Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Afogadilho

Marcelo Oliveira jogo com o Inter 02-11-16
Foto: Bruno Cantini/Atlético

Como circulou durante toda a manhã, notadamente nas redes sociais Marcelo Oliveira deixou o comando do Galo antes mesmo das três partidas que restam na temporada. O treinador, depois de conquistas em outras equipes, chegou ao Atlético criando grande expectativa entre os Torcedores. Criado no Galo, o ex-jogador depois foi treinador de todas as equipes de base, até chegar ao profissional. Sem grandes chances por aqui, alçou outros voos e fez boas campanhas no Paraná e até mesmo em Minas Gerais, tendo passado ainda pelo Rio de Janeiro e São Paulo.

Desde que assumiu o comando Atleticano, o treinador vinha sendo questionado pelos Torcedores. Sem vencer clássicos regionais, amargou uma série de maus resultados no início do seu trabalho, tendo depois recuperado a equipe. Entretanto, com a virada do turno no Brasileirão, o Galo entrou em nova fase de fragilidade e foi perdendo posições no Campeonato Brasileiro. Desceu da segunda até a quarta colocação, deixando escapar a vaga direta na Copa Libertadores.

Já na Copa do Brasil, depois de chegar às finais com muita dificuldade, enfrentando adversários muito frágeis, o treinador foi derrotado na noite de ontem, no primeiro jogo das finais. Após a partida, diretoria e Marcelo Oliveira tiveram uma demorada reunião ainda no Mineirão. Todos saíram em silêncio e durante toda a manhã desta quita-feira foi especulada sua saída do comando da equipe.

Por volta das 13h foi confirmado seu afastamento e surgiram, especialmente nas redes sociais, as mais variadas especulações. Nenhuma, entretanto, com confirmação oficial. O Galo tem ainda três jogos no ano, sendo dois pelo Brasileiro e a última e decisiva pela Copa do Brasil. Até lá não se sabe ainda quem dirigirá a equipe. São aguardadas nesta entrevistas tanto do treinador demitido quanto da direção Atleticana.

No período em que dirigiu a equipe, em 42 jogos, Marcelo obteve apenas 18 vitórias, 14 empates e 10 derrotas. Foi um rendimento muito abaixo da expectativa do Torcedor Atleticano.

Esta postagem foi feita excepcionalmente em função da relevância do assunto. Minutos antes publiquei um texto sobre os efeitos da derrota na manhã de hoje.

33 thoughts to “Afogadilho”

  1. Segue meu comentário em Maio, logo após a eliminação da Libertadores: “Espero que tenha aprendido com seus erros e reveja seus conceitos e atitudes. Com isso, eu daria mais tempo para ele no Brasileirão, ainda mais porque não há treinador que preste no mercado…, e não me venham com Abelão e Marcelo, pelo amor de Deus!!” Eu já previa, treinado fraquíssimo ( o Kalil sempre soube), que pratica um futebol de 1970 em pleno século 21. Não acredito que há pessoas que defendem a permanência dele para 2017. Vcs perceberam o corpo mole de alguns jogadores ( Carioca, Dátolo, Cazares, Rocha…)? Quem já jogou um mínimo de futebol, sabe que olhar pro campo e ver um cidadão 20 vezes pior jogando e vc no banco, é de desanimar. Entrar e correr pra quê?? Certeza que MO não treina mais nenhuma equipe grande do país. Será treinador de Coritiba, Sport, Bahia, Figueirense… . Ao amigo que sugeriu Carpegiani, não se esqueça de Autuori!!! Vamos de Roger, pois o time dele nos pôs na roda ontem, no inicio do Brasileirão no Independência e nos 2 jogos do ano passado também pelo Brasileiro.

