Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Separação & traição

Alexandre Mattos, Eduardo Vargas e Jorge Sampaoli no Mineirão — Foto: Reprodução / Premiere

A omissão que marcou o final da gestão Sette Câmara, tem continuidade no início do mandato Sérgio Coelho, donde se conclui que quem manda no Galo são realmente os investidores. Nada posso apresentar contra essa possível realidade, apenas gostaria que fosse explícita daí manteria minha Atleticanidade sem preocupação com a gestão que todos eles – comprovadamente – são absolutamente capazes.

Eu – mal mal – gerencio meu modesto salário e compromissos mensais, o que não me autoriza a qualquer ponderação contraditória a banqueiro e empresários da construção civil. Se tivesse a possibilidade de empréstimos consignados e puder financiar – sem burocracia – apartamentos populares, ambos com a garantia do governo de plantão, naturalmente eu também estaria noutro patamar.

Mutatis mutandis, o que nos interessa é o Galo. Diante dessa constatação, lentamente, vamos entendendo que, além de não termos voz ativa, também e tampouco seremos informados sobre o que se passa no segundo andar da sede de Lourdes. Sampaoli veio, fez e desfez, e – ao que parece – vai embora sem deixar qualquer legado positivo de sua passagem pelo nosso time. Que – apesar de tudo – continua sendo do nosso coração.

Esse argentino, que me seduziu no início, me sugere lembrar de livros, filmes e até casos da vida real, da amante que desfez o casamento feliz de uma pessoa vivendo em mancebia pelo tempo que lhe interessava. Durante esse período, teve tudo que quis, desde joias encontradas na nova moradia – até falsificadas – que vieram da Colômbia e Venezuela. Outras de igual insignificância de valores vieram da Argentina, Equador e Chile, a seu pedido. Até algumas naturais do nosso Brasil (uma delas resgatada do Japão), mas todas – com uma ou outra exceção – falsificadas e sem valor de mercado para serem repassadas. A melhor, acreditem, veio do Paraguai.

Durante sua permanência, refiro à amásia da literatura, comportava-se como uma perua. Encantava aos amigos que eram permitidos participar desse covil em concubinato, porém – com o passar dos tempos –, gradativamente iam afastando os mais fervorosos parceiros daquela boemia nefasta e momentânea. No final, ainda consegue arrancar mais algumas prendas de seu mancebo e castiga a toda uma enorme legião de seus prematuros admiradores. Mas felizmente, ela sempre vai embora, apesar do prejuízo que deixa no lombo do infeliz apaixonado.

Pois bem, o que passou, passou. Já perdemos títulos no passado, alguns por sacanagens e outros por incompetência, esse atual eu qualificaria como comum das duas situações. Apenas com uma ressalva, a sacanagem dessa vez não veio da CBF e arbitragem, mas teve início em festa(s) que culminaram com uma epidemia de COVID na Cidade do Galo, dando início a essa derrocada.

E isso, aliado claro à incompetência de um time que a cada partida tinha uma escalação diferente. Parecia um laboratório de experiências malucas, onde goleiro, para ser titular tem de jogar com os pés, não importando se as bolas estavam ou não entrando na nossa rede. Zagueiro virou volante, volante jogou de lateral e lateral se transformou em armador. Pior lá na frente, sempre três ou quatro escalados, nenhum com a característica fundamental. Fome e faro de gol.

No final dessa infeliz experiência, ao que estamos acompanhando, o argentino – que resiste em falar a língua do empregador – recebe uma sedutora cantada da França e ainda consegue ir embora, pelo que sabemos, sem sequer pagar pelo estrago que vai deixar. Nem mesmo uma multa contratual. E vai para o país, onde todos sabem não se admitir falar outra língua que não seja a pátria. “Bon Voyage” ou “buen viaje”, melhor “boa viagem”. Sem retorno!

Acordei com a informação que pode ser a Arábia Saudita o destino do Sampaoli. Tomara!
Desde que leve na bagagem todos esses encostos que obrigou nossos mecenas (ou donos do Galo?) a contratar. Juro que o absolvo de todos os males. Amém! Assim seja!!!

fotos: 1) Reprodução Premiere; 2) Bruno Cantini/Atlético

63 thoughts to “Separação & traição”

  1. Caros,

    A QUE PT CHEGAMOS!

    “Eu – mal mal – gerencio meu modesto salário e compromissos mensais, o que não me autoriza a qualquer ponderação contraditória a banqueiro e empresários da construção civil. Se tivesse a possibilidade de empréstimos consignados e puder financiar – sem burocracia – apartamentos populares, ambos com a garantia do governo de plantão, naturalmente eu também estaria noutro patamar.”

    Lembra aquele “CORAGEM PRÁ DIZER A VERDADE?!”…ces esqueceram? Assim toda a família FORTE E VINGADORA vira fã incondicional do NOBRE! Ah! O PATAMAR é outro, pois é… é só Galo, um galo qq, pequeno? Ñ! O NOSSO GALO! (Ô Teobaldo, posso? carinhosamente?…ô TEO, tô com ciúmes, ñ, O PATAMAR aqui é outro!)

    Obs.: parece q aquele A FLANELA AZUL tremulante dos passadores de pano tem falso fundo falso preto e branco falso de NOVO e de RENOVO, a de NOVO num tem nada,…as reações dos adevogados, do bispo COROINHA, do SUB19 e das VIÚVAS num deixam dúvidas! Ai ai ai!!!CRUZES!

    Abs!

