEIRO QUE JOGA COM OS PÉS.