  2. E pelo amor de Deus, o clube tem que arrumar uma maneira de cancelar esta Florida Cup e também a Copa Minas Sul, temos que ter tempo para pré temporada. Assim podemos montar um time preparado para 2017, e não ficar apagando fogo, dando uma de bombeiro, chega de trapalhadas diretoria. Olhe mais para nosso clube, nós torcedores, queremos títulos e não ficar aí na mídia todo dia ficar ouvindo/assistindo baboseiras do nosso querido Clube Atlético Mineiro, o Galo Forte e Vingador.

  3. Mas que decisão mais estúpida esta de demitir o Marcelo Oliveira antes do último jogo da Copa do Brasil .Isso para não dizer que foi desonesta , apenas para encontrar um culpado .
    Independente do que se pense sobre o trabalho dele no Atlético, qual sentido tem demiti-lo logo agora ? Eu não acredito que o Atlético tenha alguma chance de ganhar a Copa do Brasil do Grêmio depois do jogo de ontem .Mas eu sou apenas um torcedor e posso pensar assim , muito diferente de profissionais ,que devem lutar até o último momento dentro das suas possibilidades . Talvez ,o problema dessa diretoria seja precisamente esse : não são profissionais !

  4. Tem uma enquete no SUPERESPORTES sobre técnico para o Atlético, pelo amor de Deus Daniel não traga o Luxemburroooo.
    Este jornal não gosta do Galo, sempre antecipa as coisas desfavoráveis para o nosso Atlético. Esta direção deve ser do outro lado da lagoa ou é de outros estados. Como publica coisas ruins do nosso Galo.
    Marcelo grande craque do passado, tem um filho de um primo meu que se chama Marcelo em homenagem a este técnico que não teve sucesso no nosso time do coração. Parabéns Marcelo, boa sorte para você.
    O técnico interino que seja, tem que arrumar a casa, a defesa fica muito desguarnecida, pode colocar ali os melhores defensores que fica difícil não tomar gols.
    Eu ainda acredito, sei que é difícil, mas futebol tem lá suas coisas.
    Daniel, presidente, faz a reformulação na parte física do time, departamento médico, etc. Não pode um time da grandeza do Atlético ter tantos jogadores com problemas de contusões.
    Somos muito mais Galooooooo,. confiamos no time.

  5. Assisti ao jogo todo e fiquei desanimado. O time mais parecia um bando de peladeiros em fim de semana, sem esquema tático, sem comando técnico, sem nada. Passei a temporada toda ouvindo da imprensa que o CAM tem o melhor elenco do Brasileirão e o time que mais levanta bolas na área. Em compensação, tem uma defesa de causar pânico ao mais tranquilo dos torcedores. Melancólico fim para um time caríssimo, que pouco produziu ao longo de 2016.

  6. Tô aqui pensado que a paixão de torcer por um clube de futebol nos traz momentos de muito estresse, carregados de sentimentos extremados de raiva, cólera, ódio, intolerancia e às vezes até de estupidez. Em função disso me pergunto:
    1 – Será que esse tipo de comportamento fará bem ou mal para a nossa saúde a médio e a longo prazo?
    2 -Será que tem que ser desse jeito mesmo ou pode ser diferente?
    3 – Será que estamos torcendo como um modo de laser saudável ou estamos nos envenenando?

    1. CONCORDO PLENAMENTE, EU VOU FICANDO VELHO E PENSANDO NISSO. no futuro talvez isso acabe. isso é um ranço de nossos antepassados que viviam em luta . a evolução do ser humano vai determinar naturalmente o fim disso.

  7. O jogo não é decidido apenas por detalhes, como alguns gostam de exclamar. O jogo é decidido bem antes, na formação do elenco, no treinamento do dia a dia, na administração eficiente da diretoria, no bom ambiente de trabalho e, principalmente, na dedicação e motivação dos jogadores. Muitas vezes temos grandes times no papel que, inexplicavelmente, são verdadeiros fiascos em campo. Já vimos este filme antes e ele se repetiu em 2016.
    O real motivo do fracasso não sabemos, mas com certeza faltou um pouco de cada item citado anteriormente.