    Obs.: Nobre Barata, vamos deixar DIDI & Cia fora dessa e VIVA O FUTEBOL MODERNO!

  2. Será que essa diretoria tem brio, ou é fracote como a que saiu em janeiro?! É hora de o Clube vir a público REPUDIAR VEEMENTEMENTE esse movimento patético, capitaneado por grupelhos ideológicos que querem capturar o Clube para fazer proselitismo de suas pautas ridículas e pautar o Clube a agir segundo seus ditames.

    Nenhuma torcida organizada serve para nada. Muito menos as ideológicas, que, além de não ajudarem, atrapalham.

  3. Ola Massa Atleticana. Calebe, o que fez este para querer ficar no Galo, nas chances que teve mostrou a inabilidade total. Tem que fazer um limpa um clube, e montar um novo time, que é nossa saga, sempre acreditar no proxímo time.Leo Sena não teve a chance de jogar uma partida ruim, e foi fritado. Assisti jogos da serie B onde tinha jogadores do Galo, Guilherme castilho seria um bom segundo valonte, mais objetivo que os nossos titulares.

  4. Taí o @Atletico mais uma vez de joelhos p uma diretoria que fala em estabilidade, profissionalização da Instituição blá blá blá… e o q se vê na prática não tem nada de linha de apoio ao q foi dito e planejado, ao contrário, o q se percebe são inúmeros disse me disse poucos fundamentados com um objetivo estratégico de desestabilizar o Clube em todos os níveis e o silêncio imperante dá nítidos traços q por não terem convicção de nada com nada ficam de paisagem na praça dando milho aos pombos e “tirando o deles da reta”. Não há pior concubina do q aqla q se finge de leitoa p mamar deitada… Especulações sem fundamento 10 x 0 posicionamento da diretoria do @Atletico. Isto é bom p quem???
    Saudações Atleticanas

  5. Apareceu outra flanelinha azul aqui defendendo o Zaracho, coitadinho, dizendo que ele é muito novinho, pouco mais de uma criança, que está num país diferente, com idioma diferente, jogando com bola diferente, num gramado diferente e companheiros diferentes, com técnico diferente, diretores diferentes, numa cidade diferente, com mulheres e homens diferentes e por isso tem séria dificuldade de adaptação. O pior é que está estranhando muito o fato de sair de perto do Rio de la Plata, el mar portenho, para ficar olhando o Ribeirão Arrudas. É realmente assustador, coitadinho.

    1. O cara todo dia vem aqui com discursos negativistas, achando que é o dono da verdade, e ainda tem coragem de chamar quem discorda da quantidade de bobagens que escreve de flanelinha azul. É rir pra não chorar mesmo.
      Sou Atleticano, confio no projeto e vou continuar acreditando, e mais do que isso, torço sempre pelo bem do Galo, pra que tudo dê certo! Não parece o seu caso

  6. Boa tarde a todos!
    Já que o assunto é essa ingua argentina queria que alguém explicasse para ela ( a ingua argentina) a situação do florminense : cheio de jogadores velhos , vários meninos da base,não paga ninguém,técnico meia boca interino.
    E está na mesma posição do clube que gastou 200 milhões ao bel prazer dessa ingua .
    Esse cara deveria é tomar vergonha nessa cara pelada e sumir do futebol ao invés de ficar enganando dirigentes de futebol que não entendem nada de bola .

  7. Concordo muito com este comentário do Domingos Sávio. Duvido que qualquer outro técnico tivesse coragem para “afastar” aqueles pseudos jogadores do elenco 2019/2020. Quem preferem, Zé Welison ou Alan Franco? Ricardo Oliveira ou Sacha?, Terans ou Nacho? Além de mais uns 10 que ele não quis trabalhar. Então deixou este legado , e com o atual elenco, com certeza será tudo melhor.

    1. ANGELO ,

      o cara “matou a pau , Juvenal” .

      Vá para várzea aprender futebol , Peladeiro ,
      e leva a turma da NOVA ORDEM para ver uma
      bola de verdade e não vir por aqui para trazer
      “conceitos” , “um novo olhar” , a “releitura” do
      jogo de bola .

  8. Nossa solução está em São Paulo, especificamente no Santos, aguardando nosso contato. Cuca tem toda condição de com o esse mesmo elenco nos levar a frente. Logicamente alguns reforços podem vir: lateral direito; zagueiro; volante. No mais…mantém o Tardeli e fomenta a disputa interna por posição, Sabrina vaga a quem melhor desempenhar…simples e objetivo…não precisa inventar nada além de ensaiar jogadas de triangulação para furar as retrancas…o resto já temos…

  9. Boa tarde a todos!
    JS é página virada no GALO.
    Não deixará saudades, ou melhor, vai deixar saudades nos seus defensores , que agora terão que arrumar outro enganador pra defender.
    Só sobrará dele, o passivo deixado para o CAM.
    Agora especula-se o novo treinador.
    Renight ao que se vê, é o nome da vez.
    Tenho esperança que isso não passe de um devaneio. Não tem identificação com o GALO e é simpatizante do time do lado frio da lagoa. E só vai vir pela grana.
    Tem opções melhores no mercado.
    E já tem gente dizendo por aí que tem fila de treinadores querendo treinar o GALO. É esperar pra ver quem chega…
    Só quero saber quem comandará o GALO nos dois últimos jogos…
    Saudações

