Nada está decidido, ainda. Não dá para vacilar. Amanhã vamos mais uma vez jogar para buscar a vitória. O Galo de 2021 segue causando enormes desafios para a saúde do atleticano, mas a causa é boa. E o time segue no bom caminho. Aos atleticanos resta ir no embalo do Galo até o derradeiro momento da temporada, que se encerrará em 15 de dezembro. Até lá, é emanar boas energias para esse time sair duplamente vitorioso, no Brasileirão, a primeira tarefa, e depois na Copa do Brasil. Esse é o nosso papel agora.
No Brasileirão, restam ainda 3 vitórias em 5 jogos para atingirmos o apogeu. É a matemática mais simples, objetiva e que toda a torcida espera a cada jogo: a vitória. Claro que podem existir combinações de vitórias mais empates, tropeço dos rivais concorrentes etc. etc. etc. Mas o que me interessa mesmo é a matemática do campo: os 3 pontos em disputa. E ao fim de cada rodada a gente reavalia o cenário. Hoje são três vitórias que ainda buscamos. Não é fácil, mas estamos firmes e fortes.
Vencer, vencer, vencer. Assim é o Galo que acostumamos a ver em campo sob o comando de Cuca, um time bastante competitivo, sem a intensidade do adversário carioca e sem a precaução exacerbada do adversário paulista. Considero esse Galo de 2021 bastante equilibrado e ponderado. E mais importante ainda: sabe o que quer dentro de campo.
Às vezes é até difícil admitir tanta cadência. Mas o estilo desse time eu aprendi a respeitar bastante. Talvez eu estivesse mal-acostumado. Me lembrei de uma cena recorrente em muitos anos de Mineirão, quando a massa atleticana, quase em coro, gritava para o goleiro sair rápido com um chutão para pegar a defesa adversária desprevenida, e o nosso atacante em velocidade, um tanto destrambelhado. Muitas e muitas vezes éramos correspondidos, mas poucas vezes bem-sucedidos.
Não que isso não ocorra mais, de vez em quando acontece, como já foi com este time e fomos bem-sucedidos. Mas antes era mais comum. Talvez nesses anos todos tenha faltado ao Galo um pouco mais de equilíbrio e ponderação. Claro que não apenas isso determinaria nossos sucessos ou fracassos. Mas vendo os grandes times europeus jogando, vejo neles esse equilíbrio, sabem ser ofensivos de forma bastante ordenada, sem correr muitos riscos. Acho que o Galo de 2021 é o time brasileiro que mais se aproxima desse modelo, embora ainda distante do jogo que se pratica hoje nos principais campos europeus. Mas seguimos o bom caminho.
Penso que é por isso que hoje a massa atleticana sente tanta firmeza nesse time e espera muito confiante esse título do Brasileirão, competição que prima bastante pela regularidade. Mas não podemos jamais dar a disputa como encerrada, longe disso. É sempre bom repetir: 3 vitórias em 5 jogos é um feito e tanto. Jogar por empate nunca deve ser um objetivo, empate é consequência. Por isso temos que estar atentos, fortes e emanando boas energias a esse time.
Todos os adversários com os quais ainda vamos jogar buscam alguma coisa importante nessa competição. Por isso as dificuldades são e serão cada vez maiores. Vamos, jogo a jogo, rodada a rodada, buscar os três pontos. Essa é a matemática que o Galo vem adotando desde a abertura do brasileirão e vai ser assim até o final. Vai continuar sendo angustiante e sofrido, mas com final feliz!