    A imprensa nacional exalta a qualidade dos jogadores, mas em nenhum momento este grupo justificou a fama de melhor elenco do país. Foram lampejos de bom futebol, um ou outro jogo bem disputado. Isso é muito pouco pro time que gasta uma fortuna – dezenas de milhões de reais – com folha de pagamento.

    Marcelo Oliveira está sendo o bode expiatório do momento, assim como foram Aguirre (na eliminação da Libertadores) e Levir Culpi (após ser “apenas” vice campeão Brasileiro). Os três treinadores foram os grandes culpados pelas derrotas. Mas será que somente eles erraram? Cadê a diretoria pra assumir sua parte nas decisões equivocadas? E os jogadores, considerados craques, será que não faltou comprometimento?

    Enfim, o momento é de recolher os cacos da derrota humilhante, tentar se recompor e buscar um milagre no jogo da volta. Precisamos torcer até o último fio de esperança, afinal de contas somos Atleticanos!
    Mas enquanto tivermos a visão míope, não conseguiremos enxergar que a solução dos problemas vai muito além do que demitir treinadores em série. Precisamos de gente extremamente profissional na diretoria, não apenas torcedores passionais no comando. Precisamos de analistas de rendimento, pessoas na comissão técnica que estejam monitorando o desenvolvimento individual dos atletas e o rendimento de possíveis contratações. Precisamos de gente antenada com a evolução do futebol. Precisamos de jogadores de mais qualidade, que saibam dominar uma bola sem bater na canela, que saibam sair jogando ao invés de dar chutão, que saibam dar passes corretos, que façam triangulações e aproximações, que saibam fazer marcação pressão, que saibam recuar e jogar pelo resultado, que consigam pelo menos chutar a gol de fora da área.

    Por fim, a torcida precisa parar de endeusar qualquer pereba apenas porque o cara dá carrinho, fez um gol bonito ou uma jogada de efeito. Futebol é muito mais que isso.

    Como eu disse no início, não se vence apenas nos detalhes, mas estes são muito importantes quando todo o resto está estruturado e caminhando bem. No Galo deste ano nada disso aconteceu.
    Espero que o próximo treinador tenha uma varinha mágica e resolva todos os problemas do clube, porque aparentemente a mentalidade do presidente é de que as coisas acontecem assim…
    Haja paciência com o amadorismo!!!

    1. Meus parabéns por sua excelente análise, grande Guilherme . Ela é muito abrangente evai muito ao encontro do que eu também acredito ser o futebol hoje .
      Um grande abraço para você e saiba que eu fico muito feliz em ver torcedores caminhando nessa direção .

  8. O cara lá do sul chamou o Galo de marrecada. E ontem o que seu viu foi um verdadeiro bando de marrecos descompromissados. O que adianta chegar em 5 finais capengando? Esse jogo de ontem lembrou aquela frustração do início doa anos 2000 quando um Brasiliense veio aqui em pleno Mineirão e aplicou um sonoro 3×0. Esse time fes o “salão de festas” voltar a ser o palco das tragédias do passado. O “caiu no Horto, tá morto” da era Cuca não existe mais. 2016 repetiu uma “Selegalo” com grandes nomes e nenhum título. Tomara que o presidente saiba contratar um bom técnico para 2017 afim de evitar uma eliminação precoce na pré-Libertadores.

  9. Sobre o Marcelo Oliveira. Se é ruim pq tem 3 títulos nacionais e 5 finais de Copa BR em 6 anos? Se é bom pq os times deles não apresentam padrão de jogo??

    MO é um treinador a moda antiga que tem treinamentos e modelos de executar as táticas defasado.

    Mas, pq o MO conseguiu tanto exito? Ele por ser um treinador à moda antiga valoriza muito o treinamento técnico. Por isso vários jogadores subiram de produção individualmente com ele, pq treinavam muito isso. Coisa que os outros treinadores só fazem quando tem uma semana de folga. Por isso os times deles resolvem os jogos na técnica. Lembre-se esse trabalho vem sendo feito desde o coxa.