  10. O Galo perdeu esse campeonato por causa do Sampaoli. Assim penso.
    Quantas escalações e substituições erradas… quantos pontos no lixo… bahia, Fortaleza, sport, vasco, botafogo… Faltou comando. O time que encantou no primeiro terço do campeonato parou de jogar. A transição deixou de existir, passou a ser só toques laterais improdutivos, um jogo irritante. Os jogadores não se cobravam em campo. Os zagueiros lentos jogando sem proteção e avançados, certo
    de que não venceriam na corrida. Por que a insistência com determinados jogadores? por que não dar chance ao Tardeli? O Galo deixou de vencer o campeonato mais fácil da história. Não entendo como as coisas foram acontecendo e o TÉCNICO não percebeu que ia dar ruim. E nós, sofredores, mais um ano na fila. Sem MENTALIDADE VENCEDORA não adianta vir o Guardiola. Agora é concentrar e garantir a vaga direta, ir pra fase de grupos seria outro vexame.

  11. bom dia Eduardo e massa. disse tudo Eduardo. obs.aonde anda as viúvas do pardal sampaoli do blog? já está preparando as malas para o acompanhar para França,Arábia Saudita. kkkk.repito este pardal vai deixar milhões jogado no lixo com tantos refugos e peladeiros que os mercenas cairam na armadilha deste patético treinador. vou ser sincero vou torcer para o Palmeiras ser campeão da copa do Brasil para abrir a 5 vaga direta para a libertadores porque depender do pardal sampaoli e jogadores não vamos conseguir. aliás o SPA do galo parece mais um Turismo para passear aja tantos peladeiros a mamar no galo. um presidente fantoche e um diretor que ficam escondido para esclarecer ok se passa. como disse um amigalo aqui no galo tudo e fechados a 5 chaves ea torcida fica a ver as moscas. mais uma vez vou repetir o dia que a conta chegar vamos simplismente cair no fundo do poço sem volta. pardal não esquece de levar seus afilhados na mala.everson.vargas.marrony.sascha.bueno.franco.mariano.etc.aja milhões com peladeiros. aff.a galo sempre nos decepcionar. chega…

    1. Se “viúvas” são aqueles que entendem ser necessária a continuidade do trabalho do Sampaolli (não somente o dele) apostando em resultados em médio e longo prazos, mesmo que não concordem integralmente com os métodos, eu estou aqui. Por outro lado, abomino posturas de Gerente Gerais de Sofá que comentam qualquer trabalho em cima de resultados, como verdadeiros idiotas da objetividade, o típico engenheiro de obras prontas. Apesar de tudo, aqui no blog, somos todos Atleticanos… acho! O que não entendo, de fato, é a dificuldade que algumas pessoas têm de aceitar e/ou conviver com opiniões diferentes das delas. Abraços!

      1. as viúvas que digo que não gostam que criticam o diretoria,pardal, alguns ex jogadores que andam a mamar no galo. aliás o professor pardal esta a poucos dias a mandar as viúvas arrumar a mala e acompanhar. fica a dica. rsrs

  12. O que ninguém parece discutir, e acaba que tem ficado cada vez mais óbvio no decorrer dos jogos, entre aquele GALO que voava em campo e encantava no início do campeonato, e este GALO lento e sem interesse das últimas partidas.
    Ora, quando o Sampaoli chegou havia o clima geral de “cara, nós vamos ser treinados pelo Sampaoli. Ele é fodão”. Assim eram os jogadores, lá no começo. Depois, veio a realidade de um técnico arrogante, que se acha realmente o fodão e não respeita nada e ninguém (nem o idioma ele se dá o trabalho de aprender). Consequência… Os jogadores começaram a achar que o treinador é um porre, insuportável. E simplesmente, pararam de jogar o mesmo futebol do início. E é o que estamos assistindo. Lamentável e simples assim. Fora Sampaoli.

  13. Ao ver Savarino falando asneira, chego a conclusão que ninguém na Cidade do Galo ensina pra esses infelizes de merda que chegam de paraquedas, o que é o Galo e o que pensa e deseja a torcida do Galo.

    1. Para mim pode embora. O que ele falou é uma tremenda falta de respeito com o Galo. Jogador mediano.
      Sem dúvidas será reserva, não tem lugar pra ele de titular. E pra ser reserva eu prefiro dar espaço pra Savinho e Guilherme Santos, que jogam na mesma posição.

  14. Se o que realmente fez sampaoli tomar sua decisao de outros ares, enganar em outra freguesia ,foi o protesto da torcida, galo de prata pra quem participou. Vacilão é um adjetivo fofo e carinhoso pra este embusteiro. fdp é pouco , náo vou colocar por extenso porque nosso blogueiro ficará corado, ele que frequenta estadio decadas a fio e nunca soltou um palavrão

  15. Quando zaracho foi contratado, assisti um youtuber, forjado na nutela e no todinho, falar duas horas sobre qualidades do mesmo. Pensei num novo messi, descoberto por mattos$$$ ,aquele mesmo que foi corrido do galo pelos mecenas que não gostam de perder dinheiro, aquele mesmo que fechou com tiago neves e que deixou viuvas por aqui, os mesmos forjados na nutella, no suquinho e no todinho e que acham que futebol é um prolongamento de seus videogames Zaracho está em falta com a gente, nossa apresentaçao foi adiada graças a uma providencial e conveniente lesão, fazendo companhia a outros que foram comprados por verdadeiras fortunas , machucam em treinos e dão um prejuizo estrastoferico ao clube,e quando retornam vão jogar em outros clubes, curados pelo spa do galo. Tudo nas costas do clube, que banca tudo e somente leva prejuizo. Agora, Nacho. Com todo respeito aos especialistas , vou esperar a bola rolar

    1. Ainda acho que temos que ter calma com o Zaracho. Verifiquei agora, o cara fez 11 partidas pelo Galo desde que chegou. É muito pouco para afirmar que o cara foi uma má contratação.
      O próprio Keno, quando chegou, precisou de mais de 11 jogos pra mostrar a que veio. E o Keno já tem mais de 30 anos, e é brasileiro.

