Confesso que, ao voltar pra casa ontem, depois daquela vitória magra por um a zero sobre o fraquíssimo América de Teófilo Otoni, estava decido a extravasar minha decepção neste nosso espaço. Por sorte, ao encontrar Atleticanos ilustres pelo caminho, como Celso Adolfo e Sílvio Scalioni, entre outros, fui convencido a aceitar que, sendo a primeira partida da temporada, temos de ter paciência e aguardar para uma avaliação definitiva.
Sendo assim, em que pese a frustração pelo que vimos, opto por esperar um tempo maior e evitar a precipitação. Para as coisas se tornarem melhor e chegar à desejada boa performance do time em campo, temos de torcer contra as contusões. Ontem, ficaram de fora, além de Victor e Lucas Cândido – que terão períodos mais longos de recuperação –, Leonardo Silva (em fase final de tratamento), Robinho e Luan. Além deles, ainda teremos brevemente a entrada do Elias, anunciado na sexta-feira. Que o departamento médico fique vazio na temporada, ao contrário do que ocorreu no nosso passado recente.
Um fato interessante, que aos meus olhos e ouvidos não passam despercebidos, foi que, no anúncio da escalação do time titular e da relação de suplentes, foi nítida a manifestação do Torcedor. Prato, Maicosuel e Rafael Moura foram muito mais festejados que alguns jogadores que foram escalados para iniciar a partida. Torçamos para que o treinador Roger Machado, em quem o Atleticano vem depositando muita confiança, tenha percebido essa reação. Afinal, se a voz do povo é a voz de Deus, no caso a voz do Torcedor é a voz do conhecimento do elenco que o Galo tem à disposição.
Outro fato comentado por onde passei é que o Maicosuel, que tem a confiança do Torcedor, foi preterido duas vezes para a partida de ontem. Ao perder Robinho, machucado ao servir à Seleção, o treinador imediatamente anunciou Otero. O veto ao Luan, nosso Menino Maluquinho, dava ao treinador a segunda oportunidade de agradar à Massa. Entretanto, optou pelo Clayton. Ao final da partida, coincidentemente, todo o ataque foi substituído. Saíram Clayton, Fred e Otero, dando lugar a Maicosuel, Pratto e até Hyuri.
Sobre Clayton, com todo respeito ao profissional, está passando de hora dele mostrar a que veio. Contratado a peso de ouro, numa disputa com outros clubes, o jogador até hoje não apresentou um futebol convincente. No intervalo do jogo, um amigo me disse que, se o jogador voltasse para a sequência da partida, ia sair e procurar um bar para beber. Voltou e o Torcedor continuou no estádio e pôde ver a vitória, embora com sabor amargo. O atleta precisa reagir, pois o Torcedor já está no limite com o futebol que ele vem apresentando.
Outro que foi muito criticado, mas nesse caso até faria uma ressalva, foi o jovem Yago. Garoto ainda, certamente precisa ser melhor lapidado. Perdeu dois gols feitos e errou alguns passes fáceis. Merece nossa consideração, pois pode render muito e ser protagonista no futuro. Para isso precisa entrar nos jogos e começar a acertar mais do que errar. Quarta-feira jogará sob milhares, talvez milhões, de olhares, o que será uma boa oportunidade para se soltar mais em campo e crescer junto com o time.
Apesar disso, o time foi muito mais compacto do que aquilo que vimos no ano passado. No segundo tempo, nem tanto pelo gol que garantiu a vitória, após as substituições pude perceber melhor desempenho e até momentos de maior emoção. Mas, com todo respeito, tem jogador que precisa demonstrar mais vontade – leia-se tesão – na partida. Temos de ter regularidade e a justificativa do treinador a respeito de Clayton e Maicosuel não me convenceu. O primeiro treinou demais e o segundo treinou de menos na semana? Então qual é a medida ideal? Não seremos nós Torcedores que vamos dosar, mas sim o comandante da equipe.
Sempre acreditando e confiando.
No mais, relevando tudo em nome do início da temporada, reitero que a camisa provisória é simplesmente horrorosa. De frente, o uniforme principal, e nas costas, o alternativo. Feia demais!