    Agora pq o Cruzeiro teve tanta regularidade? Na minha opinião o Éverton Ribeiro ( apenas bom jogador) encaixava no sistema dele tanto no Coxa quanto no Cruzeiro, em ambos os times que ele dirigiu e tocavam bem a bola.

    Então ele é um treinador taticamente fraco, boleirão, gente boa com o grupo, e que treina muito a técnica. O problema maior dele é tático, tanto que ele não sabe explicar pq o time não toca a bola se “em teoria” ele gostaria disso.

    1. A sua análise é bem interessante, grande Tiago . Eu não tinha pensado poe esse ângulo .E ela vai muito ao encontro de um depoimento que o nosso ídolo maior Reinaldo deu sobre o Telê .
      E meus parabéns também por uma postagem tão madura sobre um tema que desperta tantas paixões dos atleticanos como este .

  10. Que felicidade! Será que não vai mais ninguém junto? Esse tal de Fred, só porque é casado com a irmã de um comentarista da maior rádio de minas, fica agora sendo protegido da impressa. Se puder ir junto ainda vai aliviar a folha. Espero que agora todos que não enxergavam, vejam o temos muitas peças no elenco, mas de qualidade poucas. Que melhor elenco é esse?! Acordem, 2013/2014 já passou.

  11. Acho que a situação do Marcelo ficou insustentável depois do que vimos ontem… Com certeza ele já tinha perdido o grupo…. Que venha um novo treinador e já comece o planejamento para 2017 e que o Marcelo seja feliz…. Depois da derrota de ontem eu tive a certeza do quanto somo grandes, basta ver as comemorações do fracassados regionais…. Que a torcida do galo não se deixe levar por essa turminha de pseudo jornalistas (comandados pelo torcedor do cheiroso da globo e do time da Enseada) com aquele papinho do “eu avisei”…. A única coisa que essa gente quer é ver o Galo no fundo do poço e longe da sua torcida… coitados… isso nunca vão conseguir pois quando o galo precisa ai sim é que mostramos a nossa força ao contrário das “modinhas”…..

  12. Quando os jogadores chegam a dizer nas entrevistas que “estamos desorganizados” “fomos apáticos” “precisamos jogar futebol” “demos mole, faltou vergonha na cara” “isso não é uma peladinha” … é porque não hã outra saída a não ser a troca do comando. Perderam a confiança no comandante. Não sentem que ele os estimula a encontrar uma saída tática… daí pra frente só piora.
    Sobre ontem, como é que um treinador deixa seu principal adversário, no caso o Douglas, jogar livre para pensar e criar? Comecei a contar quantas bolas ele recebeu livre, com espaço de 2, 3m da marcação… no meio do 1º tempo, desisti… e passei muita raiva.

  13. Que seja feliz longe do meu CAM. Este entrou treinador e saiu como tal. Gratidão por ser uma pessoa do bem,já como profissional … nada a agradecer . Diretoria tem de tomar esta temporada como espelho de como NÃO se faz futebol nos tempos atuais,tempos emque se amarrava cachorro cim linguiça ñ existe mais. Ia deixar para falar da diretoria mais à frente, mas neste episódio de trocar o certo pelo duvidoso demonstrou um amadorismo que ha muito ñ se via no CAM. Para ser mais específico desde a saída do Alexandre. Nepomuceno se ñ pode contar com o Maluf-espero que ñ – tem de contratar primeiro um gerente de futebol do saco roxo, antes de tudo… SAN

  14. A torcida mais burra e mulher de malandro agora vai ficar aliviada

    Tudo depende de encontrar “um técnico com o perfil do elenco”

    Quando precisamos mesmo de um elenco com o perfil do galo e do seu tamanho

    Tudo prontinho para repetirmos 2016 ano q vem

    Antes jogavam quando fava valendo, agora nem isso

    Viva o elenco mais confortável do Brasil.