      1. PEDRO FREIRE ,

        ele jogou 11 partidas ?
        Meu Deus , eu assisto TODOS os jogos do
        Atlético e não vi esse cara em campo nem
        uma vez …..

        Interessante é que Cincuneghi chegou na
        quinta e jogou no domingo .

        Perfumo , quando veio para os azuis , foi
        chegando e jogando .

        Pedro Rocha no São Paulo .
        Olivera , aqui mesmo .

        Mazurka , se não fosse a lesão no pulso ,
        já entrava de primeira .

        Doval , no Fla e no Flu , chegou , jogou .

        Agora tem FASE DE ADAPTAÇÃO para o
        cara que vem ali da fronteira .

        Crendeuspai !!!!!

        1. Ok Barata, porém já tivemos também vários jogadores que demoraram um pouco mais pra jogar tudo que podiam. Não é algo anormal. Um exemplo é o próprio Keno.
          Não estou fazendo comparações com outros jogadores, só acho que cada caso é diferente, e mantenho a confiança que ele pode vir a ser um jogador importante para o Galo.
          E vc como atleticano sabe bem que até bem pouco tempo, apoiamos diversos jogadores muito inferiores ao Zaracho. Tomara que dê certo, eu sempre vou torcer A FAVOR.

  16. Me desculpe a sinceridade, mas acho que você também foi um tanto conivente com esta situação pois me lembro que no início, você fazia uma cobrança veemente por transparência em relação às finanças e administração do Galo. As dívidas do clube crescendo (uma das maiores do futebol brasileiro) e aquela conversa maluca de que “esse dinheiro” é das contratações, “esse” é do estádio e “esse outro” é para os salários e manutenção como se fossem a água de Rio Negro e Solimões que nunca se misturam. Bastou o Sampaoli chegar junto com as contratações “faraônicas” e as cobranças por transparência simplesmente desapareceram deste blog! Mas temos mais transparência hoje? Claro que não! Mas você também se calou, sucumbiu ao canto da sereia cuja música tratava de um título que não vemos nem de perto à 50 anos….

  17. O elenco do Galo tem cerca de trinta jogadores que são usados pelo doidão. O CAM tem vinte e três jogadores emprestados no Brasil e exterior. Tem um tal time de transição que tem, no mínimo, onze jogadores e ainda restam os jogadores do sub-20 que estão estourando idade. Ou seja, por baixo, são pelo menos setenta jogadores na folha de pagamento e o doidão não consegue formar um time capaz de ser protagonista no campeonato.

    E os executivos de futebol não conseguem relocar os entulhos que ficam comendo o feijão do CT e mamando nas tetas do CAM sem prestarem serviços ao clube. Acho que se livrar de jogadores imprestáveis não rende comissão, só pode ser isso. Comprar entulhos eles compram à vontade, mas livrar-se deles fica por conta do CAM, com indenizações e tudo mais. Quero ver se o projeto projeta mudar isso.

  18. Bom dia,

    A era Sampaoli esta acabando, mas, em momento algum nosso Galo pode dar moleza para este treinador que tem como modus operantes exatamente o que esta acontecendo, não cumpre com os contratos, não fica mais de um ano e carrega sempre seus malas na bagagem.
    Em post de quando ele foi anunciado no Galo, em meio a euforia de todos inclusive a minha, escrevi sobre este mal costume do argentino.
    Gostaria até aproveitar para sugerir a você Eduardo que possa criar no blog uma pesquisa por data, onde podemos ver posts passados, seria interessante.
    Gosto da especulação com o nome do Renato Gaúcho, só não sei se ele e torcida vão se afinar, seu jeito bonachão pode passar uma mensagem de desinteresse, isto certamente aliado a alguns maus resultados virará uma situação explosiva.
    No mais gosto de saber que todos jogadores o tem como bom técnico e o respeita, sua fama de recuperar eis jogadores também é interessante, é só vermos o caso do Bruno Cortez que a uns quatro anos atrás estava para aposentar as chuteiras pelo péssimo futebol que jogava, de lá para cá, foi várias vezes campeão com o Renato e assim por diante, até o Diego Souza está arrebentando.
    Julgo realmente que o Galo está precisando deste perfil de treinador a tempos.
    Torço para ganharmos do Sport porque não quero ficar secando mais ninguém, meu negócio é mesmo torcer para o Galo.
    Boa quinta a todos!

  19. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!

    Falou tudo. Ótima resenha, essa é a nossa realidade. Esse silêncio da diretoria me deixa angustiado.

    Mas decidi não me preocupar com isso. Vou acreditar que o Galo está em boas mãos.

    Quanto ao enganador argentino que vá pro “raio que os parta”.

    E agora, o que fazer com esses pernas-de-pau contratados a seu pedido? Não será fácil se libertar dessas “oferendas”.