O jogo contra o Juventude mostrou essa dificuldade. O que mais me incomodou no Galo nessa partida foram as vezes em que bolas eram alçadas a esmo na área adversária. E não foram poucas, não. Mesmo com o time afinado, a ansiedade às vezes força a erros desse tipo, o que só beneficia o adversário. Fora isso, o Galo se impôs, não deixou o Juventude jogar no campo atleticano e buscou a vitória. E como jogou o tal do Diego Costa…
Não tem como não citar, mais uma vez, o quão ruim é a arbitragem brasileira. Os dois lances de erros de pênalti não marcados pelo árbitro e nem sequer contestados pelo VAR mostram essa grave deficiência do nosso futebol. Ainda bem que os jogadores em campo não têm acesso ao replay da jogada, porque eles facilmente iriam se desconcentrar, se revoltar e nem voltariam mais para o jogo, mesmo fisicamente presentes. Por isso os olhos do entorno do time precisam estar muito atentos.
Amanhã o Galo volta a campo, focado no Brasileirão, como tem que ser. E toda atenção é preciso ter com esse Palmeiras alternativo ou reserva, como queiram. Precisamos buscar mais duas vitórias em sequência para mantermos firmes o nosso objetivo. Mais do que nunca é preciso emanar boas energias a esses bravos e bons jogadores. Vamos firmes, vamos fortes, vamos juntos. Vamos, Galo!
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
Tem uma máxima entre os mineiros dando conta que “a falta de notícia é notícia…
View Comments
Parabéns meu caro Ãngelo,
Você foi perfeito.
Muito lúcido e atualizado a realidade do futebol atual.
Meu único questionamento é o resultado, memórias são ótimas, mas no real:
Os títulos são os que marca as épocas.
Nomes são lançados no blog e ao vento, mas as realizações nunca passaram do Mineiro, e com o passar dos tempos foram dado os valores reais aos feitos, os mineiros nunca passaram de apenas sarro ao eis rival, no mais, deixamos de ser regionais, hoje somos nacionais e internacionais.
Então aqueles feitos memoráveis ficaram no ostracismo.
Somos outro clube, outro patamar.
Você é uma pessoa que se mostra atualizada, diferentemente de outros.
Mas como sou de outra geração, meu questionamento é outro, mais prático e realístico.
Pergunto sempre e não somente a você:
Ganharam o quê?
Foram campeões do quê?
Não vale falar de Mineiro!
Então bola par frente, continuemos torcendo e tentando mudar essa sina.
No mais é puro saudoismo.
Umas das poucas coisas ruins nesta histórica campanha do Galo é ter que assistir as péssimas narrações da Globo Minas ou do Sport TV, com os anti-Galo do Eixo ou as marias Rogério Corrêa, Fábio Júnior e outros. Na Itatiaia, apesar da saída de alguns treme-treme como a "Maria Gadu Doné", pelo menos temos a empolgação dos verdadeiros atleticanos Mário Henrique e Álvaro Damião. O senão é ter que aguentar o horroroso Márcio Resende de Freitas, que sempre foi apito "amigo" do Eixo contra nós (vide a decisão contra os gambás em 99) e agora posa de bom moço e justiceiro. Não vejo a hora de gritar "é campeão", se Deus quiser, será domingo e mandar todos os anti, incluindo os da série B para o inferno kkkkk
Caros Barata, Evandro, Carlos, Gilson e Leonardo.
Permitam -me, na minha juventude após 80 anos de idade, assíduo participante deste insuperável blog, às vezes discordar de alguns posicionamentos da jovem geração. Sou daqueles que vivenciaram anos de glória do Clube Atlético Mineiro e destas não abro mão. Muito se tem dito de estratégias atuais de jogo. Para mim, simples balela! Prevalecem até hoje os esquemas ditos ultrapassados, apenas ajustados à melhoria física dos jogadores. Sou da época em que a bola era a protagonista do espetáculo, hoje, é apenas um detalhe! Qualquer treinador hoje, com raríssimas exceções, se ganha jogos é mágico e o rei da estratégia, e se perde é porque os jogadores não cumpriram com o acordado.
Estamos vivenciando os esquemas de intensidade e marcação baixa e alta, dependentes exclusivamente do preparo físico dos atletas. Claro que atualmente o preparo físico é importante, mas mais importante é a bola. Quem deve correr, relembrando o velho maestro Didi , é a bola. Por isso mesmo ela é esférica, redonda.
