Como circulou durante toda a manhã, notadamente nas redes sociais Marcelo Oliveira deixou o comando do Galo antes mesmo das três partidas que restam na temporada. O treinador, depois de conquistas em outras equipes, chegou ao Atlético criando grande expectativa entre os Torcedores. Criado no Galo, o ex-jogador depois foi treinador de todas as equipes de base, até chegar ao profissional. Sem grandes chances por aqui, alçou outros voos e fez boas campanhas no Paraná e até mesmo em Minas Gerais, tendo passado ainda pelo Rio de Janeiro e São Paulo.
Desde que assumiu o comando Atleticano, o treinador vinha sendo questionado pelos Torcedores. Sem vencer clássicos regionais, amargou uma série de maus resultados no início do seu trabalho, tendo depois recuperado a equipe. Entretanto, com a virada do turno no Brasileirão, o Galo entrou em nova fase de fragilidade e foi perdendo posições no Campeonato Brasileiro. Desceu da segunda até a quarta colocação, deixando escapar a vaga direta na Copa Libertadores.
Já na Copa do Brasil, depois de chegar às finais com muita dificuldade, enfrentando adversários muito frágeis, o treinador foi derrotado na noite de ontem, no primeiro jogo das finais. Após a partida, diretoria e Marcelo Oliveira tiveram uma demorada reunião ainda no Mineirão. Todos saíram em silêncio e durante toda a manhã desta quita-feira foi especulada sua saída do comando da equipe.
Por volta das 13h foi confirmado seu afastamento e surgiram, especialmente nas redes sociais, as mais variadas especulações. Nenhuma, entretanto, com confirmação oficial. O Galo tem ainda três jogos no ano, sendo dois pelo Brasileiro e a última e decisiva pela Copa do Brasil. Até lá não se sabe ainda quem dirigirá a equipe. São aguardadas nesta entrevistas tanto do treinador demitido quanto da direção Atleticana.
No período em que dirigiu a equipe, em 42 jogos, Marcelo obteve apenas 18 vitórias, 14 empates e 10 derrotas. Foi um rendimento muito abaixo da expectativa do Torcedor Atleticano.
Esta postagem foi feita excepcionalmente em função da relevância do assunto. Minutos antes publiquei um texto sobre os efeitos da derrota na manhã de hoje.
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
Com grande atuação do time todo, destacaria a zaga – Bataglia e Alonso – e…
View Comments
Segue meu comentário em Maio, logo após a eliminação da Libertadores: "Espero que tenha aprendido com seus erros e reveja seus conceitos e atitudes. Com isso, eu daria mais tempo para ele no Brasileirão, ainda mais porque não há treinador que preste no mercado…, e não me venham com Abelão e Marcelo, pelo amor de Deus!!" Eu já previa, treinado fraquíssimo ( o Kalil sempre soube), que pratica um futebol de 1970 em pleno século 21. Não acredito que há pessoas que defendem a permanência dele para 2017. Vcs perceberam o corpo mole de alguns jogadores ( Carioca, Dátolo, Cazares, Rocha...)? Quem já jogou um mínimo de futebol, sabe que olhar pro campo e ver um cidadão 20 vezes pior jogando e vc no banco, é de desanimar. Entrar e correr pra quê?? Certeza que MO não treina mais nenhuma equipe grande do país. Será treinador de Coritiba, Sport, Bahia, Figueirense... . Ao amigo que sugeriu Carpegiani, não se esqueça de Autuori!!! Vamos de Roger, pois o time dele nos pôs na roda ontem, no inicio do Brasileirão no Independência e nos 2 jogos do ano passado também pelo Brasileiro.
E pelo amor de Deus, o clube tem que arrumar uma maneira de cancelar esta Florida Cup e também a Copa Minas Sul, temos que ter tempo para pré temporada. Assim podemos montar um time preparado para 2017, e não ficar apagando fogo, dando uma de bombeiro, chega de trapalhadas diretoria. Olhe mais para nosso clube, nós torcedores, queremos títulos e não ficar aí na mídia todo dia ficar ouvindo/assistindo baboseiras do nosso querido Clube Atlético Mineiro, o Galo Forte e Vingador.