    Saudações Alvinegras,

  20. O Palmeiras anunciou que vai jogar com reservas e jovens da base contra o Galo na última rodada. Frio na barriga. Lembrei de um jogo igual contra o Grêmio pouco tempo atrás.

  21. Salve, Massa e Guru!

    Meu caro Guru, seu texto hoje foi um dos mais brilhantes até hoje escritos, porém tenho duas ressalvas, se me permite, a despeito de nossos mecenas: citar as situações de ganho dos mecenas, é um assunto que segundo as regras aqui deste espaço deve ser evitado, pois “aqui é só Galo”, e qualquer outro assunto, principalmente de cunho político deve ser evitado como o nobre Guru mesmo orienta.
    A outra ressalva é que, todos nós somos sabedores e ninguém tem dúvida de que quem manda no clube nos dias de hoje são os mecenas, ou seja, está mais que explícito.
    Mas se sempre estamos externando que não sabemos as coisas que se passam no clube, como podemos ter certeza de que a diretoria e os próprio mecenas não cobraram de Sampaoli?
    Não, não sou passador de panos dos mecenas, mas ao contrário de alguns amigos de espaço que vêm neles um mal para o clube, penso, então ser um mal necessário, ou onde arrumaríamos dinheiro para pagar salários e contratar jogadores? Então ruim com eles, pior sem eles.
    Quanto a Sampaoli, só uma frase exprime meu sentimento em relação a este nefasto:
    #Volta pro mar oferenda!

  22. BOM DIA EDUARDO.
    CERTAMENTE TERÍAMOS SIDO CAMPEÕES BRASILEIRO SE NÃO TIVÉSSEMOS UM LOUCO NO COMANDO , UM PROFESSOR PARDAL , QUE FEZ ATÉ GOLEIRO JOGAR SÓ COM OS PÉS E O EXCELENTE LATERAL ARANHA JOGAR ATÉ DE CENTRO AVANTE.
    QUE ESSE MALUCO VÁ EMBORA E LEVE JUNTO O SEU GOLEIRO QUE JOGA COM OS PÉS.

  23. Continuarei com a ladainha que, há tempos, acompanha-me: Torcer a cada jogo, sem criar expectativas. Gestões, gestores, gestantes… seria eu muito pretensioso por querer qualquer aceno daquela gente.

    ps.: “… modesto salário…”, pois sim, Eduardo! Obviamente 150 mil mensais é muito pouco em relação ao que auferia a amante, mas, convenhamos, ainda é uma grana respeitável e não tem nada de modesto nisso!!!

  24. Concretizada a saída do treinador, o Galo deve, com urgência, selecionar quem vai ficar, acertar o plantel e comunicar aos agentes dos restantes a falta de interesse em os jogadores. A chance do treinador indicá-los para o novo time pode ser grande, o que solucionaria parte dos problemas que o Galo vai enfrentar em 2021.

  25. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que estão perdidos em meio de tanto disse me disse dessa mídia que só dá muita notícia e nenhuma informação. Eduardo, seu texto me fez lembrar Nelson Rodrigues e Jorge Amado. Os dois é que gostavam de evocar amadas, amantes e amasiados.

    Sobre o Nacho Fernández (Ignacio Martín Fernández) tenho algumas considerações. Farei agora para não parecer depois um profeta do acontecido. Pela aparência ele me agradou nas milhares de fotos na internet sempre sorrindo, cabelo arrumadinho, camisa do River sempre limpinha, parece mesmo ser um bom moço que vai à missa, ajuda velhinhas a atravessar a rua, tem sempre uma balinha no bolso para as crianças, dá esmolas aos mendigos, e coisa e tal. Esse nunca vai trair alguém. Mas, como diz o ditado, as aparências enganam. Portanto, vamos ao que interessa.

    Jogador de 31 anos que está no River Plate há quatro temporadas. Se fosse jogador acima da média estaria na Europa desde cedo. Sendo profissional desde 2010, nem na Argentina esteve em evidência antes de chegar ao River em 2016. Na seleção Argentina esteve em 2017 convocado pelo doidão, atuando em uma partida amistosa e foi só. No River Plate, em quatro anos atuou em 170 partidas, marcou 24 gols e fez 23 assistências. Média de seis por temporada. Sem estar comparando, o Sasha em menos de dois anos marcou 22 gols pelo Santos e Galo. O Nacho tem poucos títulos em seu currículo à semelhança do doidão. São farinha do mesmo saco e mui amigos.

    Estou ouvindo falar desse jogador há tempos em todas as mídias como se fosse um gênio da bola, o que seu currículo e o preço pago por ele não demonstram. Ninguém diz o que ele já fez de interessante em algum lugar. Essa mídia só diz que ele foi elogiado pelo Maradona, Riquelme e Fred, vê se pode. Talvez em DVD tenha algo mais sobre ele. Nos dois jogos que assisti em que ele atuou contra o Santos na Libertadores não o vi fazendo nada de especial e seu time foi desclassificado sem que ele tivesse tido algum protagonismo. Recebeu a proposta do CAM e ficou doido para vir fazer a sua independência financeira, tanto que nem teve cabeça para continuar atuando pelo River.

    É um jogador mediano que talvez possa ajudar de alguma forma ao Galo, mas acho que não passa de um Zaracho mais velho e não será protagonista por aqui. Tenho minhas dúvidas, até por ser exigência do doidão que não convenceu com nenhum de seus indicados. Penso que é outra ação entre amigos. Fico na expectativa e torço para que dê certo e realmente acrescente muito ao futebol do Galo. Nós precisamos, mas não acredito. Já vi muito jogador chegar aqui com toda essa badalação e só fazer raiva na massa. Isso é o que penso e desejo de coração estar completamente errado.