Intensidade hoje é a moda, mas mais do que a intensidade, a atitude dos jogadores em campo é que faz a diferença, independentemente se estão ou não cumprindo o que foi treinado. Por isso acredito que estamos no caminho certo. Deixem as feras jogarem sem amarras.
Saudosismo é sempre bom para reavivar a memória, mas os tempos são outros e queiramos ou não, hoje se pratica o futebol de resultados e que se dane o futebol vistoso.
O que interessa é que seremos campeões!
Fiz esse registro pelo prazer de provocar!
Abraços.
Voce somente disse verdades no seu posicionamento sobre o futebol dos dias de hoje e o futebol romantico , futebol arte do passado , engolido pela supremacia do preparo fisico. Tudo tem seu tempo, há muitas qualidades no futebol de hoje, às vezes mais ágil melhor de se assistir, em alguns casos , comparando com o antigo futebol praticado. Concordo com voce sobre os fundamentos , taticas, funçoes em campo dos jogadores. Imutável, como dogmas, perenes , somente com variçoes de nomes. Parabens pelo comentario , lucido e pertinente
ÂNGELO ,
vou colocar na moldura e de agora em diante vou reproduzir o texto para evitar gastar teclado .
Bom dia, Massa, Paul o e Guru,
O que tem marcado para mim em nossa campanha é o fato do time não estar deitando na vantagem. O que não tem faltado é foco e vontade aos jogadores, que seja os considerados titulares ou reservas.
Só espero que tenhamos tirado a lição do jogo contra os reservas do Paraguaiense, quando eles dificultaram as coisas. O mesmo acontecerá com o time de Abel retranqueiro.
Olho vivo Galo!
Acredito que ao contrário do jogo bem estranho - diga-se passagem- do Inter, o Grêmio precisa urgentemente da vitória e o flamengo (em minúsculo mesmo que os define) querendo ou não, jogará com todos os reservas e com a cabeça no jogo da Libertadores. O grande problemas são as malas brancas e pretas passando por aí, pois no nosso caso, o Palmeiras tb vai a campo todo reserva, apesar das três derrotas consecutivas no lombo! E o Galo? O Galo basta fazer a sua parte, ganhar amanhã e no domingo. E torcer pro Grêmio ao menos não entregar a paçoca... Eles empatando com a carniça amanhã tb, é só fazermos nossa parte, sem frenesi, com frieza, foco e garra que no domingo levantamos a taça! Vamos ter que vencer a ansiedade e a máfia cbf-globolixo-VARgonha! Que ao menos os árbitros dos nossos jogos contra Palmeiras e Fluminense se limitem a cumprir as regras do ludopédio, inclusive o de vídeo, que é pra chamar no caso de pênaltis!
FOCO TOTAL NO JOGO CONTRA O PALMEIRAS...
É VENCER ,JOGAR COM INTELIGÊNCIA.
NÃO VAI ALIVIAR PORQUE É TIME RESERVA, JÁ CONHECEMOS ESSA HISTÓRIA NÉ...
E SE DEUS QUISER, GRITAR CAMPEÃO DOMINGO.
AMÉM
PS: Live auspiciosa a de ontem lá no Breno galante.
ObriGalo, caro! Sigamos em busca do título.
O ser humano é muito complexo. Do Sampaoli a gente cobrava equilibrio entre a defesa e ataque. Do Cuca as cobranças são as bolas lançados na área ( Cucabol) e último passe. Sejamos realistas: com o atual calendário existe espaço para treinos? A temporada de 2000 ingressou em 2021. Temos jogos sábado, terça e domingo. Será que nao estamos sendo exigentes demais com um time que está na liderança do Brasileiro e na final da Copa do Brasil. Bom mesmo deve ser comemorar permanência, por tres anos na serie b e despedida de jogadores que conseguiram a proeza de salvar o clube da terceira divisão. Os ingressos estão a venda para quinta feira a 10 reais....