O juiz da partida foi preciso na marcação da penalidade, mas demonstrou ser muito fraco. Escanteio que não aconteceu dado por ele e não pelo bandeirinha, jogador tomando pancada, bola conduzida com a mão, tudo isso bem à sua frente e não marcado. Pequenos e irritantes erros que influenciam na partida. Num de seus incontáveis erros, Rafael Carioca recebeu cartão amarelo. Fraco!
Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
View Comments
Muito pessimismo!! Os caras estão tentando jogar do jeito que o Roger quer. Não deve ser fácil mudar um "padrão" (ou falta dele) em pouco tempo e só com treino. O Galo só vai começar a mostrar resultados lá no final do rural. Até lá ... paciência rapaziada! Ô torcida chata! Corneta demais! Time nenhum precisa disso! Quem ama não fala mal, incentiva. É assim que tiro o melhor dos meus filhos.
Quanto ao jogo de 4ª. Bora pra cima! Com ou sem padrão. É clássico. Tudo pode rolar. Mas não vamos descer o pau se não der. Vai ficar muito melhor do que tá! Confio e Acredito Muito! Abraços.
O fato é que mesmo sendo o primeiro jogo da temporada, o time ainda é ruim, e acredito que manteremos o jejum recente, e não vamos ganhar na quarta feira, torcer pra não ser uma derrota vexatória
Qualquer critica nesse momento, é totalmente fora de hora e de propósito. Criticar o time após o primeiro jogo da temporada é demais pra mim, isso só atrapalha. Quanto ao torcedor (?) que disse que iria embora se o clayton retornasse para o segundo tempo, deveria sair pra nunca mais voltar! Sinal dos tempos, saudade de quando a Massa torcia pra instituição Galo e não pra jogador. SAN
Prezado Barros, concordo sobre ser cedo para criticar, ainda mais porque sabemos que todo time joga conforme o adversário, pelo menos no Brasil. O que preocupa é insistir com jogadores que não vai dar caldo independente de quem seja o treinador..Yuri..Cleyton...esquece. Luan, sabemos que não vamos contar com ele em muitos jogos porque o problema do joelho é cronico...Rafael caiu de produção a muito tempo...cazares não vai sair disso, cara sem raça, alguem tem que correr pra ele e Fred, Robinho , Prato e Maicosuel não marcam ninguem, ou seja, vamos continuar vulneraveis e torcer é o que nos resta mas sem a ilusão de que temos um grande time, temos sim grandes nomes, ter fred e prato no mesmo time foi um tiro no pé, um luxo que esta custando caro.
Olha com todo respeito a opiniao do blog. mas não vi esta deficiencia toda no Yago não pois considero que ele e Otero e cazres um pouco foram os que jogaram bola ontem. Primeiro não gostei da escalação e muito menos da postura em campo. sabemos que e primeiro jogo mas ja deu para notar a tendência retranqueira deste tal de Roger que alias acho horrivel como treinador. postura totalmente defensiva cazares jogando quase como auxiliar dos volantes e absurdo. E na escalação Fabio Santos morto em campo, Carioca a ameba e lesma de sempre jogador sem alma sem raça que não corre so engana, Fred ridiculo cone, Clayton não existe adjetivos capazes de descrever a ruindade deste jogador. E em tempo não mudou muita coisa os toquinhos de lado e para trás estilo brincadeira de dois toques continua o que e ridiculo, o time não vai pra cima do adversário não tem drible, não tem objetividade.
A zaga continua horrorosa, Maluf fiquei sabendo que o Dorival Jr. adora o futebol do Cleiton, portanto proponha a troca dele pelo zagueiro Cleber recém contratado que fará uma baita diferença na defesa atleticana
Fiquei sabendo que nas férias o Dorival Jr. estava assediando o Cleiton para jogar no Santos, Maluf proponha ao santos a troca do Cleiton pelo Cleber zagueiro com certeza estaremos muito bem servidos em uma posição .carente.
Saudações Eduardo!
Acho que seus amigos lhe orientaram bem, pois o primeiro jogo da temporada nunca serve de parâmetro pra nada. Estamos em um momento de mudança de elenco, treinador e formação. Respeito sua opinião, mas me preocupa ver sua crítica ao Yago. Para mim e para todos os atleticanos com quem conversei ele foi muito bem ontem. O garoto tem personalidade. O maior pecado da Massa Atleticana é a má vontade com a garotada da base. Enfim, o jogo realmente foi péssimo, mas vi coisas positivas que com o tempo vão melhorar!
Amigos, a muito tempo venho alertando desde do ano passado ficou claro nosso elenco é totalmente desequilibrado, temos 4 centro avantes Pratto, Fred, R.Moura e Carlos temos 6 jogadores de lado Luan, Otero, Maicosuel, Clayton, Hyuri e Robinho e temos um meia só o Cazares que oscila demais.
A contratação do Elias foi uma ótima contratação mas ainda é pouco precisamos de um meia e um zagueiro urgente, e precisamos renovar esse ataque e trazer o Tardelli urgente.
Vender o Fred ou Pratto
Maicosuel ou Clayton
Vender ou emprestar Hyuri e Carlos
Infelizmente o Luan e o Lucas Cândido já eram, contusão muito grave.
E o Robinho é enganador só joga em jogo fraco some nas decisões e jogo de alto nível
Por tanto precisamos urgente Tardelli mais um meia e mais um zagueiro
Alerta vejo nosso rival bem mais armado, no segundo turno do brasileiro eles ficaram em 5 e nós em 8 se não fizer essas mudanças necessárias nesse elenco vamos ficar atrás de novo e a culpa não é do Roger e sim das peças que desde do ano passado nos mostraram o ponto fraco, basta a diretoria agir.
Tomara que a diretoria e comissão técnica não se borre de medo e encare o Cruzeiro com o time principal vai ficar mais fácil ver quem merece ficar!!!!
Treino é treino ,jogo é jogo e qdo estiver valendo é que conta . Enquanto teve pernas o time mostrou algo que não via desde a saída de Cuca e isto já vai tempo! Linhas bem definidas e próximas ,até os 30 e poucos minutos da segunda etapa o américa foi controlado como deve ser todo e qqer adversário sendo seja ele qual for .... Lembrando ,nosso GALO fez a primeira partida oficial do ano, com apenas três semanas de treinos físicos intensos e - américa iniciou sua pré-temporada em dezembro e isto conta muito - as pernas ainda estão pesadas e os caras ainda estão travados feito múmias.Por mim ,este time nem tinha entrado em CAMpo ontem ,iríamos com o time que nos representou na Flórida Cup .Time principal tem de estar pronto para as competições maiores ,fato ! Yago fez daquelas partidas que na base o credenciaram para carregar a braçadeira de capitão. Seguro de forma simples e focado em seu trabalho ,garoto vai longe ... gostei do que vi , mas ainda temos muito à crescer e sinceramente espero que o Roger não seja teimoso ao ponto de comprar briga com a torcida,Pratto tem lugar neste time sim ,e, a Massa deu o recado para ele ontem ... Bom rever o GALO em CAMpo ,tarde/noite de futebol com apenas uma ressalva ;nossa arquibancada não mudou, tem umas pessoas que não viveram as décadas em que roemos osso e comemos carne de segunda,hoje no patamar em que nos encontramos ,abrem as cornetas querendo que o time se comporte num primeiro jogo,como estivéssimos já em meio da temporada com uns 30 e tantos jogos disputados . Por pouco meu velho - 9.0 de vida- não partiu prá cima de um guri ,que não fez outra coisa o tempo todo a não ser reclamar do time...contê-lo foi bem difícil,viu!não se conformar de em CAMpo - ou qqer lugar que seja - falarem mal do CAM,quer comprar briga com ele ,faça-o. Nosso time estará prontinho na hora certa ,pular etapas nunca deu certo em nada ...SAN
Técnico novo, mesmo esquema de jogo: Toquinhos para os lados com distância de 1 metro entre os jogadores, sem objetividade, sem jogadas ensaiadas! Alguém pelo amor de Deus me explique porquê o tine do Galo não treina e não chuta a gol de fora da área. Ano passado o Vítor tomou uma enormidade de gols desse jeito e nem assim o time aprende!
Num jogo como o de ontem, contra um tine retranqueiro, pq não chutar a gol de média e longa distância??