    Agora, que esse projeto está cada vez mais parecido com a tal de Selegalo, disso não tenho dúvida nenhuma. Até o Renato Gaúcho já está sendo aventado no pedaço para comandar a gandaia.

    1. Oi Paulo Silva,

      Como sempre, ótimo comentário.

      Torço apenas para que você queime a língua e que Nacho arrebente em campo e conquiste muitos títulos para o nosso Galo.

      Sinceramente, acho que o meu coração não aguentaria ver em campo mais um Zaracho.

      Saudações Alvinegras,

      1. Só espero que vocês não chutem o balde com os novos jogadores como vem fazendo com o Zaracho. Jogador jovem, num país novo, outra forma de jogar. E que deve ter feito umas 10 partidas com a camisa do Galo.
        Eu ainda acredito no futebol dele, acho que pode sim ser importante para o time.
        O que mais tenho visto são torcedores profetas do apocalipse, tudo que é feito é cornetado, nunca estão satisfeitos com nada.
        Todos sabem que Precisamos com urgência de um camisa 10, um jogador que organize o ataque. Quando os investidores trazem, com o dinheiro deles, o melhor da Argentina, destaque do time que foi no mínimo semi finalista da libertadores nos últimos anos, já vem as contestações.
        Vocês teriam alguns nomes para indicar, para essa posição? De preferência mais baratos, mais jovens e melhores do que o Nacho.

        O Galo vive hoje uma sorte que poucos times do mundo tem, bilionários querendo investir no time, transformar o time no melhor da América latina. Vamos ter um pouco mais de confiança no que vem sendo desenvolvido, lembrando que há um ano atrás não tínhamos perspectiva nenhuma de disputar grandes títulos. Entendo a urgência dos títulos, e a falta de paciência pelas conquistas, até porque já batemos na trave inúmeras vezes, por diversas razões. Mas temos que saber diferenciar esse momento, e o que vem sendo desenvolvido no Galo, com coisas que aconteceram no passado.

        1. Concordo com você. Se critica antes de chegar e dá errado, lá na frente vai puxar a conversa como se fosse o entendedor. Se dá certo, geralmente finge que não viu…

          O Zaracho foi contratado como a maior revelação da Argentina dos últimos anos, chegou, fez meia dúzia de jogos e já não serve mais. Agora o Nacho, melhor jogador da Argentina há pelo menos 4 anos e já chega com desconfiança. Bom devia ser no ano passado, quando contratou Di Funto, “craque argentino” que nem contrato tinha…

      2. Prezado JANDIR, eu também quero queimar minha língua vendo em campo um jogador extraordinário e que dê muitas alegrias a todos nós. Mas, como analista de desempenho que não sou ( o CAM tem três), eu não vi nada de interessante no currículo desse Nacho. Só muitos elogios midiáticos como no caso do Zaracho e do doidão. Não encontrei nada que o coloque como protagonista nem no time do River Plate. Era só um entre os onze. Meia armador que dá seis assistências por ano?

  26. Com certeza, se ele for para a Arábia será melhor, pois os xeiques tem muiiiito dinheiro, para levarem daqui, os embustes que o cabeça de ovo trouxe.

  27. Bom dia a todos!
    Alguns dos jogadores contratados poderão render e muito nas mãos de um técnico que saiba o que fazer.
    Até o momento, não vi nenhum comentarista nem colunista que acompanha o futebol argentino e equatoriano falar mal de jogadores citados como Zaracho e Allan Franco. Todos, sem exceção, dizem ser grandes jogadores, principalmente o Zaracho, então, eles precisam de tempo e também jogar em suas posições de origem.
    Como bem dito no texto acima, não podemos esperar que os jogadores rendam o que sabem jogando em posição que não é de costume.
    Nenhum jogador está sendo escalado em sua posição de origem. Everson joga de líbero, Guga de zagueiro, Réver de volante, Alonso virou lateral esquerdo, Arana virou ponta e armador, Jair virou meio campista e ainda é utilizado como ponta também, Savarino joga na direita e estava atuando na esquerda, Vargas que não jogou nada ainda, já foi utilizado como centro avante, ponta direita e esquerda. Assim fica complicado ter entrosamento e cobrar rendimento.

  28. Bom dia!
    Que essa prostituta sem peruca vá ser infeliz lá nos quintos! Vagabunda!!
    Confesso que estou cansado de treinador burro, teimoso e que se recusa a ouvir a voz da massa. É burro que insiste com Fábio Santos, Elias, Ruincardo Oliveiras…agora essa mula argentina insistindo com goleiro…tô cansado disso!
    Precisamos urgentemente de um presidente que esmurre a mesa quando se fizer necessário e impeça a teimosia burra desses vagabundos táticos.
    Gostaria que o Galo jogasse as últimas duas partidas hoje ainda, só pra nos vermos livres desse verme argentino.
    Digo, sem medo de errar, que qualquer treinador brasileiro que fosse atendido como esse cão foi, o Galo estaria já garantido na fase de grupos da Libertadores, quiçá campeão desse campeonato mamão com açúcar.

    1. GALO ROBERTO ,

      como você se atreve a atacar de forma cruel
      a cartilha da NOVA ORDEM que já determinou
      que a torcida ATRAPALHA o PROJETO e que o
      melhor a fazer é recolher-se ao silêncio ?