Pois é... Mas tem gente que não fica satisfeito com nada. O negócio deles é destilar amargura. Como se vomitar isso sobre os outros diminuísse a própria carga. Lamentável.
É a única torcida que eu vejo que o cara tá ganhando e mesmo assim tem gente que quer a cabeça do técnico porque ele é "manso", não treina, não tem mérito nenhum. Tenha paciência, "acruzeiraram" a torcida do Galo, só pode!
Rapaz, vc. não está viajando na maionese??? Quem está criticando o time??? O texto muito bem escrito apenas cita a realidade.... Ninguém está brando nada a mais...
Caro Domingos Sávio!
Perfeita a sua observação! Se não há tempo para treinar, basta ter um bom gestor de grupo e deixar os jogadores definirem as melhores estratégias de jogo para que se tenha um bom resultado. E nisto, ao meu ver, reside o sucesso do Cuca frente ao plantel do galo.
DOMINGOS SÁVIO ,
uma pergunta lógica , dedutiva , então :
técnico pra quê , se não se treina ?
Como sempre digo , ajeita os onze melhores e
deixa a turma se virar em campo, de maneira
que eles resolvam a parada .
Foi assim que chegamos até aqui .
Bom dia,
Todo o cuidado sempre será pouco contra essa CBFLU, ontem foi demais os erros da arbitragem a favor deles contra o América, gol e pênalti incrivelmente roubados.
O mesmo aconteceu a favor do Bahia, estão claramente tentando livrar Bahia e Grêmio da séria "B" e classificar o Fluminense para a libertadores.
E o que esses três times tem em comum?
Serão nosso adversários daqui até o título.
Junto a isso tem o queridinho da CBF com vitórias incrivelmente facilitadas pelos adversários.
Nosso Galo tem que ganhar e não deixar espaço para os árbitros, se não eles erraram como foi feito no primeiro tempo contra o Juventude.
Foco total no Porco e os 3 pontos.
Parabéns ao Cuca pelo gol contra o Cuiabá que demonstrou o treinamento em escanteios e contra o Juventude pela ousadia.
Com relação aos cruzamentos, com uma linha de 5 e outra de 4 fica muito difícil a entrada de todas as formas, o cruzamento se for direcionado e não apenas lançado a ermo, dá certo, porém com o Mariano errando todos fica difícil, mas revejam apenas um cruzamento do Arana, foi magnífico e trouxe muito perigo.
O tiros de fora da área também foram novidade nos dois últimos jogos e acredito que foram no mínimo pedido pelo treinador, o "MANSO". aff, quanta teimosia, não deve ser destro.
Boa segunda a todos!
WELLINGTON ,[
chutes de fora da área pedidos pelo
treinador é uma experiência incrível
que só um expert poderia exigir dos
seus comandados .
Uma grande novidade, sem dúvida .
Jogada de mestre do cara .
Imaginemos o grande estrategista
no ouvido do Hulk e do Costa :
"olha , assim que der , bata na bola
desse jeito que é rede " .
Então 'tá !!!
Bom dia! Quebrar uma retranca não é tarefa fácil, porque desconstruir/defender é sempre mais fácil que construir. Não esperemos um jogo aberto amanhã em São Paulo, pois, todos adversários sabem que essa é a receita para a derrota. Então, tal como domingo, acredito, em um Palmeiras bem trancado na defesa, esperando erros do Galo para atacar em velocidade. Paciência, concentração e eficiência em todos os setores do Time Atleticano serão absolutamente necessários para a obtenção de mais uma vitória. Falta muito pouco!!
"Quem tem medo não sai de casa"!
É por isso que temos de referenciar o Dadá Maravilha...
"biCAMpeão"
Saudações.
"Somente sendo um pra saber"