Mas que decisão mais estúpida esta de demitir o Marcelo Oliveira antes do último jogo da Copa do Brasil .Isso para não dizer que foi desonesta , apenas para encontrar um culpado .
Independente do que se pense sobre o trabalho dele no Atlético, qual sentido tem demiti-lo logo agora ? Eu não acredito que o Atlético tenha alguma chance de ganhar a Copa do Brasil do Grêmio depois do jogo de ontem .Mas eu sou apenas um torcedor e posso pensar assim , muito diferente de profissionais ,que devem lutar até o último momento dentro das suas possibilidades . Talvez ,o problema dessa diretoria seja precisamente esse : não são profissionais !
Tem uma enquete no SUPERESPORTES sobre técnico para o Atlético, pelo amor de Deus Daniel não traga o Luxemburroooo.
Este jornal não gosta do Galo, sempre antecipa as coisas desfavoráveis para o nosso Atlético. Esta direção deve ser do outro lado da lagoa ou é de outros estados. Como publica coisas ruins do nosso Galo.
Marcelo grande craque do passado, tem um filho de um primo meu que se chama Marcelo em homenagem a este técnico que não teve sucesso no nosso time do coração. Parabéns Marcelo, boa sorte para você.
O técnico interino que seja, tem que arrumar a casa, a defesa fica muito desguarnecida, pode colocar ali os melhores defensores que fica difícil não tomar gols.
Eu ainda acredito, sei que é difícil, mas futebol tem lá suas coisas.
Daniel, presidente, faz a reformulação na parte física do time, departamento médico, etc. Não pode um time da grandeza do Atlético ter tantos jogadores com problemas de contusões.
Somos muito mais Galooooooo,. confiamos no time.
Assisti ao jogo todo e fiquei desanimado. O time mais parecia um bando de peladeiros em fim de semana, sem esquema tático, sem comando técnico, sem nada. Passei a temporada toda ouvindo da imprensa que o CAM tem o melhor elenco do Brasileirão e o time que mais levanta bolas na área. Em compensação, tem uma defesa de causar pânico ao mais tranquilo dos torcedores. Melancólico fim para um time caríssimo, que pouco produziu ao longo de 2016.
Tô aqui pensado que a paixão de torcer por um clube de futebol nos traz momentos de muito estresse, carregados de sentimentos extremados de raiva, cólera, ódio, intolerancia e às vezes até de estupidez. Em função disso me pergunto:
1 - Será que esse tipo de comportamento fará bem ou mal para a nossa saúde a médio e a longo prazo?
2 -Será que tem que ser desse jeito mesmo ou pode ser diferente?
3 - Será que estamos torcendo como um modo de laser saudável ou estamos nos envenenando?
CONCORDO PLENAMENTE, EU VOU FICANDO VELHO E PENSANDO NISSO. no futuro talvez isso acabe. isso é um ranço de nossos antepassados que viviam em luta . a evolução do ser humano vai determinar naturalmente o fim disso.
O jogo não é decidido apenas por detalhes, como alguns gostam de exclamar. O jogo é decidido bem antes, na formação do elenco, no treinamento do dia a dia, na administração eficiente da diretoria, no bom ambiente de trabalho e, principalmente, na dedicação e motivação dos jogadores. Muitas vezes temos grandes times no papel que, inexplicavelmente, são verdadeiros fiascos em campo. Já vimos este filme antes e ele se repetiu em 2016.
O real motivo do fracasso não sabemos, mas com certeza faltou um pouco de cada item citado anteriormente.
A imprensa nacional exalta a qualidade dos jogadores, mas em nenhum momento este grupo justificou a fama de melhor elenco do país. Foram lampejos de bom futebol, um ou outro jogo bem disputado. Isso é muito pouco pro time que gasta uma fortuna - dezenas de milhões de reais - com folha de pagamento.
Marcelo Oliveira está sendo o bode expiatório do momento, assim como foram Aguirre (na eliminação da Libertadores) e Levir Culpi (após ser "apenas" vice campeão Brasileiro). Os três treinadores foram os grandes culpados pelas derrotas. Mas será que somente eles erraram? Cadê a diretoria pra assumir sua parte nas decisões equivocadas? E os jogadores, considerados craques, será que não faltou comprometimento?
Enfim, o momento é de recolher os cacos da derrota humilhante, tentar se recompor e buscar um milagre no jogo da volta. Precisamos torcer até o último fio de esperança, afinal de contas somos Atleticanos!
Mas enquanto tivermos a visão míope, não conseguiremos enxergar que a solução dos problemas vai muito além do que demitir treinadores em série. Precisamos de gente extremamente profissional na diretoria, não apenas torcedores passionais no comando. Precisamos de analistas de rendimento, pessoas na comissão técnica que estejam monitorando o desenvolvimento individual dos atletas e o rendimento de possíveis contratações. Precisamos de gente antenada com a evolução do futebol. Precisamos de jogadores de mais qualidade, que saibam dominar uma bola sem bater na canela, que saibam sair jogando ao invés de dar chutão, que saibam dar passes corretos, que façam triangulações e aproximações, que saibam fazer marcação pressão, que saibam recuar e jogar pelo resultado, que consigam pelo menos chutar a gol de fora da área.
Por fim, a torcida precisa parar de endeusar qualquer pereba apenas porque o cara dá carrinho, fez um gol bonito ou uma jogada de efeito. Futebol é muito mais que isso.
Como eu disse no início, não se vence apenas nos detalhes, mas estes são muito importantes quando todo o resto está estruturado e caminhando bem. No Galo deste ano nada disso aconteceu.
Espero que o próximo treinador tenha uma varinha mágica e resolva todos os problemas do clube, porque aparentemente a mentalidade do presidente é de que as coisas acontecem assim...
Haja paciência com o amadorismo!!!
Meus parabéns por sua excelente análise, grande Guilherme . Ela é muito abrangente evai muito ao encontro do que eu também acredito ser o futebol hoje .
Um grande abraço para você e saiba que eu fico muito feliz em ver torcedores caminhando nessa direção .
Abel Braga pra mim é a melhor opção.
O cara lá do sul chamou o Galo de marrecada. E ontem o que seu viu foi um verdadeiro bando de marrecos descompromissados. O que adianta chegar em 5 finais capengando? Esse jogo de ontem lembrou aquela frustração do início doa anos 2000 quando um Brasiliense veio aqui em pleno Mineirão e aplicou um sonoro 3x0. Esse time fes o "salão de festas" voltar a ser o palco das tragédias do passado. O "caiu no Horto, tá morto" da era Cuca não existe mais. 2016 repetiu uma "Selegalo" com grandes nomes e nenhum título. Tomara que o presidente saiba contratar um bom técnico para 2017 afim de evitar uma eliminação precoce na pré-Libertadores.
Sobre o Marcelo Oliveira. Se é ruim pq tem 3 títulos nacionais e 5 finais de Copa BR em 6 anos? Se é bom pq os times deles não apresentam padrão de jogo??
MO é um treinador a moda antiga que tem treinamentos e modelos de executar as táticas defasado.
Mas, pq o MO conseguiu tanto exito? Ele por ser um treinador à moda antiga valoriza muito o treinamento técnico. Por isso vários jogadores subiram de produção individualmente com ele, pq treinavam muito isso. Coisa que os outros treinadores só fazem quando tem uma semana de folga. Por isso os times deles resolvem os jogos na técnica. Lembre-se esse trabalho vem sendo feito desde o coxa.
Agora pq o Cruzeiro teve tanta regularidade? Na minha opinião o Éverton Ribeiro ( apenas bom jogador) encaixava no sistema dele tanto no Coxa quanto no Cruzeiro, em ambos os times que ele dirigiu e tocavam bem a bola.
Então ele é um treinador taticamente fraco, boleirão, gente boa com o grupo, e que treina muito a técnica. O problema maior dele é tático, tanto que ele não sabe explicar pq o time não toca a bola se "em teoria" ele gostaria disso.
A sua análise é bem interessante, grande Tiago . Eu não tinha pensado poe esse ângulo .E ela vai muito ao encontro de um depoimento que o nosso ídolo maior Reinaldo deu sobre o Telê .
E meus parabéns também por uma postagem tão madura sobre um tema que desperta tantas paixões dos atleticanos como este .