      Como você foi capaz de escrever ” treinador
      que se recusa a ouvir a voz da Massa ” ?

      Você enlouqueceu ?

      Deixa a turma do FUTURO voltar aqui pra
      você ver uma coisa .

  29. Bom dia xará e amigalos!
    Como você bem disse Gurú….Sampaoli vai deixar um legado de preguiça, falta de vontade e desinteresse no time, o que deverá ser imediatamente corrigido pelo novo técnico. Que esse argentino e sua trupe de sanguessugas vá para a Árábia, França ou para o Quinto dos Infernos! E leve junto alguns dos cabeças-de-bagre que foram contratados por exigência dele. Mandem esse Vargas(salário nas alturas) embora e deixem o Tardelli para a Libertadores. Seria uma boa opção no banco de reservas….

  30. Há uma nova classificação para
    os cornetas : IMEDIATISTAS !!!!!

    Agora inventaram torcer para o
    futuro que ‘tá danado .

    Isso o torcedor do América tem
    feito ao longo dos anos :
    vocês vão ver ano que vem !

    Esse “modelo” foi adotado com
    louvor pelos adeptos da seita da
    NOVA ORDEM .

    Tem até um porta-bandeira :
    o Savarino , que LUTOU pelo 4º
    lugar , pois título mesmo só pra
    quando tiver pronto o estádio .

    CRENDEUSPAI !!!

  31. Taí blogueiro: hoje você disse o que venho dizendo aqui neste espaço democrático há anos, ou seja, o Clube TEM DONO! E, infelizmente, como digo sempre, incompetentes para o futebol. Podem ser bem sucedidos onde quer que seja, mas futebol é outro departamento. É preciso CONHECIMENTO E MALÍCIA antes de tudo. Já convivi pelo menos com um dos que estão lá em cima, com o qual, embora não possa dizer ser meu amigo, sempre me dei bem com ele, como colega. De futebol mesmo, posso dizer, não entende “NADICADENADA”!

  32. Bom Dia! A minha preocupação é se, eventualmente, os 4 Rs, tirarem o time de campo (noutras palavras), abandonarem o CAM. Recordo a penúria que passou o Fluminense/RJ, quando a Unimed deixou de financia-lo.

  33. Eita ! , que o ÁVILA hoje liberou sua veia poética .

    Conseguiu, no apagar das luzes , sacramentar os
    pensamentos dos CORNETAS de plantão , de um
    jeito que vai deixar … ..sem jeito , os adoradores
    da NOVA ORDEM .

    TEXTAÇO !!!

    1. Caro Barata, você citou o ameriquinha como time do futuro, quero lembrar também da macaca, a Ponte preta, que desde a sua fundação tem tentado o “ano que vem”.

  34. Bom dia Prezados. Meu caro Eduardo fiquei pensando aqui que o Tele deve ta revirando no tumulo depois que voce colocou o Chatooli no mesmo patamar que ele…rs. Uma coisa é certa e isso todo mundo sabia, o cara é chato e marrento, mas se for chato e marrento e bom treinador trazendo titulo, a torcida tolera e até aplaude…Rei…Rei…Sampaoli é nosso Rei. Mas Chato, marrento com um trabalho pifio….hora…hora…Chatooli Raxa fora. Verdade seja dita levar esse time até a Libertadores, não era tão dificil depois de tantos reforços, mesmo que alguns duvidosos. E por ironia do destino ou por sindrome de viralata mesmo, pois enaltecemos demais o que é de fora, ta ai dois treinadores prestes a ser campeão brasileiro, Abel e Rogerio Cene, ou um ou outro. Um considerado ultrapassado e outro que só dirigiu um time mediano praticamente. O Marcelo Oliveira foi bi campeão brasileiro nos pontos corridos e cade ele? É lembrado só pelos trabalhos que não deu certo. Estava lendo ontem no superesportes a carreira do Chatooli e tirando Santos e Galo ele só tinha dirigido um time meia boca da espanha o Sevilha, que é tipo um America daqui com mais dinheiro. Ganhou a copa America com uma geração Chilena cheia de bons jogadores e onde voce não via o time chileno jogar exposto e então endeuzaram o cara que veio fazer laboratorio de suas idéias no Santos e no Galo. Todos sabemos que com essa campanha do Galo depois de tanto investimento outro treinador Brasileiro não teria durado até aqui, e isso por culpa nossa, da imprensa e dos corneteiros de plantão. Se o Marcelo Oliveira depois do Brasileiro tivesse ido para Europa treinar o meia boca que fosse, ele hoje seria o cara, mas ficou aqui, é Mineiro, ai ja viu. O Galo esta formando um bom time, levo fé, embora não consiga engolir como pagaram tanto no tal de Zaratchio que ninguem nunca tinha ouvido falar, mas, com alguem com os pés no chão e o ego também, quem vier tem toda condição de fazer um bom trabalho, esperando claro que o Chato arrume as malas pra qualquer lugar.

    1. LUCIANO ,

      o Marcelo foi BI seguido no Brasileiro com
      um time montado com sua orientação .

      Ele queria o Donizete e o Éverton Ribeiro .
      Pra nossa sorte , o General veio pra cá .

      E o Éverton continua aí , esbanjando seu
      talento e um futebol da maior qualidade .

      Reconhecimento ? ZERO !!!!!
      Com dois brasileiros e cinco finais de CB
      o cara não chega nem perto do Sampão
      com um currículo de Copa América que
      ganhou no garfo , não é mesmo ?