  15. Minha parte como torcedor eu fiz: incentivei, compareci aos jogos, contribui, debati, apoiei. Missão cumprida. Que venha 2017.
    Quanto ao Marcelo Oliveira, grande atleticano, ótima pessoa e excelente treinador, lhe desejo toda a felicidade no próximo clube que vai dirigir. Que lá ele possa iniciar o trabalho desde o começo do ano, indicar os jogadores que vai comandar e principalmente, que não tenha seu trabalho tão prejudicado com contusões de jogadores, muitas delas concomitantes, como teve aqui no Galo. E que se espelhe no exemplo do Tite que malogrou quando treinou o Galo, deu a volta por cima e hoje é treinador da Seleção Brasileira.
    A mesma felicidade desejo ao novo treinador que vier comandar o Galo. O nome não importa, pois o Marcelo Oliveira era quase uma unanimidade quando chegou no Galo, e está indo embora sendo responsabilizado por tudo o que de ruim aconteceu esse ano (mesmo por aquilo que evidentemente não teve culpa). Que ele tenha sabedoria de manter a base que deve ser mantida (Vitor, Marcos Rocha, Léo, Gabriel, Donizete, Fred, Pratto, Robinho e Maicosuel) e competência para acertar em relação aos reforços necessários. Oxalá que ele não tenha de lidar com tantos absurdos problemas de contusão como o Marcelo Oliveira. E que faça o seu trabalho do modo que acha que deve ser feito, apesar dos cornetas, dos mimimizentos da internet, dos críticos sistemáticos e dos chatos incorrigíveis, que estarão de plantão para cair de pau na primeira mínima falha que cometer.
    Quanto ao título da Copa do Brasil, só por milagre. Mas se ele já está perdido, não precisa nem ir a Porto Alegre, basta entregar a taça para o Grêmio por W.O. Ocorre que milagres existem, e nós atleticanos já tivemos várias provas disso contra e a favor de nós. Portanto, nunca duvidem do Galo!

  16. Uma pena. O presidente falhou nessa. Foi precipitado, faltando poucos jogos para terminar o Brasileiro e a Copa do Brasil.Coisa de amador. Falou mais o coração do que a razão. Discordo da saída do Marcelo. Deveria dar mais chance ao treinador para fazer um melhor trabalho ano que vem. O time não joga bem e o treinador é culpado? Se for assim, nenhum treinador fica em qualquer time. Perder faz parte. Tem dia que nada dá certo na vida da gente. Saudade do Kalil.

  17. Eu ia de Antônio Carlos Zago. Subiu com o Juventude mas tem sangue de campeão. E zagueiro vê o jogo de frente, talvez conseguiria consertar a nossa defesa. Quanto às demais especulações, vaca que não dá mais leite.

  18. Saí socando o ar , quando li a notícia da demissão. Parabéns aos verdadeiros atleticanos que estão, há meses pedindo a cabeça deste enganador, que nos envergonhou com seu péssimo trabalho, que nos fez perder o ano. Graças a Deus, fora do meu galo, incompetente, quem deve estar chorando agora é o grêmio, nada pode ser pior que este marcelo oliveira. Parabéns novamente aos verdadeiros torcedores do galo que enxergaram o estrago que este indivíduo vinha causando e não se calaram, não se importando de serem chamados corneteiros pelos omissos de sempre, pelos que defenderam esta @#@#@ de treinador. Hoje é dia de comemorar, temos grandes chances de ter o GALÃO DA MASSA de volta.
    Nepomuceno acordou com o barulho da vaia e com os palavrões fofinhos da massa. Como sempre, depois do leite derramado. Os jogadores, cuja barca sairá em dezembro, a torcida sabe muito bem quem são;, irão embora depois de manchar nossa história, bando de aproveitadores sem caráter., jogar uma final daquela maneira.

  19. Presidente Nepomuceno! Nada a reclamar, pois o fracasso neste ano já estava previsto desde o ano passado, quando o senhor perdeu o comando e aceitou, passivamente, que o péssimo treineiro Levir Culpi implantasse um festival de mordomias na Cidade do Galo, como por exemplo, folgas de 4 dias, dispensa de concentração e justificativas alopradas para os insucessos do time.
    E assim o Galo se tornou num “bando de funcionários públicos”, que não tem patrão, faz o que bem entende e a hora que quer, tudo sob as vistas do fraco Marcelo Oliveira que, sem força para mudar o panorama na Cidade do Galo, resolveu dar continuidade às infâmias perpetradas pelo treineiro Levir.
    Não basta a demissão do Marcelo, mesmo que necessária. O senhor também deveria ser demitido, pela falta de comando e intempestivas decisões pessoais, como a contratação do poste FRED, pois ele era um sonho acalentado somente por você.
    E a demissão do Marcelo não resolve os problemas do fracasso total do time. Caso queira afundar ainda mais o clube, volte com a MALANDRAGEM DO LEVIR. Não caia na esparrela de trazer o gaúcho Roger Machado, Luxemburgo e outros trastes. Se o senhor tem consciência (será?) pode analisar o Brasileirão e puxar algum nome que deu padrão e fez equipes pequenas jogarem. Nesse sentido, tomo a iniciativa de recomendar o treinador do Coritiba, Carpegiani. Pegou o time afundado na zona de rebaixamento e sem nenhuma contratação conseguiu sair daquela condição, fez o time jogar com alma e alta velocidade, inclusive aplicando 4 a Zero neste mesmo Grêmio que deitou e rolou ontem contra o Galo. Carpegiani tem experiência, tem comando e sabe armar seus times. É uma boa aposta, pois o resto nada vale.
    Mas não basta só trocar o treinador. Se os desmandos, a falta de compromisso e as mordomias, aliadas às rédeas soltas continuarem a imperar na Cidade do Galo, vamos voltar no próximo ano a rondar a segundona. Ontem, eu tive pena da torcida do Galo, ela não merecia tamanha incompetência e falta de brio.
    O comportamento do Cazares é apenas a projeção de tudo que se passa na Cidade do Galo. Todos, sem exceção, não têm comprometimento, pois seguem a cartilha da malandragem que o Levir deixou por lá.

    1. Caro Clovis…”bando de funcionários publicos”??? me poupe, né?.. Sugiro vc pedir desculpas a todos nós que trabalhamos nos diversos setores…educação..segurança…para a população…

    1. No Post de hoje : “Galo 2016, um ano para ser esquecido”, eu fiz um comentário e anunciei aqui em primeira mão , com 4 horas de antecedência, (às 09:36 da manhã) a demissão do Marcelo Oliveira (veja como foi meu comentário abaixo).

      A mesma fonte vai me informar qual vai ser o novo técnico e vou dar aqui mais um furo de reportagem (aguardem).

      castorleite disse:
      24 de novembro de 2016 às 09:36

      Podem ler meus comentários de ontem e hoje: MARCELO OLIVEIRA não é mais o técnico do Atlético. A informação é segura e certa e confirmou agora. Amanhã o time já vai ser treinado por um interino. Hoje começa uma nova era no nosso Galo. Oxalá seja novos tempos de muitas vitórias porque temos o melhor elenco do Brasil.
      MARCELO SAIU.
      Acho que isto nos dá muita força para quarta feira. Podemos não ganhar o título, mas vamos dar muito trabalho na quarta feira.
      Responder

    2. Em Divinópolis tem o Barra Mansa que sempre quebra o galho do Guarani quando o time tá indo pro buraco. Poderia encaixar como uma luva nesse timaço do galão da massa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.