      Mas também quem mandou ele não ter
      ‘POJETO” ?

  35. As diretorias do futebol hodierno são meros fantoches nas mãos dos investidores. Quem manda são eles. Dinheiro é o que interessa. Títulos, se vierem, ótimo. Se não vierem não há problema. Haja vista em que situação se encontram Botafogo, Vasco e outros mais.

  36. Bom dia companheiros! Tomará que Sampaoli vá e leve pelo menos o Alan Franco e Vargas. Os demais podem ficar. Alguns serão úteis e há mercado para outros. Sds,

  37. Prezado Eduardo, ótimo dia
    Quando você diz que no início foi seduzido pelo técnico imbecil, não se sinta mal, pois essa é a tática usada pôr todos estelionatários do mundo, ou seja, seduzir a vítima. Veja a titulo de exemplo aqueles golpistas que vendem bilhetes prmoados de loteria. Como tem gente que acredita nisso? É o poder de sedução do golpista.
    Ao meu ver faltou a diretoria do Galo gritar mais alto com ele, ao contrario ele gritava com a diretoria com ameaças constantes de ir embora, quero reforços, enfim fez o que quis fazer.
    Se na primeira ameaça a diretoria tivesse metido o pé na bunda de estelionatecnico, tal vez a situação na tabela fosse melhor hoje.

  38. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Respeitosamente discordo quando você diz que Sampaoli não deixará nenhum legado. Eu o agradeço por nos livrar de Otero, Cazares, Fábio Santos, Ricardo Oliveira e outros tantos que proporcionaram o vexame de Ingazeira. Creio que é prematuro afirmar que os jogadores por ele indicados não podem render. Junior Alonso, Keno , Vargas e Zaracho podem produzir mais num time ajustado. Outro aspecto que não pode ser desconsiderado é o aspecto midiático que Sampaoli produz. Quer queira ou não, ele provoca mídia, e não sei se por obrigação estatutária, ou não, sempre envergou uma camisa com o escudo do Galo, ao contrário de outros treinadores que preferem ternos ou trajes sociais durante os jogos. Pelo que tenho informação o Sampaoli era o primeiro a chegar e o último a sair da cidade do Galo. Aí eu não tenho capacidade de avaliar quais os efeitos do Covid em atletas profissionais? Mas depois da contaminação a perda de capacidade física dos atletas ficou nítida especialmente de Alan Franco e Vargas. Eu li o blog do jornalista Cosme Rimoli sobre o Hulck( sugiro a leitura) para verificarem como este jogador está se preparando para ser protagonista e artilheiro nos campeonatos. Vejo o Nascho ( principal jogador em atuação na Argentina sendo contratato). Vejo informações de que a direção do Galo procuram um volante e zagueiro para assumirem a camisa titular e apesar de tudo o Eduardo martelando o Presidente que assumiu em janeiro. Eu acho injusto. As contratações da atual gestão são ruins? O processo de substituição do Sampaoli reclama cautelas para não resultar em prejuízos maiores. O Presidente disse que trabalhará com um Conselho Gestor para montar o melhor time da América do Sul . Pelas contratações realizadas e especulados eu vejo coerência entre o objetivo estabelecido e as ações implementadas e projetadas. Em 2021 vamos entrar nas três competições: libertadores, Brasileirão e copa do Brasil com condições reais de vencer.

    1. Domingos Sávio…
      parabéns pelo texto. A cornetagem é sempre válida… e justa… afinal temos essa prerrogativa por sermos a alma e a razão de um clube de futebol, mas o bom senso e a avaliação de um outro prisma também tem seu valor.
      Como eu escrevi outro dia… A turma reclama porque os 4Rs estão financiando o GALO….colocando dinheiro…. Esqueceram da turma que, por anos, fizeram bobagens e TIRARAM dinheiro.
      Eu acredito que os caras vão fazer o GALO, muito maior do que ele é. temos que dar tempo ao tempo, Profissionalizar um clube de futebol onde a politica, objetivos pessoais e poucos controles financeiros e econômicos existiam, não é da noite pro dia – é uma mudança radical de estrutura e gestão…. ainda temos uma outra mudança a ser feita – cultural, que será mais dura… Sair do vitimismo e se tornar protagonista positivo proativo, com postura vencedora e lutar e esperar sempre o melhor.
      Passou da hora da turma dizer que “tudo pro GALO é mais difícil”… “Todo mundo rouba do Galo”., “Se não for sofrido, não é GALO”, “o GALO é time azarado”…. Pára gente… A torcida também precisa mudar o seu modo de ver, sentir e tratar o GALO. O GALO É GIGANTE e vai ser ainda mais gigante….
      Os jogadores também tem que sair do conformismo, como por exemplo, achando bom o 4o. lugar…..putz… tem que correr com esses caras derrotistas e/ou conformados… Queremos leões, galos de briga….que lutem, acreditem que são os melhores do mundo… e vençam.
      podíamos ter sido campeões do BR2020.. Com certeza e com folga…. Mas fomos incompetentes, e o doido do careca com suas invenções e atitudes foi mais um erro…..mas o caminho está traçado e não tem volta…. O GALO agora é candidato a Titulo em qualquer torneio que participar…. parou com aquela de coadjuvante… o GALO é ator principal…. sempre será.
      Estamos no caminho para sermos realmente temidos e vitoriosos……Seremos Campeões de tudo…. podemos…. e vamos ser.
      e tenho dito.
      grande abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *